raonielfo, acho que você não entendeu ou fomos nós que não soubemos explicar a você.
É o seguinte:
Cada fabricante, tem seus tamanhos de displays padronizados em diversos formatos e essa variação é muito grande. Supondo que você seja o dono do código, que desenvolva a aplicação, você tem como usar ou a área máxima, ou a área normal do celular pra aplicações ou também você pode definir a sua área de utilização.
Por exemplo
setFullScreenMode(true); //Seta a sua aplicação pra usar toda a area disponível do celular(Só funciona em cels com MIDP2.0, no caso da 1.0 você mesmo usando a Classe Canvas poderá usar apenas o espaço normal disponível do celular).
Essas duas variáveis, receber os valores limites de altura e largura, que considerando que vc está usando o this, a sua classe deve extender a Classe Canvas, que é a que permite você desenhar, fazer jogos, escrever no meio da Tela, enfim.
displayWidth = this.getWidth();
displayHeight = this.getHeight();
Nesse caso abaixo, eu já estou definindo valores da minha tela. Isso é muito usual se você estiver desenvolvendo uma aplicação pra um celular específico e apenas pra esse, pois aí você terá certeza de que o que vc definiu é o que será usado.
displayWidth = 200;
displayHeight = 174;
Enfim, se você está desenvolvendo a aplicação, você é o dono do código e pode sim alterar o espaço visualizável, lembrando é claro que o máximo desse espaço é o tamanho do display. Se vc estiver usando um aplicativo de outro fabricante, ou desenvolvedor, e não tem acesso ao código, esqueça que não tem como você mudar esse tipo de coisa.
Senta e chora! rs
Abraço.