Teste de Software - Relatório de Defeito

13 respostas
C

Olá,

estou começando nessa área de teste de sotware, e gostaria de saber se alguém sabe um modelo de relatório de defeito.

Por favor é muito importante!

Grata!

13 Respostas

rodrigoy

Dependendo de como for seu ciclo de teste você pode usar sua ferramenta de bugtracking mesmo… Se estiver usando uma abordagem ágil e iterativa como o Scrum, nada impede você anotar os erros no papel de pão e falar diretamente com o programador desleixado… he he he he… 8)

peczenyj

O modelo de relatorio depende da sua organização e da metodologia de desenvolvimento.

Normalmente vc precisa informar o bug e os passos para reprodução. As vezes vc consegue classificar os erros como: Catastrofe, Erro sério, Bugzinho mixuruca e Podia ser mais bonitinho.

Por exemplo, vc pode estar usando um Jira ou Bugzilla para cadastrar bugs e acompanhar o ciclo de vida dos mesmos, atrelando o bug a uma versão no CVS por exemplo. Agora o relatório de defeito sera feito para quem? É pro chefão ter a ilusão de que esta tudo bem? É para o desenvolvedor para que ele produza uma versão melhorada?

C

Obrigada gente!

Então meu chefe pediu pra fazer um relatório para ser passado para o programador…mas o chefe tem que aprovar…

Vou estudar essas ferramentas e ver a melhor forma.

Mas valeu mesmo, ajudou muito…dá pra ter uma ideia…

rodrigoy

Aprovar um relatório de bugs?

lemontt

orras meu… ate que fim encontrei um lugar que tenha o conteúdo que preciso, pois to pra iniciar essa profissão e gostaria de ter convivencia com aqueles que ja trabalham na area…

{this phrase are removed}
abs a todos :smiley:

T

Cuidado com os trotes - você não disse que “só tem veterano aqui” ?

lemontt

ok

:?

KleberSP

E o Testlink, nao seria interessante tmb…

J

Camillal:
Obrigada gente!

Então meu chefe pediu pra fazer um relatório para ser passado para o programador…mas o chefe tem que aprovar…

Vou estudar essas ferramentas e ver a melhor forma.

Mas valeu mesmo, ajudou muito…dá pra ter uma ideia…

Camilla:

A comunicação interpessoal, em qualquer time, já é suficientemente difícil sem que seu
chefe cisme de brincar de correio elegante.

Pelo que vc está falando, testador falar com programador, nem pensar …
Pode se criar uma relação de confiança e defeitos serem corrigidos antes de registrados,
ô heresia.

Me lembra um projeto onde trabalhei com testes, em que eu era proibido de registrar defeitos
na semana do release. Pior, eu era terceiro e não podia registrar os defeitos eu mesmo, precisava
passar as informações a um funcionário celetista que tinha essa prerrogativa.

Desculpe desde já o tom debochado, só quis contribuir.
[]s

Jorge Diz

Luiz_Aguiar

Camillal:
Olá,

estou começando nessa área de teste de sotware, e gostaria de saber se alguém sabe um modelo de relatório de defeito.

Grata!

Bug tem que ser encontrado e corrigido, não tem que virar relatório!

M

"

rogeriop80

Luiz Aguiar:
Camillal:
Olá,

Grata!

Bug tem que ser encontrado e corrigido, não tem que virar relatório!

Mas tem que ser rastreado e documentado, pois nem sempre um bug é corrigido imediatamente a sua descoberta.

Andre_Brito

Documentado sim. Do tipo “Bug encontrado no componente X. Acontecia isso, isso e isso. Arrumado.”. Ou até mesmo um cartãozinho preto escrito com caneta prata no quadro branco. Agora, aprovação de um relatório de erros… Não vejo razão alguma.

Criado 26 de março de 2009
Ultima resposta 26 de ago. de 2009
Respostas 13
Participantes 11