Banco de Dados esta Caindo

7 respostas
rodrigosilvabraga

Eu tenho um aplicação web que usa nodejs e mongodb. Recentemente o meu mongodb começou a cair… Já fiz testes em todos os scripts que conectam com o banco de dados, e nenhum deles apresentou problema. Mesmo porque também, imagino que se fosse problema com a aplicação nodejs, era pra só ela cair e não o banco de dados.

Alguém sabe o que pode fazer o banco de dados cair, ou melhor ainda, alguém sabe se o MongoDB gera algum relatório de erro quando ele cai ou é desligado?

7 Respostas

thimor

o banco de dados esta local na sua maquina? ou esta em nuvem gratuita? tem umas nuvens dessa de desligam os servicos com 30 minutos sem requisicoes.

rodrigosilvabraga

O Banco de Dados esta em um VPS Linux da Digital Ocean… E eu já uso eles a uns 4 anos, e nunca tinha acontecido isso. Desligarem por falta de requisições, eu tenho certeza que não é o caso, porque o banco de dados já caiu algumas vezes comigo online no site. Recentemente eu até desinstalei o Banco de Dados, atualizei a máquina, instalei o banco de dados novamente, e mesmo assim, continuou caindo… E eu nunca sei quando cairá novamente. Porque tem vez que cai algumas horas depois de reiniciar e outras vezes cai depois de vários dias.

Se fosse no meu computador, seria mais fácil de encontrar o que esta fazendo ele cair, porque eu deixo o terminal aberto rodando as aplicações quando estou fazendo atualizações… Já no servidor, mesmo que eu deixe o terminal aberto, por questões de segurança, rapidamente eu seria desconectado por não esta mexendo.

javaflex

Muda pra algo mais confiável como Azure, Google Cloud ou Amazon.

thimor

eles nao oferecem um suporte a isso?

rodrigosilvabraga

Não nesse caso, porque o erro não é servidor caindo ou delisgando, ou seja, não é erro da DigitalOcean, mesmo porque, se isso acontecesse, o mongodb seria reiniciado assim que ligassem… O que faz o meu banco de dados cair, deve ser algum código que eu mesmo fiz no nodejs ou pode ser algum pacote quebrado do linux ou no próprio mongodb. E também eu já criei um código em python, que é executado de 1 em 1 minuto pelo cron, para verificar se meu site esta online. Se em algum momento, meu site cair, em menos de 1 minuto, o mongodb e o meu site voltam a funcionar. Até a página de erro 502, no computador do cliente, é atualizada automaticamente no mesmo instante.

O que eu quero mesmo, é identificar exatamente o que faz o banco de dados parar de funcionar.

javaflex

Se o problema é na aplicação volte pra última versão estável.

rodrigosilvabraga

Isso eu não posso fazer nem pra testar, porque foi uma atualização muito grande, para clientes novos. Dependendo do cliente que estiver usando, o site é completamente diferente do outro. Basicamente, são dois sites diferentes, só que no mesmo domínio. Voltar pra versão anterior, é excluir um deles… E assim também, mesmo que seja nos códigos atuais, eu não conseguiria achar o problema, pois os códigos novos, são muito grandes.

Como eu falei, ele não cai toda hora. Cai é uma vez ou outra com diferença de dias até… E mesmo quando cai, o banco de dados e toda a aplicação volta a funcionar sozinho em menos de 1 minuto.

E eu também não tenho certeza se é na aplicação. Pois esse problema apareceu, 2 semanas depois da atualização. E no linux também, ainda mais no ubuntu, pacotes de programas costumam quebrar vez ou outra… Alguns são corrigidos só com formatação.

O que eu estou precisando mesmo, é achar onde é o problema, aí sim eu vou corrigir da melhor forma. Seja ela formatando tudo, alugando outro servidor ou reescrevendo a aplicação.
Alguém conhece alguma forma de vê algum relatório de erros no mongodb? Ou algum relatório de erros no nodejs?

Criado 7 de setembro de 2020
Ultima resposta 8 de set. de 2020
Respostas 7
Participantes 3