eita, a discussão tá boa d+! 
Acho que também fui mal entendido em algum momento aí para trás.
Não discordei do que vocês estão debatendo.
Rodrigo, não critiquei o OpenSessionInView. Pelo contrário, eu acho que é a melhor opção para um sistema web sobre http. E eu acho que se aplica bem ao seu sistema desacoplado baseado na troca de mensagens também Luca.
A discussão inicial era se o melhor é abrir uma sessão com o bd na hora que chega a requisição a ser tratada e deixa ela aberta até o momento em que a requisição acabou de ser tratada; ou se é melhor ter uma Fachada de métodos de negócio e controlar o ciclo de vida da sessão dentro da camada de negócios.
O grande problema de deixar a sessão restrita dentro da camada de negócios (eu nem gosto de fachadas procedurais, mas isso é outro assunto) é que a camada de negócios tem que retornar exatamente/somente aquilo que o sistema precisa para montar a resposta da requisição. O que inclui saber quais relacionamentos vão ser navegados para iniciá-los antes e não tomar LazyInitializationException, ou ainda mandar só o que vai ser usado através de uma estrutura-pseudo-orientada-a-objetos (DTO/VO). Saber o que você vai precisar usar mais para frente às vezes requer prever o futuro, e é disso que não gosto.
Mantendo a sessão aberta até o término do tratamento da requisição, não há a necessidade de se preocupar com isso. Eliminando grande parte da complexidade! A camada de negócio retorna algum(s) objeto(s) do seu domínio suficiente(s) para renderizar a view e você navega em relacionamentos a vontade.
E é aí que vem grande parte da confusão do tópico. Renderizar a view hoje, pode tanto ser criar um html para ser renderizado pelo browser, quanto montar um xml/json/texto para ser enviado como resposta ou mensagem assíncrona ao cliente remoto. O conceito de view que nós tinhamos até hoje já é @Deprecated. Eu estou hoje num projeto em que “renderizar a view” significa gerar um xml para ser digerido por Flash!
O que o Luca diz faz muito sentido. Não há motivos para não desacoplar a view nesse mundo da internet. Só que as views já são desacopladas, sejam elas um browser ou o seu eclipse.
ps.: é claro que eu só repeti tudo que estava escrito aí pra cima, do meu jeito!