Boa tarde,
eu trabalho com análise de requisitos e faço a documentação de caso de uso no EA utilizando o diagrama de caso de uso também.
Cada caso de uso é representado por uma elipse que corresponde a uma funcionalidade ou rotina do sistema. Nosso sistema é um ERP e também fazemos a especificação e diagrama para relatórios do sistema.
Como o diagrama é focado por rotinas/funcionalidade, eu tenho por exemplo a especificação de caso de uso do relatório Imprimir Pedido de Venda e tenho anexado o diagrama de caso de uso ao documento de especificação.
Então tenho Usuário 1 ligado ao caso de uso Imprimir Pedido de Venda. Logo, para extrair os dados e apresentar no relatório, eu preciso do cadastro do pedido de venda UC Incluir Pedido de Venda.
Neste caso eu atribuí o relacionamento de include Imprimir pedido -------include------> Incluir pedido.
Muitas das empresas em que trabalhei, nao havia documentação de caso de uso para relatórios. Aplicávamos métodos simples de documentação onde nao tinha diagrama.
Aqui as pessoas enxergam que não existe relacionamento do imprimir pedido com o incluir pedido. Que o ator está ligado apenas ao imprimir, sendo assim, o relacionamento com a inclusão de pedido nao existe. No meu ponto de vista, isso quebra minhas pernas para visualizar a rastreabilidade dos relacionamentos direitos e indiretos entre as rotinas. Eu teria que ler tooooda a especificação pra saber os relacionamentos obrigatórios e não obrigatórios para execução de um determinado caso de uso.