[OFF-TOPIC] programador J2ME?

25 respostas
R

Fala galera…

seguinte…preciso de ajuda p/ codificar em j2me…alguem aqui jah programa nessa tecnologia e possa me ajudar??

preciso disso com certa urgencia…

valew galera…

25 Respostas

guariba

Qual plataforma??

R

como assim, qual plataforma, cara??

valew pela ajuda.

richardpeder

rBarioni:

Ele perguntou se vc quer a plataforma Linux ou windows…acredito que foi isso que ele quis dizer.

Ate mais cara…

R

eu acho o seguinte…como akele velho e sabio ditado:

“mto ajuda, quem nao atrapalha!!”

entao, se vc nao pode ajudar richardpeder, nao se meta na conversa alheia, certo??

guariba, se vc queria saber se era plataforma WIJN ou unix, estou usando windows 2000 p/ codificar…

falow.

P.S.: nao reparem galera…eh q esse mala do richard trabalha aqui na mesma empresa do q eu…ele eh engracadinho assim mesmo…

thiagorani

Voces estão merecendo ficar de castigo.

Voltem a codificar no edit plus. rs

[]´s

richardpeder

Calma rBarioni, nao fique nervoso…

sabe o que eh pessoal, fica o dia inteiro do meu lado…enche o saco neh??? :smiley: :lol: :wink:

Falow galera…ate mais

dukejeffrie

Tipo, se vcs tão usando Java, não faz NENHUMA diferença em que plataforma vcs desenvolvem…

Baioni, eu tb vou me meter na conversa alheia!! :twisted:

Acho que a única discussão relevante é em que plataforma roda… pq dependendo de onde for, tem GUI ou não, e tem emuladores ou não. certo?

Vc queria fazer coisas genéricas que rodam em tudo, usando só o “core” do J2ME?

[]s do duke

F

Eu uso EditPlus, alguma coisa contra? :mrgreen:

thiagorani

Pessoal nada contra o Edit Plus, ok!

Foi apenas uma brincadeira com o rbarioni e richardpeder, pois ambos trabalhando junto comigo.

Eu também uso o Edit Plus, as vezes!

Sem recentimentos. Paramos por aqui!

" JAVA RULES "

[]´s

F

ahuahuahau… eu tb to brincando tb…
:stuck_out_tongue:

R

entao galera…

parando com as brincadeiras…kd a galera q mexe com J2ME (se eh q existe algum doido suficiente)???

preciso de ajuda…

valew

A

O Mago do J2ME, que eu saiba, é o DOUGzilla. Tá direto nisso.
:smiley:

Ele tem aquele olhar profundo e enigmático, na foto tá um pouco pálido. :lol: :lol:
Desculpem-me pela brincadeira. Acho o avatar muito legal, mesmo.

Mas foi quem produziu um excelente tutorial sobre a matéria. Ponto de partida muito interessante :wink:
[ ] 's :slight_smile:
Alfredo

guariba

Quanto a plataforma acho que não perguntei direito: sua aplicação será executada em PDAs, celulares, nextel…?? Pode ter parecido uma pegunta um tanto idiota mas pode influenciar muito principalmente na forma de como vc pretenda atualizar os dados da sua aplicação.

Posso compartilhar um pouquinho do contato (experiência seria prematuro dizer) que tenho tido na plataforma Palm. Lá achei melhor utilizar uma outra VM (na verdade um subset) chamada Super Waba (www.superwaba.com) pois a mesma implementa algumas facilidades da própria plataforma, inexistente no J2ME. Antes de receber uma chuva de contestações e reprimendas dizendo que ficarei preso a uma plataforma já adianto que a superwaba roda tanto no palmos quanto no windows CE, e que o objetivo da aplicação é exclusivamente os PDAs.

No mais ainda estou aprendendo também!

Bani

A SuperWaba talvez seja compatível apenas com PalmOS e Windows CE, mas ela é derivada da Waba, que é compatível com ainda mais aparelhos, tendo versão até para gameboy.

R

valeu pela ajuda guariba…

entao…meu programa vai rodar em palm…

o q preciso fazer eh pegar dados de uma pagina JSP, criar um arquivo .pdb e depois ler esse arquivo no palm…

pelo menos esse foi o jeito imaginado…se vc tiver outra sugestao melhor, estou ouvindo…

valew cara…

falow

guariba

OK.

Pelo que aprendi o ideal é fazer todo o processamento pesado no desktop e então atualizar o Palm. A atualização é feita através de um Conduit que vc pode desenvolver em Java. Conduits são programas que são chamados quando se pressiona o botão Hot Sync do Palm. O seu Conduit deverá obter os dados e então atualizar o .pdb do Palm. Baixe o Conduit Developer Kit no site da Palm, a documentação é satisfatória.

No Palm eu recomendo que vc use a Super Waba para apresentação destes dados. Sua API é muito prática, fácil de aprender e já vem com suporte aos pdbs.

Boa Sorte!

R

guariba…

o q preciso fazer eh sempre q o cara quiser, gerar um .pdb novo e ai ele fazer o download e ele proprio jogar o arquivo p/ o palm dele depois…

como faria isso??

valew pela ajuda…

guariba

Dá uma olhada no artigo sobre o formato de um arquivo pdb em www.clubepalm.com.br (precisa se registrar para ter acesso). Se vc deseja apenas gerar o pdb, acho que a resposta a tua pergunta está lá. Também tem bastante material a cerca de desenvolvimento no Palm.

Boa sorte!

R

eu vi o formato do arquivo .pdb, mas nao sei como faco p/ jogar meus dados no arquivo…
nao ficou mto claro p/ mim esse formato de arquivo…

guariba

Um arquivo pdb nada mais é que o formato padrão para qualquer arquivo dentro do Palm (até os aplicativos são um tipo especial de pdb). Ele não passa de um arquivo sequencial com registros de tamanho variável e acesso randômico. Vc pode gravar qualquer informação dentro dos registros.

No header dos pdbs existem duas informações importantes: o tipo e o id do criador (4 caracteres cada um). O tipo identifica o tipo do arquivo pdb, por exemplo, appl significa um aplicativo. O ID é o nome da aplicação a qual pertence o pdb, de forma que se removermos uma determinada aplicação do Palm automaticamente sejam removidos também os seus arquivos. No Palm não podem existir ao mesmo tempo duas aplicações com o mesmo ID. A Palm reservou para ela todos os ids em letras minúsculas, portanto devemos utilizar IDs com pelo menos uma letra em maiúsculo.

Sendo assim, vc precisará de duas informações básicas: para qual aplicativo do Palm será gerado o pdb? Qual a estrutura dos registros do arquivo?

own_prison

rsrsrs…
:smiley: :smiley:

Acho q entrei no lugar errado… isso aki tá parecendo bate-papo da UOL… rsrsrs :smiley: :wink:

Nada contra… hehehehe…

R

entao guariba…

o header do pdb eu consegui criar usando basicamente dados no formato binario (nao sei eh o mais indicado)…

mas ainda nao descobri como inserir os dados nele de forma a recupera-los no palm…

vc chegou a fazer isso alguma vez??
se puder passar algum trecho de codigo p/ exemplificar melhor, agradeco mto…

valew.

P.S.: foi mal a enchecao sobre isso, mas sabe como eh…plataforma mto nova, nao tem mta coisa sobre isso ainda… :roll: :roll:

guariba

Para vc inserir os dados no arquivo, precisa saber qual o aplicativo que irá ler este arquivo no Palm e então a estrutura do registro exigida por ele. Quando vc constrói os dois lados, desktop e Palm, o formato de cada registro fica sendo estabelecido por vc, uma vez que tanto o programa que gera quanto o que lê é da sua autoria.

Por exemplo, suponha que exista um aplicativo no Palm que gerencie uma agenda de telefones e que cada registro possua 2 colunas: nome e telefone. A estrutura do registro poderia ser: char[40] e int. Como gravar estes dois campos? Se o aplicativo foi feito em C, certamente vc terá de gravar os dois campos nos padrões de armazenamento nativo do Palm, o que será mais fácil se vc utilizar o Conduit Developer Kit ou a classe Catalog do SuperWaba que já vem com rotinas próprias para isso. Gerar o arquivo “na marra” (binário) pode ser extremamente complicado pois vc teria de conhecer o padrão de armazenamento dos tipos básicos do Palm (se vc gosta de C…).

Só uma pergunta: vc já usou um Palm?

R

guariba…

no caso, eu preciso usar o J2ME p/ desenvolver essa aplicacao p/ palm…
vc saberia me dizer como eu deveria proceder p/ gravar e ler o arquivo .pdb??
ou onde poderia encontrar essa informacao??

nunca mexi com um palm, apenas vi pessoas usando…mas faco uma pequena ideia…

valew, cara…

A

Bom, sei que ja faz um tempinho sobre essa discusão! Sou profissional com J2ME e Carbide.c++ (Symbian OS).

Se puder ajuda-los sobre alguma coisa. Explique sua duvida melhor, o que esta precisando fazer?

ou me add: [email removido]

Criado 26 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 17 de nov. de 2006
Respostas 25
Participantes 10