Bom dia galera, estou estudando java e embora seja compreensível a sintaxe ou a lógica, eu tenho tido dúvida quanto ao método principal:
public static void main(String[]) args);
eu sei que é o primeiro método a ser executado, sem ele a jvm não compila o programa, também sem que ele não retorna nenhum valor. Agora, porque ele é public, static, não poderia ser dinâmico ? Outra dúvida, String[] é um tipo de classe, mas qual é função dela ?
Galera, estou tendo aula e estou me esforçando com o livro do Deitel, mas eles não consigaram me clarear as idéias. Aqui eu tenho certeza que vocês me ajudarão !!!
Todo programa Java (em formato .class ou .jar) é executado por um programa em C++ chamado “java.exe”.
A primeira coisa que ele faz é procurar na classe que você passou como parâmetro, um método chamado “main” , que seja público (public), e que ele não precise instanciar um objeto da classe para chamar - é por isso que ele tem de ser static. Outra coisa que o programa em C++ faz é passar os argumentos da linha de comando para essa classe, nessa variável “args”. Ou seja, se você tem um programa:
java MeuTeste joao maria jose
ele chama o método “public static main” da classe MeuTeste e preenche a variável args com os seguintes valores:
eu sei que é o primeiro método a ser executado, sem ele a jvm não compila o programa
Compila sim! Ele não é obrigatório!
Fabiano
pafuncio:
Só uma outra coisa:
efcjunior:
eu sei que é o primeiro método a ser executado, sem ele a jvm não compila o programa
Compila sim! Ele não é obrigatório!
Exatamente, o máximo que vai ocorrer é o código não ser executado por você não ter a classe main. Casos assim vão ocorrer quando você declarar uma classe que somente vai ter as variáveis e os getters and setters dessas variáveis, por exemplo.
georgesq
a função do String[] é poder receber n parametros de linha de comando sem um limite informado.