Modelo BD

4 respostas Resolvido
mysql
Sergio_Guerjik

Bom dia a todos. Estou tentando escrever um banco de dados e não estou conseguindo modelar. Estou com muitas duvidas. Poderiam me ajudar como resolver o seguinte problema:

• Tenho uma Lista de Produtos (Geral)
  • Comprador1 escolhe produtos desta lista (podem ser 1 ou todos)
  • Preciso gerar esse registro dos (produtos escolhidos) por este comprador para poder gerar uma lista contendo estes produtos escolhidos para Comprador1.
  • Esta nova lista será disponibilizada para outro Comprador2 escolher um produto especifico dela.

Como posso modelar este Banco?

Obrigado

4 Respostas

Antoniosfalcini

Table Produto (id, descricao, preço…)
Table Cliente (id, nome, cpf…)
Table Compra/Venda (i , idCliente, idProduto, dataCompra…)

Cliente visualiza a tabela de produtos e efetua a compra, id dos produtos e do cliente são guardados na table Compra/Venda, o próximo cliente poderá olhar o registro de compras efetuadas por determinado cliente anteriormente.

É uma idéia.

Sergio_Guerjik

Muito obrigado Antonio!

Esta modelagem me gerou outra duvida.

Se houverem diversos clientes comprando, a table Compra/Venda vai ser enorme, porque acredito que cada cliente que comprar uma determinada quantidade produtos deverão ser listados na mesma table (onde cada cliente é identificado com seus respectivos produtos que comprou)

é desse jeito que deverá funcionar?

abraços

Antoniosfalcini
Solucao aceita

Supostamente sim @Sergio_Guerjik, um detalhe pra ajudar na compreensão, na table compra/venda coloque a coluna “qtde”, assim se o Cliente1 comprar:

• 15 unid. do produto1;
  • 10 unid. do Produto4;
  • 20 unid. do Produto7;
  • 3 unid. do Produto3;

Sua tabela compra/Venda vai ter os registros:

O que não consegui imaginar direito é de que forma vc quer mostrar ao Cliente2 as compras já existentes de outros clientes, mas aí é contigo rs.

Outra ideia que me veio agora é colocar o preço que foi vendido na tabela Compra/Venda, visto que seus preços podem alterar com o tempo na tabela produto, e vc vai perder o valor da transação ocorrida em outras datas.

Sergio_Guerjik

Muito obrigado Antonio, vou trabalhar nessa linha e se der certo posto aqui

abraços!!!

Criado 13 de setembro de 2016
Ultima resposta 14 de set. de 2016
Respostas 4
Participantes 2