Beleza galera, gostaria de informações de como gerar um código do botão retornar, o seguinte o botão seria tipo de um sair do jframe e voltar para a tela principal do programa.
Botão retornar do jframe
8 Respostas
Acho que vc pode fazer assim:
new nome().show(); //nome seria a classe principal que vc quer voltar
dispose(); //dispose fecha o atual
Olá, eu já tive uma dúvida semelhante, e consegui encontrar a solução segue o link ai …
Nele, postei um código onde a partir de um Frame Principal (JFrame), eu chamo outro frame (JDialog) e quando eu fecho o segundo, o primeiro continua.
Talvez seja de ajuda!
Muito obrigado, vou tentar implementar…
Então pessoal ao inserir o codigo setVisible(false);, só o jpanel fechou, meu jframe continuou ativo. Como resolver esse problema?
Cara…
Se eu nao estiver errado…
// No Frame 1
new Tela2().setVisible(true);
// Na Tela2, no botao sair...
this.dispose();
Voce so tem que conferir a acao padrao associada ao “x” da janela, geralmente eh EXIT_ON_CLOSE.
No Netbeans, na janela Inspetor, selecione o Frame. Entao, va ate a janela Propriedades, se nao me engano
eh o primeiro item. Voce pode colocar DISPOSE ou DO_NOTHING (Assim depende do botao sair para fechar essa janela).
Qq coisa, posta ae!
Abraco!
Infelizmente não deu certo! O setVisible(false) só escondeu o Jpanel e não o JFrame.
Segue o código para melhor esclarecimentos:
Cho q isso resolve…
b_sair = new javax.swing.JButton("sair");
b_sair.addActionListener(
new java.awt.event.ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
int escolha;
Object[] botoes={"sim","não","Cancelar"};
escolha=JOptionPane.showOptionDialog
(null,"Deseja fechar este aplicativo?",
"Fechar o aplicativo",JOptionPane.
YES_NO_CANCEL_OPTION,JOptionPane.
QUESTION_MESSAGE,null,botoes,botoes[0]);
if(escolha==JOptionPane.YES_OPTION)
dispose();
}
});
Quando quero fechar uma JFrame ou JDialog e manter a JFrame principal uso isso, só colocar um botão desses na sua frame, se não quiser usar botão(fechar pelo “X” na janela) é só colocar:
public static void main(String args[]){
suaclasse app = new isuaclasse();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
Entaum acho q isso resolve;
Sua Tela Principal esta maximizada né você pode criar um botão sair e dentro do botão vc coloca em evento de action performad que quando vc clicar ele só fecha a tela e depois vai na propriedade do form e seta Dispose_on_close se não me engano
dispose();
Ja ia me esquecendo qual a IDE q vc esta usando?
esse botão vc coloca no form q quer fechar.