Olá a todos, gostaria de saber como posso calcular o melhor plano de hospedagem de sites para o meu site, bem no início estava pensando em contratar uma hospedagem compartilhada e depois de algum tempo partir para um dedicado.
Bem espero ter em média 100-115 usuários simultâneos, estes usuários estariam realizando consultas ao banco de dados frequentemente, que hospedagem aguentaria o trabalho ?
100-115 é brincadeira de criança … o melhor que você pode fazer é começar com um plano básico e monitorar a sua aplicação, e ir aumentando conforme a necessidade. Algumas plataformas cloud como Azure, AWS, etc. possuem painéis bastante completos, onde é possível monitorar tempo de resposta, memória, cpu, etc. Com um profiling adequado, você pode até identificar gargalos na aplicação antes de adquirir servidores maiores ou mais servidores.
N
nnr
Se você quer economizar tempo administrando o servidor, pelo menos no início, uma hospedagem compartilhada seria uma boa opção, além de ser uma das mais em conta. Acredito que um plano básico ou intermediário em qualquer hospedagem seria o suficiente para 100-115 usuários simultâneos. Se você quer hospedagem com servidor no Brasil, dá uma olhada nesse site, que tem alguns pontos relevantes na escolha da hospedagem.
Se você quer encarar o gerenciamento do servidor e não liga do servidor nos EUA, pode usar qualquer um desses serviços de VPS, como DigitalOcean, Linode, Amazon Lightsail - são um pouco mais caros que uma hospedagem mas também permitem outras aplicações, além de sites ou aplicações web.
É bom tentar identificar o uso de memória da aplicação, que é um dos principais fatores no gargalo na hospedagem compartilhada. Os planos de hospedagem compartilhada geralmente possuem de 256MB a 1GB de RAM.
M
MatheusVMB
Pois é no início seria em média 100-115 usuários, porém o espero é aumentar o número de usuários frequentemente.
Minha dúvida era se essas hospedagens compartilhadas conseguiriam dar conta de suportar todos usuários (100-115 no início) ao mesmo tempo e realizando consultas ao BD ao mesmo tempo.
Ponto positivo é que os usuários não buscarão por imagens, como em lojas virtuais, apenas as imagens padrões do site.
magnotb
Olá comece com um servidor VPS ou Cloud, e faça a mensuração da evolução mensal .
Hospedagem compartilhada não serve pra você, nem perca o seu tempo.
Abraço
N
nnr
Isso pode depender da sua aplicação também, a princípio, uma hospedagem compartilhada aguentaria ~100 usuários simultâneos fazendo consultas, mas como você espera que esse número aumente com frequência, um VPS seria mais adequado, pois geralmente esse tipo de serviço oferece uma escalabilidade melhor.
M
MatheusVMB1 like
Obrigado pela ajuda pessoal, através de um dos links postados achei uma boa empresa de hospedagem, com preços bacanas e propostas excelentes.
A HOSTINGER foi a melhor opção que encontrei, eles disponibilizam uma calculadora que baseado nos requisitos que você irá precisar (quantidade de contas de email, acessos, espaços etc) calcula a melhor opção de hospedagem para você.
Usando a calculadora pude encontrar um bom plano que está de acordo com o que vocês disseram aqui.
Quem desejar acessar a calculadora de hospedagem:
B
brunosafra
De maneira geral eu tenho usado o https://www.hostazul.com.br e tem me atendido bem, o preço é bom e o atendimento sempre que precisei também foi mt bom.