Vocês conhecem conteúdo que é fácil de entender e que mostra capturas de tela que mostram como fazer a configuração do Nimbus?

54 respostas
Clark_Samurai

Olá!

Eu postei este tópico para ficar menos difícil para mim conseguir configurar o Nimbus.

É necessário configurar o Nimbus para que você esteja pronto para começar seus estudos do Java no livro Java Como Programar 10 edição.

Está escrito no livro Java Como Programar 10 edição:

"A nova aparência e funcionamento do Java Nimbus

O Java vem com uma aparência e comportamento multiplataforma conhecida como Nimbus. Para os programas com as interfaces gráficas de usuário Swing (por exemplo, capítulos 12 e 22), configuramos nossos computadores de teste para usar o Nimbus como a aparência e o comportamento padrão.

Para configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE. Insira a seguinte linha do código no arquivo:

swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel

Para obter informações adicionais sobre a localização dessas pastas de instalação, visite http://docs.oracle.com/javase/7/

docs/webnotes/install/index.html. [Observação: além do JRE autônomo, há um JRE aninhado na pasta de instalação do seu JDK. Se estiver utilizando um IDE que depende do JDK (por exemplo, NetBeans), talvez você também precise inserir o arquivo swing.properties na pasta lib aninhada na pasta jre.]

Agora você está pronto para começar seus estudos do Java. Esperamos que goste do livro"!

Como configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java?

O @juliofsn colocou um link que mostra como configurar as variáveis de ambiente no tópico que eu postei para conseguir configurar essas variáveis:

Vocês conhecem conteúdo que é fácil de entender e que mostra capturas de tela que mostram como fazer a configuração do Nimbus?

54 Respostas

Clark_Samurai

@javaflex,

Você disse sobre o Nimbus:

Referência: É muito difícil encontrar a solução para executar os comandos javac e java?

@wldomiciano,

Você disse sobre o Nimbus:

Referência: É muito difícil encontrar a solução para executar os comandos javac e java?

Mas está escrito no seguinte assunto sobre o Nimbus que talvez não está desatualizado :

Não é de hoje que temos visto que o Java evolui a olhos vistos, apesar de muitos de nossos colegas de profissão falarem mal do Java dizendo que programação GUI nesta linguagem tem sido assaz complicada e bastante confusa. Porém, nem tudo são espinhos, o Swing veio em substituição ao AWT, o que nos diz que sempre houve evolução na plataforma SE. Pois então, agora temos outra novidade para Look and Feel para ser utilizada com o Swing e o que melhora.

Diante desta onda de Look and Feels existentes na Internet, sempre utilizei esta Look desde que fora publicada, a Nimbus.

Referência: https://www.devmedia.com.br/usando-a-interface-nimbus-de-look-and-feel-para-suas-aplicacoes-swing/25163

Clark_Samurai

Por favor, respondam também as seguintes perguntas:

Se é verdade que o programador Java Júnior não precisa do Nimbus, qual é o programador Java que precisa do Nimbus?

O programador Java Pleno e Sênior precisa do Nimbus?

Se não, porque não?

Por favor, respondam no mínimo as minhas dúvidas sobre o Nimbus.

Clark_Samurai

Um estudante do jeito que eu sou talvez irá conseguir aprender ser Programador Java Júnior se eu entrar em um curso online pago da Caelum ou Alura, talvez pior do que isso, talvez eu irei conseguir aprender ser Programador Java Júnior se eu tiver um professor sentado ao meu lado usando um computador.

A Caelum e a Alura tem cursos online pagos ou gratuitos que ensinam ser programador Java Júnior?

A Caelum e a Alura colocoram conteúdo na Internet que ensinam um estudante ser programador Java Júnior?

Eu pedi nessa mensagem para vocês responderem no mínimo as minhas dúvidas sobre o Nimbus, talvez eu irei postar outra vez em outro tópico sobre cursos da Caelum e Alura e sobre o que se deve estudar para aprender ser programador Java Júnior, eu estou falando isto para que vocês respondam no mínimo as minhas dúvidas sobre o Nimbus.

wldomiciano

O primeiro passo para sanar a sua dúvida é entender que o LookAndFeel nada mais é do que a aparencia que vc escolhe para sua aplicação Java.

Há vários LookAndFeels e o Nimbus é só mais um deles.

Esta página tem uns prints mostrando a diferença entre eles.

O que eu quero que vc entenda é que não tem essa de “quem precisa do Nimbus”. Ninguém precisa no sentido de não conseguir programar se não tiver o Nimbus. Mas ele é uma opção disponível caso vc queira usá-lo.

javaflex

Se quem quer contratar exigir só o q tiver nessa apostila, entao ensina.

Agora, em pleno 2019 nao perderia tempo estudando desktop, pior ainda se preocupando com perfumaria.

Clark_Samurai

Agora eu tenho interesse de aprender programar em Java para aprender ser Programador Java Júnior, se não é necessário aprender configuração de variáveis de ambiente e configuração do Nimbus para ser Programador Java Júnior, Pleno e Sênior, então eu preciso saber qual é o conteúdo que ensina o que é necessário saber para ser Programador Java Júnior porque eu não sei qual é esse conteúdo, mas eu irei postar sobre isso em outro tópico.

Eu usei o seguinte conteúdo da Caelum para conseguir configurar variáveis de ambiente: https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/apendice-instalacao-do-java/

@wldomiciano,

Eu falei que é necessário configurar o Nimbus para que você esteja pronto para começar seus estudos do Java no livro Java Como Programar 10 edição porque este livro diz:

O Java vem com uma aparência e comportamento multiplataforma conhecida como Nimbus. Para os programas com as interfaces gráficas de usuário Swing (por exemplo, capítulos 12 e 22), configuramos nossos computadores de teste para usar o Nimbus como a aparência e o comportamento padrão.

Para configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE. Insira a seguinte linha do código no arquivo:

Para obter informações adicionais sobre a localização dessas pastas de instalação, visite http://docs.oracle.com/javase/7/

docs/webnotes/install/index.html. [Observação: além do JRE autônomo, há um JRE aninhado na pasta de instalação do seu JDK. Se estiver utilizando um IDE que depende do JDK (por exemplo, NetBeans), talvez você também precise inserir o arquivo swing.properties na pasta lib aninhada na pasta jre.]

Agora você está pronto para começar seus estudos do Java. Esperamos que goste do livro"!

@wldomiciano,

Quem diz que agora você está pronto para começar seus estudos do Java no livro Java Como Programar 10 edição depois de você configurar o Nimbus são os Deitel nas seguintes frases: “Agora você está pronto para começar seus estudos do Java. Esperamos que goste do livro”!

@javaflex,

Eu postei em outro tópico sobre configuração de variáveis de ambiente porque eu tentei praticar este conteúdo que está escrito na apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum e no livro Java Como Programar 10 edição.

Eu postei este tópico sobre a configuração do Nimbus porque eu quero tentar praticar o que está escrito no livro Java Como Programar 10 edição.

Eu quero aprender configurar o Nimbus para que eu esteja pronto para começar meus estudos do Java no livro Java Como Programar 10 edição, eu decidi aprender configurar o Nimbus porque quem diz que é necessário configurar o Nimbus para estar pronto para começar os estudos de Java no livro Java Como Programar 10 edição é este livro, vocês podem ver que esse livro diz isso se vocês lerem o que eu escrevi nesse tópico.

wldomiciano

Qual é o caminho para a pasta em que está o seu JDK?

staroski

Nimbus é apenas um Look and Feel do Swing, usa quem quer, ninguém precisa utilizar.
Entenda que um Look and Feel nada mais é do que uma espécie de “tema” que altera a aparência dos componentes gráficos de sua aplicação.

Você seta o Look and Feel de sua aplicação com a classe UIManager através do seguinte método:

UIManager.setLookAndFeel("nome da classe do Look and Feel desejado");

Eu particularmente sempre opto em utilizar o Look and Feel padrão do sistema operacional, assim o usuário estará com uma interface de usuário com um aspecto o qual ele está acostumado, dessa forma:

UIManager.setLookAndFeel( UIManager.getSystemLookAndFeelClassName() );

Você pode listar todos os Look and Feels disponíveis com o seguinte código:

import javax.swing.UIManager;

public class ListarTemas {

public static void main(String[] a) {
        System.out.println("Look and Feels instalados:");
        UIManager.LookAndFeelInfo[] disponiveis = UIManager.getInstalledLookAndFeels();
        for (UIManager.LookAndFeelInfo tema : disponiveis) {
            System.out.println("    " + tema.getClassName());
        }
        System.out.println();

System.out.println("Look and Feel padrão do Java:");
        System.out.println("    " + UIManager.getCrossPlatformLookAndFeelClassName());
        System.out.println();

System.out.println("Look and Feel do sistema operacional:");
        System.out.println("    " + UIManager.getSystemLookAndFeelClassName());

}
}

Na minha máquina (com Java 9) o programa acima mostra a seguinte saída:

Look and Feels instalados:
    javax.swing.plaf.metal.MetalLookAndFeel
    javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel
    com.sun.java.swing.plaf.motif.MotifLookAndFeel
    com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel
    com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsClassicLookAndFeel

Look and Feel padrão do Java:
    javax.swing.plaf.metal.MetalLookAndFeel

Look and Feel do sistema operacional:
    com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel

Ou seja, em minha máquina eu tenho 5 Look and Feels diferentes e posso setá-los da seguinte forma:

UIManager.setLookAndFeel("javax.swing.plaf.metal.MetalLookAndFeel"); // Tema Metal
UIManager.setLookAndFeel("javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel"); // Tema Nimbus
UIManager.setLookAndFeel("com.sun.java.swing.plaf.motif.MotifLookAndFeel"); // Tema Motif
UIManager.setLookAndFeel("com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel"); // Tema normal do Windows
UIManager.setLookAndFeel("com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsClassicLookAndFeel"); // Tema clássico do Windows
Mike

Olá! Tudo certo?

Olha as vagas de empregos na sua cidade e veja o que pedem.

Se as vagas de Java Jr. ai pedem Spring, estude Spring. Se pedem JSF, estude JSF.

Além do que, você terá um longo caminho antes de ir estudar Spring ou JSF, então eu não iria afobado:

• Estrutura de decisão (if, else e switch)
  • Laço de repetição (for, while e do while)
  • Orientação a Objetos (Definição, Getters and Setters, Classes Abstratas, Interface, Herança, Polimorfismo, boas práticas)
  • Coleções (List, Map e Set)
  • Generics
  • I/O
  • JDBC
  • Threads (Teoria)
  • HTML
  • CSS
  • JavaScript

Como você esta começando, eu não perderia tempo com o Nimbus, muito menos com Java Desktop (Swing e JavaFX), pois vai demandar muito tempo pra algo que dificilmente terá retorno.

Clark_Samurai

@wldomiciano,

O caminho que eu utilizei na instalação do Java foi C:\Program Files\Java\jdk-12\

@Mike,

Eu digitei programador java júnior no cargo e Teresina, PI no campo cidade, estado ou região no Indeed, mas essa pesquisa mostrou a mensagem que diz que a busca não encontrou nenhum resultado:

A busca vagas de: programador java júnior - Teresina, PI não encontrou nenhum resultado.

Referência: https://www.indeed.com.br/m/jobs?q=programador+java+júnior&l=Teresina%2C+PI&from=searchOnSerp%2Cwhatauto%2Cwhereauto

O que é exigido nas vagas de emprego remoto de Programador Java Júnior que tem menos exigências no Brasil?

Por favor, cite alguns exemplos.

Por favor, me desculpem o nível de determinadas perguntas, talvez eu sou o tipo de estudante que aprenderá ser Programador Java Júnior se eu entrar em um curso online pago ou se eu tiver um professor sentado ao meu lado usando um computador.

@javaflex e @Mike,

Eu não decidi perder tempo estudando o Nimbus, eu postei este tópico sobre o Nimbus para estar preparado para começar meus estudos do Java no livro Java Como Programar 10 edição, quem diz que você está pronto para começar seus estudos do Java nesse livro depois de falar sobre o Nimbus é este livro nos seguintes parágrafos que eu copiei e colei várias vezes nesse tópico:

É perda de tempo estudar o livro Java Como Programar 10 edição para aprender ser Programador Java Júnior?

É perda de tempo estudar a seguinte apostila da Caelum para aprender ser Programador Java Júnior?

Qual é o curso online pago da Caelum ou Alura que ensina ser Programador Java Júnior?

Mike

Já citei exemplos… O meu post anterior diz os conteúdos que as vagas de java júnior no geral pedem.

Talvez em Teresina - PI não tenha vaga de java mesmo, ai você terá que ou migrar de estado ou de linguagem ou desenvolver por conta.

Clark_Samurai

@Mike,

Você disse que eu terei que ou migrar de estado ou de linguagem ou desenvolver por conta.

Porque não procurar vaga de emprego remoto de Programador Java Júnior?

Mike

Você pode procurar, mas duvido muito que você vai conseguir algo remoto como Dev Java Jr sem experiência.

Clark_Samurai

@Mike,

Porque você duvida muito que eu vou conseguir algo remoto como Dev Java Jr sem experiência???

staroski

Geralmente as empresas só liberam/aceitam trabalho remoto de desenvolvedores experientes.
Como você não tem experiência, costumam assumir que o ideal é trabalhar presencialmente sob a tutela de alguém experiente.

Mike

O @staroski basicamente respondeu o que eu ia postar, então pode considerar a resposta dele como a minha :+1:

wldomiciano

A décima edição do Java: Como programar requer ou a versão 7 ou a versão 8 do Java.

Vc instalou a versão 12.

Não há nada de errado em seguir o livro usando a versão 12 e seu aprendizado não será prejudicado.

Mas se preferir seguir o livro à risca, esta é a página de download da versão 8.

Estou falando isso, pois fiz uns testes e vi que o instalador da versão 8 permite que vc especifique caminhos diferentes pro JDK e pro JRE.

Na minha instalação da versão 8, o JDK ficou na pasta

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_201\

E o JRE ficou na pasta

C:\Program Files\Java\jre1.8.0_201\

E para criar os arquivos que o livro pede, vc teria que abrir o Prompt de Comando como administrador.

Para isso, abra o Menu Iniciar, digite CMD. Depois clique em Command Prompt (ou Prompt de Comando) com o botão direito e depois clique em Run as administrator (ou Executar como administrador).

Feito isso, execute os seguintes comandos:

echo swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel > "C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_201\lib\swing.properties"
echo swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel > "C:\Program Files\Java\jre1.8.0_201\lib\swing.properties"

Já no Java 12, execute apenas o comando abaixo.

echo swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel > "C:\Program Files\Java\jdk-12\lib\swing.properties"

Observação

Acho que vc interpretou o livro muito ao pé da letra.

Embora ele diga que após configurar o Nimbus vc estará pronto para começar, ele não diz que vc estará pronto APENAS se configurar o Nimbus, entende?

Para começar a estudar Java, vc precisa ter os comandos java e javac devidamente configurados para que vc possa compilar e executar seus programas. Fora isso, o restante é opcional.

Clark_Samurai

Por favor, não continuem postando neste tópico respostas sobre cursos de Java e vagas de emprego Java Júnior, depois eu postarei tópicos sobre esses assuntos, eu perguntei sobre esses assuntos neste tópico que eu criei para conseguir configurar o Nimbus, mas para mim agora é melhor tentar conseguir configurar o Nimbus.

Eu estou tentando configurar o Nimbus segundo o livro Java Como Programar 10 edição dos Deitel, por favor, corrijam os erros que eu fizer.

Está escrito no livro Java Como Programar 10 edição:

O Java vem com uma aparência e comportamento multiplataforma conhecida como Nimbus. Para os programas com as interfaces gráficas de usuário Swing (por exemplo, capítulos 12 e 22), configuramos nossos computadores de teste para usar o Nimbus como a aparência e o comportamento padrão".

Eu instalei o JDK no Windows que eu estou usando, eu estou usando o Windows 7 Professional.

O livro dos Deitel continua dizendo:

"Para configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE. Insira a seguinte linha

do código no arquivo:

swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel"

Eu criei um arquivo de texto usando o bloco de notas chamado swing.properties, eu copiei e colei este arquivo para a pasta lib na minha pasta de instalação do JDK, a seguinte captura de tela mostram isso:

Eu inseri a seguinte linha de código no arquivo swing.properties,
swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel, a seguinte captura de tela mostra isto:

O livro dos Deitel diz que para configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE.

Eu copiei e colei um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib na minha pasta de instalação do JDK, mas não existe nenhuma pasta chamada de jre dentro da minha pasta de instalação do JDK.

Como eu devo continuar para conseguir configurar o Nimbus?

wldomiciano

Perfeito! É isso mesmo. Como eu disse na minha outra resposta, a pasta do JRE não existe na instalação do Java 12.

Clark_Samurai

@wldomiciano, todos,

O que eu devo fazer para ver se eu consegui configurar corretamente o Nimbus?

Clark_Samurai

@wldomiciano,

Eu executei o comando que você citou para executar no Java 12, a seguinte captura de tela mostra isto:

Como saber se eu configurei corretamente o Nimbus?

wldomiciano

Pra saber se deu certo basta criar uma aplicação simples com alguns botões e ver se a aparencia é a do Nimbus.

No final desta página tem uns prints apresentando a aparencia que cada LookAndFeel tem. O quinto item é o do Nimbus.

Só que tem um problema. Fiz uns testes e percebi o seguinte:

1. Se vc criar o arquivo dentro da pasta lib, nada acontece. Mas se criar dentro da pasta conf (tá do lado da lib), aí sim o sistema reconhece a configuração.

2. Quando este arquivo está presente a minha aplicação não inicia corretamente, dá erro.

Eu não sei dizer o por quê desse erro estar acontecendo, por isso eu simplesmente exclui o arquivo swing.properties que criei e tudo voltou ao normal.

Um conselho que dou é: confie em nós, o Nimbus define apenas como a aparencia da sua aplicação vai ser, vc não precisa dele pra se tornar um desenvolvedor Java, ele não vai fazer diferença no seu aprendizado, pelo meno não agora. Prossiga seus estudos normalmente com o livro. Existe um mundo de coisas legais pra se aprender ainda, não se prenda à esse único paragrafo do livro, não faça isso consigo mesmo.

Clark_Samurai

@wldomiciano,

Por favor, deixa eu ver se o @staroski conseguiu configurar o Nimbus.

@staroski,

Você conseguiu configurar o Nimbus?

Se sim, por favor, mostre o passo a passo da configuração do Nimbus se possível com capturas de tela.

Mas se você não pode mostrar o passo a passo da configuração do Nimbus com capturas de tela, por favor, mostre sem capturas de tela.

Clark_Samurai

Eu esqueci de perguntar:

O livro dos Deitel diz que para configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE.

Eu mostrei para vocês através de captura de tela que não existe nenhuma pasta chamada de jre dentro da pasta de instalação do jdk 12, então é impossível criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib dentro da pasta de instalação do JRE no Java 12 porque a pasta jre não existe no Java 12, eu estou certo?

Se a pasta jre não existe no Java 12, então é impossível configurar o Nimbus no Java 12 porque é impossível criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib dentro da pasta de instalação do JRE no Java 12 porque a pasta jre não existe no Java 12?

wldomiciano

Descobri!

Eu fiz mais testes e é o seguinte:

No Java 12 não tem a pasta JRE, mas vc não precisa dela pra fazer funcionar. O que faremos é criar o arquivo swing.properties dentro da pasta conf ao invés da pasta lib.

Para isso, abra o Prompt de Comando como administrador e execute o seguinte comando:

echo swing.defaultlaf=javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel> "C:\Program Files\java\jdk-12\conf\swing.properties"

Para saber se funcionou, compile e rode o código abaixo. É um código simples que abre uma pequena janela com quatro botões, a idéia é apenas testar a aparencia dos botões. O código também lista os LookAndFeels disponíveis no sistema.

import java.awt.Dimension;
import java.awt.GridLayout;
import javax.swing.UIManager.LookAndFeelInfo;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JButton;

class Teste {
    public static void main(String... args) {
    	JFrame jframe = new JFrame("Testando LookAndFeels");

jframe.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
		jframe.setLayout(new GridLayout(2, 2));
		jframe.add(new JButton("Botao A"));
		jframe.add(new JButton("Botao B"));
		jframe.add(new JButton("Botao C"));
		jframe.add(new JButton("Botao D"));
	    jframe.setPreferredSize(new Dimension(200, 100));
   		jframe.pack();
	    jframe.setLocationRelativeTo(null);
	    jframe.setVisible(true);

for (LookAndFeelInfo look : UIManager.getInstalledLookAndFeels()) {
			System.out.printf("%20s %s\n", look.getName(), look.getClassName());
        }
    } 
}

Se vc executar este programa sem configurar o Nimbus, isso é o que vc deve enxergar:

Viu como é a aparencia dos botões? Em vermelho eu destaquei a lista dos LookAndFeels que tem no meu Windows.

Depois que vc realizar a configuração do Nimbus, o print abaixo é o que vc deve ver:

Perceba que os botões estão diferentes, há um espaçamento maior entre eles, ficaram mais cinza.

Eu usei os botões porque achei mais facil de codificar e visualizar.

Avise se algo der errado.

staroski

Cara, não há o que configurar.
Não precisa criar arquivo swing.properties.
Basta executar o método abaixo ANTES de instanciar sua tela:
UIManager.setLookAndFeel("javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel");

O tempo que você está perdendo tentando “configurar o Nimbus” você poderia investir aprendendo a programar.
:wink:

wldomiciano

Ele tá tentando seguir o livro.

Eu achei mais fácil o ajudar a alcançar esse objetivo do que convencê-lo a fazer de outro jeito.

E, embora sua orientação seja o melhor caminho, tem o que configurar sim (se a pessoa preferir), como eu mostrei na minha outra resposta.

Clark_Samurai

@staroski,

Eu não decidi perder tempo tentando configurar o Nimbus, eu simplesmente tentei aprender praticar o que está escrito no livro Java Como Programar, eu falei isso várias vezes.

Eu disse que eu postei este tópico sobre o Nimbus para estar preparado para começar meus estudos do Java no livro Java Como Programar 10 edição, quem diz que você está pronto para começar seus estudos do Java nesse livro depois de falar sobre o Nimbus é este livro nos seguintes parágrafos que eu copiei e colei várias vezes nesse tópico:

@staroski,

É perda de tempo estudar o livro Java Como Programar 10 edição dos Deitel para aprender ser Programador Java Júnior porque esse livro diz que você está pronto para começar seus estudos do Java nesse livro depois de falar sobre o Nimbus?

@staroski,

Eu tentei configurar o Nimbus usando o Java 12 para ver se funciona o que o livro Java Como Programar 10 edição ensina sobre a configuração do Nimbus porque eu não sabia que não existe nada chamado de jre no Java 12.

@wldomiciano,

É impossível seguir o livro para configurar o Nimbus usando o Java 12 porque não existe nada chamado de jre no Java 12, eu mostrei para vocês que não existe nada chamado de jre no Java 12 através de captura de tela.

@wldomiciano,

Depois eu irei avisar se algo der errado.

Se eu não conseguir configurar o Nimbus, eu irei desistir de tentar configurar o Nimbus para estudar outros assuntos de Java.

Para configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java segundo o livro Java Como Programar 10 edição, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE, mas não existe pasta de instalação jre no Java 12.

Isso significa que a maneira de configurar o Nimbus mudou ou isso significa que o Nimbus é obsoleto?

wldomiciano

Tanto o @staroski quanto eu fomos claros ao dizer que é perda de tempo quebrar tanto a cabeça com a configuração do Nimbus. Ninguém disse que é perda de tempo estudar por esse livro.

É impossível seguir o livro porque no Java 12 não tem a pasta JRE, porém não é impossível fazer a configuração como eu expliquei na outra resposta.

Seguir em frente nos estudos ao invés de ficar preso neste detalhe será uma excelente decisão.

Eu mesmo nem sabia desse tipo de configuração antes de vc perguntar como fazer. Aprendi agora e posso dizer que não me fez falta saber disso.

Significa somente que mudou.

Mas Nimbus faz parte do Swing, que é a parte da biblioteca padrão do Java que nos permite criar interfaces gráficas, e o Swing em si está ficando pra trás.

Mike

Como já foi dito aqui, é perda de tempo tentar configurar o Nimbus, é tão perca de tempo pq não precisa configurar, só utilizar um comando no java e também pq Nimbus faz parte do Swing e Swing ja era, como disse o @wldomiciano

Talvez para você seja bom video-aulas, já tentou? Eu mesmo prefiro elas do que livros.

Clark_Samurai

“Mike:

Como já foi dito aqui, é perda de tempo tentar configurar o Nimbus, é tão perca de tempo pq não precisa configurar, só utilizar um comando no java e também pq Nimbus faz parte do Swing e Swing ja era, como disse o @wldomiciano

@Mike,

Você disse que é perda de tempo tentar configurar o Nimbus, é tão perca de tempo pq não precisa configurar, só utilizar um comando no java.

Qual é esse comando?

@Mike,

Eu decidi tentar configurar o Nimbus porque isso está escrito no livro Java Como Programar.

Eu nunca decidi estudar conteúdo de Java para perder tempo.

Eu não teria tido interesse de tentar configurar o Nimbus se o livro Java Como Programar 10 edição não tivesse conteúdo sobre o Nimbus

Eu estou tentando executar os códigos que o @wldomiciano me sugeriu para executar o Nimbus.

Eu irei desistir deste tópico depois que eu executar os códigos que o @wldomiciano me sugeriu para executar o Nimbus e depois que ele me responder, mas eu também irei esperar você (Mike) responder as perguntas desta mensagem.

@Mike,

Você disse que prefere video-aulas do que livros.

Quais são as video aulas que você recomenda para aprender ser Programador Java Júnior?

Clark_Samurai

@wldomiciano,

Eu executei javac -version para mostrar que eu configurei as variáveis de ambiente:

Microsoft Windows [versão 6.1.7601]
Copyright © 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\NG>javac -version
javac 12.0.1

C:\Users\NG>

Eu compilei o programa para executar o seguinte código:

class Teste {

public static void main(String args) {

JFrame jframe = new JFrame(Testando LookAndFeels);
	jframe.setLayout(new GridLayout(2, 2));
	jframe.add(new JButton("Botao A"));
	jframe.add(new JButton("Botao B"));
	jframe.add(new JButton("Botao C"));
	jframe.add(new JButton("Botao D"));
    jframe.setPreferredSize(new Dimension(200, 100));
	jframe.pack();
    jframe.setVisible(true);

for (LookAndFeelInfo look : UIManager.getInstalledLookAndFeels()) {
		System.out.printf("%20s %s\n", look.getName(), look.getClassName());
    }
}

}

O resultado da compilação é este:

C:\game>javac nimbus.java

C:\game>

Eu executei isto:

C:\game>java nimbus.java
Metal javax.swing.plaf.metal.MetalLookAndFeel
Nimbus javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel
CDE/Motif com.sun.java.swing.plaf.motif.MotifLookAndFeel
Windows com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel
Windows Classic com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsClassicLookAndFeel

Apareceu os botões que você mostrou neste tópico.

Eu tentei executar o seguinte comando para executar o Nimbus:

echo swing.defaultlaf=javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel> “C:\Program Files\java\jdk-12.0.1\conf\swing.properties”

Isto apareceu no prompt de comando:

C:>cd game

C:\game>echo swing.defaultlaf=javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel> “C:\Pro
gram Files\java\jdk-12.0.1\conf\swing.properties”

C:\game>

Agora eu tentei executar este arquivo para executar o Nimbus:

C:>cd game

C:\game>echo swing.defaultlaf=javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel> “C:\Pro
gram Files\java\jdk-12.0.1\conf\swing.properties”

C:\game>java nimbus.java
Metal javax.swing.plaf.metal.MetalLookAndFeel
Nimbus javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel
CDE/Motif com.sun.java.swing.plaf.motif.MotifLookAndFeel
Windows com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel
Windows Classic com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsClassicLookAndFeel

O resultado acima mostra que eu consegui executar o Nimbus praticando o que o @wldomiciano disse.

@wldomiciano,

Se não for pedir demais, por favor, me fale o seu e-mail em mensagem privada para eu lhe mostrar as minhas capturas de tela das execuções que eu citei acima para você mostrar neste tópico.

Eu peço isso por que eu não sei enviar essas capturas de tela.

Clark_Samurai

@wldomiciano,

Eu consegui colar aqui o resultado do Nimbus:

Clark_Samurai

Perdão, eu digitei comandos errados, eu tentei concertar isso:

Clark_Samurai

wldomiciano

Fico feliz que tenha conseguido.

O @staroski já mostrou, confere novamente a resposta dele aqui.

É usando esse método: UIManager.setLookAndFeel().

Eu fiz o exemplo abaixo onde eu adicionei o botão “Mudar”, execute o exemplo e clique neste botão para alterar ir alterando o LookAndFeel. Os outros botões estão ali apenas de enfeite mesmo.

import javax.swing.UnsupportedLookAndFeelException;
import javax.swing.JLabel;
import javax.swing.SwingUtilities;
import javax.swing.BorderFactory;

class Teste {
    static int count = 0;

public static void main(String... args) throws Exception {
        LookAndFeelInfo[] looks = UIManager.getInstalledLookAndFeels();
        JButton button = new JButton("Mudar");
        JLabel label = new JLabel(looks[count].getName());

label.setBorder(BorderFactory.createEmptyBorder(10, 10, 10, 10));

UIManager.setLookAndFeel(looks[count].getClassName());

button.addActionListener(e -> {
            try {
                count = ++count < looks.length ? count : 0;
                label.setText(looks[count].getName());
                SwingUtilities.updateComponentTreeUI(jframe);
                jframe.pack();
            } catch (Exception exc) {
                System.out.println(exc.getMessage());
            }
        });

jframe.setLayout(new GridLayout(3, 2));
        jframe.add(button);
        jframe.add(new JButton("Teste B"));
        jframe.add(new JButton("Teste C"));
        jframe.add(new JButton("Teste D"));
        jframe.add(label);
        jframe.setPreferredSize(new Dimension(200, 120));
        jframe.pack();
        jframe.setVisible(true);
    }
}
Clark_Samurai

@wldomiciano,

Eu pretendo executar este código depois.

Eu irei postar um tópico sobre outro assunto depois que eu executar esse seu código e tiver respostas sobre outras perguntas sobre o Nimbus.

Talvez vocês perceberam que eu sou o tipo de estudante que talvez aprenderá programar se eu tiver um professor de curso online pago que tire as minhas dúvidas ou se eu tiver um professor sentado ao meu lado usando um computador.

Eu prefiro o seguinte conteúdo da apostila da Caelum sobre a instalação do JDK no Windows e de configuração de variáveis de ambiente também no Windows do que o conteúdo do livro Java Como Programar 10 edição porque o conteúdo dessa apostila é fácil de entender e tem até capturas de tela, mas o conteúdo do livro Java Como Programar 10 edição sobre esses assuntos aponta para links de conteúdo em inglês: https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/apendice-instalacao-do-java/#instalao-do-jdk-em-ambiente-windows

@Mike,

Você disse que prefere video-aulas do que livros.

Quais são as video aulas que você recomenda para aprender ser Programador Java Júnior?

@wldomiciano, @staroski, @Mike, @javaflex, @juliofsn, @ViniGodoy, todos,

Se é verdade que é perda de tempo tentar configurar o Nimbus, porque o livro Java Como Programar 10 edição ensina configurar o Nimbus dizendo por exemplo que para configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE?

Se é verdade que é perda de tempo tentar configurar o Nimbus também porque Nimbus faz parte do Swing e Swing ja era, porque o livro Java Como Programar 10 edição ensina configurar o Nimbus?

T

Só um adendo. A versão 8 do Java para download a partir de hoje (16/04/2019) no site da Oracle somente mediante cadastro.

staroski

O autor quis assim.

Não, o swing.properties é só uma forma de você sobrescrever as configurações padrão do Swing.

Mike

Primeiramente, só ver as vídeo-aulas não basta, você terá que praticar bastante.

Os cursos de Java da Softblue são muito bom, eu os fiz e no primeiro mês de emprego o valor investido ja estava pago. Algumas vezes ao ano eles lançam promoções e até pacotes e ai fica bem barato mesmo.

Você pode dar uma olhada em alguns cursos que aborda os conteúdos que eu postei no início do tópico, pois aqueles conteúdos é o que eu acho que um Java Jr deve saber.

E como eu disse antes, eu não perderia tempo com Swing

Clark_Samurai

@Mike,

Eu disse que eu preciso saber qual é o conteúdo que ensina o que é necessário saber para ser Programador Java Júnior e você disse a seguinte resposta:

@Mike,

Você disse que postou os conteúdos que você acha que um Java Jr deve saber na seguinte resposta:

@Mike,

Eu disse que eu digitei a palavra chave programador java júnior no Indeed e essa pesquisa não retornou nenhum resultado onde eu moro que é Teresina - PI: https://www.indeed.com.br/m/jobs?q=programador+java+júnior&l=Teresina%2C+PI&from=searchOnSerp%2Cwhatauto%2Cwhereauto

A minha pesquisa pela palavra chave java junior no Indeed não retornou nenhum resultado também em Fortaleza - CE, Natal - RN, João Pessoa - PB.

A minha pesquisa pela palavra chave java junior no Indeed retornou uma vaga para o estado de Goiás: https://www.indeed.com.br/m/jobs?q=java+junior&l=Goiás

@Mike,

Essas são as atividades e responsabilidades dessa vaga:

Programador(a) Java Junior - Full Stack

Asert

Goiânia, GO

Atividades e Responsabilidades

• Desenvolvimento e manutenção de aplicações web;
  • Desenvolvimento e manutenção de aplicações mobile;
  • Realizar a manutenção e criação de novas funcionalidades;
  • Desenvolvimento de funcionalidades no Front-End;
  • Desenvolvimento de funcionalidades no Back-End;

@Mike,

Por favor, poste nesse tópico exemplos de vagas de Java Júnior que exigem saber os conteúdos que você disse que acha que um Java Jr deve saber.

FearX

Seguinte, o tópico já tá divagando da proposta inicial. Se ninguém tiver mais nada a acrescer sobre CONFIGURAÇÃO DO NIMBUS, fecharei o tópico.

Clark_Samurai

@FearX,

Eu pretendo executar mais tarde o código que o @wldomiciano me pediu e mostrarei capturas de tela.

Eu também farei outras perguntas sobre o Nimbus para terminar o tópico.

Mike

Isso nunca vai estar pedindo numa vaga, isso é o básico do Java, então todo dev saber.

Pelo que eu vi, ai na sua região não tem muitas vagas ou nenhuma vaga. Aqui em SP sempre pedem o conhecimento citado acima + HTML, CSS, JS e (JSF ou Spring).
Eu já fui Jr, sei que é necessário saber isso…

Tem outros conhecimentos que são requisitados, mas esses são os mais importantes

Clark_Samurai

@wldomiciano,

Eu tentei executar este código:

import javax.swing.UnsupportedLookAndFeelException;

import javax.swing.JLabel;

import javax.swing.SwingUtilities;

import javax.swing.BorderFactory;

class Teste {
static int count = 0;

public static void main(String... args) throws Exception {
    LookAndFeelInfo[] looks = UIManager.getInstalledLookAndFeels();
    JButton button = new JButton("Mudar");
    JLabel label = new JLabel(looks[count].getName());

label.setBorder(BorderFactory.createEmptyBorder(10, 10, 10, 10));

button.addActionListener(e -> {
        try {
            count = ++count < looks.length ? count : 0;
            label.setText(looks[count].getName());
            SwingUtilities.updateComponentTreeUI(jframe);
            jframe.pack();
        } catch (Exception exc) {
            System.out.println(exc.getMessage());
        }
    });

jframe.setLayout(new GridLayout(3, 2));
    jframe.add(button);
    jframe.add(new JButton("Teste B"));
    jframe.add(new JButton("Teste C"));
    jframe.add(new JButton("Teste D"));
    jframe.add(label);
    jframe.setPreferredSize(new Dimension(200, 120));
    jframe.pack();
    jframe.setVisible(true);
}

}

Eu executei javac - version.

Eu executei javac Teste.java

Eu executei echo swing.defaultlaf=javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel> “C:\Pro

gram Files\Java\jdk-12.0.1\conf\swing.properties”

Eu executei javac Teste.java

Eu executei java Teste:

Eu apertei no botão “Mudar”:

@wldomiciano,

Eu decidi não executar outro código usando o Nimbus.

Eu irei esperar as respostas para as seguintes perguntas sobre o Nimbus:

Se é verdade que é perda de tempo tentar configurar o Nimbus, os cursos de graduação da área de programação de computadores fazem seus alunos perderem tempo estudando conteúdo que já era?

Se sim, porque os cursos de graduação da área de programação de computadores fazem seus alunos perderem tempo estudando conteúdo que já era?

Se é verdade que é perda de tempo tentar configurar o Nimbus, os cursos técnicos de nível de 2° grau da área de programação de computadores fazem seus alunos perderem tempo estudando conteúdo que já era?

Se sim, porque os cursos técnicos de nível de 2° grau da área de programação de computadores fazem seus alunos perderem tempo estudando conteúdo que já era?

Mike

Sim, boa parte das graduações sim.

Pq muitas vezes o próprio professor não esta atualizado com as novas tendências do mercado.

Não fiz técnico, mas acho que depende muito da escola, assim como a faculdade.

Uma coisa é fato:
Tem conteúdo que você vai aprender no 3 ou 4 ano de faculdade que se você comprar um bom curso online, você aprende no 1 ano.

E antes que você pergunte “Pq tem coisa coisa que a gente só aprende no 3 ou 4 de faculdade sendo que em um bom curso a gente aprende no 1 ano?”
Quando você esta na faculdade, o professor tem que dividir a atenção dele com + 30 alunos e nisso cada aluno pode fazer o professor perder tempo de aula, seja por desinteresse ou por problema no código. Além de ser uma aula semanal.

Quando você faz o curso online, o professor esta explicando direto para você e ele pode ficar regravando a aula até achar que a explicação esta boa e você também pode fazer a aula todo dia.

javaflex

Pra encher linguiça.

wldomiciano

A primeira coisa que temos que pensar é que a gente não sabe se cursos de graduação ou de 2° grau ensinam a fazer essa configuração.

A segunda coisa a se ter em mente é que é apenas a minha opinião.

Na minha opinião, esse trecho do livro ensinando a fazer a configuração do Nimbus é perda de tempo, pelos seguintes motivos:

• O livro é destinado à iniciantes
  • Ensinar a fazer a configuração desse jeito apenas coloca duvidas desnecessárias na cabeça do iniciante
  • Vc só vai botar a mão no Swing a partir do capitulo 12.
  • Quando vc chegar no capitulo 12, ai sim vc já vai estar entendendo coisas mais avançadas
  • Eles deveriam ter colocado este trecho apenas depois do capitulo 12

E, sendo sincero, na minha opinião vc está fazendo as perguntas erradas.

Qual é a importancia pra vc saber o por quê dos cursos ou livros ensinarem a fazer essa configuração?

Apenas saiba que não existe curso ou livro perfeito. O que é bom pra mim, pode ser ruim pra vc.

O livro Java: Como Programar é bastante citado por aí, eu nunca li, mas parece que tem muita gente que gosta muito.

O fato deste livro ensinar coisas que eu considero perda de tempo, não faz dele uma fonte de informação ruim. Eu apenas acho que não vai fazer mal pra vc pular a parte que fala da configuração do Nimbus, mas como vc já configurou, então tá tudo certo, siga em frente.

Vc chegou a ler mais do livro ou vc ficou preso naquela parte do Nimbus? Que parte vc está lendo agora?

Clark_Samurai

“wldomiciano:

A primeira coisa que temos que pensar é que a gente não sabe se cursos de graduação ou de 2° grau ensinam a fazer essa configuração.

A segunda coisa a se ter em mente é que é apenas a minha opinião.

Na minha opinião, esse trecho do livro ensinando a fazer a configuração do Nimbus é perda de tempo, pelos seguintes motivos:

• O livro é destinado à iniciantes

• Ensinar a fazer a configuração desse jeito apenas coloca duvidas desnecessárias na cabeça do iniciante

• Vc só vai botar a mão no Swing a partir do capitulo 12.

• Quando vc chegar no capitulo 12, ai sim vc já vai estar entendendo coisas mais avançadas

• Eles deveriam ter colocado este trecho apenas depois do capitulo 12

E, sendo sincero, na minha opinião vc está fazendo as perguntas erradas.

Qual é a importancia pra vc saber o por quê dos cursos ou livros ensinarem a fazer essa configuração?

@wldomiciano,

Para mim é importante saber isso porque se a configuração do Nimbus não é ensinada nos cursos e livros, então eu fiz esforço inútil tentando configurar o Nimbus.

É importante ver se algum professor universitário irá responder essas perguntas porque será bom saber se alunos universitários se importam com o Nimbus segundo a experiência dele porque será decepcionante saber que eu realmente perdi tempo estudando conteúdo de Java que não é exigido em nenhuma vaga de emprego e nem mesmo na faculdade.

@wldomiciano,

Eu parei de ler o livro Java Como Programar porque eu não consegui configurar a variáveil Path estudando este livro porque este livro não ensina fazer isso em conteúdo escrito em português, este livro mostra um link que explica como fazer essa configuração em conteúdo escrito em inglês.

Eu consegui configurar as variáveis de ambiente no Windows graças ao artigo do devmedia que o @juliofsn colocou na resposta dele no meu tópico sobre os comandos javac e java (É muito difícil encontrar a solução para executar os comandos javac e java?) e graças a seguinte apostila da Caelum: https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/apendice-instalacao-do-java/#instalao-do-jdk-em-ambiente-windows

Eu desisti do Nimbus, pelo menos agora.

Esse livro não deveria ter ensinado, por exemplo, que você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.

properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE nessa parte do livro que é chamado “Antes de começar” porque o Nimbus é assunto de programas com as interfaces gráficas de usuário Swing (por exemplo, capítulos 12 e 22) desse livro.

wldomiciano

Sobre fazer esforço inútil, a gente avisou desde o inicio, mas vc insistiu. De qualquer forma, vc e eu aprendemos uma coisa nova nisso tudo, pois eu também não sabia fazer a tal configuração desta forma, então ainda assim, foi positivo.

Clark_Samurai

Para terminar o tópico:

Eu disse que é importante para mim saber isso porque se a configuração do Nimbus não é ensinada nos cursos e livros, então eu fiz esforço inútil tentando configurar o Nimbus.

Eu irei esperar as respostas de professores universitários para as seguintes perguntas sobre o Nimbus:

@ViniGodoy, outros professores universitários,

Se é verdade que é perda de tempo tentar configurar o Nimbus, os cursos de graduação da área de programação de computadores fazem seus alunos perderem tempo estudando conteúdo que já era?

Se sim, porque os cursos de graduação da área de programação de computadores fazem seus alunos perderem tempo estudando conteúdo que já era?

Se é verdade que é perda de tempo tentar configurar o Nimbus, os cursos técnicos de nível de 2° grau da área de programação de computadores fazem seus alunos perderem tempo estudando conteúdo que já era?

Se sim, porque os cursos técnicos de nível de 2° grau da área de programação de computadores fazem seus alunos perderem tempo estudando conteúdo que já era?

FearX

Esforço inútil? Só é inútil se você não aprendeu. Sua vida não é um livro não, rapaz.

Estudar nunca é demais. Conhecimento não se perde, só se agrega. Tem muito conceito que você realmente aprende na faculdade e nunca usa. Você já sou bhaskara na sua vida? Circulo trigonométrico? Análise sintática de orações? Aposto que não, mas mesmo assim aprendeu. E aposto que não ficou questionando o professor.

Profissionalmente pode ou não ser perda de tempo. Todavia, se é ensinado, é pra você aprender. Naquele contexto, você usará o Nimbus, e isso já justifica o aprendizado.

Por que naquele contexto você vai utilizar.

T

Tenho acompanhado o tópico e observei que já foram dadas as respostas mais que suficientes para o @Clark_Samurai poder evoluir no aprendizado da configuração do Nimbus.
É necessária a configuração do Nimbus para desenvolver/programar em java? Não. O Java é muito mais do que esta “cara bonitinha” que a configuração do Nimbus oferece.
Seguir o livro é importante, pois há uma sequência didática para o ensino dos assuntos, mas não precisa ser à risca, caso contrário não evoluirá na leitura.
O livro Java - Como Programar 10ª Edição da Deitel, tem mais de 970 páginas e o @Clark_Samurai não avançou da página xxxiii/xxxiv, próxima ao prefácio, perdendo tempo com requestionamentos sem sentido do que já foi explicado.
Minha sugestão @Clark_Samurai é que, escolha um linguagem para começar a jornada para atingir a meta de ser um Programador Java Júnior/Pleno/Sênior (não se apegue a este detalhe), pode ser Java, como já indicou seu tópico. Com o livro que já possui, leia-o até o final e se este livro não lhe ajudou, passe para o próximo livro sobre o assunto, até que adquira o conhecimento suficiente para retornar ao livro anterior e compreender os assuntos tratados.
Na dificuldade do entendimento de algum código de exemplo utilizado no livro, traga ao GUJ para ajudarmos, mas faça uma releitura do tópico tratado no livro, para facilitar a compreensão.
Estudar qualquer assunto não é perda de tempo e não vale a pena ficar requestionando sobre eles como se não pudesse seguir adiante. Não há impedimentos para estudar, é só querer e pronto.

Minha opinião @FearX é encerrar este tópico.

FearX

Por fim, acresço que mais uma vez você perdeu tempo questionando se deveria aprender enquanto poderia simplesmente ter aprendido. Já sabemos que você gosta de fazer isso, mas você já imaginou se você tivesse simplesmente estudado e entendido sobre o Nimbus? Você já estaria produzindo e montando o seu portfólio.

Lembro-me como se fosse ontem, enquanto você ficava questionando qual linguagem aprender (e fez isso durante um bom tempo), eu iniciei meus estudos em Python. Hoje já tenho até portfólio com py, enquanto você continua questionando. Não está na hora de parar de perguntar tanto e botar a mão na massa? Você faz algumas perguntas que, sinceramente, são inúteis.

Você tem que entender que estudo nunca é demais. Ao invés de se questionar o tempo todo o “porque aprender isso”, simplesmente aprenda. Imagina só, daqui cinco anos a empresa onde você trabalha pede um projeto com Nimbus. Mesmo que você não lembre, você sempre saberá a base.

Questionar, na vida, é necessário. Questionar demais é tolice, além de ser irritante.

Tópico fechado.

Criado 14 de abril de 2019
Ultima resposta 18 de abr. de 2019
Respostas 54
Participantes 7