Boa tarde!
Juro que pesquisei no fórum e não achei nada… se eu estiver perguntando alguma coisa repetida por favor me perdoem 
Bem, meu problema é o seguinte: tenho uma aplicação que armazena e exibe milhares de imagens por dia em um sistema web. A principio optamos por armazenar as imagens em diretórios, não no banco (o que se mostrou uma boa escolha, pois podemos apontar o apache para exibir diretamente as imagens, sem passar pela aplicação), porém (ai começa o problema) recentemente a estrutura de diretórios que comporta essas imagens chegou em uma ?massa critica? que ferra com tudo, o processamento sobe, o IO de disco dispara, a máquina cai, é um caos 
resolvemos paliativamente retirando algumas imagens do diretório (algumas milhares, gigas), pois quando o numero de imagens sobe muito até mesmo um du -hs trava tudo.
Pesquisei sobre armazenamento de imagens ou arquivos, mas só encontrei discuções sobre qual era melhor, BD ou diretórios. Infelizmente migrar as imagens para o banco é a ultima opção que temos, por isso gostaria do conselho de vocês para resolver isso. Será que deveria mudar a estrutura dos diretórios (aumentando o numero de arquivos em cada pasta e diminuindo o numero de pastas por exemplo)
Valeu desde já pessoal