E aí galera, blz? Seguinte, foi me solicitado em um projeto, que as regras de negócio de uma aplicação poderão ser desabilitadas sem alteração em código. A solução que surgiu foi cadastrar as mesmas no banco, relacionando a classe que executa a mesma na aplicação. Daí via reflection eu instanciaria as mesmas no momento da necessidade. O que pergunto é: existe algum padrão de projeto que me ajude com isso? Pensei no command, mas essas minhas classes deverão receber parâmetros, o que me parece fugir um pouco do command.
Que tal utilizar linguagens de script? Groovy é uma boa pedida…
paulohbmetal
?? Mas nesse caso meu as regras vão ficar no lado servidor.
A Paz!!
rodrigoy
Fala Paulo… aí diversos padrões podem ser adotados. Foque em padrões de comportamento.
Da maneira que você descreveu, logo de cara vejo a aplicação do pattern Strategy. Com ele você pode definir comportamentos (regras de negócio) em runtime, deixando os comportamentos encapsulados em classes.
Exemplo:
publicclassPedidoVenda{privatelongnumero;privateStringnomeCliente;privateFaturarBehaviorfaturarBehavior;publicPedidoVenda(numero,nomeCliente){//TODO: implement me}//outras operações get, set e e de negóciopublicvoidfaturar(){faturarBehavior.faturar();}}publicinterfaceFaturarBehavior{publicvoidfaturar();}publicclassMeuFaturamentoimplementsFaturarBehavior{publicvoidfaturar(){//TODO: meu faturar específico}}
Esse é só um exemplo. Para definir que o MeuFaturamento vai ser usado você pode usar um Factory de Pedido ou Dependency Injection.
Você também pode usar Decorator para mudar comportamentos em runtime. Existem outros patterns. Uma literatura boa é o Head First Design Patterns em inglês. A didática é espetacular e a cobertura do assunto para JAVA é muito bom…
T
TriTonE
Bom… qual é o problema que as regras estão do lado do servidor? Você pode simplesmente modificar regras de negócio alterando ou trocando o script.
Sei lá, na minha opinião é bem menos porco do que guardar os nomes das classes no banco e chamá-las via reflection.
T
TriTonE
Bom… tá aí minha sugestão…
Dê uma olhada no “Quick Start” do Groovy e veja se ela se adapta ao que você deseja fazer.
Fala Paulo… aí diversos padrões podem ser adotados. Foque em padrões de comportamento.
Da maneira que você descreveu, logo de cara vejo a aplicação do pattern Strategy. Com ele você pode definir comportamentos (regras de negócio) em runtime, deixando os comportamentos encapsulados em classes.
Exemplo:
publicclassPedidoVenda{privatelongnumero;privateStringnomeCliente;privateFaturarBehaviorfaturarBehavior;publicPedidoVenda(numero,nomeCliente){//TODO: implement me}//outras operações get, set e e de negóciopublicvoidfaturar(){faturarBehavior.faturar();}}publicinterfaceFaturarBehavior{publicvoidfaturar();}publicclassMeuFaturamentoimplementsFaturarBehavior{publicvoidfaturar(){//TODO: meu faturar específico}}
Esse é só um exemplo. Para definir que o MeuFaturamento vai ser usado você pode usar um Factory de Pedido ou Dependency Injection.
Você também pode usar Decorator para mudar comportamentos em runtime. Existem outros patterns. Uma literatura boa é o Head First Design Patterns em inglês. A didática é espetacular e a cobertura do assunto para JAVA é muito bom…
Cara, vc quase que acerta até o domínio do problema. O software que estou projetando/desenvolvendo é um Workflow de Pedidos. Tais pedidos devem passar por aprovação em várias gerencias e cada gerência tem suas regras de negócio específicas.
Daí minha idéia é relacionar tais regras de negócio às gerencias e aplicá-las no fluxo(por isso a idéia de cadastrar). Dái o que iria fazer seria criar uma interface que todas as classes de regras de negócio(pedido) iriam implementa-las. Daí quando necessário, eu obteria as mesmas através de Factory(que buscaria no banco e instanciaria por reflection).
O que acham desta abordagem?
Valeu!
A Paz!
paulohbmetal
TriTonE:
Bom… qual é o problema que as regras estão do lado do servidor? Você pode simplesmente modificar regras de negócio alterando ou trocando o script.
Sei lá, na minha opinião é bem menos porco do que guardar os nomes das classes no banco e chamá-las via reflection.
Mas eu teria que parar a aplicação para mudar os scripts?!
A Paz!!
T
TriTonE
paulohbmetal:
TriTonE:
Mas eu teria que parar a aplicação para mudar os scripts?!
A Paz!!
Considerando que os scripts são interpretados, basta que você substitua o arquivo no servidor. Não sei te informar com certeza, mas acho que você consegue fazer deploy dos scripts através de hot-deploy. Como os scripts são interpretados, assim que você colocar o script no servidor, a nova regra já estará sendo aplicada nas próximas requisições.
J
juzepeleteiro
Regras de negocios? Utilize uma Rule Engine.
Duas que eu conheço e assino embaixo: JBoss Rules (antigo Drools) e o da iLog.
O da iLog é mais completo com todo o workflow e ferramental já pronto, mas custa caro. O JBoss Rules você vai ter que desenvolver repositorio, workflow (de aprovação) e etc, mas é de grátis e mui boa.
Procure por Rules Engine no tio Google que tem mas.