Salvar varios dados em mysql sem tamanho definido

2 respostas
javamysql
Adilson_Magalhaes

Salve turma!
Estou criando um sistema de gerenciamento de pedidos entre cliente e restaurante.
Estou com problema ao fazer pedido, pois cada restaurante tem uma lista de menus prontos, porem cliente pode escolher mais de 1 menu, como isso nao é um valor exato, nao estou conseguindo achar uma forma de salvar isso no mysql.

Tenho 4 planilhas no banco de dados, restaurantes, menus, clientes e ordens.
Em ordens fica salvo todos os pedidos com uma FK do restaurante, menus e cliente.

Alguém faz ideia de como poderia resolver esse problema?

Pensei em salvar como uma string os índices dos menus (1,2,6,22…) e depois fazer um tratamento pra extrair esses índices.

2 Respostas

TerraSkilll

Defina melhor o que significa “escolher mais de um menu”.

Uma estrutura comum é ter uma tabela secundária ao pedido, contendo cada um dos menus selecionados. Algo como:

tabela menu(
id_menu int primary key,
descricao varchar(200) --  exemplo
)

tabela pedido(
id_pedido int primary key,
data date
)

tabela itens_pedido(
id_item_pedido int primary key,
id_pedido int, -- guarda o id do pedido da tabela pedido
id_menu int -- guarda o id do menu da tabela menu
)

Assim, pra cada pedido de um cliente, você pode adicionar os vários menus que ele escolheu.

Abraço.

Adilson_Magalhaes

Salve amigo, por exemplo, quando você faz um pedido no ifood, você só pode fazer 1 pedido de cada vez por restaurante, porem naquele restaurante tu pedir 1 coca cola, 1 pizza de queijo, 1 pizza de espinafre, bolo de coca, 1 cerveja… Você não faz 1 pedido pra cada item, então o sistema recebe essa seleção de pedidos de 1 só vez.

No meu caso, eu criei uma planilha somente para mostrar os pedidos realizados, então essa planilha tem que receber os id dos menus (1,3,4,6…) e salvar nessa planilha, junto com esses IDs salvar uma fk apontando o restaurante e outro o cliente.

Criado 27 de dezembro de 2021
Ultima resposta 5 de jan. de 2022
Respostas 2
Participantes 2