Vestibular FIAP

157 respostas
TalonNoxus

Bom dia! Eu estou pensando em entrar na FIAP ano que vem, eu li no site que cai uma redação, questões sobre matemática, lógica e interpretação de texto.

Alguém que já fez o vestibular da FIAP poderia me dizer o conteúdo de matemática e se as questões de lógica são fáceis mesmo como algumas pessoas dizem?

157 Respostas

H

Vou dar um UP, pq eu também quero saber.

TalonNoxus

up

igomes

Se vc ta preocupado com o vestibular e quer estudar na fiap, acho que não faz muito sentido.
Se for fácil ? vai fazer la.
Se for difícil ? vai deixar de fazer na fiap, porque as questões do vestibular são difíceis ?

TalonNoxus

Se alguém me falar o conteúdo e o conteúdo for fácil, eu só precisarei reforçar um pouco os estudos
se o conteúdo for díficil, vou ter que dar uma raladinha nos estudos.
Além do que, vai que eu estude derivadas e me aperfeiçoo nesse assunto, mas aí cai sobre f(x),g(x), eq do 2º grau e por ai vai (coisas mais básicas que derivadas, mas que precisam ser revisadas).

Thais_Munhoz

Olá, estou com a mesma dúvida sobre o que estudar. Já fiz testes de lógica, mas matemática ainda não sei ao certo em que focar. Conseguiu entrar pra FIAP?! Lembra o que caiu mais ou menos?

TalonNoxus

Eu entrei sim, foi de boa.

Caiu equação do primeiro grau, geometrica básica (calcular area, descubrir altura de um poligono, pitagoras), lógica e uma redação (como de costume).

Os exercicios de lógica são bem parecidos com os que tem no google.

V

Conseguiu acerta quantas man ? tinha muita gente fazendo o vestibular ?

TalonNoxus

Não mostra o quanto acertou, apenas se passou ou não no vestibular.
Sim, tinha muita gente fazendo, facul lotada

V

Semana que vem é o vestibular, já estou nervoso kkkkkkk

TalonNoxus

Haha eu também estava, mas é tranquilo a prova

V

Está cursando qual curso man ?

TalonNoxus

@vagner531 estou cursando Sistemas de Informação, é bem maneiro

V

@TalonNoxus booa man, quero fazer analise e desenvolvimento de sistemas.

V

Eai passou ?

V

Passei man, foi de boa a prova rs

L

Então man, vou prestar em Dezembro para Analise e Desenvolvimento. O que caiu na sua prova?

V

Então man, caiu duas de logica, uma redação, o resto era matemática equação de primeiro grau… muito facil a prova… acho que caiu uma de interpretação de texto

L

São questões muito complexas? Ou da pra resolver de boa?

I

ola, quero presta o vestibular pra redes de computador , alguém pode min ajudar no que estudar ? e pra quem ja fez a prova quantas questões são ?

V

Cara super fácil a prova, caiu duas de logica, uma redação, o resto era matemática equação de primeiro grau… muito facil a prova… acho que caiu uma de interpretação de texto

A

Olá gente! vou prestar vestibular agora no primeiro semestre de 2018 para T.I
Gostaria de saber se tem só questões de matemática e lógica ou tem algo a mais.
grato!

A

E também gostaria de saber se tem como obter 100% de bolsa com o vestibular

M

eu tambem vou prestar para o primeiro semestre de 2018 e to com essa duvida se é possivel ganhar 100% de bolsa com essa prova

A

a prova já é amanhã, alguém me ajudaaa rsrsrrs

V

Passou ?

FearX

Pelo que eu andei vendo, FIAP é uma faculdade particular. Não fiquem com medo de faculdade particular: O vestibular é apenas classificatório, não exclusivo… Você tem que se dedicar para pegar boa colocação e conseguir a possibilidade de uma bolsa, mas não irá “não passar”.

Aliás, essa faculdade é tão boa assim? Eu vi uma maioria de reviews negativos sobre o corpo docente e as aulas, uns caras até disseram que não conseguiram certificado devido a problema com o MEC, e isso é sérissimo!

O site deles é bem bonito e me chamou a atenção, to pensando em uma pós lá, mas queria review dos alunos que realmente conhecem. Ou até de quem mora perto, pra saber como é.

M

Olá! Vc passou? Como foi a prova? Farei mês que vem, estou ansiosa!

A

oláaaaa
também estava super ansioso! passei simmm
a prova tem 20 questões de matemática se não me engano… e tem também uma redação sobre um assunto escolhido pelos coordenadores!
as 20 questões de matemática são extremamente tranquilas!! sou péssimo em matemática e consegui acertar 13!
já estou no 2°semestre, amém
fiquem tranquilos pois a prova é bem simples, pra matemática estudem equação de primeiro e segundo grau e outros assuntos que disseram aqui no fórum (eu estudei todos os assuntos que a galera aqui do fórum disse e me dei bem hahah)
boa sorte!! depois dia como foi!

FearX

É exatamente o que eu disse. Sério.

A

Olá, tudo bem com vocês?

Farei a prova dia 22/09, estou mega ansioso porém confiante devido aos comentários de vocês, obrigado…

Aproveitando, gostaria de saber se é possível o ganho de uma bolsa de 100% ou a faculdade não disponibiliza este recurso… Alguém sabe?

G

Vou fazer tbem amigo, quero cursar sistemas para internet no período matutino, estou estudando e confesso estar bem ansioso! Te Desejo boa sorte !!! pois iremos precisar

G

Poderia me dizer se todas questões são de alternativas ?

A

Olá! boa noite! a prova é em 3 dias né? Não se preocupe!! Então, todas as questões são de alternativa sim (pelo menos no inicio de 2018 era) mas é tudo bem tranquilo!

A

Infelizmente a FIAP não disponibiliza bolsa ;( apenas com o PROUNI ou a Bolsa Mérito que no ato da matricula você entenderá mais sobre! espero ter ajudado! boa sorte!

FearX

foi oq falei, abrçs

M

Quem fez o vestibular da fiap conseguiu bolsa 100% ou teve apenas desconto nas mensalidades?

P

Olá, vou fazer o vestibular na FIAP mês de outubro.
a Prova é Fácil, o que geralmente cai? só pra dar uma revisão.

FearX

Olha ali primeiro, segundo:

Estude os conteúdos básicos do ensino médio em Matemática, Língua Portuguesa, História/Geografia, Ciências e afins.

FearX
G

Fiz a Prova sábado passado e passei pra SI, a prova é fácil, caiu logica, interpretação de texto ,matemática e uma redação de no máximo 20 linhas

E

Olá, para Adm voces acham que a nota de corte é baixa ou é dificil entrar ?pq mta gente quer fazer e tem poucas questoes

R

WOW! Vou fazer o Vestibular em 17 de Outubro de 2020, não sou de Sampa e por isso vou pela primeira vez para lá, Já pra fazer aprova, li as dicas e me parece uma boa prova
ESTUDAR:

*** Redação tipo Dissertação**
*** Equação do 1º/ 2º Grau **
*** Geometria Básica**
*** Exercícios de Lógica**

Basicamente Matemática do primeiro ano!

Boa sorte a todos !

G

Alguém poderia me informar se o vestibular oferece desconto nos cursos?Se sim,até quanto é possível o desconto?

rodriguesabner

Você consegue ver isso no próprio site da universidade.

Luccas_Vergueiro

Oi eu tbm vou fazer a prova dia 17 vc poderia me informar se vc sabe oque exatamente da geometria básica vai cair por favor?

Pedro_Henrique9

a redação é tipo fuvest então? sem proposta de intervenção como o enem?
vou prestar dia 17/10 pra S.I

Yasmim_Espindola

Então, recebi um e-mail de um dos funcionarios da fiap e isso me deixou mega assustada. Leiam:
Olá Yasmim, Boa Tarde!

Agradecemos o seu contato e interesse nos cursos da FIAP.

A prova do Vestibular será realizada no dia 17/10/2020.

Horário: 10h as 13h .

Sobre o Vestibular Digital , os candidatos terão uma palestra sobre o tema e um tempo para desenvolver o desafio dentro da área do curso, com entrega de texto e vídeo.

Nós iremos avaliar somente raciocínio lógico matemático e a habilidade de escrever. Não temos ainda o modelo final de nosso vestibular digital, mas com certeza não iremos exigir outros tipos de conhecimentos que não sejam habilidades de dedução, resolução de problemas, raciocínio lógico e matemático.

Segue anexo o Manual do Candidato para eventuais dúvidas que surgirem.

Fique atento ao site da FIAP que é a principal fonte de informações para quem deseja estudar na melhor faculdade de tecnologia do país.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Ana Carolina.

Eu to até agora me perguntando que vídeo e que palestra, pq ta todo mundo aqui falando sobre as coisas basicas da matemática e tudo mais. Alguém por favor me ajuda.

Pedro_Henrique9

também vou prestar, mas não recebi nada disso, apenas um e-mail falando que a avaliação que seria presencial, vai ser on-line mas cobrando os mesmos conceitos. Espero não ser surpreendido com essa palestra…

G

Idem, recebi o mesmo email que você, nada além disso…

V

voce pode mandar um link para o manual do candidato ? pq ainda n recebi o email da fiap e estou preocupado com a prova.

Yasmim_Espindola

Eu havia mandado esse e-mail pra eles pq estava achando estranho a prova ter apenas 3 horas, achei que iria ser como os outros vestibulares. Agora eu realmente não sei como estudar e estou com medo também dessa palestra e vídeo. Se vocês puderem enviam um e-mail perguntando sobre, talvez ajude.

V

vou mandar um email para eles para tentar saber algo a mais pq estou bastante preocupado

Yasmim_Espindola

acabei de enviar outro e-mail dizendo o seguinte:

Olá, boa tarde.

Nesses últimos dias andei pesquisando sobre a prova de vestibular de vocês e li que a prova tem 20 questões sobre matemática e lógica e uma redação, ao mesmo tempo recebi um e-mail dizendo que teríamos uma palestra e vamos entregar um vídeo. Então gostaria de saber se o formato de prova foi mudado ou será deste mesmo formato como nos outros anos. Caso tenham mudado, como seria exatamente esse novo formato?

Yasmim_Espindola

a resposta foi basicamente a mesma coisa que o outro e-mail:

Olá Yasmim, Boa Tarde!

Agradecemos o seu contato e interesse nos cursos da FIAP.

A prova do Vestibular foi alterada para a modalidade Digital e será realizada no dia 17/10/2020 .

Horário : 10h as 13h.

Sobre o Vestibular Digital , os candidatos terão uma palestra sobre o tema e um tempo para desenvolver o desafio dentro da área do curso, com entrega de texto e vídeo.

Nós iremos avaliar somente raciocínio lógico matemático e a habilidade de escrever. Não temos ainda o modelo final de nosso vestibular digital, mas com certeza não iremos exigir outros tipos de conhecimentos que não sejam habilidades de dedução, resolução de problemas, raciocínio lógico e matemático.

Segue anexo o Manual do Candidato para eventuais dúvidas que surgirem.

Fique atento ao site da FIAP que é a principal fonte de informações para quem deseja estudar na melhor faculdade de tecnologia do país.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

V

recebi a mesma coisa, e tinha feito varias perguntas especificas e nao falaram nada

Yasmim_Espindola

Acabei de ler o manual do candidato e lá está escrito que:

NÚMERO DE QUESTÕES E PESO:
O candidato deverá elaborar uma dissertação sobre o tema proposto,
valendo 10 (dez) pontos, e resolver 20 (vinte) questões entre
matemática, lógica e interpretação de textos, valendo 1 (um) ponto
cada, totalizando assim, 30 (trinta) pontos

COMPOSIÇÃO DA AVALIAÇÃO DIGITAL:
O candidato receberá um desafio relacionado à área do seu curso
e terá 3 (três) horas para apresentar a sua solução.
O local escolhido para realizar sua avaliação deve ser considerado
como uma sala de provas durante toda a duração do teste. Não
é permitida a presença de ninguém próximo ao candidato, nem
qualquer tipo de conversa, fala ou emissão de ruídos.
Também não é permitido o porte e/ou consulta de quaisquer
materiais impressos ou equipamentos eletrônicos, inclusive fones de
ouvido, calculadora, protetor auricular, telefone celular, compasso ou
transferidor, durante a prova.
Antes da realização do teste e durante a avaliação, o candidato
passará por um processo de identificação. Um documento original de
identificação com fotografia (RG, CNH, RNE ou Passaporte) será
solicitado.
Os links para downloads dos programas necessários serão enviados
por e-mail, assim como um vídeo demonstrativo com orientações
para a prova, instruções a serem seguidas na data agendada e sobre
o acesso à prova no horário determinado.
A prova terá 3 (três) horas de duração, não sendo permitida a
finalização da avaliação antes de completar 1 (uma) hora, em dia único,
com horário predeterminado

Eu realmente já não sei o que fazer e estou super nervosa, quem quiser estudar junto ou sla, me chamem no discord: babe#1371

V

ent parece que a prova vai ser a mesma,eh q o q fica confuso eh eles falarem sobre um desafio do curso mais a prova da a entender que sao duas coisas distintas

Yasmim_Espindola

pelo o que eu entendi sobre o e-mail, pelo fato da prova ser digital ela vai ser o negócio do desafio e não aquela parte de matemática que todos dizem que vai ter,

rodriguesabner

Vou repetir o que o @FearX disse,

FMU, Fiap, Cruzeiro do Sul… Faculdades particulares querem dinheiro, pouco importa a nota que você tira (só se vc quiser bolsa).

E outra, faculdade nem é tudo isso!

D

Bom dia a todos

Eu tenho vestibular esse sábado e o vestibular vai ser digital e posteis como candidato de redes de computadores o que vocês me sugere pra estudar

D

Yasmin faz favor se teve uma novidade sobre o vestibular digital me deixar só saber aqui estou muito preocupado

G

perfeito hahahaha

T

Gente, pra quem tava doido como eu sem saber direito o q ia cair e o que ia estudar pro vestibular de sábado, entrei em contato com o atendimento pelo WhatsApp da FIAP e eles me disseram que EM RELAÇÃO A PROVA DIGITAL DE 2020, O AVALIATIVO GIRARÁ ENTORNO SOMENTE DO DESAFIO, SENDO PONTUADOS O VÍDEO E O TEXTO QUE OS VESTIBULANDOS ENTREGAREM. Se vcs lerem direitinho o guia da avaliação que está no site para a prova de sábado e o e-mail que a iasmim mandou vcs vão perceber que é isso mesmo. Quem quiser print da conversa com a representante da faculdade, é só mandar um oi lá no discord que eu envio os prints… Thai#6325

E pra quem quiser tirar mais dúvidas com o sistema de atendimento da FIAP, é só mandar um e-mail pra eles pedindo esclarecimento de duvidas em relação ao vestibular do dia 16, nesse e-mail estará escrito um número de telefone que é aonde você pode ser atendido

Abraços :hugs:

Reeh_Gama

Vocês salvaram minha vida agora, estava estudando matemática igual doido haha
Pelo visto vai ter um vídeo explicativo sugerindo um desafio na área desejada, e devemos elaborar uma solução, em texto e em vídeo.

T

Exato, pelo o que o suporte falou comigo vai ser isso mesmo…

D

Então qual é o desafiou que nós íamos ter
E qual typos de texte sera ?
Isso quer dizer que vamos se preparar pra fazer uma redação

Junior_Ximenes

Então basicamente eles vão querer saber da nossa criatividade e conhecimento da área? Me inscrevi para engenharia Mecatrônica, sei de tudo da escola etc mas como vou desenvolver uma solução relacionado com o curso que quero entrar? Não faz sentido.

YasminVerderame

Acho que o vestibular é so para entrar na facul. Pra ter desconto é pelo PROUNI.

YasminVerderame

o manual do candidato ta no site da FIAP

F

Então gente. Eu estava vendo aqui os comentários, e tem muuuitas pessoas confusas sobre amanhã.
É o seguinte:

Havia duas modalidades de prova certo?? A Presencial; e a Digital

A Presencial cairia mat, lógica, interpretação de texto e redação

A Digital cairia um desafio para resolver

Devidooooooooo ao cenário do corona vírus, As duas Serão Digital, ou seja, as duas serão via online pelo Microsoft Teams que eles ja mandaram avisando.

Quem escolheu a modalidade Presencial, continuará sendo absolutamente a mesma coisa, mat, lógica e etc SÓ QUE DIGITAL DEVIDO AO CORONA

E a Digital vai ser obviamente Digital com o desafio

Presencial= mat redação e lógica
Digital= desafio

Porém devido ao corona ambas serão online

Junior_Ximenes

No manual do candidato diz apenas:

COMPOSIÇÃO DA AVALIAÇÃO DIGITAL:
O candidato receberá um desafio relacionado à área do seu curso e terá 3 (três) horas para apresentar a sua solução.

Acredito que todos, presencial e digital, enfrentarão o mesmo desafio.

O que me deixa inconformado é que será um desafio da área (que ainda vamos entrar) e não tem nada sobre o que a gente estuda pros vestibulares tradicionais, se tu tiver em um dia criativo, inspirado sla ou tu já ter visto por algum acaso algo relacionado você já se da bem KKKKKKKKK. Bizarro.

dern0s

Não tava entendendo o furdunço pela faculdade… não to 100% ainda mas… vestibular de faculdade particular não é um bicho de sete cabeças, só quando é muito concorrido, e não me parece o caso.

Mas a grade curricular de ADS por exemplo parece legal. E o site é bonito, só que parece mais site de bootcamp do que de faculdade.

Bruno_420

Cara vou ser sincero está muito confuso isso kkkk, entrei em contato ontem para resolver um problema com o login do Teams e acabei perguntando como seria a avaliação, a atendente respondeu :

" Sobre o Vestibular Digital, os candidatos terão uma palestra sobre o tema e um tempo para desenvolver o desafio dentro da área do curso. Os candidatos também serão submetidos a uma prova constituída por uma dissertação, questões de interpretação de texto, raciocínio lógico e matemática."

Cada lugar com uma informação diferente kkk, acho que só amanhã mesmo na hora para descobrir como vai ser.

F

Gente, é só ver no email kkkkkkkk
Mandaram para mim ja fazem umas semanas ai dizendo

Eu escolhi presencial
E disseram

“Devido ao corona agora sua avaliação será digital, mas não se preocupe, será o mesmo conteudo escolhido no modo presencial porém online”

Disseram exatamente isso

N tem nada disso ai de que tooodos vao fzr o desafio. Osh, e quem n escolheu isso krl? Kkk CADA UM OPTOU POR UM TIPO DE VESTIBULAR

F

Até por que ngm é flash de em 3 horas só, fzr desafio, redação, matemática, lógica

Isso é até lógico kkkkk
Nem da

Cada pessoa escolheu um tipo de avaliação.

SE realmente for tudo isso, é ir pro pau kkkkkkk brincadeira, mas totalmente errados de não avisarem antes

Mas relaxem. Cada um vai fzr oq escolheu

Junior_Ximenes

Questões estavam tão fáceis que alguém do 9º ano fazia de boa.

Sobre o desafio, nada a comentar, acho totalmente injusto por que é algo que não nos preparamos e ninguém monta uma ideia que muda o mundo assim de repente. Sem contar que se o cara estivesse em um dia ruim, sem inspiração, ele se lasca.

Reeh_Gama

Realmente, se tivessem sido claros desde o primeiro email que seria uma avaliação digital com questões baseadas em raciocínio lógico etc e uma REDAÇÃO de acordo com o tema sugerido.
Desafio é uma palavra muito vaga e com diversas possibilidades, ainda mais acrescentando “com entrega em video” que no final era só texto.

Junior_Ximenes

Alguém conseguiu reprovar nesse ultimo vestibular?

rodriguesabner

Faculdade particular não reprova!!! a prova é apenas classificatória

Junior_Ximenes

É amigo, também achava isso, mas um amigo que fez e foi até o motivo da minha penúltima mensagem nesse fórum, que tava num dia ruim, acabou não passando, por isso perguntei se alguém mais teve esse resultado.

N

Alguem que fez o ultimo vestibular online para EAD pode descrever como foi o desafio?
Vou fazer e estou com medo do desafio, se alguem mais que vai fazer quiser estudar ou trocar uma ideia chama la no discord Gustavin#6590

V

bom, vou fazer o vestibular dia 12/12, é basicamente uma redação sobre um video que eles irão apresentar na hora e questoes de logica, geometria basica e equações???

Enzo_Fabrizio_Silves

Creio que basicamente teremos que resolver o desafio mais alguns exercicios de raciocinio logico, o desafio é relacionado a tecnologia obviamente

Enzo_Fabrizio_Silves

Se quiserem montar um grupo de estudo para essa prova do dia 12, adc discord ai Enzo Fabrizio#3175

Enzo_Fabrizio_Silves

n ta dando amigo

L

Oi gente. Fiz o vestibular desse ano e foi bem tranquilo. Vou dizer um pouco como foi. Iniciou com uma apresentação de representantes da faculdade abordando temas relacionados a tecnologia. Dica minha: prestem atenção na apresentação e nos dados apresentados. Em seguida, apresentaram um tema no qual será feito o desafio. O desafio é uma texto, não uma redação argumentativa ou algo do tipo, e sim, um texto em primeira pessoa. Através do tema, vc fará o texto e logo após terão algumas alternativas de matemática simples (regra de 3, função de 1ºgrau, lógica e geometria plana). Estudem matemática simples e façam exercícios do Google mesmo se não tiverem um material de apoio. A prova eh bem simples como eu disse, não fiquem nervosos ou algo do tipo. Qualquer dúvida que tiverem, respondam o meu comentário que eu irei tirá-las pra vcs. Boa sorte a todos!

Lucas_Coutinho

Cara, estou preocupado em relação as colas. Vou fazer o vestibular agora no dia 12/12. O pessoal tá falando que vão ter duas modalidades de vestibular, um tal de desafio e outro normal com exercícios de matemática, lógica e redação. Até agora não sei qual vai ser o meu, não recebi email nem nada ainda. Disse que estou preocupado com as colas, meu medo é fazer a prova de maneira justa, a maioria colar e eu acabar me prejudicando por conta disso. Como ocorre a fiscalização em relação a isso?

L

A questão do acompanhamento através dos fiscais é bem tranquilo. Nós ficamos com câmera ligada e microfone desligado devido aos barulhos externos de cada um. A dúvida de dois tipos de prova, era a mesma que a minha quando eu fui prestar. No final das contas, todo mundo fez o desafio (redação como disse anteriormente) e 10 questões de múltipla escolha matemática. O desafio e as questões foram tranquilas, não se desesperem. Caso você tenha alguma dúvida mais especifica sobre isso, recomendo você entrar em contato com eles através do e-mail ou whatsapp, eles possuem um atendimento excelente. Acompanha o manual do candidato no site deles, eu entrava todos os dias pra ver se tinha alguma alteração ou algum aviso, mesmo eles enviando tudo por e-mail. Caso precise de mais alguma coisa, estarei aqui para ajudar.

Lucas_Coutinho

Muito obrigado pela resposta mano! Eu estava bem confuso aqui, contatei eles e já tive parte das minhas dúvidas esclarecidas, agora é só estudar e ficar tranquilo, pelo depoimento do pessoal a prova é bem de boa mesmo hahahahah. Voltarei aqui depois de receber o status de aprovação.

L

Que isso, mano. Qualquer coisa to aqui. Boa sorte!!!

N

Oi, só me tira uma duvida o ambiente da prova online e tipo uma ligação do Zoom?

L

Eh no Microsoft Teams

N

A ok, muito obrigada!

Jack-ds

Olá, vou fazer o vestibular dia 06/21 e gostaria de saber se nesse texto (resolução do desafio) tem algumas diretrizes ou no próprio vídeo tem isso ? O vídeo é passado uma só vez ou a gente pode rever se necessário ?

L

Mano sabe informar se as questões de equação do primeiro grau por exemplo vêm acompanhadas de enunciado ou é coisa de so a conta mesmo?

L

Eles explicam todas as diretrizes, são super atenciosos perante a isso (questão de dúvida, auxilio e tudo mais). O vídeo é passado só uma vez, então recomendo que esteja com um papel do lado para anotar as informações que você achar pertinente para o desafio/texto.

L

Todos os exercícios, sem exceção, são acompanhados de enunciado.

Jack-ds

Obrigada, deu para ficar mais tranquila agora sabendo que não vai ser nada confuso.

J

Lucas, voce lembre se caiu gráfico de funções ou só probleminhas com enunciado, sem gráfico?

Valeu!

J

quer dizer, se tem exercício de coeficiente angulas e tal, ou coisas mais simples

L

Na minha prova em específico, não caiu nada com gráfico, mas pode ser que caia. Acredito que nada muito confuso caso caia fiquem tranquilos.

Julio_Moura

Olá, bom dia!

Alguém poderia me dizer como funciona a redação presente no vestibular? Procurei pelo edital e sites externos e não encontrei nada se referindo. Se alguém conseguir me explicar, fico agradecido.
Gostaria de saber também os conteúdos que mais caem na prova, para que possa focar meus estudos.

Fefo80

Se for um vestibular normal, fique atento às notícias do momento, de pelo menos seis meses pra cá. Uma recomendação bem simples é: pegue as provas dos anos anteriores e compare os assuntos com o que estava em voga na mídia.

Existem alguns materiais muito interessantes que você encontra no Bing sobre como fazer uma redação mas, via de regra, o procedimento é:

1. Pense num título com 6 a 8 palavras, com um verbo da voz ativa (“fulano FEZ tal coisa” ao invés de “tal coisa ACONTECEU com fulano”)

2. O primeiro parágrafo é a apresentação do tema e porquê você considera ele importante. Entenda: é a SUA visão sobre o tema proposto.

3. No segundo parágrafo você apresenta as ideias que você vai defender. Pense em dois ou três argumentos no máximo. Redações de concursos/vestibulares têm até 30 linhas (veja o edital para ver qual seu limite)

4. No 1º parágrafo argumentativo, explique o seu primeiro argumento sobre o tema. Se possível, lembre de usar as “vozes alheias” (citações diretas ou indiretas)

5. O 2º parágrafo argumentativo segue o mesmo padrão do 1º

6. SE VOCÊ se arrochar e quiser escrever um 3º parágrafo argumentativo, tenha certeza que você tem bagagem suficiente pra isso. É melhor um texto menor mas bem feito, do que um grande cheio de erros

7. Parágrafo de retomada: neste parágrafo você retoma o tema fazendo um resumo de como suas ideias se relacionam com ele.

8. Parágrafo de soluções: se o parágrafo anterior ficar curto, você pode juntar este com aquele. Neste trecho, se o tema exigir a apresentação de um problema, apresente uma sugestão de correção do problema BASEADO nos seus argumentos dos parágrafos anteriores.

9. Parágrafo final (de conclusão): retome todo o conteúdo que você escreveu acima e faça suas considerações finais.

Considere ainda:

a) Os parágrafos devem ter algumas linhas cada. Não escreva algo com apenas 1 ou 2 linhas;

b) Fique atento à quantidade de que que você escreve no texto. Em até 30 linhas, considere que 3 a 4 ques são suficientes;

c) Tenha argumentos baseados em vozes alheias (sejam fontes documentais, sejam declarações de autoridades no assunto), que sejam de valor reconhecido. O primo, da irmã, da cunhada, da tia, do vendedor da esquina não é uma fonte confiável. Para concursos/vestibulares, Wikipédia também não é fonte confiável;

d) Lembre de usar conectivos textuais. Se você diz num parágrafo que A é bom e no outro que B também é bom, no seu texto precisa ter que a E b são bons. Não coloque a é bom OU b é bom. Se ambos são bons, use conectores textuais do tipo aditivos, não alternativos.

e) Evite linguagem não formal, evite abusar de palavras em língua estrangeira. É possível. Perceba que nesse texto todo que escrevi, você tem apenas dois substantivos em língua estrangeira,  porque são nomes próprios.

f) A grafia correta das palavras é extremamente importante: não basta ter boas ideias e conectá-las da forma correta, se você escrever tudo errado. Ah mas como vou aprender a grafia correta das palavras? da mesma forma que você absorve conhecimento e se prepara para os temas das redações: volume de leitura. Quanto mais você ler, mais você verá como as palavras são escritas e se acostumará com a forma correta de grafia delas. Então evite - a todo custo! - conversas, páginas, vídeos e todo tipo extra de leitura que você seja exposto a conteúdo grafado incorretamente. Valorize seu tempo! E se você tem o costume de escrever errado, ou abreviado, ou de qualquer forma que não seja a perfeita grafia, PARE COM ISSO, e se acostume a grafar corretamente. Isso será MUITO IMPORTANTE durante toda a faculdade (e, quiçá, para o resto da sua vida).

Se você for olhar as regras de pontuação da redação, verá que os pontos são distribuídos quase equitativamente entre argumentação, sintaxe, semântica etc.

Para encerrar, lembro que você deve usar conectores adequados à composição das ideias.

Se suas ideias forem coordenadas (sejam parágrafos coordenados ou orações coordenadas) você tem conectores dos seguintes tipos:
a) Aditivos
b) Adversativos
c) Alternativos
d) Conclusivos
e) Explicativos
Lembrando que as conjunções coordenativas dos tipos acima expostos estabelecem uma coordenação entre duas coisas da mesma natureza.

Observe que tem palavras que são complicadas. O exemplo do “pois” é clássico porque se ele é interno a uma oração, está entre pontuações ("," ou “-”) e substitui “portanto”, ele é do tipo Conclusivo; mas se ele está entre orações, apenas com pontuação antes ("," , “-” , “;”) e substitui “porque”, ele é do tipo Explicativo.

Porém se suas ideias ou orações estabelecem relação de subordinação, elas vão ser iniciadas com conjunções integrantes (“que” e “se”, que poderão estar deslocadas) e podem ser dos seguintes tipos:
a) Causais
b) Comparativas
c) Concessivas
d) Condicionais
e) Conformativas
f) Consecutivas
g) Finais
h) Proporcionais
i) Temporais

Observação: tome cuidado pra não confundir “conquanto” (Concessão) com “porquanto” (usaria no lugar de “pois” / “porque”).

Não vou colocar todas as conjunções que conheço de cada tipo destes porque você deve ter sua própria dinâmica de estudos.

Ah… uma última dica: decore a lista das principais preposições.
A / Ante / Após / Até / Com / Como / Contra / De / Desde / Em / Entre / Para / Per / Perante / Por / Sem / Sob
/ Sobre / Trás

===========================

Se você achar que tudo isso é besteira, que é só uma prova e acabou… preciso te falar que ao longo da minha vida (seja na universidade, seja vida profissional) já vi diversos trabalhos/relatórios/etc. serem rejeitados por estarem mal escritos.

Muitas vezes o pessoal de Tecnologia da Informação não consegue obter o que precisa (em termos de compras de equipamentos, cursos etc.) porque não consegue convencer os administradores não-tecnológicos da importância daquelas tecnologias e especializações. E um bom discurso, com a capacidade argumentativa, com coesão e coerência, fazem a diferença.

Pode, inclusive, ser a diferença entre um especialista mediano (na atividade fim) que tem poder argumentativo ser promovido, e um excelente especialista (na atividade fim) que não sabe se comunicar não ser promovido.

Bons estudos!

Fefo80

:point_up:

Aula sobre redação!

:sweat_smile:

Julio_Moura

Agradecido pela aula kkk. Eu gostaria de saber se tem algo mais especifico relacionado ao vestibular da FIAP, porque não encontro nada relacionado a redação deles

Fefo80

Já olhou o https://www.qconcursos.com/ ?

J

Falei com eles ontem e não vai ser uma redação tipo enem, vai ser um desafio baseado na palestra que vão dar no início, e vamos ter que enviar um video também acredito que explicando um pouco do desafio (foi o que eu entendi). E terão 20 questões multipla escolha também.

Julio_Moura

Alguém poderia me dizer como foi o vestibular amanhã?

J

Valeu, Lucas!
Cara mais uma coisa, voce lembra se caiu função composta? kkkk fico meio travado com ela

J

Vou fazer amanhã e te falo. Voce não vai fazer?

Julio_Moura

Esse ano não, estou querendo realizar para cursar em 2022. Aí queria fazer uma boa preparação.

Julio_Moura

Se puder me dizer, ficarei muitoooo agradecido!

Julio_Moura

Alguém poderia me dizer como foi a prova da FIAP desse ano?

L

Olá a todos fiz o vestibular em 2021 e como esse fórum me ajudou bastante irei atualizar para que ajude a mais pessoas.

Primeiramente fique calmo, a prova é simples e fácil de só o fato de você ter condição de pagar 90 reais ja desclassifica muitas outras pessoas.

1.0 - Como foi o vestibular 2021?

O vestibular foi feito no ambiente do teams aonde a gente recebe por e-mail o login e a senha e com isso aparece no teams uma sala compartilhada com outros alunos.

1.1 -Como foi a prova?

A prova como dito a cima foi feita no teams aonde tinha alguns fiscais que tiravam as dúvidas da gente e também ditavam como a prova devia ser feita, a gente tinha que ficar com a câmera ligada e com o microfone mutado para barulhos não atrapalhar ninguém, caso haja alguma dúvida podia desmutar e perguntar.
Assim que todos estivessem na sala do teams a prova iria começar porém antes foi passado um vídeo aonde apresentava a faculdade e também o desafio proposto que jaja eu falo o que é, após isso a gente recebe 2 tarefas no ambiente do teams aonde uma é o desafio (recomendo vocês começarem por ele) e a prova que tem as 10 questões.

1.3 - Desafio

O desafio é uma atividade proposta pela própria fiap que é um TEXTO não uma redação dissertativa com o tema que eles escolhem, o do início desse ano por exemplo era mais ou menos não lembrou muito mas foi para gente desenvolver uma solução para a falta de informação que estava atingindo o mercado de trabalho que estava resultando no desemprego ai a gente tinha que achar uma solução para isso.
Recomendo de verdade vocês começarem por ele porque ele desclassifica se você não fizer ele ou não desenvolver ele bem.

1.4 Prova e o que estudar

A prova é bem besta bem pergunta de google mesmo aonde só você interpretar já é o suficiente, recomendo estudar o que foi dito a cima: equação do primeiro grau com enunciado, lógica, geometria plana e tinha uma pergunta de física para transformar fahrenheit em celsius.

Qualquer dúvida só chamar que eu respondo

L

Adicionais: o desafio foi feito em papel e caneta aonde a gente tinha que tirar uma foto da folha e nossa mesma com o RG e subir elas em um site que eles mandavam pra gente, então se você não tem a letra bonita toma cuidado e tenha um celular com uma câmera ótima pq faz diferença.

Sobre cola: a câmera tem que ficar ligada mas o celular foi liberado pra justamente tirar a foto e usar a calculadora também, você não vai achar as pergunta na internet mas pode achar pergunta parecida que pode te ajudar

L

respondido:)

K

Alguém sabe onde e se é possível ter acesso aos vestibulares anteriores para estudar?

F

eu perguntei no suporte e eles falaram que nao possuem os vestibulares anteriores para estudar

Matheus_Sato

Se conseguiu pesquisar algo ou nem precisou?

N

A dissertação da fiap é discursiva ou expositiva?

T

Olá, esse ano vou prestar vestibular para a FIAP 2022, é o meu primeiro vestibular da vida kkkk, e gostaria de saber, o que eu ganho se eu conseguir acertar as questoes do vestibular, no caso, se eu acertar X questoes eu ganho X% de desconto, ou entao, dependendo do peso eu ganho X%, ou o vestibular só serve para mim ter chance de pagar a bolsa cheia da faculdade.
Se alguem puder me ajudar, ficarei muito grado :smiley:

Fefo80

Redação de vestibular costuma ser discursiva.

Fefo80

Se houver, esse tipo de coisa vai estar explícito no edital do vestibular. Basta ler ele com calma.

L

Gente, alguém vai fazer a prova da fiap agora dia 25/09/21?

Matheus_Sato

Opa, eu vou

L

Eu to bem nervosa, to tentando estudar tudo o que falaram aqui, o que complica é esse desafio. Acho que se eles disponibilizassem uma prova antiga pra a gente estudar seria bem melhor

Ivaldo_Trindade

Eu estou bem ansioso para essa prova, vou prestar agora 25/09. Além do que já disseram, alguém mais faz ideia do que estudar?

L

Conversei com uma menina que fez a prova dia 31/07 e ela disse que foi tranquila, disse que tinha questões de raciocínio lógico e a redação (o desafio) que tinha que criar um projeto com o tema abordado (o tema foi fácil, era sobre aquecimento global). O desafio é o que tem mais peso na prova.

J

Fala meu povo tudo bom? Vou fazer a prova do dia 25/09 estudei oque falaram aqui: Geometria plana, Raciocínio lógico, equação 1º, redação( carta, artigo de opn, e o estilo do enem que esqueci o nome) alguma dica ou sugestão pra estudar mais? To meio ansioso e preocupado com a prova, mesmo as pessoas falando que é fácil. Principalmente com a redação e o desafio… sou mto ruim em redação.

Fefo80

Volta uns posts acima e vê uma aula que eu deixei aqui sobre redação.

Fefo80
J

Esse desafio que tanto falam, vai precisar criar titulo ?

N

Infelizmente o vestibular da FIAP não tem bolsa

K

oi vou fazer a prova dia 25 tb, poderia me chamar no discord pra cvs, sobre o conteudo? Kaue#0645

Ivaldo_Trindade

O vestibular seria por qual motivo se ele não tem bolsa?

N

te pedi amizade no discord o meu nick lá é AnjiNight

G4M3RN1GHTM4R3

Eu vou fazer a prova dia 25 tbm! Consegue me adicionar no discord? Ou tem algum grupo para estudar? se possível meu discord é --> Foneko#3245

K

te add no discord

J

Bomm minha gente, vim dar boa sorte e boa prova pra quem vai fazer o vestibular dia 25 ( sábado agr), só não esqueçam de uma coisa, na duvida é letra C

Matheus_Sato

Para quais cursos vcs estão prestando o vestibular?

W

Querem fazer um gabarito não oficial?

J

Passssseeiiiiii

J

Alguém vai fazer o vestibular dia 04/12?

E

Eu Vi fazer dia 04/12 também

Tentei perguntar mais sobre a prova e só me falaram isso: “A prova consiste em questões de múltipla escolha de raciocínio lógico, interpretação de texto e matemática, os candidatos também devem realizar a redação de acordo com o tema proposto relacionado ao curso escolhido.”

Fefo80

Quem precisar, tem um post bom sobre REDAÇÃO aqui:

L

Fiz a prova em setembro/21 e passei, estudei os assuntos falados aqui e deu tudo certo.
A prova foi feita pelo Teams, começou as 10:00 e acabava as 13:00. A câmera teve que ficar ligada o tempo todo.
A prova consiste no desafio e nas questões de múltipla escolha. Eles sugerem começar pelo desafio.

1- Desafio:
O desafio foi criar um projeto que, resumidamente, melhorasse meu bairro, cidade, etc, utilizando a tecnologia (em resumo foi isso). Eles mostraram um vídeo sobre a faculdade e tal e depois falaram sobre o tema do desafio (vai estar escrito na aba do desafio o tema).
O desafio podia ser feito em forma de redação, podia desenhar e tal. Foi em papel e tive que tirar foto e enviar. Sugiro começar por ele, já que é o que demanda mais tempo.

2- Questões de Múltipla Escolha:
Foram 10 questões com coisas bem básicas: lógica, regra de 3, equação de 1° grau (foram exercícios com enunciado), Matriz. Eu que sou um lixo em matemática consegui passar kkkkkkkkk

Nayara_Goncalves

Oi, minha prova vai ser no sábado e vai ser online. Acredito que vai ser a mesma coisa que você está falando. Tem alguma dica para mim?? Eu escolhi o curso ADS

irismagno

Oi @Nayara_Goncalves ! Vou fazer a prova dia 05/02. Poderia me contar como foi a sua. Obrigado!

irismagno

Oi @Estrella_BR ! Vou fazer a prova dia 05/02. Poderia me contar como foi a sua. Obrigado!

J

Oi @irismagno tudo bem? Algumas pessoas se juntaram pra montar um discord para ajudar pessoas que vão entrar na faculdade / novos na faculdade, se tiver interesse e quiser entrar, me manda o seu Discord pra a gente conversar!

William_Rodrigues2

Olá @JuamVictor tudo bem?

Eu irei fazer a prova dia 05/02 eu teria interesse em me juntar a esse Discord, poderia por gentileza me enviar um pedido de amizade para gente conversar?

tag: DarthSpock#4140

Fico no aguardo, muito obrigado !

L

Opa se puderem me adicionar agradeço

leozaѳ#3257

L

Oi Gente. Estou passando aqui, para divulgar o servidor do Reddit onde você pode obter mais informações sobre a FIAP e as provas. :+1:

https://www.reddit.com/r/Fiap_Nao_oficial/new/

L

Quem quiser acesso ao server que foi criado use esse link e preencha um formulário. https://www.reddit.com/r/Fiap_Nao_oficial/new/

vf_jansen

Salve carai, queria atualizar essa página aqui pra alguém que futuramente possa vir a ler
Olha, fiz o vest da fiap no dia 25/09/2022 e foi bem tranquilo
O padrão do vest é: 8 questões medias/fáceis e 2 mais puxadinhas
mas não se preocupem mesmo kkkkkkkkk é tudo simples no final
eles gostam bastante de cobrar lógica, então vejam algunbs exercícios com ENUNCIADO para estudar.
sim, todas as questões tem um enunciado de umas 5 linhas, mas se você foi na última linha pra ler, lá tem o comando da questão (pula direto e vai pro comando da questão, te economiza tempo)

Sobre o desafio: Realmente é algo pra te fazer pensar. O desafio que foi proposto a mim foi “Solução para o desemprego com tecnologia nos países ao redor do mundo”. Bom, eles gostam de meter tecnologia em todo desafio pelo que entendi (é uma facul de tecnologia kk).

Enfim, boa sorte ao pessoal que fará a prova futuramente (ainda nem sei se passei, vai que eu faço a prova dnv kkkkk)
qualquer coisa me chama no discord se quiser mais informação VictorJansen#9668

vf_jansen

Edit: Passei e foi tranquilo

V

recebi a oportunidade de prestar o vestibular, o que eu deveria estudar? vou prestar pra defesa cibernetica e ux/ui design

Criado 7 de junho de 2016
Ultima resposta 19 de mar. de 2025
Respostas 157
Participantes 65