Problemão: Diagrama de classes UML e Struts

4 respostas
B

Nos meus estudos de UML aqui, não consegui achar luz alguma sobre a montagem do diagrama de classes em uma aplicação que use Struts e JSP.
As dúvidas são:

1. Quais classes do Struts vão pro diagrama e quais ficam de fora?
  2. Como representar as JSPs que depois viram classes (servlets)?
  3. É necessário colocar as superclasses de ação e formulário (e utilizar a generalização com classes de ações e formulários)?
  4. Ou não tem nada a ver com isso e a solução é diferente?
  5. Ou meu caso é perdido ou grande demais e eu deveria procurar urgentemente um curso formal de UML? hehe

Como exemplo eu estou desenvolvendo um sistema de autenticação de usuários, com as seguintes classes:

User (bean), UserDAO, LoginAction, LoginForm, DatabaseManager, Authentication e AuthenticationCallbackHandler (essas duas últimas são implementação do JAAS) e com login.jsp e main.jsp (que é para onde é redirecionado caso o login tenha sucesso)

Alguma idéia de como ficaria o diagrama?

Segue abaixo o link para a imagem do diagrama que eu fiz (não riam de mim :P)

http://www.puglima.brturbo.com/LoginApp.jpg

Obrigado desde já pela atenção!

4 Respostas

pcalcado

Oi,

Independente do framework, você deve modelar as classes pertinentes ao seu sistema. O que isso quer dizer? Bem, importe o framework pra sua ferramenta UML, vá modelando seu sistema. Quando alguma classe sua utilizar [extender, associar, sei lá] com uma do framework, coloque esta classe no diagrama.

JSP e apresentação simples de maneira geral nãot em necessidade de ser mdoelada. Se sua JSP tem tanta lógica que você precisa modelar algo, tem algo errado na sua JSP :wink: .

Apesar de não ser nenhuma necessidade necessária [hehehe…] um BOM curso de análise [não só UML, linguagem vc aprende nos livros] é sempre uma ótima coisa.

PS.: Seu diagrama não apareceu aqui :frowning:

B

Obrigado :slight_smile:

Então, pelo que eu entendi, as classes utilizadas do framework também vão pro diagrama, e não só as do domínio do problema, certo?

Quanto a JSP, era só curiosidade mesmo, elas tão direitinho dentro do conceito de MVC, e uma pergunta: Pode-se colocar nos diagramas de fluxo o caminho percorrido pelos casos de uso através de JSPs, além dos simbolos do diagrama de fluxo?

Algo do tipo “Login -> Principal -> Atualizar dados de usuário -> Principal -> Logout” ?

ps.: Minha habilidade na faculdade é de Análise de Sistemas. No momento eu tô estudando análise estruturada por força da matéria, orientação a objetos vem só mais na frente um pouco e é minha prioridade de estudo, mas eu to pensando em um curso pra formalizar e esquematizar o conhecimento que eu tenho, só que é informal, e claro, aprender mais (muito mais) :slight_smile:

ps2.: Nunca confie no serviço de hospedagem da BrTurbo hehe (eu não sei porque eu ainda confio)

pcalcado

Uhm… no seu projeto, você deve sim. Já que você está estudando estruturada, projeto é aquele diagrama de entidade modular do Page-Jones, análise é só DFD e transiçãod e estado.

JSP no caso de uso? Uhm…acho que vc tá com DFD na cabeça :slight_smile: caso de uso não pode se rpender muito à interface com o usuário [UI] não, só o mínimo possível, mesmo porque geralmente o caso de uso é feito muito antes de qualquer interface JSP. Não se preocupe muito com a JSP no projeto, pense apenas nos dados que você passa para ela, o que ela faz com ele é problema dela :slight_smile:

A minha também, e a maravilha da Estácio tem Análise Estruturada e Projeto Estruturado como cadeiras diferentes, ams Análise e Projeto OO como uma só. Se for do Rio, recomendo os cursos de extensão da PUC.

[]s

B

Eu sou de Brasília :slight_smile: Aqui tem un$ cur$o$ bon$ hehe…nada que não valha um esforço pra ir atras juntar uma graninha, afinal estudo nunca é gasto, é investimento né :smiley:

No mais, obrigado pelas respostas, e agora é estudar e estudar :slight_smile:

Obrigado pela atenção!

Criado 14 de abril de 2004
Ultima resposta 14 de abr. de 2004
Respostas 4
Participantes 2