Pra fazer MBA precisa estar graduado?

8 respostas
faeldix

Não seria possivel fazer um MBA com uma porcentagem X de conclusão da graduação?

Procurei algo no google…
Mas não consegui encontrar!

8 Respostas

Hebert_Coelho

Antes era, agora ouvi falar que não é mais não. [=

M

existe uma diferença entre MBA e pós-graduações “chiques” que metem no meio do nome do curso “MBA” para tentar aumentar a importancia.

Em tese MBA é uma pós voltada para Administração de Empresa, áreas de gestão, e os cursos tem como pré-requisito ter um tempo mínimo de vida profissional para que sejam cursados, portanto tem que ser graduado e contam como uma pós latto senso.

Ai tem os cursos que se dizem ser MBA e são especializações, como “MBA em Desenvolvimento de Software”, não tem nada de MBA, mas so põem o nome para dar um ar de importancia. Encare-os como especializações, pois o RH também os encarará assim.

E também tem os cursos salsichadas, que são “MBA”, mas na verdade tentam ser como uma especializações que na verdade não são nada, fuja desses.

igor_ks

mcarabolante falou falou falou e nao respondeu a pergunta, rs

davidbuzatto

mcarabolante, cuidado com a nomenclatura.
O que todo mundo chama erroneamente somente de “pós” é a especialização, ou seja, a pós-graduação Lato Sensu.
Tem-se que tomar cuidado, pois tudo que é feito após a graduação (que exige graduação) é pós-graduação (o nome possui um significado não é?). Perceba então o emprego errado do termo “pós”.
Para quem não sabe, existem dois tipos de pós-graduação. O primeiro é a Lato Senso, que engloba os MBAs da vida, as especializações, etc., e a outra é a Stricto Sensu, que engloba o mestrado e o doutorado. Outro cuidado que se deve ter é que o pós-doutorado não é título nem pós-graduação!

Quanto à pergunta do OP, até onde eu sei, MBA é um tipo de especialização, sendo então uma pós-graduação Lato Sensu, havendo assim a necessidade da pessoa possuir graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).

[]'s

A

faeldix:
Não seria possivel fazer um MBA com uma porcentagem X de conclusão da graduação?

Procurei algo no google…
Mas não consegui encontrar!

É possível, sim.

Acho este tipo de coisa sem fundamento. Se o foco for tempo, uma opção seria tecnólogo que tem reconhecimento de graduação pelo MEC. Como citado no link abaixo, não costuma ter muita credibilidade no mercado cursar pós-graduação durante a graduação.

Veja o link: http://www.jt.com.br/editorias/2010/03/14/ger-1.94.4.20100314.1.1.xml

A

davidbuzatto:
O que todo mundo chama erroneamente somente de “pós” é a especialização, ou seja, a pós-graduação Lato Sensu.
Tem-se que tomar cuidado, pois tudo que é feito após a graduação (que exige graduação) é pós-graduação (o nome possui um significado não é?). Perceba então o emprego errado do termo “pós”.
Para quem não sabe, existem dois tipos de pós-graduação. O primeiro é a Lato Senso, que engloba os MBAs da vida, as especializações, etc., e a outra é a Stricto Sensu, que engloba o mestrado e o doutorado. Outro cuidado que se deve ter é que o pós-doutorado não é título nem pós-graduação!

Quanto à pergunta do OP, até onde eu sei, MBA é um tipo de especialização, sendo então uma pós-graduação Lato Sensu, havendo assim a necessidade da pessoa possuir graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).

[]'s

Como assim pós-doutorado não é pós-graduação? :?:

Quero dizer, graduação, no sentido de grau de doutor.

A

andredecotia:
davidbuzatto:

[]'s

Como assim pós-doutorado não é pós-graduação? :?:

Quero dizer, graduação, no sentido de grau de doutor.

Entendi.

M

davidbuzatto:

[]'s

Então, é exatamente esse o problema, o MBA nasceu como um mestrado(master in business administration), com direito a título de mestre, isso é Stricto Senso, mas aqui no Brasil veio como forma de especialização, Lato Sensu, so que algumas cursos não são nem Lato Sensu, isso é aqui no Brasil MBA é um termo genérico, pode ser qualquer coisa mesmo, não há regulamentação nem titulo “MBA”, que leva aos cursos nomearem tudo como MBA.

Criado 19 de julho de 2012
Ultima resposta 22 de jul. de 2012
Respostas 8
Participantes 6