Selenium RC

17 respostas
R

Pessoal, estou responsável por automatizar os testes de um baita projeto e estou meio inseguro quanto a isso, visando que nunca tinha trabalhado com automatização, apenas teste manual.

Estou realizando os testes da seguinte maneira: Os desenvolvedores me liberam a aplicação, eu testo ela manual e depois eu automatizo, está correto?

Outra coisa, eu estava testando apenas com o Selenium IDE, apenas gravando e reproduzindo, porém tenho também que automatizar se os dados realmente estão sendo gravados no banco, e o cliente me disse que SLEENIUM RC fazia isso.

Alguem possui algum material de SELENIUM RC para estudo? É fácil de aprender? Quais as ferramentas (Grátis) essenciais vocês acham necessário para testes?

Abração e quem puder ajudar, obrigado.

17 Respostas

A

rafael.cs:
Pessoal, estou responsável por automatizar os testes de um baita projeto e estou meio inseguro quanto a isso, visando que nunca tinha trabalhado com automatização, apenas teste manual.

Estou realizando os testes da seguinte maneira: Os desenvolvedores me liberam a aplicação, eu testo ela manual e depois eu automatizo, está correto?

Você pode ainda definir este ciclo utilizando Hudson (integração contínua).

Outra coisa, eu estava testando apenas com o Selenium IDE, apenas gravando e reproduzindo, porém tenho também que automatizar se os dados realmente estão sendo gravados no banco, e o cliente me disse que SLEENIUM RC fazia isso.

Olha, se eu fosse você, criaria uma estrutura e faria os testes apenas com o Selenium RC, pois ele é muito poderoso. O Selenium IDE é bastante limitado comparando ao RC do ponto de vista por exemplo se você quer fazer algo programaticamente de uma determinada maneira… Com o RC você traz para o domínio da linguagem de programação, no meu caso, com Java faço coisas incríveis baseando-se no que o Selenium RC dá de suporte.

Alguem possui algum material de SELENIUM RC para estudo? É fácil de aprender? Quais as ferramentas (Grátis) essenciais vocês acham necessário para testes?

Sugiro entrar no Google e pesquisar por “Selenium WebDriver”.

Exemplo: http://seleniumhq.org/docs/appendix_migrating_from_rc_to_webdriver.html

A

Qual ferramenta de gerencia de defeitos vocês usam, Bugzilla? Mantis? Você utilizam ferramenta para adminstração de Projetos de Teste como Testlink? Se sim, você poderia até mesmo integrar automação com a ferramenta de adminstração do projeto de teste.

R

Selenium webdriver é a mesma coisa que RC?

Vou começar a usar o bugzilla.

abraços.

A

Selenium v1 = Selenium RC
Selenium v2 = Selenium WebDriver

A

Sua empresa realiza apenas Testes de Funcionalidade?

R

Por enquanto teste funcional e de regressão, por que? Valeu a ajuda.

B

rafael.cs:

Recomendo utilização do web driver como foi citado.

O selenium não faz efetivamente a consulta no banco, como você vai realizar os testes utilizando a linguagem de programação, você terá poderá fazer os selects no banco de dados e fazer os asserts do qeu está no banco de dados.

R

beleza, vou tentar instalar o webdriver, só estou inseguro quanto aos testes…

Então o selenium webdriver é melhor que o RC, correto?

R

Pessoal, preciso de uma ajuda para migrar do SELENIUM IDE para o WEBDRIVER, porém estou perdido à tantos downloads que tem na página do selenium.

Alguém poderia me ajudar?

Atenciosamente,
Rafael.

A

O Selenium lhe trará bons resultados no quesito Teste de Regressão… Pois basicamente, você derá um play e os casos de teste já
criados serão executados.

A

Pq não já automatizar de kra ao invés de testar manualmente e depois automatizar. Veja, nem todo caso de teste compensa o “esforço de automatização”…

Vc faz isso com Java utilizando o .jar do Selenium WebDriver ou Selenium RC.

A

rafael.cs:
Pessoal, preciso de uma ajuda para migrar do SELENIUM IDE para o WEBDRIVER, porém estou perdido à tantos downloads que tem na página do selenium.

Atenciosamente,
Rafael.

Pergunta, vc é testador e desenvolve em Java tb?

R

Apenas testador, em java só sei o básico da faculdade, não programo em nada.

A

andredecotia:
rafael.cs:

Atenciosamente,
Rafael.

Pergunta, vc é testador e desenvolve em Java tb?

Vc pode baixar aqui: http://selenium.googlecode.com/files/selenium-java-2.11.0.zip

A

Pois bem, utilizando o Selenium RC ou WebDriver vc terá de “programar”… Ou fazer o que estou fazendo aqui no serviço, estou trabalhando no desenvolvimento de um framework para o Selenium WebDriver, desta forma o Testador não deverá/precisará ter conhecimento algum de Java, ele vai chamar comandos literais do tipo abrirPagina(“www.guj.com.br”), digitarTexto(“André Gatão”) etc… Sem precisar ter o conhecimento de Orientação à Objeto, criar instâncias, métodos estáticos, privados etc… Sakô?

R

Entendi sim, mas acho que assim fica muito amador e não nos levará pra o “mundo real”, não acha?

Quero fazer outra pergunta: É necessário testar na mesma linguagem em que se desenvolve? O projeto é em DOT NET, posso testar com o selenium (que não converte para DOTNET) tranquilamente?

abraço!

A

Me add no msn [email removido]. Posso te ajudar.

abs,
André AS.

Criado 8 de dezembro de 2011
Ultima resposta 9 de dez. de 2011
Respostas 17
Participantes 3