[RESOLVIDO] - Unity - Mudar cor do tema e Editar o Código

4 respostas
programação
wlcs22

Olá!

Pessoal, acabei de instalar o Unity, vou começar com os estudos! Mas de cara, uma coisa que me incomoda bastante, é o tema, não gosto do dark, alguém sabe como deixar ele claro? Já pesquisei sobre, e ninguém falou de forma clara. Ficam falando que é pra alterar arquivos… enfim. Alguém?

4 Respostas

TerraSkilll

Com a Unity aberta em um projeto, vá no menu “Edit”, e selecione “Preferences”. Nessa tela, selecione “General” do lado esquerdo, e haverá uma opção chamada “Editor Theme”, onde você pode alterar entre o tema claro e o escuro.

Note que essa opção é recente na Unity (acho que de 2019 pra frente). Por isso muitos tutoriais falam em alterar arquivos.

Abraço.

wlcs22

Maravilha! Mt Obg! Sim, 2019.

Se me permite, eu só programei em JAVA, mas a linguagem utilizada pela Unity é C#. Eu nunca programei em C#, daí fui ver sobre ela e todos dizem (e de fato é) que a semelhança eh mt grande entre ela e Java. Então blz, vamos seguir adiante, mas logo de cara, ao me deparar com a ferramente onde programamos o código, aki só abre o Visual Studio, mas vi no youtube um cara usando o MonoDevelop-Unity. Ele disse que ambos fazem a mesma coisa, são idênticos, mas a dificuldade que encontrei foi o fato de que no Visual Studio os termos como private, public, Input, GetKey, KeyCode, AddForce… não ficam com a cor diferenciada dos nomes das variáveis que a gente cria/declara entre outros. Não tem sugestões de, quando a gente tá no meio da digitação de um código, ele não sugere o restante, ou seja, se vc começa a digitar KeyCode, no meio da digitação dessa palavra, por exemplo KeyC… ele não sugere o restante da digitação pra completar o termo KeyCode. Isso é terrível pra quem está iniciando, pois só quem manja a tempo é que sabe digitar os termos completo sem erros.

Já no MonoDevelop-Unity, quando eu estava vendo no youtube, as variáveis são coloridas, facilitando assim a distinção das coisas, isso já é um bom começo, coisa que não tem no Visual Studio. A não ser que tenha essas coisas e eu por ser nova não saiba como configurá-las.

A pergunta é como faço pra usar o MonoDevelop-Unity em vez do Visual Studio? Quando eu clico no Scripts do Assets e vou editar o código, ele não dá opção pra escolher entre o MonoDevelop-Unity ou Visual Studio. Como faço pra configurar pra só usar o MonoDevelop-Unity?

Desde já mt obg!

TerraSkilll

Pela sua descrição, acho que seu Visual Studio não está gerenciando seu projeto corretamente. Já vi isso acontecer no Visual Studio 2019. Após testar com o 2017 e depois reinstalar o 2019, passou a funcionar.

Você também parece estar se perdendo nos termos, então um pequeno resumo:

• as cores de palavras reservadas (private, public, for, …) chama-se syntax highlight (destaque de sintaxe). Qualquer editor/IDE moderno possui esse recurso, inclusive o Visual Studio. Se seu Visual Studio não está exibindo, há algum problema com a instalação dele ou com o jeito como seu projeto (solution, no VS) está sendo interpretado.
  • o recurso de completar enquanto digita geralmente chama-se code completion, e também está presente em qualquer editor/IDE moderno. Novamente, se seu VS não está fazendo, é provavelmente um problema na instalação dele ou configuração da solução.

Não existe MonoDevelop-Unity, é só MonoDevelop, uma IDE (assim como o Visual Studio) que a Unity suporta.

Baixe e instale o MonoDevelop, vá nas mesmas preferências que citei acima, mas em vez de “General”, vá na aba “External Tools”. Na opção “External Script Editor”, selecione o MonoDevelop. Se ele não aparecer na lista, selecione “Browse…” e depois selecione o executável do MonoDevelop que deve estar em arquivos de programas ou similar. Não me pergunte se funciona bem com as versões mais novas da Unity, pois não sei. A Unity não tem mais suporte oficial ao MonoDevelop, e pode ser que as coisas (como code completion) não funcionem bem.

Abraço.

wlcs22

Boa noite!

Rapaz… Vi nesse link https://answers.unity.com/questions/1520926/how-to-download-monodevelop-and-use-it-in-unity.html, o cara chamou de Monodevelop-Unity como eu falei, mas enfim. PRA USAR O Monodevelop NO Unity, esse cara falou isso:

Infelizmente, o Unity parou de oferecer suporte ao Monodevelop-Unity na versão 2018.1.0. No entanto, você ainda pode usar o Monodevelop-Unity baixando o instalador do Unity da versão 2017.4.7 neste link: https://unity3d.com/get-unity/download/archive, escolhendo a instalação personalizada e selecionando a instalação apenas do Monodevelop. Depois de instalado em seu PC, você pode selecioná-lo como o editor de script em qualquer versão do Unity.

Nem o Visual Studio, nem o MonoDevelop estavam abrindo aki no meu PC. Perdi mt tempo instalando/desinstalando e configurando no Unity pra usar o MonoDevelopt, sem sucesso. Fiz o que esse cara falou, mas não funcionou pra versão 2021. Então baixei e instalei a versão UnityDownloadAssistant-2017.4.40f1 e o MonoDevelop funcionou.

Respondendo à

Não, não funciona nas versões mais atuais. O MonoDevelor só funciona até a versão 2017, não funciona na 2021 não.

Fiz como vc falou, @TerraSkilll e funcionou certinho! Mt obg!!

Criado 8 de fevereiro de 2021
Ultima resposta 9 de fev. de 2021
Respostas 4
Participantes 2