Opnião de arquitetura

44 respostas
antoniopopete

Pessoal,

estou fazendo um projeto da faculdade e pretendo utilizar jsf 1.2+richfaces 3.2+spring 2.5+hibernate 3.2.
A atual hierarquia de pacotes que meu projeto se encontra é:

faces
bo
dao
util
exceptions

Para criar os DAO, vou usar os Spring templates e queria usar um factory do spring para fornecer DAO para o BO, para o mesmo cuidar das regrasa de negócio.

Bem, a pergunta é.
O que vocês acham da arquitetura?Ouvi falar de spring-annotations, mas ele caberia usar nesse projeto?
Tenho algumas dúvidas como:

DAO e BO, ainda são padrões utilizados hoje em dia. A idéia de usar o spring dessa maneira, está correta?

44 Respostas

Giulliano

Eu acho que não tem nada demais.

Quanto ao BO e DAO, sempre irão existir enquanto houver regras de negócio e persistência de informação no sistema.

zwingli

Sei lá… já que vai usar hibernate e tal… que tal implementar o conceito de repositório? O que o pessoal acha, não é um conceito mais “novo” do que o DAO? Digo isso porque também gostaria de saber como ficaria uma hierarquia de projeto baseado em repositório…

nbluis

Desenterrando antigos.

Dê uma olhada nesse aqui do Shoes: http://fragmental.com.br/wiki/index.php/Evitando_VOs_e_BOs

Até.

Giulliano

nbluis:
Desenterrando antigos.
Dê uma olhada nesse aqui do Shoes: http://fragmental.com.br/wiki/index.php/Evitando_VOs_e_BOs
Até.

Mas ele não tem classes VO…

baudamix

esquece BO VO DTOs… isso é uma herança porca da Core da Sun… da uma olhada nas discussões aki no GUJ sobre DDD Domal-Drive Design e da uma olhada no link de cima.

acho que vc vai gostar das ideais expostas nas post

zwingli

Mas se for usar nTiers (camadas remotas) teria que ter VOs (ou TOs, como preferir), tudo depende da arquitetura.

nbluis

Giulliano:
nbluis:
Desenterrando antigos.
Até.

Mas ele não tem classes VO…

O que seria um BO sem um VO ?

nbluis

Dai Sim.
Só muda o nome do Boi. DTO

baudamix

então vc pode considerar a idéia de Objetos ricos e evitar de delegar tarefas que são de responsabilidade do seu objeto para outro nada a ver com o domínio do seu objeto.
E em vez de chamar seu objeto de domínio de BO pode chamar de POJO o (velho e simple Objeto java)

zwingli

E como fica a hierarquia do projeto?? Mantém BO, usa uma pasta POJO ou como ficaria ? Alguém tem um projeto “rico” sem VO, DTO, Eticeterou para dar uma sugestão ???

Giulliano

baudamix:
esquece BO VO DTOs… isso é uma herança porca da Core da Sun… da uma olhada nas discussões aki no GUJ sobre DDD Domal-Drive Design e da uma olhada no link de cima.

Volto a repetir…um BO sempre vai existir. Desde o inicio do univeros um sistema não existe se não existe uma necessidade (traduza necessidade para regra de negócio)

O artigo é sem dúvida muito bom, só não estou vendo o que isso trem haver com a arquitetura acima. A idéia de criar classes de Dominio sempre refletindo o modelo do negócio de cliente é uma boa prática…porém BO e Dominio dá na mesma.

nbluis

Giulliano:
baudamix:

Volto a repetir…um BO sempre vai existir. Desde o inicio do univeros um sistema não existe se não existe uma necessidade (traduza necessidade para regra de negócio)

O artigo é sem dúvida muito bom, só não estou vendo o que isso trem haver com a arquitetura acima. A idéia de criar classes de Dominio sempre refletindo o modelo do negócio de cliente é uma boa prática…porém BO e Dominio dá na mesma.

Entendo seu ponto de vista.

A unica confusão aqui é que todo mundo entende BOs como aqueles Business Objects que vem acompanhados dos VOs como estruturas de dados e seus getters and setters.
E é isso que a galera está tentando erradicar. :wink:

Até.

Giulliano

Um BO como o artigo diz seria uma classe com o método autenticar e o VO seria uma classe com atributos Login e Senha. O BO recebe um VO.

Um Domínio ou um BO (pensando em Good Citizen) já possui tudo o que for preciso para fazer o login…

sergiotaborda

Repositorio não é um conceito que substitui DAO!
São objetos com responsabilidades diferentes.

O DAO serve para encapsular a comunicação com o JDBC e/ou outras API de persistencia.

O Reposiorio serve para centralizar as pesquisas de um forma OO. Ele usa o DAO para executar essas pesquisas.

antoniopopete

Eu pensei em BO e Model (VO,DTO) porque é um sistema pequeno, basicamente com cruds apenas a parte pesada será feita via web services.
Mas, queria usar spring e hibernate para aprender a usar e da melhor maneira,por isso o post.
Entendi que não devemos usar BO, mas como fariamos chamadas a nossa camada de persistência?
Diretamente do Faces?
Usando EJB, teriamos o façade, mas sem EJB o que utilizariamos?

sergiotaborda

nbluis:
Giulliano:

O que seria um BO sem um VO ?

Seria um Service?

nbluis

Estamos quase lá.

Sim, isso é um BO.
PS: Existe um design pattern BO que descreve exatamente isso

Nesse caso é um objeto do domínio, não um BO.

A idéia é essa mesmo, o caso aqui é só o nome dos bois.

sergiotaborda

Exception pertencem nos pacotes onde elas são relevantes.
Por exemplo, exeções de dao ficam no mesmo pacote do dao.

use domain em vez de bo e persitence em vez de dao.

faces
domain
persistence
util

baudamix

Bem sempre vão existe Domínio do modelo do negócio o que eu quis dizer é só para evitar separa regras de negocio que um objeto pode ter com ele exemplo criar um BO para autenticar um usuario ou para manipular objeto onde esse objeto poderia fazer isso por ele msm… isso seria msm coisa de ter um VO/BO…
Mas se a ideia do seu BO for um cara diferente do artigo tudo bem, mas o nome BO está mto ligado a VO/BO/DTO…

antoniopopete

faces
domain
persistence
util
Nomenclatura apenas ou alguma razão especifica?

antoniopopete

BO = VO auto-suficiente???
onde auto-suficiente seria: Para fazer login ele tem as propriedades necessárias e também sabe como fazer o loning,seria isso?

sergiotaborda

antoniopopete:
sergiotaborda :

faces
domain
persistence
util

Domain é muito mais que “BO” (o que quer que isso seja). São repositorios, serviços , entidades e factories
Com esses nomes ou não, se todas as classes que manipulam regras ou dados de negocio estivem aqui fica mais claro.

Dao é um padrão dos possiveis em relação a persistencia. persistencia é mais generico. Ele contém objetos de query , intrepretadores , a interface do dao e um subpacote a implementação para uma tecnologia especifica.

Uma coisa que eu particularmente abomino é nomenclaturas assim

org.xyz.bo.ClienteBO
org.xyz.bo.ClienteVO
org.xyz.dao.ClienteDAO

é meio redundante…

org.xyz.domain.Cliente
org.xyz.domain.AccountService
org.xyz.domain.ClienteRepository
org.xyz.persistence.PersistenceManager
org.xyz.persistence.Criteria
org.xyz.persistence.QueryResult

os nomes dos pacotes devem apresentar com clareza o que está lá dentro
e não devem ser ligados a nenhum dos objetos lá dentro

javax.swing
javax.util.concurrent
javax.security

e não

javax.screen
javax.bloquingqueue
javax.user

baudamix

antoniopopete,
Se vc se basear em DDD(domain-driven design) sim ele sabe como e onde procurar essa informação.
eu recomendo dar uma olhadinha nesse post: http://www.guj.com.br/posts/list/87774.java os caras tiram mtas duvidas lá. sobre DDD

sergiotaborda

antoniopopete:
onde auto-suficiente seria: Para fazer login ele tem as propriedades necessárias e também sabe como fazer o loning,seria isso?

Esse exemplo do login é ruim para explicar o problema dos velhos BO. (digo velhos porque ninguem mais usa isso… certo? 8) )

A questão é a separação de responsabilidade. Quando vc separa demais dá m@#$@#$
A ideia é separar, mas não demais

certo

SecurityService
signIn(User user): Signature

errado

Pessoa
datanascimento

PessoaBO
idade(Pessoa p, Date data): int

No primeiro o usuário não tem responsabildiade de se logar isso é um trabalho para o serviço de segurança.
No segundo o calculo da idade depende do proprio atributo privado da pessoa.
O segundo pode ser movido para Pessoa, o primeiro não pode ser passado para User.

P.S. “Não pode ser movido” significa “a responsabilidade não pode ser movida” e não “o codigo não pode ser movido”

antoniopopete

sergiotaborda:
antoniopopete:
sergiotaborda :

faces
domain
persistence
util

Domain é muito mais que “BO” (o que quer que isso seja). São repositorios, serviços , entidades e factories
Com esses nomes ou não, se todas as classes que manipulam regras ou dados de negocio estivem aqui fica mais claro.

Dao é um padrão dos possiveis em relação a persistencia. persistencia é mais generico. Ele contém objetos de query , intrepretadores , a interface do dao e um subpacote a implementação para uma tecnologia especifica.

Uma coisa que eu particularmente abomino é nomenclaturas assim

org.xyz.bo.ClienteBO
org.xyz.bo.ClienteVO
org.xyz.dao.ClienteDAO

é meio redundante…

org.xyz.domain.Cliente
org.xyz.persistence.QueryResult

os nomes dos pacotes devem apresentar com clareza o que está lá dentro
e não devem ser ligados a nenhum dos objetos lá dentro

javax.swing
javax.util.concurrent
javax.security

e não

javax.screen
javax.bloquingqueue
javax.user

A nível de código…Fica mais claro CleinteDAO,CLienteBO…ou não?

zwingli

Se você dividir a regra de negócio por objetos, talvez prefira…

org.xyz.domain.Cliente

org.xyz.persistence.Client

Dai vc teria uma classe ‘Client’ para persistir o objeto ‘Client’ da camada de negócios… acho que serve melhor para ‘documentar’ seu código, mas tudo depende de uma metodologia a ser abordada por todo o time de desenvolvimento.

PS: Acho que “A NÍVEL DE” não corresponde a um Design Pattern da gramática portuguesa.

sergiotaborda

zwingli:
Se você dividir a regra de negócio por objetos, talvez prefira…

org.xyz.domain.Cliente

org.xyz.persistence.Client

Dai vc teria uma classe ‘Client’ para persistir o objeto ‘Client’ da camada de negócios… acho que serve melhor para ‘documentar’ seu código, mas tudo depende de uma metodologia a ser abordada por todo o time de desenvolvimento.

Só que ai vc tem duas classes com o mesmo nome e quando tiver que escrever

Cliente cliente ;
cliente.persist(cliente);

fica meio confuso… :wink:

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra…

Não. Dao é um padrão não é uma classe. Não faz sentido chamar algo de DAO… o mesmo para DTO, VO, BO, etc… fora que depois vc tem que escrever esses sufixos a toda a hora… Tudo bem, para DAO até que passa, mas para os outros é pura perda de tempo.

O objeto centrar é a entidade e ele deve ter o nome simples: Cliente. O resto deve ter um nome que designa o que ele faz a esse objeto. ClientRepository : repositorio de clientes , AccountService : serviço relacionados a contas …

Mas o ponto não era esse. O ponto é que o nome do pacote não deve ser o nome de nenhum das classes dentro dele e sim o nome do aspecto do problema que o pacote “resolve”. segurança, log, serviços, dominio, etc…

antoniopopete

rs

zwingli:

PS: Acho que “A NÍVEL DE” não corresponde a um Design Pattern da gramática portuguesa

Mas para quem lê o codigo, vai ver um Client recebendo um Client.Ficaria meio estranho, tudo bem que descreve no pacote, mas você ler o pacote para saber o que a classe é, não fica tão interessante assim.

Giulliano

sergiotaborda:
antoniopopete:

Esse exemplo do login é ruim para explicar o problema dos velhos BO. (digo velhos porque ninguem mais usa isso… certo? 8) )
A questão é a separação de responsabilidade. Quando vc separa demais dá m@#$@#$
A ideia é separar, mas não demais

No primeiro o usuário não tem responsabildiade de se logar isso é um trabalho para o serviço de segurança.
No segundo o calculo da idade depende do proprio atributo privado da pessoa.
O segundo pode ser movido para Pessoa, o primeiro não pode ser passado para User.

P.S. “Não pode ser movido” significa “a responsabilidade não pode ser movida” e não “o codigo não pode ser movido”

Cara vc esta confundindo muito as coisas. Vamos lá:

Primeiro estou um pouco decepcionado com o fato de o pessoal estar tão apegado a nomes: BO, Domain, Model é tudo a mesma coisa. (Ponto final eu espero)

Todos eles tratam da regra de negócio, cabe a vc não criar classes anêmicas, com forte acoplamento e baixa coesão. Isso vem da Orientação a Objetos e não são meia dúzia de Design Patterns que vão mudar essa velha idéia.

DAO é um pattern da Core JEE Patterns e é muito usado e muito conhecido. Provavelmente pq ele é um bom Pattern.

BO + VO + DTO são Patterns para sistemas distribuídos que não é o caso aqui.

PORÉM é preciso de uma classe que represente a regra e ela tem que representar algo do mundo real ou o mais próximo disso (DDD).

Boim eu vou parar por aqui pq essa thread esta indo longe demais por nada.

boa sorte no seu projeto Antonio…

zwingli

O jeito é ter Cliente e ClienteDAO :smiley:

C

Se não nos apegarmos as definicoes ficamos sem saber diferenciar os conceitos.

Há muito tempo Value Objects deixaram de ser isso!

pcalcado

Não são não. BO é uma forma de solucionar um problema, domínio é problema que sua aplicação resolve e model é um modelo, que pode ser expresso por BOs ou Não. Um Domain Model, é uma alternativa ao BO.

Pela importância entre as diferenças é que este apego à nomenclatura é importante.

Errado. Um BO é uma “classe de lógica”, que fere Orientação a Objetos.

Um pattern é “bom” ou “ruim” apenas quando relacionado à um contexto, não há comoa firmar que o DAO por si só é bom ou ruim. E ser famoso nunca tornou anda bom, aliás.

Dos que você citou apenas DTO é para sistemas distribuídos.

Giulliano

Fui pesquisar sobre os Patterns da Sun e achei BO, a pergunta dessa thread é se ainda é válido usar BO + DAO. Então segundo o catalogo da Sun esse lance de BO fica atrás da Session Facade. E a definicção da Sun para BO é:

BusinessObject
The BusinessObject is a role object that facilitates applying different strategies, such as session beans entity beans and a DAO (see the next section, “Strategies”). A BusinessObject provides data and/or some service in the class diagram. The SessionFacade interacts with multiple BusinessObject instances to provide the service.

https://cis.med.ucalgary.ca/http/java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html

Então pcalçado quando eu digo que o Pattern DAO é bom, sim isso depende do meu problema e se ele resolve o meu problema de forma elegante, mas talvez por ignorância eu DESCONHEÇO qualquer outro Pattern que faça esse papel de ?espelhe? meus objetos com meu banco de dados.

Desses três tipos de classes BO + VO + DTO apenas DTO/TO é para sistema distribuído como você mesmo disse. Eu errei nessa afirmação.

Domínio segundo o que você disse (domínio é problema que sua aplicação resolve) refere-se à aplicação toda.

Modelo refere-se a uma parte do domínio e pode ser representada por um BO.

Quando estamos criando nossos pacotes precisamos nomeá-los de acordo com o aspecto que as classes representam então meu pacote com os modelos poderia chamar-se tanto:

br.com.empresa.modelo
quanto
br.com.empresa.BO
mas nunca
br.com.empresa.dominio (por que domínio refere-se ao sistema todo)

Quando você diz Um Domain Model, é uma alternativa ao BO. Um BO representa uma classe de negócio QUE contêm lógica, não concordei quando você disse que um BO É uma classe de lógica. Lógica esta presente em todas as partes(na minha opnião). E o Domain Model veio para trazer nossos objetos mais próximo ao modelo de negócio, mas não consegui entender como desenvolver uma classe real de Domain Model, mesmo após ler esse artigo no wikipedia.

[/]'s

antoniopopete
pcalcado :
Errado. Um BO é uma "classe de lógica", que fere Orientação a Objetos.
Então no caso de uma boa arquitetura, teremos classes domains que contém as propriedades dos objetos do domínio do sistema e nessas mesma classes teremos as lógicas de negócio desses objetos?

Eu pensei depois do que li aqui em montar a arquitetura da seguinte maneira:

dominio
----persistencia
------exceptions
----pojos (objetos,get/set)
classes de negocio ficariam dentro do pacote dominio
faces
util

Na classe util, teria uma classia BeanFactoryHelper ,idéia sugerida por um colega daqui do GUJ (du123)
E esse helper faria chamado aos daos do spring que usariam templates do hibernate para criar os objetos.
Ai faria as chamadas da seguine maneira

faces->dominio (como serviços,precisaria de uma interface?)->persistencia
transitando o pojo referente ao domínio...
Exemplo na tela de inserção de uma instituição....
como uso jsf ,eu teria um atributo do faces InstituicaoModel que passaria ele preenchido para o serviço que invocaria a classe helper para obter o dao correto e faria a persistencia...
no caso de existirem regras de negócio, as faria na chamada do faces.
Em cascata, faria chamada de serviços, para cada classe de serviço...
O aplication-context do spring ficou assim:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<beans xmlns="http://www.springframework.org/schema/beans"
	xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
	xsi:schemaLocation="http://www.springframework.org/schema/beans
           http://www.springframework.org/schema/beans/spring-beans-2.5.xsd">

<bean id="dataSourceMonografias"
		class="org.apache.commons.dbcp.BasicDataSource"
		destroy-method="close">
		<property name="driverClassName"
			value="org.gjt.mm.mysql.Driver" />
		<property name="url"
			value="jdbc:mysql://localhost:3306/monografias" />
		<property name="username" value="root" />
		<property name="password" value="popete" />
	</bean>

<bean id="sessionFactoryMonografias"
		class="org.springframework.orm.hibernate3.LocalSessionFactoryBean">

<property name="dataSource" ref="dataSourceMonografias" />

<property name="hibernateProperties">
			<props>
				<prop key="hibernate.dialect">
					org.hibernate.dialect.MySQLDialect
				</prop>
				<prop key="current_session_context_class">thread</prop>
				<prop key="cache.provider_class">
					org.hibernate.cache.NoCacheProvider
				</prop>
				<prop key="show_sql">true</prop>
				<prop key="connection.pool_size">10</prop>
			</props>
		</property>

<!-- 
			<property name="mappingClass">
			<list>
			<value>br.ucsal.projeto.model.AutorModel</value>
			<value>br.ucsal.projeto.model.CursoModel</value>
			<value>br.ucsal.projeto.model.InstituicaoModel</value>
			<value>br.ucsal.projeto.model.DocumentoModel</value>
			</list>
			</property>
		-->
		<property name="mappingDirectoryLocations">
			<list>
				<value>classpath:/br/ucsal/projeto/model</value>
			</list>
		</property>

</bean>

<bean id="hibernateTemplate"
		class="org.springframework.orm.hibernate3.HibernateTemplate">
		<property name="sessionFactory">
			<ref bean="sessionFactoryMonografias" />
		</property>
	</bean>

<bean id="instituicaoDao"
		class="br.ucsal.projeto.dao.impl.InstituicaoDAOImpl">
		<property name="hibernateTemplate">
			<ref bean="hibernateTemplate" />
		</property>
	</bean>

<bean id="autorDao"
		class="br.ucsal.projeto.dao.impl.AutorDAOImpl">
		</property>
	</bean>

<bean id="cursoDao"
		class="br.ucsal.projeto.dao.impl.CursoDAOImpl">
		</property>
	</bean>

<bean id="documentoDao"
		class="br.ucsal.projeto.dao.impl.DocumentoDAOImpl">
		</property>
	</bean>

</beans>
e o BeanHelper ficou assim:
package br.ucsal.projeto.util;

import org.springframework.context.ApplicationContext;
import org.springframework.context.support.ClassPathXmlApplicationContext;

public class BeanFactoryHelper {

public static ApplicationContext contexto;

static{
		contexto = new ClassPathXmlApplicationContext(ProjetoConstantes.ARQUIVO_CONFIG_SPRING);
	}

private BeanFactoryHelper() {

}

public static ApplicationContext getInstance(){
		return contexto;
	}

public static Object getBean(String bean){

return contexto.getBean(bean);
	}
}
bem como um exemplo de um dao
package br.ucsal.projeto.dao.impl;

import java.util.Collection;

import org.springframework.dao.DataAccessException;
import org.springframework.orm.hibernate3.HibernateTemplate;

import br.ucsal.projeto.dao.AutorDAO;
import br.ucsal.projeto.model.AutorModel;

public class AutorDAOImpl implements AutorDAO {

private HibernateTemplate hibernateTemplate;

@SuppressWarnings("unchecked")
	public Collection<AutorModel> findAll() throws DataAccessException {
		return this.hibernateTemplate.loadAll(AutorModel.class);
	}

public void delete(AutorModel autorModel) {
		this.hibernateTemplate.delete(autorModel);
	}

public AutorModel get(AutorModel autorModel) {

return (AutorModel) this.hibernateTemplate.get(AutorModel.class,
				autorModel.getId());
	}

public AutorModel load(AutorModel autorModel) {

return (AutorModel) this.hibernateTemplate.load(AutorModel.class,
				autorModel.getId());
	}

public AutorModel save(AutorModel autorModel) {

return (AutorModel) this.hibernateTemplate.save(autorModel);
	}

public void update(AutorModel autorModel) {
		this.hibernateTemplate.update(autorModel);
	}

public HibernateTemplate getHibernateTemplate() {
		return hibernateTemplate;
	}

public void setHibernateTemplate(HibernateTemplate hibernateTemplate) {
		this.hibernateTemplate = hibernateTemplate;
	}
}
e de utilziação da arquitetura:
package br.ucsal.projeto.faces;

import java.util.ArrayList;
import java.util.List;

import javax.faces.model.SelectItem;

import br.ucsal.projeto.bo.InstituicaoBO;
import br.ucsal.projeto.model.CursoModel;
import br.ucsal.projeto.model.InstituicaoModel;

public class CadastroMapaFaces {

private CursoModel cursoModel;

private List<SelectItem> instituicoes;

private List<SelectItem> cursos;

private InstituicaoBO instituicaoBO;

public CadastroMapaFaces() {
		instituicaoBO = new InstituicaoBO();
		this.limpar();
	}

private void limpar() {
		this.cursoModel = new CursoModel();
		this.cursoModel.setInstituicaoModel(new InstituicaoModel());
		this.getInstituicoesCadastradas();
		this.cursos = new ArrayList<SelectItem>();
	}

private void getInstituicoesCadastradas() {

this.instituicoes = new ArrayList<SelectItem>();
		for (InstituicaoModel instituicaoModel : this.instituicaoService.findAll()) {
			this.instituicoes.add(new SelectItem(instituicaoModel.getId()
					.toString(), instituicaoModel.getSigla()));
		}
	}

public CursoModel getCursoModel() {
		return cursoModel;
	}

public void setCursoModel(CursoModel cursoModel) {
		this.cursoModel = cursoModel;
	}

public List<SelectItem> getInstituicoes() {
		return instituicoes;
	}

public void setInstituicoes(List<SelectItem> instituicoes) {
		this.instituicoes = instituicoes;
	}

public List<SelectItem> getCursos() {
		return cursos;
	}

public void setCursos(List<SelectItem> cursos) {
		this.cursos = cursos;
	}

}

e então?O que acham?

pcalcado

Giulliano:
Fui pesquisar sobre os Patterns da Sun e achei BO, a pergunta dessa thread é se ainda é válido usar BO + DAO. Então segundo o catalogo da Sun esse lance de BO fica atrás da Session Facade. E a definicção da Sun para BO é:

BusinessObject
The BusinessObject is a role object that facilitates applying different strategies, such as session beans entity beans and a DAO (see the next section, “Strategies”). A BusinessObject provides data and/or some service in the class diagram. The SessionFacade interacts with multiple BusinessObject instances to provide the service.

https://cis.med.ucalgary.ca/http/java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html

Logo…?

Sim, procure ler o Pattern of Enterprise Application Architecture e voc6e vai ver outros meios de persistir objetos -DAO não espelha nada, ele mapeia.

Isso Não faz o BO "a mesma coisa"que domínio.

Não existe regra ou mesmo padrão para nomenclatura de pacotes. Se você quer boas instruções sobre o tema leia Robert C. Martin.

Giulliano:

Quando você diz Um Domain Model, é uma alternativa ao BO. Um BO representa uma classe de negócio QUE contêm lógica, não concordei quando você disse que um BO É uma classe de lógica. Lógica esta presente em todas as partes(na minha opnião). E o Domain Model veio para trazer nossos objetos mais próximo ao modelo de negócio, mas não consegui entender como desenvolver uma classe real de Domain Model, mesmo após ler esse artigo no wikipedia.

[/]'s

http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php?title=Evitando_VOs_e_BOs

pcalcado

Então no caso de uma boa arquitetura, teremos classes domains que contém as propriedades dos objetos do domínio do sistema e nessas mesma classes teremos as lógicas de negócio desses objetos?

Uma boa arquitetura é aquela que cumpre seu objetivo com eficiência. Existem casos onde usar BO/TO faz sentido (apesar de sinceramente não lembrar de nenhum) e existemc asos onde Domain Model faz sentido.

O problema BO/TO vs Domain Model que você vai ver no fórum é que todas as vezes que eu já vi alguém usando BO neste fórum e em qualquer outro lugar era porque a pessoa não entendia que esta não deve ser a primeira opção.

Respondendo a pergunta: Sim, isso seria um bom design a princípio, mas o que é certo ou errado depende do contexto.

Voc6e está desenhando uma arquitetura ou pacotes? Para desenhar a arquitetura o ideal é você se expressar através de padrões arquiteturais, apenas olhando uma hierarquia de pacotes não me diz muito, não dá para opinar nada.

Não sei porque a pessoa sugeriu isso mas… qual o problema em ter uma Façade que através de AOP ou anotações faz commit na sessão após ser executada?

Giulliano

Em momento algum eu disse que existem regras para nomes de pacotes, até onde me lembro o nome dos pacotes deveriam seguir o padrão:

br.com.MinhaEmpresa.
br.org.MinhaEmpresa.
edu.MinhaEmpresa.

e após xxx.xxx.MinhaEmpresa

.DAO
.BO
.utils
.POJO

Vou dar uma pesquisada em outros patterns além do DAO. Provavelmente quando o DAO não resolver os meus problemas de mapeamento(isso nunca aconteceu). Quando eu escrevi espelhar escrevi entre “aspas”, por algum motivo não apareceram. Não achei a palavra certa para descrever a função do DAO naquele momento.

BO e Domínios são difrentes. Talvez algumas excessões (Num sistema que só existe uma classe Cliente e esse sistema só cadastra Clientes, a minha classe Cliente será meu Dominio e ao mesmo tempo meu Modelo, certo?)

Quanto ao Logo?

Eu sugiro o uso de BOs e DAOs. Não só eu como a própria Sun que embora não seja referência para Patterns ainda sim possui algumas idéias legais.

pcalcado

Giulliano:

Eu sugiro o uso de BOs e DAOs. Não só eu como a própria Sun que embora não seja referência para Patterns ainda sim possui algumas idéias legais.

A existência de um modelo de Business Objects no EJB 1.x-2.x oi um dos grandes motivadores para a existência do EJB3, qu preza por um Domain Model. A Sun não recomenda mais objetos burros há algum tempo, os Core Patterns são beeeeem antigos.

Mas é claro que o ato de X ou Y não recomendarem ou condenarem não significa que todos tenham que fazer isso mas seria legal se você desse seu parecer de em qual cenário e porque um BO seria melhor que um Domain Model.

pcalcado

Giulliano:

Vou dar uma pesquisada em outros patterns além do DAO. Provavelmente quando o DAO não resolver os meus problemas de mapeamento(isso nunca aconteceu).

m comentário quanto a isso: é sempre bom ler sobre outras opções mesmo quando você não precisa delas. Da mesma forma que uma chave de fenda serve para fazer quase qualquer coisa o DAO resolve qualquer problema de persistência. O problema é que se você não sabe que existe um martelo vai perder muito tempo fixando pregos com a chave de fenda, é possível mas existem opções melhores.

Livros de padrões são geralmente chatos e difíceis de ler mas eu recomendo que se leia pelo menos um padrão aleatório por semana, nunca se sabe quando eles serão úteis.

antoniopopete

Eu estou montando uma arquitetura pela primeira vez, devido a isso gostaria de usar as melhores técnicas possíveis.

Todas as vezes que eu vi alguém usando BO era para delegar regras de negócio a essas classes, por exemplo, digamos que você tenha uma funcionalidade de fazer uma tarefa x.
E antes de persistir a tarefa x, você precisa fazer n calculos.Você faria esses calculos no BO, e dpeois passar para a persistência, bgem como o inverso ,se o retorno do DAO, precisasse de alguns 'ajustes" você o faria no BO. Isso que entendi como utilidade do BO.

Respondendo a pergunta: Sim, isso seria um bom design a princípio, mas o que é certo ou errado depende do contexto.

A hierarquia de pacotes lhe dá uma idéia genérica a respeito do que você irá usar.E postei um exemplo com códigos de como funcionaria a arquitetura a principio…

pcalcado:

Não sei porque a pessoa sugeriu isso mas… qual o problema em ter uma Façade que através de AOP ou anotações faz commit na sessão após ser executada?

Acho que sugestão e opnião depende de experiência e gosto, não?Eu estou apenas colhendo informações sobre o que seria interessantre ou não usar, para fazer da melhor maneira possível.Por isso postei códigos, divisão de pacotes,etc. Não sei como faria isso de ter uma façade para AOP ou via anotações pois como disse anteriormente estou usando spring pela primeira vez, então estou tentando usar da maneira mais simples.
Outra dúvida, o controle de transações residira aonde nessa arquitetura?
As classes de negócio (services) seriam façades para invocar os DAOS?
Pelo que li (aqui) o façade seria apenas uma abstração para você chamar sua camada de persistência.
Mas no meu caso onde o sistema não dispõe de tanta complexidade, seria realmente necessário usar um façade?
Eu pensei em faces(view)->services->dao
Simples e objetivo ou existe algum anti-pattern nisso?Onde a camada de service, faria o controle de transações (ainda não sei como, via spring provavelmente)

pcalcado

Esse é o exemplo clássico de BO. É uma quebra da filosofia de Orientação a Objetos e só deve ser usado se você sabe exatamente o que está azendo e porque Não pode resolver seu problema com orientação a Objetos. Não assuma esta estratégia por default, ela deve ser uma op’ão usada quando necessário -e isso é bem raro.

Um esquema de pacotes Não me diz anda sobre a arquiterura que voce está usando, apenas como você divide seus namespaces.

Leia a documentação do Hibernate, Spring e EJB 3. Lá existem soluções para isso bem mais simples.

antoniopopete:

Simples e objetivo ou existe algum anti-pattern nisso?Onde a camada de service, faria o controle de transações (ainda não sei como, via spring provavelmente)

Não dá para ser ‘simples e objetivo’ neste contexto, para aprender arquitetura de sistemas você precisa estudar sobre arquitetura de sistemas. Dê uma olhada na bibliografia referenciada neste tópico.

Giulliano

Realmente não devemos seguir a risco o que diz a Sun.

Talvez eu não esteja preparado para discutir esses assuntos pcalçado, por que na minha visão um Domain Model é uma classe Modelo que esta contida no Domino referente a ela. Assim como um BO esta contido num Dominio com o intuito de fazer o mesmo serviço.

Enteni que o Domain Model é um conceito que vem para subistituir o BO. Não que eu deva DEIXAR de usar BO mas agora temos uma alternativa a ele quando não achar uma solução elegante usar BO.

Quanto ao fato de ler sobre Novos Patterns eu já tentei fazer isso, mas não é possível aprender um Pattern se eu não tiver um problema para aplica-lo. Então quando aparecer um problema que o DAO não resolva eu vou ler sobre alguns outros. Ler por ler não me faz entender onde aplicar.

sergiotaborda

Giulliano:

Quanto ao fato de ler sobre Novos Patterns eu já tentei fazer isso, mas não é possível aprender um Pattern se eu não tiver um problema para aplica-lo. Então quando aparecer um problema que o DAO não resolva eu vou ler sobre alguns outros. Ler por ler não me faz entender onde aplicar.

Padrões são membros de uma linguagem. A sua frase equivale mais ou menos a “Não é possivel aprender palavras novas se eu não tiver uma frase onde as usar”. Isso é obviamente falso.

Vc sim pode aprender. O que vc pode não fazer é apreciar o poder do padrão. Isso, realmente só com experiencia. Mas se vc não conhece o padrão em primeiro lugar como vai usá-lo ou sentir a necessidade de usá-lo ?

Giulliano

Não. A minha frase não é equivalente a essa sua frase. Aliás eu comecei a ler sobre Patterns de uns tempos pra cá. Mas não entendia muito bem, até achei que fosse imaturidade minha. Aí durante o curso FJ-91 da Caelum o Nicco (professor) apresentou alguns Patterns e exemplos reais de uso do Patterns. Putz aí sim aprendi e sei até usar só de ver um exemplo bacana. Agora vai lá no wikipedia e busca por GOF. Leia sobre os patterns vc pode até saber como funciona mas falta o contexto real de onde aplicar aquele design. Arquitetura é um assunto muito delicado são cabeças diferentes pensando de maneiras diferentes para problemas iguais.

Não é tão simples assim estudar Designs Pattenrs. São mais de 30 diferentes e ainda existem combinações entre diversos gerando outros patterns. Então na minha opnião quando eu tenho um problema penso em Orientação a Objeto e tento resolver, às vezes acabo usando um Pattern sem saber que estou usando, simplesmente pq aquela foi uma solução plausível.

Criado 24 de abril de 2008
Ultima resposta 25 de abr. de 2008
Respostas 44
Participantes 8