[Resolvido] É correto usar uma camada BLL em C# ?

4 respostas Resolvido
csharpblldal
EduGomes

Durante meus estudos li em algum lugar algo sobre desenvolvimento em camadas em C#.

• O que vocês me dizem sobre isso?
  • É necessário usar camadas? (Tipo BLL, DAL, etc.)

Observação: se alguém poder explicar resumidamente o que de fato seria isso, eu agradeço.

4 Respostas

Dragoon
Solucao aceita

Vai depender do seu contexto geral, se você for estudante inicial da arquitetura de desenvolvimento .NET cuidado! tem muita pegadinha envolvido nisso e muitos vícios desnecessários.

No geral separa o projeto dependendo qual tipo de projeto (que pode ser Web, Desktop, Serviços, Mobile, etc) ou seja, depende mesmo. Geralmente Web a gente faz assim um projeto com a parte do Banco de dados com seus modelos e funcionalidades de banco de dados (Camada DAL), para que você possa utilizar esse projeto em outros também, exemplo Web e WebAPI a mesma camada DAL (reutilização).

É correto usar uma camada BLL em C# ?

Sim é correto, mas, tudo que é coreto precisa ver se é isso que você precisa no momento, contexto, forma, programação etc, mas, é correto sim se for bem utilizado

O que vocês me dizem sobre isso?

Vai depender da utilização e da sua regra de negócio, mas, nada impede a utilização mas, como dito na primeira pergunta é necessários?

É necessário usar camadas? (Tipo BLL , DAL , etc.)

Depende do projeto e suas funcionalidades, mas, não é obrigatório porém talvez necessário, falta mesmo aonde vai utilizar essa aplicação.

• Resumindo, aonde vai utilizar isso?
  • Você sabe utilizar isso? (é uma forma que pra mim por exemplo não utilizo BLL eu crio as validações no próprio modelo afinal é o modelo que eu tenho que testar)

Vai depender de fatores e estudo prévio, mas, no geral, tem muitas aplicações feitas assim. (certas ou erradas)

EduGomes

Olá Dragoon, eu vou utilizar em um sistema desktop, com controle de receitas, despesas, estoque, etc…
Quanto a saber utilizar, confesso que não tenho muito conhecimento sobre, porém tinha ficado em dúvida se isso seria essencial mais a frente no projeto, então caso sim eu pretendia buscar conhecimento e implementar essa camada. Porém conforme estou desenvolvendo, me parece que apenas um DAL seria o suficiente. Mas obrigado pela explicação.

Dragoon

Eu utilizaria uma camada DAL para Desktop e verificaria uma opção de Validação para cada Model.

EduGomes

Blz. Muito obrigado pela ajuda.

Criado 12 de abril de 2019
Ultima resposta 12 de abr. de 2019
Respostas 4
Participantes 2