Olá. Estou indo para o terceiro semestre de um curso tecnico voltado para area de programação. Porém não tenho idéia para fazer de tcc. A principio o desafio é fazer em uma linguagem que não aprendemos no curso. O meu curso ensino java. Alguém tem uma ideia que possa me ajudar?
Tema para tcc
8 Respostas
Sugestão:
1 - Procure fazer numa linguagem que você tenha afinidade, pois assim vai ter mais tempo pra focar na finalidade do sistema, caso contrario vai perder muito tempo procurando entender da ferramenta e vai faltar tempo pra construir as funcionalidades.
2 - Olhe em volta, perceba algum problema que você vivencie e seja possível você realizar a construção de uma solução.
Q doido, nunca vi técnico com tcc, mas pelo que descreveu, e pelo fato de ser um técnico acredito que por exemplo um sistema de frente de caixa web seria o bastante, nesse caso recomendaria a vc dar uma olhada em PHP, e um framework que facilitará muito seu trabalho, eu utilizaria Laravel, mais ai tem vários.
Se quiser ir mais a fundo, um app seria legal, da uma olhada em Ionic se já teve html, css e javascript, em uma tarde vc aprende a fazer apps, ao menos apps básicos.
Agora se vc quiser fazer algo pra garantir um 10, e ainda impressionar os professores, va de progressive web apps, este é o assunto do momento, vi uma banca de TCC de Ciência da Computação, ao menos metade dos TCCs envolvem PWA, e apesar do nome poder dar a impressão de ser algo meio complexo, não é nada de mais.
Fico imaginando a qualidade de um curso de Ciência da Computação onde os alunos tiram nota boa num TCC fazendo app web/mobile.
Envolver não é apenas o fazer, leia, interprete, depois disserte!
E é uma federal muito bem conceituada por sinal.
Seria aceitável para o curso de Sistemas de Informações, mas concordo que é bem estranho pra um curso de Ciência da Computação.
Olá. Estou indo para o terceiro semestre de um curso tecnico voltado para area de programação. Porém não tenho idéia para fazer de tcc. A principio o desafio é fazer em uma linguagem que não aprendemos no curso. O meu curso ensino java. Alguém tem uma ideia que possa me ajudar?
Conhece alguém que precise de algum tipo de sistema ou módulo? Fazer algo para uso real vai te dar mais credibilidade.
Dependendo do prazo, fazer em linguagem que não conheça é furada. Importante é a solução final.
Mas o que vcs acham que é Ciência da Computação? Uma das áreas dentro da Ciência da Computação é o desenvolvimento de sistemas, e principalmente o estudo de novas tecnologias a serem aplicadas ao desenvolvimento.
O estudo da aplicação de Progressive Web Apps em substituição a métodos tradicionais de desenvolvimento ou plataformas já aplicadas, metodologias e engenharias a serem aplicadas nestas, análises de ganhos e prejuízos está totalmente de acordo com a ementa do curso.
Não sei que fundamentação vcs tem por trás de seus comentários, mas se pesquisarem TCCs e pesquisas na área da ciência da computação, sejam de universidades brasileiras ou internacionais, verão que 90% é voltado ao desenvolvimento e tecnologias envoltas neste processo.
Pois se repararem no meu comentário:
ao menos metade dos TCCs envolvem PWA
Nunca disse que os TCCs eram o desenvolvimento de um PWA e sim que envolviam PWA, muito menos que estes teriam boas notas
E sim recomendo a ele, em um TCC de nível técnico, em um curso voltado a desenvolvimento, o desenvolvimento de um PWA tiraria uma ótima nota
Agora se vc quiser fazer algo pra garantir um 10, e ainda impressionar os professores, va de progressive web apps, este é o assunto do momento
E após a frase defendo a minha posição de ser o assunto do memento em meios acadêmicos
vi uma banca de TCC de Ciência da Computação, ao menos metade dos TCCs envolvem PWA, e apesar do nome poder dar a impressão de ser algo meio complexo, não é nada de mais.
E por isso que volto a reforçar
Envolver não é apenas o fazer, leia, interprete, depois disserte!
Ciência da Computação não é realmente ciência e depende tanto de computadores quanto Física depende de aceleradores de partículas. É um péssimo nome. (Essa frase fica melhor em inglês, porque o nome da parada é “Computer Science”)
É muito mais sobre a organização da razão e descrição formal de procedimentos. É muito mais sobre filosofia do que parece
Você está pensando em Ciência da Computação como Sistemas de Informação, e eu não te culpo. A maioria das faculdades aqui do Brasil trata CC como SI, por falta de capacidade, tanto de professores como de alunos. É muito difícil puxar uma turma lenta pra conteúdos avançados. O índice de reprovação nesses cursos já são altíssimos, imagina se pegasse pra valer mesmo.
se pesquisarem TCCs e pesquisas na área da ciência da computação, sejam de universidades brasileiras ou internacionais, verão que 90% é voltado ao desenvolvimento e tecnologias envoltas neste processo
Eu passei 1 ano na UC Berkeley e te garanto que a pesquisa lá é muito mais voltada pra assuntos mais teóricos do que desenvolvimento WEB, como machine learning, compiladores, data science, etc. Isso nem é abordado na grade oficial, só em eletivas (que nem contam pra tirar o grau de bacharel, você só faz se quiser).
Web Dev é algo muito trivial do ponto de vista da computação. É só uma consequência. Eu sei que existe todo um estudo a respeito de usabilidade, design, etc., mas isso tá muito mais ligado a SI do que CC. O conteúdo de CC é bem mais teórico e fundamental.
Se o cara quer programar um aplicativo pro TCC como uma extensão do trabalho dele, ótimo. Minha encrenca é com quem usa um aplicativo que faz um CRUD como principal do trabalho. Isso me dá vergonha alheia, por isso comentei. Eu pago imposto e posso me indignar com quem faz isso em universidade pública ¯\_(ツ)_/¯
E sobre o OP, é um curso técnico e nada disso importa hehe