[RESOLVIDO]Colocar imagem plano de fundo de uma JFrame

16 respostas
Scobar20

Boa noite a todos do guj,

Estou tentando colocar uma imagem de fundo em um código JFrame, tentei vários meios já mas nenhum deu certo…

16 Respostas

F

Bom dia, u iniciante em java mas vou tentar te ajudar.

Ate o opnto que eu sei para colocr uma imagem em um jframe, tem que ser atraves de um jlabel e depois adicionar este jlabel ao jframe, vamos ao codigo.

criando a imagem:

Icon bug = new ImageIcon(getClass().getResource(“bug1.gif”));

criando o jlabel:

private JLabel jlabel3;

jlabel3 = new JLabel();

jlabel3.setIcon(bug); // aqui eu adiciono a imagem ao jlabel

adicionando o jlabel ao jframe:

add(jlabel3);

depois vc pode criar um metodo para capturar a dimensão da tela e redimencionar seu label com a iamgem como bem intender.

Espero ter ajudado, sou iniciante me java mas se não nos ajudarmos não evoluimos.

erico_kl

JLabel não serve para deixar uma imagem de background pois não temos como adicionar componentes nele…

uma ideia seria vc implementar o seu JPanel, sobrescrevendo o método paintComponents… aí vc consegue dar um drawImage passando a sua imagem por parâmetro

F

Opa, me desculpe se falei besteira eriko, rsrsrs

Scobar20

erico_kl:
JLabel não serve para deixar uma imagem de background pois não temos como adicionar componentes nele…

uma ideia seria vc implementar o seu JPanel, sobrescrevendo o método paintComponents… aí vc consegue dar um drawImage passando a sua imagem por parâmetro

É o JLabel eu sabia que não dava por causa disso ai mesmo que vc falou…
como ficaria o método paintComponents, pq acho que até com ele eu ja tentei fazer e acho que não consegui…XD

Se alguem mais puder me ajudar…

erico_kl
basicamente tu deve pegar o Graphics, criar uma cópia, e passar a imagem:
public class FundoBg extends JPanel {  
    private BufferedImage img = null;    
    private int x = 0;  
    private int y = 0;  

public FundoBg(String urlImg) throws IOException    {