Porque é obrigado fazer "HOMOLOGAÇÃO" no SINDPD após pedir demissão
24 respostas
andre.hebeler
Bom dia pessoal,
Estou tentando obter uma resposta diretamente do SINDPD, mas esse sindicato foi feito mesmo pra deixar a vida do trabalhador de TI bem complicada mesmo.
Gostaria de saber do que se trata esta Homologação, ela é obrigatória ? porque ?
Estou trabalhando atualmente e não posso faltar um dia para ir até o centro de São Paulo fazer uma coisa que eu não faço idéia do que seja !!!
É obrigado porque a lei exige. Está no artigo 477, parágrafo primeiro da CLT:
Eles tinham que aprovar leis para que o sindicato servisse para alguma coisa. Senão alguém poderia questionar ainda mais porque paga uma taxa anual para ele…
ViniGodoy
PS: Você pode, sim, ir até lá. Converse com sua empresa atual, pois esse é um procedimento padrão. Você tem direito não só a faltar para a homologação, como também para faltar caso seja necessário fazer um exame médico demissional. Sem isso, você não está demitido na outra empresa, e sequer poderá ocupar uma vaga no mesmo horário na empresa nova.
andre.hebeler
Obrigado pelos esclarecimentos Vini.
Nem para isso o sindicato serve !
Esse SINDPD existe para complicar a vida do profissional … não faz nenhum sentido isso … se eu quero pedir demissão, o que o sindicato tem a ver com isso ?
É simplesmente ridículo isso !!!
ViniGodoy
Eles vão te perguntar na frente do advogado se não houve coação, se você está pedindo demissão de livre e expontanea vontade ou se isso foi alguma maquinação dos porcos capitalistas.
Depois disso, se sua demissão se confirmar e você não for mais “empregado”, o sindicato esquece que você existe. Isso, claro, se você não entrar em outra empresa. Compreendido, camarada?
andre.hebeler
“maquinação dos porcos capitalistas”
o que seria isso ?
ViniGodoy
Eles só querem se certificar que ninguém te forçou a pedir demissão para não te pagar os encargos trabalhistas.
Já o texto era uma sátira sobre o pensamento sindicalista que tipicamente é de extrema esquerda.
andre.hebeler
Entendi … mas a justiça do trabalho ta ai pra isso !!!
Só mais uma pergunta … já foi dado baixa na minha carteira de trabalho do emprego anterior, e foi feito o registro na carteiro do meu novo emprego.
Já recebi tudo oq tinha q receber do antigo emprego ! e está tudo OK com o novo !
Oq acontece se eu simplesmente não aparecer nesta tal homologação !?
Desde já agradeço sua atenção Vini !!!
ViniGodoy
Boa pergunta. Não sei qual seria a punição, se é que ela existe.
rmendes08
Pelo texto da Lei, a homologação pode ser feita diretamente junto ao Ministério do Trabalho. Quando eu sai do meu emprego anterior foi esse o meu caso. Entre outras coisas, a homologação serve também para você declarar que recebeu seus direitos (férias, 13o, horas extras, etc.) corretamente.
De qualquer maneira, dado o volume de profissionais em São Paulo talvez seja mais interessante você fazer a homologação junto ao Sindicato mesmo.
ViniGodoy
rmendes08:
Pelo texto da Lei, a homologação pode ser feita diretamente junto ao Ministério do Trabalho. Quando eu sai do meu emprego anterior foi esse o meu caso. Entre outras coisas, a homologação serve também para você declarar que recebeu seus direitos (férias, 13o, horas extras, etc.) corretamente.
De qualquer maneira, dado o volume de profissionais em São Paulo talvez seja mais interessante você fazer a homologação junto ao Sindicato mesmo.
Não precisa ser no ministério, só na presença de uma autoridade. Em alguns lugares, o ministério exige que seja feito no próprio sindicato.
andre.hebeler
O que eu não concordo é eu ser OBRIGADO a fazer essa porcaria … não importa se no sindicato ou no ministério do trabalho !!!
É ridículo eu ser OBRIGADO a ir até o centro de SP, apenas para falar que fui eu quem quis sair e que me pagaram tudo certo !!!
RIDÍCULO !!! não vejo sentido nisso !!!
Hebert_Coelho
Eu gostei quando eu fui obrigado a fazer.
A empresa estava me devendo dinheiro. :3
Na homologação eles calculam se faltou algum dinheiro a ser entregue para você. Quem pode falar se está tudo certo é o pessoal da homologação.
A
A_H_Gusukuma
andre.hebeler:
O que eu não concordo é eu ser OBRIGADO a fazer essa porcaria … não importa se no sindicato ou no ministério do trabalho !!!
É ridículo eu ser OBRIGADO a ir até o centro de SP, apenas para falar que fui eu quem quis sair e que me pagaram tudo certo !!!
RIDÍCULO !!! não vejo sentido nisso !!!
Entra em contato com o RH da sua antiga empresa e fala da sua impossibilidade de fazer a homologação.
A homologação interessa às duas partes, você pode ter problemas no futuro, por exemplo para movimentar o FGTS (provável, não tenho certeza absoluta).
Mas, se decidir não ir, pelo menos avisa, pois alguém da empresa irá até o sindicato e ficará esperando-o, e vão acabar agendando outra data.
ViniGodoy
Pelo que li, se você não for até a homologação, o Ministério do Trabalho poderá escrever isso numa carta, que favorecerá a empresa em juízo caso algum acerto não tenha ocorrido como devido, e você entre contra a empresa no futuro.
Caso haja acertos a fazer, e isso fique evidente para o agente do ministério, você pode acabar sendo convocado judicialmente para receber. Aí, não teria mais como escapar da homologação, pois ela seria feita junto a um juiz.
Mas, aparentemente, não há nenhum tipo de multa ou penalidade por não comparecer. Eu ainda falaria com o patrão da nova empresa. Acho MUITO difícil não te liberarem para algo tão básico quanto a rescisão contratual.
A
A_H_Gusukuma
É a lei em vigor, então é razoável cumpri-la. Afinal, como seria a justiça, no caso a trabalhista, se a cada um fosse permitido cumprir a lei que lhe fosse conveniente?
danilopelegrino
Gente boa noite!
Sei que o tópico é antigo mas preciso da ajuda de vocês.
Eu fiquei 2 meses em uma empresa e ela quer que eu faça homologação no sindpd.
Ai vem a questão: Eu preciso fazer?
Porque de acordo com a lei o contrato não tem q ter mais de 1 ano?
Eu fiquei dois meses e tenho que fazer?
Obrigado e vlwwww
Hebert_Coelho
danilopelegrino:
Gente boa noite!
Sei que o tópico é antigo mas preciso da ajuda de vocês.
Eu fiquei 2 meses em uma empresa e ela quer que eu faça homologação no sindpd.
Ai vem a questão: Eu preciso fazer?
Porque de acordo com a lei o contrato não tem q ter mais de 1 ano?
Eu fiquei dois meses e tenho que fazer?
Obrigado e vlwwww
Eu ñ perderia tempo discutindo. Eu simplesmente iria lá e homologaria.
Eu sempre vou pois eles acabam achando algum trocado a mais que deveríamos receber! :3
danilopelegrino
O problema é que nao da para ir.
Ja estou trabalhando em outra empresa e o bicho esta pegando.
Se eu faltar corro o risco de perder o emprego saca?
E sem falar que se passaram 5 meses da minha saída da outra empresa, e porque demoraram tudo isso para marcar a homologação?
No minimo extranho
Ataxexe
Não precisa. A lei exige apenas a partir de 1 ano.
Aqui em Brasília o sindicato é terrível. A demissão que eu pedi em novembro só foi homologada em março porque toda hora eles remarcavam pois estava muito atarefados para me atender.
Enfim, isso é só pra “justificar” a obrigatoriedade de um sindicato ganhando um trocado.
rmendes08
Ataxexe:
Não precisa. A lei exige apenas a partir de 1 ano.
Aqui em Brasília o sindicato é terrível. A demissão que eu pedi em novembro só foi homologada em março porque toda hora eles remarcavam pois estava muito atarefados para me atender.
Enfim, isso é só pra “justificar” a obrigatoriedade de um sindicato ganhando um trocado.
A homologação não precisa ser feita no sindicato, ela pode ser feita na sede do ministério do trabalho. A homologação serve para conferir que o empregado demitido ou que pediu demissão está recebendo corretamente seus direitos. Nesse momento, o fiscal faz todos os cálculos relativos a horas extas, 13o, férias, fgts, etc. que o empregado deveria receber. Se nesse momento o empregado argumentar que não recebeu todos os direitos, o próprio ministério do trabalho cobra do empregador esse dinheiro e a demissão não é homologada, aí a multa em cima da empresa é pesada. Caso a demissão seja homologada e o empregado perceba algum erro depois, ele só consegue reaver entrando com ação na justiça, e aí o processo é demorado.
Enfim, na homologação da minha última mudança de emprego eu descobri que deveria receber +3k além do que estavam me pagando, felizmente a empresa reconheceu a dívida e tudo correu bem.
A
A_H_Gusukuma
danilopelegrino:
O problema é que nao da para ir.
Ja estou trabalhando em outra empresa e o bicho esta pegando.
Se eu faltar corro o risco de perder o emprego saca?
E sem falar que se passaram 5 meses da minha saída da outra empresa, e porque demoraram tudo isso para marcar a homologação?
No minimo extranho
Liga para alguém do RH, solicite esclarecimentos sobre o solicitado, já que não é uma obrigação trabalhista, explique sua impossibilidade, etc, etc. Mande um email, avisando que não poderá comparecer, conforme falado pelo telefone, etc, …
Mas, se estão pedindo, tem que ter uma motivação, no mínimo alguém pode ter cometido um erro.
adriano_si
Se você faltar uma manhã de trabalho pra homologar sua demissão de uma empresa anterior você corre o risco de ser demitido da empresa atual porque o “bicho tá pegando”??? o.0
Eu aproveitava e saía logo dessa nova, pois sua vida parece que não será fácil nesses próximos anos… 0.o
rmendes08
Se você faltar uma manhã de trabalho pra homologar sua demissão de uma empresa anterior você corre o risco de ser demitido da empresa atual porque o “bicho tá pegando”??? o.0
Eu aproveitava e saía logo dessa nova, pois sua vida parece que não será fácil nesses próximos anos… 0.o
Também acho. Se a empresa tem interesse no seu crescimento ela deveria deixar você à vontade. Ainda mais quando o assunto é resolver questões trabalhistas.
Hebert_Coelho
Eu aproveitava e saía logo dessa nova, pois sua vida parece que não será fácil nesses próximos anos… 0.oPensei a mesma coisa… O.o
Afinal, você não está matando trampo para ficar jogando Atari a manhã toda… Mas para fazer algo relativo ao último trabalho.