A definição de Produto na área de software hoje é muito relativa, um serviço pode ser um produto, uma manutenção pode ser um produto, um aplicativo versão X.X pode ser um produto, enfim em todo o caso quando se define o protótipo de algum produto, está dizendo o seguinte: "Agora vamos unir forças para construir um produto que deve estar de acordo com este protótipo "
Hoje em dia, na área de arquitetura tem aquelas maquetes, na de engenharia um protótipo de um avião, um carro, um edifício, agora na área de software, principalmente na área de desenvolvimento, e principalmente ainda mais na área de desenvolvimento ágil, seria realmente útil construir esse protótipo ?
O cliente por exemplo depois pode querer mudar os requisitos e acaba mudando o protótipo , e nesse caso seria mais um artefato a ser atualizado, no entanto eu particularmente não sei ainda se a construção de um layout bem elaborado seria interessante, isso também pode depender do tipo de projeto, se o cliente quer um sistema totalmente engessado, que ele acha que vai durar 100 anos como um edifício, tudo bem … aí acho completamente válido.