Boa noite, tenho uma dúvida, acho que deve ser bem simples de resolvê-la, mas eu não consigo.
Tenho duas tabelas:
users (id, username) e emails (id, id_username, email);
e tenho um formulário, onde peço para informar o username e o email, só que eu preciso passar 2 queries, com 2 inserts. Um, para inserir na tabela users ficaria $query = “insert into users (username) values (’{$username}’)”; <strong>agora que surge a dúvida</strong>, estou fazendo outa query, $query2 = "insert into emails (id_username, email) values (<strong>o que eu passo aqui pra pegar o id do user name que eu acabei de inserir na tabela users??</strong>, ‘{$email}’);
Relacionamento entre duas tabelas
2 Respostas
mano em primeiro lugar: pq vc tem duas tabelas? um user pode ter 0, 1 ou mais emails?
em segundo lugar: aprende a usar prepared statement. não soca variavel dentro do sql ou a vitima por ser vc ( sql injection, etc )
em terceiro lugar, vc precisa aprender a fazer SQL JOIN
P
Mano da uma olhadinha em Join, chave estrangeira
Criado 23 de outubro de 2016
Ultima resposta 16 de nov. de 2016
Respostas 2
Participantes 3
Alura O que é Python? — um guia completo para iniciar nessa linguagem de programação Acesse agora o guia sobre Python e inicie sua jornada nessa linguagem de programação: o que é e para que serve, sua sintaxe e como iniciar nela!
Casa do Codigo Desenvolvimento web com PHP e MySQL Por Evaldo Junior Bento — Casa do Codigo