Qual a melhor IDE para desenvolver aplicações em Java

25 respostas
JuniorVaz

Pessoal, qual a melhor IDE para desenvolver aplicações em Java ? Sei que podemos usar qualquer editor de código mas existem IDEs que são completíssimas e auxiliam na produtividade do desenvolvimento. Se fala muito em Eclipse e Netbeans mas são elas as melhores para desenvolvimento Profissional ? Se é Eclipse ou Netbeans alguma delas se sobressaem sobre a outra ?

25 Respostas

Ataxexe

Olha, é complicado dizer qual IDE é melhor. Cada um tem a sua preferida e não é difícil ver profissionais que usam IDEs diferentes com produtividade semelhante.

Eu, por exemplo, sou muito mais produtivo no IntellijIDEA. Sou fã do Eclipse, mas o abandonei porque o Intellij conseguiu ser superior em vários aspectos. Já até comentei sobre isso em um post:

http://www.guj.com.br/java/289042-intellijidea-12-lancado#1529001

Eu também já comparei o Eclipse e o Netbeans aqui:

http://www.guj.com.br/java/99013-netbeans-ou-eclipse#533487

rafadelnero

Falam muito bem do Intellij, eu sempre usei o mais o Eclipse, muito flexível, muitas facilidades de implementação de código, extremamente prático, além de ser muito mais usado no mercado.

Também tem o Netbeans, usei mais a um tempo atrás, é o concorrente direto do Eclipse, também é muito bom, vem muitas coisas prontas, no Eclipse geralmente temos que configurar mais coisas.

javaflex

Use o que a maioria do mercado usa, o Eclipse.

I

Bro, se não achou a resposta para sua pergunta nos recursos disponíveis (centenas de posts no GUJ & stackoverflow sobre o tema, além das próprias IDEs disponíveis para download) então é melhor desistir da área.

JuniorVaz

Ó único ponto negativo que achei nas duas IDEs (NetBeans e Eclipse) é o consumo de memória e processamento muito alto. Trabalho com IDEs bem grandes como Rad Studio XE e nem ele é tão pesado como essas duas IDEs ! Essa IDE IntellijIDEA eu não conhecia, baixei ela e estou dando uma olhada nela…é legal o designer dela só tem que fazer algumas configurações que no Eclipse não precisa.

Ataxexe

Com relação a consumo, se você usar features muito pesadas, o consumo vai aumentar (acredite, um dos que mais consome recursos é o code complete pela indexação necessária, e isso sem levar em consideração code complete de linguagens dinâmicas como ruby).

Também é complicado comparar o RAD Studio XE7 com essa trinca de IDEs pois os propósitos e recursos são bem diferentes, mas eu gostaria de saber o que seria, pra você, consumo de memória e processamento alto. Seria 2 GB de RAM mais 40% de um i7 sendo utilizado na IDE? Quais testes você fez pra medir isso entre os IDEs que testou? (Inclusive usando o Rad Studio.)

Também fiquei curioso pra saber quais configurações não foram necessárias no Eclipse e foram no Intellij. Geralmente as configurações básicas dos dois IDEs são bem semelhantes e as diferenças não são assim tão relevantes, alguns exemplos:

• o Eclipse geralmente utiliza a JVM que o carregou pra compilar os projetos, o Intellij precisa que seja configurada uma explicitamente - apesar de detectar a JVM utilizada na hora dessa configuração
  • o plugin maven do Eclipse não necessita configuração inicial porque tem uma versão embarcada (que eu nunca uso pois prefiro apontar para o Maven instalado, assim não fico tão dependente do IDE)

Pra mim nada barra a interface do Eclipse. O conceito de perspectivas dele é genial. O Intellij ainda é um pouco bagunçado nessa parte. O compilador do Eclipse também é muito bom, o do Intellij só ganha se forem inclusas as Inspections.

ViniGodoy

Eu mudei do Eclipse para o IntelliJ. Não volto mais atrás.

Ataxexe

Eu também. O Intellij se paga rápido… mesmo com o real a 2 dólares o quilo.

Eu só utilizo o Eclipse ainda por causa do JBoss Developer Studio. Algumas coisas, como o Teiid, só possuem plugins pro Eclipse. Quem sabe um dia a Red Hat não faça um port do JBoss Developer Studio pro Intellij…

lucasvvasconcelos

Antes fosse isso…

Dólar encosta em R$ 3,30 e fecha no maior valor em quase 12 anos
http://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2015/03/19/dolar-encosta-em-r-330-e-fecha-no-maior-valor-em-quase-12-anos.htm

Sobre IDE eu atualmente uso Eclipse e o Netbeans apenas na faculdade =X

Isso dever ser muito pessoal no meu ponto de vista.
Quando sobrar um tempo quero testar o IntellijIDEA a galera fala muito bem dessa IDE -

rodrigo.uchoa

Tem uma única coisa no IntelliJ que me impede de mudar pra ele: o fato de ele não fazer build automático do projeto.

Eu percebi que quando altero uma classe, uma alteração que eu sei que quebra o código em vários outros pontos, esses pontos quebrados não ficam “vermelhos” instantaneamente como no Eclipse/Netbeans. Eu tenho que ir entrando em cada uma das outras classes que eu sei que estão quebradas para ele apontar os erros. E isso me incomoda muito.

Inclusive, se alguém experiente no IntelliJ souber como contornar esse problema, eu agradeço :slight_smile:

No geral acho que é mesmo uma questão de gosto. Ideal é testar todas e ver qual gosta mais.

jweibe

rodrigo.uchoa:
Tem uma única coisa no IntelliJ que me impede de mudar pra ele: o fato de ele não fazer build automático do projeto.

Eu percebi que quando altero uma classe, uma alteração que eu sei que quebra o código em vários outros pontos, esses pontos quebrados não ficam "vermelhos" instantaneamente como no Eclipse/Netbeans. Eu tenho que ir entrando em cada uma das outras classes que eu sei que estão quebradas para ele apontar os erros. E isso me incomoda muito.

Inclusive, se alguém experiente no IntelliJ souber como contornar esse problema, eu agradeço :slight_smile:

No geral acho que é mesmo uma questão de gosto. Ideal é testar todas e ver qual gosta mais.

Ctrl + Alt + S -> Compiler -> Make project automatically

http://stackoverflow.com/questions/16533613/intellij-show-all-compilation-errors-automatically-in-the-project-when-code-is

Ataxexe

Antes fosse isso…

Dólar encosta em R$ 3,30 e fecha no maior valor em quase 12 anos
http://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2015/03/19/dolar-encosta-em-r-330-e-fecha-no-maior-valor-em-quase-12-anos.htm

Acho que vc não sacou a minha colocação…foi uma baita hipérbole, já que o dólar valeria 500 reais segundo ela… heeheh

rodrigo.uchoa

[quote]Ctrl + Alt + S -> Compiler -> Make project automatically

Ótimo! Vou testar.

E com relação aos projetos multi-modulos? Ainda é aquele esquema de só aceitar um único projeto por janela? Lembro que tinha algo estranho com relação a isso também.

Ataxexe

[quote=rodrigo.uchoa]

Ctrl + Alt + S -> Compiler -> Make project automatically

Ótimo! Vou testar.

E com relação aos projetos multi-modulos? Ainda é aquele esquema de só aceitar um único projeto por janela? Lembro que tinha algo estranho com relação a isso também.

Na verdade é questão de funcionamento. O Intellij utiliza como raiz de tudo o projeto, dele você tem os módulos. O conceito de workspace não existe no Intellij (pelo menos não da forma como no Eclipse).

A relação é mais ou menos assim:

Eclipse | Intellij
Workspace | Project
Project | Module

Confesso que demorou pra me acostumar a isso, mas agora não acho tão estranho. O que me dói ainda no Intellij é ele não ter o excelente conceito de perspectivas que o Eclipse tem.

mussatto

Também estou utilizando o Intellij Community, tem me dado menos dor de cabeça que o Eclipse e Netbeans

U

IDE IntellijIDEA nem se compara e a melhor de todas ja usei eclipse, netbeans mais essa esta 100 anos luz na frente muito top para trabalhar.

Rafael_Souza_Valle

Comecei com o NetBeans por influência do tutorial da Oracle e conforme fui me aprimorando acabei por achar o Eclipse melhor, mas depois de usar o Android Studio em desenvolvimento para Mobile, o fato de do IntellijIDEA ser dos mesmos desenvolvedores e serem extremamente parecidos, passei a acreditar que seja recomendável para quem já programa em Java para Desktop e quer se habituar com o Android Studio para desenvolver mobile, pois as duas IDEs são extremamente parecidas.

rmendes08

Eu também.

rmendes08

Pelo jeito o futuro da plataforma Java caminha para Kotlin + Spring + IntelliJ.

Paulo_Faria

Sozinho? Comece com NetBeans 8.2.
Na Facul… Eclipse.
Na empresa InteliJ.
Mas conheça todos depois do primeiro “Hello World!”. Você vai precisar se quiser continuar aprendendo!
Ao final, sempre terá que ter referências de todos. Se quiser ser bom.

j-menezes

A melhor é aquela em você é mais produtivo e se sente a vontade e tem o que precisa,
Não vai nessa do que a maioria usa não.

J

Vai na que vc curte e acabou. Você tem q ter confiança nas suas escolhas e gostos. Se é intellij ou eclipse tanto faz tenha a sua opinião e escolha a que te faz feliz. É igual distribuição Linux vc usa aquela q mais te convém

Fearol

Experimente o TetrisIDE. Proporciona um desenvolvimento Java utilizando o mínimo de codificação manual. Você consegue produzir um software que levaria seis meses em um só. Segue link: http://tetris.analisasoftware.com.br/br/

Tem um manual completo na página de download ensinando a desenvolver na ferramenta.

Valeu!

j-menezes

A questão não é fazer rapido e sim bem feito.
Se precisar dar manutenção que não apareçam aquelas surpresinhas de ultima hora.
E tambem menos codificação não é sinônimo de qualidade.
A coisa é bem relativa, tenho codigo aqui pequeno e bonito que chega a ser 3 vezes mais lento que o codigo grande e feio.
Precisa tambem ver a flexibilidade no caso de manutenção nos componentes da IDE, até onde consegue ir com ela.
No passado existia um software chamado Gas( Gerador automatico de sistemas ), muitos aventureiros e candidatos a programadores usaram ele, mas infelizmente pra coisas mais serias e especificas ele não servia.
Vou dar uma olhada melhor no Tetris antes de criticar sem conhecer, mas tenho reservas com essa historia de codificação rapida.

Na pagina Tretis esta escrito
“O Tetris IDE foi criado por David de Almeida Bezerra Júnior como um Trabalho de Conclusão de Curso, buscando reduzir tempo e custo no desenvolvimento de software. Esta tarefa foi feita através da redução da carga da codificação manual que, na programação Java, é mais lenta que em outras linguagens, como Delphi/Lazarus/Object Pascal.”

Codiicação Java mais lenta que outras linguagens, discordo, e tambem comparar uma linguagem com uma Ide é covardia.
Se for pra comparar que seja de linguagem contra linguagem, Ide x Ide, framework x framework.

Fearol

Todos os aspectos que você citou podem ser verdade. Mas, realmente - também como você disse - não dá pra criticar a ferramenta sem testar. Até agora, está me satisfazendo bastante. Gostaria de algo desse tipo para produção de aplicações Android nativas.

Criado 18 de março de 2015
Ultima resposta 15 de jul. de 2020
Respostas 25
Participantes 17