Tcc - tema para desenvolvimento. o que fazer?

11 respostas
chrystyan

Bom dia,
Pessoal estou me formando em Sistemas de Informação, no entanto, não estou conseguindo encontrar um “problema” para desenvolver meu TCC. Eu tenho apenas 7 meses para concluir o mesmo.
Até o momento não tenho um tema especifico para começar o desenvolvimento, se possivel gostaria da ajudade de vocês. Posso desenvolver para Web ou Desktop, o mais dificil é encontrar o tal “problema”.
Desde já agradeço.

11 Respostas

Frentic

Aquecimento global, resolva.

LPJava

o problema eh so vc colocar seu tema no formato de pergunta exemplo:

Tema: As implicacoes da UML no desenvolvimento Software O.O
problema: Quais as implicacoes da UML no desenvolvimento Software O.O?

flw!

chrystyan

Bacana a idéia, mas eu gostária de desenvolver algo, no entanto, queria que fosse algo intermediário. :smiley: alguem tem idéia, de aplicação. Eu estava pensando em um sistema de apoio a decisão, mas não encontro muito material.
Mesmo assim muito obrigado pela força.

Frentic

todo professor gosta de buzzword, faça algo que use coisas do tipo JBOSS jBPM que seu professor ficará feliz, mesmo que o software seja inutil.

F

Cara, qdo eu me formei em Analise de sistemas(agora se chama Sistemas de Informação) eu queria fazer um sistema de monitoração de rede generico usando graficos blablabla … dai o professor falou… isso da pouca analise (documentação) … dai eu resolvi fazer um CADASTRAO … resumindo … faca um cadastrao de qq coisa que gere mtos relatorios e graficos e pronto … voce tem um sistema comercial que acha em qq lugar … uma boa analise … varios objetos …

LPJava

eu acho que antes de escolher um tema para TCC tem que definir qual o objetivo o aluno pretende com o mesmo se eh pegar um tema qualquer e se formar ou se quer pegar um tema para se formar e contribuir para carreira profissional dele, algo que apos ele se formar pode ate dar continuidade, e que pode servir tb para a pos.

Bom eu fiquei com a opcao dois… e estou satisfeito ja que tive resultados a curto prazo…

flw!

paulofafism

Uma ótima ideia seria desenvolver um framework ou algo relacionado. Em meu TCC da pós graduação estou desenvolvendo um framework de Binding parecido com Beans Binding e Genesis. Até que esta ficando bom, alem disso estou aprendendo muito coisa, mas muita coisa mesmo sobre java que até então desconhecia. Acho que isso irá enriquecer meu curriculo profissional.

LPJava

concerteza tcc é isso, na minha opiniao. O meu é sobre refactoring, puts to apredendo como deixa um code clear e facilitar a manutenção que nem fazia ideia… cada detalhes que fazem a diferença… ja que sabemos que hoje a manutenção de software é um transtorno para muitas organizações…

F

Eu desenvolveria um plugin para integrar o Open Office com o SVN e o CVS e criar um Document Management System. (DMS) tentei encontrar alguns mas não funionam bem.

souzaJr

Cara, desenvolve algo usando JavaTV API. Sei lá, um emulador aí… com Guia de Programação, ou integração com Internet…tem muita coisa pra fazer pra TV Digital. Bom trabalho.

ViniGodoy

Procure responder a todas as seguintes perguntar:

“thingol”:

Para todo mundo que deseja um tema para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)*

• Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor

• Diga qual a ênfase de seu curso.

• Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
    Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.

Por exemplo, tem aquele pessoal que adora computação gráfica, outros que são amarrados em matemática, e outros cuja realização na vida é mover campos de um lado para outro do banco de dados.

• Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).

Senão o pessoal vai lhe sugerir coisas estratosféricas e que são inviáveis para fazer, porque tem liberdade demais para sugerir.

• E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.

Você também pode dar uma olhadinha no tópico de onde tirei essas dúvidas, lá já tem diversas sugestões:
http://www.guj.com.br/posts/list/52019.java

Criado 30 de setembro de 2008
Ultima resposta 1 de out. de 2008
Respostas 11
Participantes 8