Caros amigos!
Estou preparando uma dinâmica para mostrar o planning poker em sala de aula. Alguém sabe onde posso conseguir uma lista de user stories “fictícias” para usar na dinâmica?
[]s
Caros amigos!
Estou preparando uma dinâmica para mostrar o planning poker em sala de aula. Alguém sabe onde posso conseguir uma lista de user stories “fictícias” para usar na dinâmica?
[]s
Cara, a melhor história seria uma que vc vivenciou. Eu já trabalhei com Scrum e as histórias que vc vivencia vc consegue detalhar, debater melhor. Se alguem questionar, “mas pq não fizeram isso?” vc vai ter a resposta na hora.
Mas, opinião minha! [=
Guerr@,
Tudo bem?
Eu recomendo você a começar por uma história fora do contexto de informática. Por exemplo, construir uma casa. Lista algumas atividades que são necessárias para se construir uma casa. E prática com eles o conceito nesse exemplo.
Quando você observar que eles entenderam o funcionamento do planning poker.
Ai você lança um exemplo real, do seu dia a dia mesmo. Nada muito complexo, algo simples. Um sistema de “padaria” por exemplo.
Espero ter ajudado, abraços.
Entendi…
Imaginei que alguém já tivesse feito uma dinâmica assim antes e pudesse me passar as coisas já mastigadas…
Por acaso você não teria as “user stories” da construção da casa ou do sistema da padaria?
Também sou a favor de alguma coisa fora do contexto de informática.
No curso que eu fiz, tinha uma dinâmica de fabricar aviões de papel. Além de dobrar, tinha de desenhar portas, janelas e logotipos nas asas e cauda, achei criativo e dá pra treinar as iterações, planejamento x realizado, comparar com waterfall, etc.
Entendi…Imaginei que alguém já tivesse feito uma dinâmica assim antes e pudesse me passar as coisas já mastigadas…
Por acaso você não teria as “user stories” da construção da casa ou do sistema da padaria?
Guerr@,
Pessoalmente eu não uso nada pré determinado. Geralmente pergunto pra galera mesmo, os problemas que eles tem e peço sugestões de um problema fora da informática.
Escrevemos as histórias na hora, priorizamos e ai jogamos o planning poker.
Nessa dinâmica você pode ensinar vários conceitos além do planning poker, como priorização, papéis (PO, Scrum Master, Time no caso do Scrum), etc.
Entendi…Imaginei que alguém já tivesse feito uma dinâmica assim antes e pudesse me passar as coisas já mastigadas…
Guerr@,
Pessoalmente eu não uso nada pré determinado. Geralmente pergunto pra galera mesmo, os problemas que eles tem e peço sugestões de um problema fora da informática.
Escrevemos as histórias na hora, priorizamos e ai jogamos o planning poker.
Nessa dinâmica você pode ensinar vários conceitos além do planning poker, como priorização, papéis (PO, Scrum Master, Time no caso do Scrum), etc.
em um work shop de scrum que eu fiz foi exatamente assim, e foi bem bacana… tinhamos que escrever estórias para fazer um sistema de relacionamento para uma empresa utilizar com seus funcionários
Valeu pessoal!
Realmente é uma oportunidade legal explorar não somente o planning poker, mas também a criação das historias, priorização e etc…
Alguém teria a descrição da dinâmica desse exercício?
[]s