Esta semana vou comprar um celular e queria a sugestão de vocês, sobre um que possuisse as seguintes características:
Barato (até R$ 600, dá pra morrer !)
com Suporte a Java
com Suporte a OTA (Nada de cabos para instalar aplicativos !)
CDMA ou GSM
Eu tava pensando em comprar o mais barato que achei que é o Nokia 2280, mas o que me decepcionou foi o fato de ele depender de cabo para instalar os aplicativos.
A Nokia tb tem outros modelos mais caros que sofrem do mesmo mal.
Dependem do tal Nokia PC Suite…
Pré-Pago ou Pós-Pago ???
Tem grande diferença de preço
O meu é baratinho… é um Siemens M50… GSM… instalo aplicativos atravéz do Wap Fast (GPRS)…
Mas acho que seria legal vc comprar um celular que também tivesse IR ou BlueTooth
cv1
Um Nokia N-Gage ta 200 dolares… o que dah mais ou menos 600 reais… arrume um transportador irregular e traga um (confira se nao eh simlocked!) de Miami ou afins, q compensa
r_linux
Ohh se compensa… pena que aqui não saia por menos de R$ 1500,00…
…mas pro outro lado… não seria melhor esperar mais um pouquinho e ver se lança um com este preço e MIDP 2.0 ???
:shock:
P
PoneyMan
N-Cage tô fora…ainda mais depois que fizeram a brincadeira com ele, lançando um site de gente ridicularizando os engenheiros que fizeram uma nhaca de deixá-lo ridículo para quem o usa como fone.
Não tenho link agora, mas eu o encontrei no Hotbits.
Vi que o M50 tem suporte a OTA e isto é muito bom, pois vários que encontrei por aí, simplesmente ainda estão no tempo da pedro, pois necessitam de cabos para sincronização (instalação de aplicativos).
O preço tb esta bom.
Meu sonho de consumo seria o Motorola T720 (CDMA), mas o preço tá salgado.
Este sim tem tudo que eu quero.
cv1
O N-Gage foi feito pra se usar com fone de ouvido, e nao tem nenhum outro jeito confortavel de usar ele como celular, a menos que vc tenha um formato meio estranho de ouvido
r_linux
Imagina vc com um N-Gage no ouvido… (mtos rs)
mas acho que o N-Gage é um novo conceito de SmartFone… eu tb não andaria com o SmartFone da gradiente na orelha… eu acho
Bani
“r_linux”:
O meu é baratinho… é um Siemens M50… GSM… instalo aplicativos atravéz do Wap Fast (GPRS)…
Conta para gente como funciona essa instalação!
Basta acessar um site que contenha o jar e jad e copiar para o telefone?
P
PoneyMan
Instalação via OTA não tem mistério…é apontar e instalar !
Por isto eu tô evitando de comprar celular com cabo…pois pra colocar midlets no celular, vou ter que ter o maldito soft do mesmo instalado no PC. Já pensou ter que levar um CD com o soft para instalar no micro de onde eu estiver (isto se der, é claro…).
Fiz um levantamento de três modelos:
O que acho atraente no nokia 2280 (CDMA):
Preço: 249,00
Resolução: 96 x 65 pixels
Tamanho: 4,9 cm larg x 10,8 cm altura
[color=“red”]O que queima ele:[/color]
Instalação de midlets via cabo
O que acho atraente no nokia 3586 (CDMA):
Preço: 399,00
Visor colorido: 4096 cores
Resolução: 96 x 65 pixels
Memória para midlets: 150Kb
Instalação de midlets via cabo
Tamanho: 4,9 cm larg x 11,7 cm altura
O que acho atraente no Siemens M50 (GSM):
Preço: 374,00
Instalação de midlets via OTA
Tamanho: 4,6 cm larg x 10,9 cm altura
Resolução: 64 x 101 pixels
Por enquanto ainda tô indeciso.
T
tanque
“boone”:
Instalação via OTA não tem mistério…é apontar e instalar !
Por isto eu tô evitando de comprar celular com cabo…pois pra colocar midlets no celular, vou ter que ter o maldito soft do mesmo instalado no PC. Já pensou ter que levar um CD com o soft para instalar no micro de onde eu estiver (isto se der, é claro…).
Alem de ter o problema de um software no PC, o cabo de dados para instalar os aplicativos eh um acessorio opcional. Eh necessario compra-lo separado (e nao eh barato nao).
Agora o OTA tem um problema, custa pilas. Se voce quer usar o celular para brincar de desenvolver, acho que o cabo eh uma opcao bem mais em conta, pois vais poder instalar os apps diversas vezes sem pagar pilas para sua operadora.
“boone”:
… O que acho atraente no Siemens M50 (GSM):
Preço: 374,00
Instalação de midlets via OTA
Tamanho: 4,6 cm larg x 10,9 cm altura
Resolução: 64 x 101 pixels
Por enquanto ainda tô indeciso.
Estranho esse Siemes, 64 de largura, acho que a especificacao MIDP-1 solicita peloa menos 96 de largura.
Bani
Minha pergunta é mais “apontar para onde”, para se eu quiser disponibilizar uma aplicação.
Eu sabia daquele método da própria operadora vender a aplicação via OTA, mas não sabia sobre existir um meio mais democrático para instalar via wap.
louds
Por isso que gosto do meu celular, não tenho que me preocupar como instalar aplicativos midp.
r_linux
“Bani”:
Conta para gente como funciona essa instalação!
Basta acessar um site que contenha o jar e jad e copiar para o telefone?
É só vc acessar o URL que contem o .jad
Qualquer dia que nos encontrarmos por ai(por exemplo no inimigo secreto do GUS ) eu dou um exemplo… tem um site chamado midlet.org que tem uimas besteirinhas para baixar
T
tanque
Primeiro de tudo, a Nokia Brasil eh pessima em comercial. Os manuais deles sao ridiculos. Sem falar que a numeracao dos celulares eh totalmente looser. Estive pesquisando principalmente os celulares da nokia com suporte a J2ME e me parece que o 3586 tem suporte a instalacao Over The Air (OTA) . Achei essa informacao no nokiausa: http://www.nokiausa.com/phones/3586i#phone_features ( em Personalization & Fun).
Ja quanto ao 2280 realmente parece que com ele soh rola cabo mesmo, apesar de nao ter esse celular no site, tem um 2270 que parece igual http://www.nokiausa.com/phones/2270
Eh claro, nao boto o meu na reta, hehehehe. Compre e veja, e se possivel, publique a info no guj
P
PoneyMan
Realmente como é que uma empresa como a Nokia, não consegue fazer m marketing dos seus produtos ?! É ridículo o site deles…
Eles não detalham as características dos celulares (pelo menos não todas !), o manual é feito na base do copy+paste e apoio para desenvolvedor nacional tb não existe…
Eu tô querendo um celular tb para “brincar” com MIDP, e vi que o nokia 2280 realmente não vem com o cabo USB DKU-5. (shit !)
Na loja que o site da Nokia indica, tb não tem o cabo (double shit !)
Quanto ao nokia 3586 não se deixe enganar…o que vc viu foi o 3586i. O 3586 tb é cabo…
Ele também não vem com o cabo DKU-5. E no site da loja tb não tem ! http://www.nokia.com.br/cda1?id=41779
Por isto que eu tô fujindo de cabo !
Eu vou procurar levantar o preço da transferência de dados nas operadores Vivo e TIM.
Depois configuro meu Apache com os Mimetypes do JAD e JAR,faço uma página boqueta em WML e um abraço.
Tenho a facilidade de colocar qualquer coisa no celula em qualquer lugar…
cv1
Perae, perae… nao rola fazer instalacao OTA a partir de bluetooth? Se der, ta resolvido o problema… um Sony Ericsson T68i (que é um PUTA celular) tá custando mais ou menos 900 reais da ultima vez que eu vi…
P
PoneyMan
R$ 900,00 ? É o preço de um carro !
Eu quero coisa mais em conta…
Por isto descartei os da nokia e agora eu estou entre dois siemens
C55 versus M50
Ambos suportam OTA
Preço até R$ 500,00
GSM
Pequenos
Eu tô afim de fazer um carnezão nas Casas Bahia, compreende ?
r_linux
Só posso lhe falar sobre o M50… que é o que tenho… e se vc comprar pela TIM… vc pode parcelar em até 6x
P
PoneyMan
Qual a impressão que vc tem dele ?
É melhor que o C55 ?
Vi nas especificações que o C55 só tem 1 ou 2 recursos a mais que o M50.
Ele tb é mais caro, mas é menor que o M50…
Tô quase no C55…
P
PoneyMan
Um link que me ajudou na comparação.
F
FLC
tb to querendo trocar o meu celular e aproveitar pra pegar algum que suporte java. To meio de olho no Nokia 3520, alguem ai tem ou conhece esse modelo?
P
PoneyMan
Embora colorido e a um preço convidativo, sugiro que fuja dele.
Ele é TDMA e esta tecnologia tem sido abandonada para dar lugar ao GSM.
Dica:
Se for comprar, compre um CDMA, ou melhor ainda, um GSM.
GSM é o supra-sumo da tecnologia e serviços.
O CDMA tem tentando acompanhar, mas falta um pouco de fôlego.
Por enquanto a distância é pequena.
O TDMA vai ser que nem o AMPS…apenas uma lembrança…(Se é que ainda tem neguinho usando analógico, é mole ?!)
cv1
A distancia de cobertura de uma antena analógica é um pouco maior que as digitais… então, por causa disso, ainda tem muito lugar em que só se pega sinal analógico - quando eu estava na Cidade Industrial de Curitiba, por exemplo, o meu celular-backup da Vivo (que eu uso pra levar em viagens, já que a TIM em roaming pra celulares pré-pagos ainda é meio facada) só pegava sinal analógico…
T
tanque
Concordo com o cv. Nao existe a menor possibilidade de eu comprar um aparelho celular que nao tenha suporte a AMPS, no minimo nos proximos 2 anos. Tomemos um exemplo a TIM - Sul. Tinha uma rede imensa em AMPS, recobriu toda a rede com TDMA, agora va recobrir de novo com GSM. Ate o GSM cobrir tudo vai demorar. Vou ficando com os que tem suporta a AMPS ainda. No meu caso uso Vivo e estou adquirindo um 3586, que eh CDMA / AMPS.
Sei que esse negocio de cobertura eh meio relativo. Tem um amigo meu que tem um sitio no interior, que por incrivel que parece o Tim nao pega, nem em digital TDMA e nem em analogico, ja os CDMA funcionam bem em modo digital. Mas por vias das duvidas, eh sempre bom ter um analogico para ajudar.
P
PoneyMan
Me decidi finalmente !
Comprei via o Submarino o Siemens C55 + Chip Pré-pago.
Tudo por R$ 500,00
Antes de tomar esta decisão, pesou na escolha o preço, tecnologia (GSM), espaço para midlets (± 300kb) entre outros fatores.
Devo estar recebendo até amanhã.
O principal que eu queria, ele tem: Suporte a OTA.
A todos que colaboraram nestes posts, para eu chegar a esta decisão, meu obrigado.
OVERBITS
“r_linux”:
Pré-Pago ou Pós-Pago ???
Tem grande diferença de preço
Mas acho que seria legal vc comprar um celular que também tivesse IR ou BlueTooth :)
O seu é da TIM não é?..
Vc não teve problemas pra realizar downloads estes dias?..
O meu tá conectando normalmente, mas quando chega na última fase do download só fica na fase do 0% e não sai disso…
Será que desconfigurou quando coloquei um chip da OI por alguns instantes realizei ligações e removi… Mas depois de alguns dias descobri um site wap da clubsiemens tentei baixar algumas app e nada, mas imagens ele baixa na boa…
Vc não teria como postar as configurações do TIM WAP FAST, para ver se há alguma discrepância?
r_linux
“OVERBITS”:
O seu é da TIM não é?..
Vc não teve problemas pra realizar downloads estes dias?..
O meu tá conectando normalmente, mas quando chega na última fase do download só fica na fase do 0% e não sai disso…
Será que desconfigurou quando coloquei um chip da OI por alguns instantes realizei ligações e removi… Mas depois de alguns dias descobri um site wap da clubsiemens tentei baixar algumas app e nada, mas imagens ele baixa na boa…
Vc não teria como postar as configurações do TIM WAP FAST, para ver se há alguma discrepância?
Então… downloads é complicado mesmo… dependendo do local demora… na maioria das vezes consigo dar download na segunda tentativa somente… não sei se é problema da operadora, do celular ou do site…
Quanto as configurações são as que já vieram por default no celular… não mudei nada… mas se vc quiser que eu poste aqui… é só pedir…
F
fgmoribe
Tem certeza q o T68i roda java?
alguem sabe dizer quanto de memória ele tem?
Bani
“fgmoribe”:
Tem certeza q o T68i roda java?
alguem sabe dizer quanto de memória ele tem?
Segundo meu amigo que tem um, o T68i não roda Java.
F
FLC
boone e r_linux, o aparelho de vcs aceita instalação via cabo também? Eu tava querendo um aparelho que tivesse os dois modos de instalação…
Não sei… um simples cabo serial custa R$150,00 +/-… nem pensei em comprar…
Mas tem um projeto chamado SieFS… acredito que se dá pra fazer isso… dá pra instalar softwares tb
SieFS is a virtual filesystem for accessing Siemens mobile phones’ memory (flexmem or MultiMediaCard) from Linux. Now you can mount your phone (by datacable or IRDA) and work with it like with any other removable storage.
It was tested on
S45
ME45
SL45
S55
M55
MC60
It should work also on C55/M50/MT50 with enabled serial interface. There should not be any problems with other new Siemens phones (SL55,C60,etc).
P
PoneyMan
Finalmente chegou o meu Siemens C55.
O Submarino entregou antes do prazo e veio tudo certinho.
Gostei do celular pelo conjunto de características.
Recomendo as pessoas que quiserem um celular com um preço compatível com o conjunto de recursos do aparelho.
Veio com 3 jogos e mais algumas aplicações Java.
Memória pode ser liberada para a instalação de mais midlets, simplesmente jogando fora, ícones, sons e outros items que vem pré-instalados no aparelho.
Vou correr atrás de midlets free, custo do acesso GPRS e é claro, secret codes !!!
TedLoprao
O melhor do C55 é o Prince of Persia que já vem com ele… Muito show!!! (relembrando bons tempos!!!)
r_linux
Estou correndo atraz deste jogo… vc não sabe se tem algum lugar aonde posso conseguir ele ???
TedLoprao
Pra celular??? Se for o pra Pc eu tenho o original aqui e posso te mandar por mail… Pra celular eu tinha visto em algum site, vou dar uma olhada se acho de novo…
Fallow
r_linux
Pra celular… é claro
Se fosse o de PC… eu prefiro o de Playstation 2 :shock:
TedLoprao
Dá uma olhada aqui. Não sei se tu consegue fazer download nem se é free…´
fallow
r_linux
“TedLoprao”:
Dá uma olhada aqui. Não sei se tu consegue fazer download nem se é free…´
fallow
Mas este não é a versão que vem no C55 não é ???
Este é colorido e tudo mais…
T
tanque
Uma coisa que notei , eh que os games sao customizados por celular, mesmo em java (apesar da teorica portabilidade). Isso faz sentido. Que adianta fazer somente um jar do arquivo com imagens a cores, se o dispositivo tem somente 4 tons de cinza. Ia ser um desperdicio do storage dos devices, que tambem eh limitado. Entao nao basta procurar o jogo. Tem que procurar a versao certa do jogo.
Ate tentei rodar jogos do nokia 7210 num dispositivo da serie 35xx, mas como o tamanho da tela eh muito menor, ele ficou injogavel. tem que achar o jogo certinho, versao certinha para o dispositivo
r_linux
“tanque”:
Uma coisa que notei , eh que os games sao customizados por celular, mesmo em java (apesar da teorica portabilidade). Isso faz sentido. Que adianta fazer somente um jar do arquivo com imagens a cores, se o dispositivo tem somente 4 tons de cinza. Ia ser um desperdicio do storage dos devices, que tambem eh limitado. Entao nao basta procurar o jogo. Tem que procurar a versao certa do jogo.
Ate tentei rodar jogos do nokia 7210 num dispositivo da serie 35xx, mas como o tamanho da tela eh muito menor, ele ficou injogavel. tem que achar o jogo certinho, versao certinha para o dispositivo
Depende também… alguns celulares… por exemplo o meu… não tem o CanvasColor… então… jogos coloridos nem iniciam…
OVERBITS
Estou correndo atraz deste jogo… vc não sabe se tem algum lugar aonde posso conseguir ele ???
Não deu pra pesquisar esse tal jogo, mas existe vários jogos free para M50 neste site: http://www.club-siemens.net/fun/java/
É só verificar nos links compativeis com o M50, se tem o Prince Of Persia, acho que vi esse jogo ou estou enganado só tem a versão colorida mesmo, pro S55…