E ai JProgrammer, blz???
Isso não é bém verdade!!! Se você quiser um maior controle de implementações futuras, vc não vai simplificar seu código, e sim complicá-lo! Você ao invés de se concentrar no problema vai ter que ficar dando uma de
Mãe Diná!!, pois vai gastar tempo prevendo o que irá acontecer e que na realidade ainda nem aconteceu!
Repare que hoje, pelo menos 90% dos programadores pensam que o ideal é programar se preparando para as mudanças. Repare que hoje, o coisa mais nomal dentro do desenvolvimento de software é entregar o Software
atrasado!!!
Eu acho que pattern devem ser aplicados no momento em que se você usando ele haja simplificação considerando o tamanho do problema! Por exemplo, quando você tem pelo menos um 88 Enterprise Beans, será uma boa faze um Service Locator, ou mesmo usar IoC! Mas se vc tiver 4 Enterprise Beans e 2 clientes, será que vc realmente precisa disso?
Olha, se você está realmente afim de fazer uma sistema flexível à mudanças, eu garanto que não é patterns nem implementações escova bits que resolverá seu problema… a solução para desenvolvimento ágil e flexível em mudanças bruscas é essa!
:arrow: Crie bons testes unitários das suas classes negócios!
:arrow: Crie testes para Integração!
:arrow: Testes Unitários devem ser executados várias vezes no mesmo dia durante o desenvolvimento
:arrow: Escreva códigos simples, fácil de entender!
:arrow: Use nome de métodos que facilitem o entendimento de seu funcionamento!
:arrow: Se seu método tiver mais de 20 linhas, quer dizer que ele deve ser quebrado em mais métodos!
:idea: :idea: Seguindo tudo isso, e outras coisas que a gente vai aprendendo com livros e dia a dia de trabalho, o seu código ficará flexível a mudanças. Pois o código é fácil de entender!!
:idea: :idea: Com os testes unitários e testes de integração, você poderá refatorar o seu código à vontade! Pois caso você ou um parceiro introduza um erro, o teste acusará e vocês serão obrigados a concertar!
:arrow: Além de tudo isso dar suporte para que você realize as alterações, você deverá ser ousado e corajoso para alterar alterar algo que ja está funcionando! Aí entra uma coisa basntante interessante!
Dizem que em time que tá ganhando não se mexe! Será mesmo???
Abraços!!!