joellobo:
Essa classe stub no cliente ainda não me parece uma boa ideia… Acredito que existe uma forma melhor mas ainda não sei como… 
Vou ver como ficaria isso em Java. Vi um exemplo onde o NetBeans gera a classe JavaScript stub a partir de uma serviço REST. Acho isso muito SOAP!!! Onde está o desacoplamento se preciso gerar o cliente caso alguma mudança seja feita no server?
Ola Joel
Assim como em EJB, em WSDL, ou mesmo um Stub javascript, se voce mudar o servidor e gerar uma quebra de contrato (retirar uma operação/metodo por exemplo) vai sem duvida afetar seu cliente. Nao ha magica. O restfulie ja faz algo muito melhor que as outras tecnologias remotas: se sua interface aumentar no servidor, e voce expor novas mudancas de estado, sem quebrar o contrato anterior, voce nao precisa mudar uma virgula no seu cliente.
Voce tem razao: o modo do netbeans, de gerar o stub, vai na contra mao: voce vai precisar regera-lo se o servico rest mudar. No restfulie o stub inteiro é gerado dinamicamente, e nao ha o problema de compile time, por causa da linguagem ser dinamica.
Mochuara, quis dizer que, com o Ruby, nao da pra gente fazer algo bonito como exportar uma interface. O outro lado precisa ser uma classe, mas vale lembrar que so precisa de um uses_restfulie