adriano_si:
Aloha galera.
Utilizo o Linux Mint 12 e gostaria de alterar a versão do Python que já vem pré-configurada nele, para a versão mais nova do mesmo.
Como deu pra perceber, venho do mundo java e não achei uma forma fácil de manter as 2 versões na mesma máquina como temos com Java. É possível fazer tal coisa ???
Se sim, como posso proceder ??? Tem que remover a versão antiga (que com certeza será um parto por conta de dependências) e instalar a nova ??? Ou basta adicionar a nova versão ???
Estou encontrando dificuldades de achar algum material pra isso. Algum Pythonista pra me ajudar nessa missão ???
Hoje tenho a versão 2.7.3 e quero mudar pra 3.3.0 que é a atual.
Abs []
O desenvolvedores do ubuntu/debian (aí se encaixa o mint) empacotam o Python para que seja possível usar ambas as versões. Mas a versão do python 3 disponível no ubuntu 12.04 é a 3.2.3.
No caso se desejar instalar a versão 3.2.3 é só dá um apt-get install python3 e depois chamar python3 no terminal ou usar #!/usr/bin/python3 em seus scripts.
A versão 3.3.0 ainda não está disponível no repositório, caso queira usar essa versão terá que fazer a instalação do fonte. Nesse caso é recomendável não instalar em /usr ou /usr/local para não haver conflito, você pode instalar em /opt ou no seu /home por exemplo.
Só lembrando que você não pode remover a versão padrão no caso 2.7.3.
PS: A próxima versão do ubuntu virá com o Python 3 por padrão, só não sei se será a 3.2 ou a 3.3.