Testar se o alias funciona, ou seja, se ao chamá-lo o método adequado é chamado não seria o mesmo que testar o Ruby (supondo que usará a palavra-chave alias)? Neste caso, considerando que o Ruby já tem seus próprios testes para essa palavra-chave, o seu teste não seria desnecessário?
peczenyj
É possivel, porém imagine que eu tenho 4 metodos e um alias para um deles.
Um dia um desenvolvedor altera o alias, como eu vou saber?
Se eu repetir os testes do metodoX para o alias eu vou saber, mas ai é chato.
Eu poderia testar se na minha classe o metodo alias_method é chamado com os 2 parametros mas uma vez que a classe é carregada pelo ruby, como testar isso?
elomarns
peczenyj:
É possivel, porém imagine que eu tenho 4 metodos e um alias para um deles.
Um dia um desenvolvedor altera o alias, como eu vou saber?
Se eu repetir os testes do metodoX para o alias eu vou saber, mas ai é chato.
Eu poderia testar se na minha classe o metodo alias_method é chamado com os 2 parametros mas uma vez que a classe é carregada pelo ruby, como testar isso?
Realmente, seria bom testar o alias pra garantir que a situação apontada por você não aconteça sem ser detectada.
No entanto, eu testei aqui, e o instance_method não funcionou. Ele deu false ao fazer a comparação de um método e seu alias.
elomarns
Falei besteira no post anterior. O código abaixo funcionaria pra testar um alias:
Obviamente o teste só passaria se full_name fosse um alias de name. Deve ter dado errado quando tentei ontém por ter usado o alias ao invés do alias_method.