Classes e métodos abstratos

7 respostas
Andre_Brito

Galera, sou meio novo em Java e tenho uma dúvida quanto a métodos abstratos.
Pra que eles servem? Eles não tem implementação alguma, certo? (interface). Mas por que ele sempre fica na superclasse, sendo que ele também é implementado nas subclasses dessa superclasse? Isso parece que é reescrever código (que é o que a herança tenta evitar, certo?).

Valeu por enquanto.

7 Respostas

T

Um método abstrato é algo que você promete implementar em uma subclasse.
Nesse ponto lembra a história da “interface” (que é algo que você promete implementar em uma classe que “implements” a tal interface).
Não vejo nenhuma reescrita de código aí; você só copia a definição, mas não a implementação.

Andre_Brito

Ok. Mas qual então o objetivo de um método abstrato?!

Claudio_Nazzari

O Metodos Abstratos são FUNDAMENTAIS quando voce quer utilizar metodos genericos!
Voce pode usar um metodo implementado na classe Pai que tenha uma chamada sobre um metodo abstrato, e a implementação do metodo abstrato varia de acordo com a classe filha, ou seja, o metodo da classe pai chama o metodo abstrato da classe filha.

Exemplo: Em um CRUD, uma classe abstrata Pai ActionDefault pode conter um metodo create que chame um BusinessObject especifico…

public ActionForward create(ActionMapping map, ActionForm form,
 HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws Exception {

TransferObject to = getTransferObject(form, request);
        getBusinessObject().create(to);
        return map.findForward(CREATE_PAGE);
}

protected abstract BusinessObject getBusinessBusinessObject();

… Aonde voce informa o businessObject que ira executar na classe filha:

public class PessoaAction extends ActionDefault {
    protected String getBusinessObject() { return new PessoaBusinessObject(); }
}
public class CarroAction extends ActionDefault {
    protected String getBusinessObject() { return new CarroBusinessObject(); }
}