Questionário Metodologias Ágeis - MBA Gestão de Projetos

6 respostas
C

Pessoal, estou realizando uma Pesquisa sobre metolodogias ágeis para o trabalho de conclusão de meu MBA em Gestão de Projetos que estou cursando na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), gostaria que vocês respondessem e se possível encaminhassem para outras pessoas que também possuem conhecimento nessas metodologias.

Questionário MBA

É um questonário simples e não levará mais de 5 minutos.

Desde já agradeço a atenção e colaboração de todos!

Abcs,

Cezar Steinz

6 Respostas

ViniGodoy

Respondi o questionário.

E observei uma coisa interessante. É difícil integrar método ágil com gestão não ágil.
No seu questionário, havia muitas perguntas nesse sentido:

• Você quer estimar o custo total do projeto, e ao mesmo tempo trabalhar com escopo aberto;
  • Você quer ter em mãos todos os requisitos, e ao mesmo tempo ser ágil.
Uma das grandes vantagens da metologia ágil, na minha opinião, é o fato dela reconhecer que é impossível ter todos os requisitos do projeto em mãos num determinado momento do tempo.

a) Por que eles mudam;

b) Por que os usuários não sabem o que a tecnologia pode fazer por eles até que eles a utilizem;

c) Por que mesmo que eles fossem, os analistas não seriam capazes de entender todos os requisitos perfeitamente.

Então, não adianta tentar prever o sistema antes, como se espera o ciclo em cascata. O ideal é trabalhar com empreitadas menores, com feedback constante, e que já gerem resultado em prazos mais curtos.

C

Vini, é exatamente neste ponto que estou querendo focar, “Quais são as principais dificuldades para integrar metodologias não ágeis, com os princípios dos metodologias ágeis?”. Muito obrigado por ter respondido!

Abcs,
Cezar

M

Onde eu mais vejo projetos ágeis falhar é justamente nessa mistura. Tem muita empresa que consegue fechar contrato com escopo aberto e incremental, mas colocam um preço ou um prazo fixo para o projeto inteiro.

Outro erro comum que vejo muita empresa fazer é assumir que como o escopo pode mudar, não se preocupam em levantar direito os processos e acaba que muita coisa que seria possível resolver de primeira acaba levando duas, três iterações pra ficar no gosto do cliente.

C

Pessoal, se possível gostaria que mais pessoas respondessem, pois até o momento, desde que postei aqui somente 3 pessoas responderam… Sei que todos tem coisas mais importantes a fazer, mas com a ajuda de vocês conseguirei terminar meu TCC do MBA.

Desde já agradeço a atenção de todos!

Abcs,

Cezar Steinz

C

Pessoal, ainda estou precisando da ajuda de vocês! Obrigado pela compreensão!

Abcs,
Cezar Steinz

C

Pessoal,

O questionário ficará disponível até o dia 10/05/2012 (quinta-feira) às 23:59hs, após isso estarei fechando para realizar a análise dos resultados, e após isso irei postar essa análise aqui também.

Agradeço a todos que responderam, e quem ainda não respondeu e puder ajudar fico muito grato!

Abcs,
Cezar

Criado 28 de abril de 2012
Ultima resposta 8 de mai. de 2012
Respostas 6
Participantes 3