Caros Amigos,
Venho do mundo server-side JEE e estou interessado em entender um pouco do “micro” mundo dos dispositivos móveis. Possuo algumas dúvidas bem rasteiras que compartilho com os amigos. Sei que o OS do iPhone é baseado em Objective-C, do G1 é o android, outros usam C++ que se não me engano é o caso dos aparelhos que o OS é Symbian.
-
Existe mais algum tipo de tecnologia no mundo ME, fora as listadas acima e o quase morto OS da MicroSoft?
-
Existe um contrato entre marcas para cada tipo de tecnologia do tipo Nokia só trabalha com Symbian ou pode acontecer de uns aparelhos Nokia trabalhar com JME, outros com Symbian e outros com Android?
-
Quais são as marcas que usam cada tecnologia? Ex.: Google usa Android, iPhone usa Objective-C, Nokia usa Symbian, JME e Android.
-
Quais tipos de transmissões me possibilitam comunicação com a internet (fora o wifi)? Ex.: GSM, Edge.
As dúvidas são muitas, por isso não vou me prolongar, sigo mantenho meu processo de pesquisa, posto essas perguntas básicas aqui para ajudar a enriquecer nosso fórum e me proponho a responde-las caso encontre respostas, e aguardo resposta dos amigos.
Abraço,

Sobre esse assunto, minha opinião é que com um grande numero de desenvolvedores os aplicativos tendem a ficar mais barato. Não que um desenvolvedor Apple (que hoje são minoria) vai programar para outra plataforma, como o android, mas sim os desenvolvedores de outras linguagens e outras plataformas teriam mais facilidade para migrar à o Android do que a Apple.