Adobe Flash Builder 4

64 respostas
marciosantri

Para quem programa em Flex, saiu o novo Adobe Flash Builder 4 (sim a ferramente trocou de nome, agora não se chama mais Adobe Flex Builder). Ainda vou instalar para verificar as melhorias, mas ao que me parece, a Adobe juntou numa só ferramenta o Flex e o Flash. Tomara que eles tenham melhorado o garbage collector do Flex e também melhorado a performance da ferramenta, meio que sofrível. O download da versão trial pode ser obtido neste link http://labs.adobe.com/technologies/flashbuilder4/. Para obter inteiramente grátis a licença para estudante, acesse este link http://www.adobe.com/devnet/flex/free/index.html. Para quem ainda não conhece o Flex, eu a considero como uma das melhores ferramentas para desenvolvimento de aplicações Web (camada de visualização). Melhor ainda utilizando um servidor Java processando por de trás dos panos.

Inté.

64 Respostas

felipedamiani

Já baixei aqui tbm pra testar… Quanto a performanse da versão anterior, eu uso aqui o FB 3 Profissional, e acho o desempenho legal.
Acho tbm que eles deviam programar criar uma versão pra linux. pelo que sei a versão 3 ainda esta em fase alpha rsrsrs…

Abraço

JAVADRIANO

Bah… legal! Eu me empolgo cada dia mais com o Flex… :smiley:

Luca

Olá

E eu me empolgo cada dia mais com o HTML 5. Se eu fosse indicar a alguém qual tecnologia é imprescindível aprender em 2010 não teria a menor dúvida em apontar HTML 5 (e CSS 3)

Estude Flash se preferir. É bom desde que você SEMPRE tenha em mente que Flash NÃO foi feito para fazer sites. Flash deve ser usado apenas e tão somente para pequenos aplicativos, enfeitinhos e frufrus que rodam em sites.

[]s
Luca

R

Luca:
Olá

E eu me empolgo cada dia mais com o HTML 5. Se eu fosse indicar a alguém qual tecnologia é imprescindível aprender em 2010 não teria a menor dúvida em apontar HTML 5 (e CSS 3)

Estude Flash se preferir. É bom desde que você SEMPRE tenha em mente que Flash NÃO foi feito para fazer sites. Flash deve ser usado apenas e tão somente para pequenos aplicativos, enfeitinhos e frufrus que rodam em sites.

[]s
Luca

Me desculpe, mas acho que foi um comentário equivocado, falar que Flash é somente para pequenos aplicativos, enfeitinhos e frufus…

Tem sites que realmente ficam melhor em Flash outros em HTML… Ou então a junção de ambos.
Se não existessem não teria porque o Flash existir (e ser tão usado), não é?

Adelar

Curti muito as funcionalidades do Flex… uma das melhores ferramentas para UI que já vi. :slight_smile:

M

Luca:
Olá

Leia um pouquinho mais sofre flex e você vai ver que ele é beeeem mais poderoso que o HTML5, esse sim, pra enfeitinhos, frufrus e vídeos.

R

Não comparem HTML5 com Flex eles tem propósitos TOTALMENTE diferentes.
O HTML5 pode sim concorrer com o Flash, mas NÃO com o Flex (repito: são usos totalmente diferentes).

Concordo. Que sites INTEIROS em Flash podem não ser a melhor escolha, porém o Flash revolucionou o visual dos sites, e tem sim sua importância.IMHO.

Assim como não fecharei os olhos para o HTML5, não fecharei para o Flash, Flex, ou qualquer outra tecnologia, nós como profissionais não devemos evangelizar, defender algo, e sim USAR O MAIS ADEQUADO PARA CADA SITUAÇÃO, e NUNCA se esquecer do cliente.

Luca

Olá

RafaelViana:
…comentário equivocado, …
Tem sites que realmente ficam melhor em Flash outros em HTML… Ou então a junção de ambos…

Não é equivocado porque é a minha opinião e dela não abro mão. Que alias é compartilhada por muita gente, inclusive pelo Carlos da eGenial que dá excelentes cursos de Flash no seu ótimo site TreinaTOM.

Eu detesto TODOS os sites que são feitos só em Flash. E olha que conheço um monte porque volta e meia os analiso. Já aqueles que usam a junção de flash com HTML aí a coisa muda de figura. É claro que com o HTML 5 pouca coisa precisará de Flash. Compare o YouTube como fica melhor e mais versátil com HTML 5. Há um monte de exemplos por aí. Só pelo canvas do HTML 5 eu já me tornaria fã. Experimente colocar um vídeo na tela com Flash e com HTML 5. Desafio alguém me provar que com Flash é mais fácil.

[]s
Luca

Luca

Olá

RafaelViana:
Não comparem HTML5 com Flex eles tem propósitos TOTALMENTE diferentes.
O HTML5 pode sim concorrer com o Flash, mas NÃO com o Flex (repito: são usos totalmente diferentes)

Sim, é verdade e eu sei disto. Mas como a notícia falava também em Flash e como eu estou realmente empolgado com o potencial de coisas novas que podem ser feitas com HTML 5, enfatizei que acho HTML 5 uma tecnologia nova bastante importante para ser estudada (sem que deixe de estudar outras coisas do seu dia a dia).

[]s
Luca

M

Gosto não se discute

O player HTML5 do Youtube ainda não tem todas as funções do player em flash. FATO
E mesmo assim o flash não se resume a vídeo. Se você acredita nisso, sugiro estudar melhor Flash e Flex antes de emitir uma opinião.

O Canvas do HTML5 ainda é bem mais limitado que as alternativas em Flash, Silverlight e JavaFX.

Novamente: flash não se resume a vídeo.
Se desejar, eu te envio em pvt alguns tutoriais de flash pra desmistificar sua visão. Sbore facilidade, com as IDEs fazem todo o trabalho, é totalmente independente do desenvolvedor.

Adelar

O único problema de usar flash é a falta de acessibilidade. Não sei se em Flex há algo que auxilie isto, mas caso não haja fazer uma “ponte” com este objetivo acho que não é muito problema para a Adobe.

R

OK. Cada um expressa sua opinião de uma maneira e devemos aceitar.

Tenho que concordar em algo:
Realmente se analisar BEM, entre sites TODO em Flash e mesclado com o HTML.Prefiro a segunda opção.

Outro ponto a se questionar nessa briga FLASH X HTML5 é a questão de como os navegadores irão “entender” o HTML5, já que, Flex, Flash, SilverLight, … rodam em players não dependem do navegador.

Se houver um consenso entre os navegadores pode sim haver sucesso com o HTML5, se isso não acontecer não vejo muito futuro para o HTML5.

C

Ja trabalhei com flex e hj trabalho com silverlight, na minha visao jobs tem razao…a adobe é incopetente, o silverlight que é mais novo dq o flex, mesmo com seus milhoes de defeitos tem melhor peformance, o flex devora a memoria do cliente, incrivel mesmo com todos os cuidados, como nao usar int ao inves de number, evitar iteracoes e bla bla bla, nao tem jeito…nao fica tao bom qto o silverlight, agora acho tosco ficar comparando algo que vai ser lançado so em 2012 com tecnologias que ja sairam do fazer lab e ja se mostram maduras no mercado, o html5 tem bastante futuro sim, e o objetivo dele é sim varrer o mercado da adobe e da microsoft e se consolidar novamente na internet, isso envolve ria e sites…

ps: nao falei nada do javafx exatamente pelo mesmo motivo que nao se deve falar sobre o HTML5, ele nao esta maduro entao nao há comparativo com tecnologias maduras, porem ele ja esta bastante atrasado na corrida.

UMC

D+!

viva a ADOBE!

vlw

pedroroxd

Sites feitos em flash são uma bosta…
E não satisfazem os padrões da w3c, em que pessoas cegas por exemplo podem usar de programas para ler o conteúdo do site

AUser

Bem, conheço Flex muito bem. E posso dizer: Flex/Flash é feito para coisas pequenas sim. Não é adequado para arquiteturas de grande porte. Exemplo: alguém aqui já viu alguma boa arquitetura de testes unitários em Flex? Pois é…

Flex NÃO PRESTA pra aplicações grandes. Adobe Flash Builder 4 é um esforço desesperado da Adobe, desesperado e mal-feito. O único bug que vi que corrigiram da versão Beta 2 pra essa agora é a questão do Lucene que dava pau na indexação de SWCs. No entanto, os mesmos StackOverflow ainda acontecem. Até quando, Adobe?

rod

Eu concordo com a opinião do Luca e ultimamente tenho dado atenção ao HTML5 e tenho gostado bastante.

D

Existe alguma coisa que o Flex/Flash faz que não consigo com HTML e as junções de tecnologias que o envolve?
Vamos gente, mandem ai o que vocês acham que não dá pra fazer com HTML e tais junções que vamos ver se conseguem esgotar minha criatividade e meu conhecimento.
Se me provarem que não tem jeito, eu assino embaixo do Flex. Do contrário, por enquanto, concordo com o Luca.

Mikhas

djemacao:
Existe alguma coisa que o Flex/Flash faz que não consigo com HTML e as junções de tecnologias que o envolve?
Vamos gente, mandem ai o que vocês acham que não dá pra fazer com HTML e tais junções que vamos ver se conseguem esgotar minha criatividade e meu conhecimento.
Se me provarem que não tem jeito, eu assino embaixo do Flex. Do contrário, por enquanto, concordo com o Luca.

Sockets … flash wins.

E não me venha con historia de WebSockets e requisições http que não rola.

L

Também concordo com Luca.

Eu investiria muito mais tempo estudando HTML 5 + CSS 3 e JS que está cada dia mais poderosa.

Vejo o desespero da Adobe.

Nada vai substituir este trio, por enquanto.

Mikhas

Bem… aproveitando que a galera esta falando de HTML5 e javascript… vou fazer meu jabá.

No meu projetinho (link na assinatura) eu estou criando um interface ao usuário baseada em CANVAS.
Funciona bem, mas os componentes que criei até agora são muito simples ainda.

D

Enquanto não houver uma padronização dos navegadores, no que se diz respeito a html, javascript e css, eu vou de flex, silverlight, qualquer coisa que não seja html, css e javascript.

M

Exato. E o Action Script 3 é muito mais robusto que ficar somando x + y + z e verificando pra cada browser em cada plataforma.

Só deixaria de usar aplicaçãoes RIA se eu tivesse de desenvolver algo pra cegos ou outra minoria.

Tchello

Exato. E o Action Script 3 é muito mais robusto que ficar somando x + y + z e verificando pra cada browser em cada plataforma.

Só deixaria de usar aplicaçãoes RIA se eu tivesse de desenvolver algo pra cegos ou outra minoria.
Mas é perfeitamente possível criar aplicações web RIA sem usar flash/flex, silverlight, JavaFX.
Basta olhar o próprio JSF com Richfaces e principalmente GWT (com talvez mais alguns frameworks), que são muito ricos.

benflodin

Como é a modularização dos projetos desenvolvidos em Flex ? existe ?

AUser

benflodin:
Como é a modularização dos projetos desenvolvidos em Flex ? existe ?

Existe da forma mais cabal possível. Módulos em Flex é uma *****.

felipedamiani

djemacao:
wrote:Existe alguma coisa que o Flex/Flash faz que não consigo com HTML e as junções de tecnologias que o envolve?

Faça vc mesmo, crie uma grid em ambos, e manda carregar 15000 registro em cada uma delas, e diga qual tem melhor performance.

B

marcosalex:
Luca:

Eu detesto TODOS os sites que são feitos só em Flash.

Gosto não se discute

usabilidade se discute sim. tecnicamente é um erro seguir este caminho (tudo em flash).

L

bobmoe:
marcosalex:
Luca:

Eu detesto TODOS os sites que são feitos só em Flash.

Gosto não se discute

usabilidade se discute sim. tecnicamente é um erro seguir este caminho (tudo em flash).

Com certeza.

Luca

Olá

marcosalex:

Ferramenta (paga) que ajuda a desenvolver sites “Flashless”, iPhone-ready e iPad-ready:

http://www.readwriteweb.com/archives/brightcoves_new_tool_helps_build_flashless_ipad-ready_web.php

[]s
Luca (acho que se pode fazer sites com HTML 5 sem precisar pagar a ninguém)

D

felipedamiani:

djemacao:
wrote:Existe alguma coisa que o Flex/Flash faz que não consigo com HTML e as junções de tecnologias que o envolve?

Faça vc mesmo, crie uma grid em ambos, e manda carregar 15000 registro em cada uma delas, e diga qual tem melhor performance.

kkkkkkkkkkkkk, vc é iniciante?
Me diz vc o tempo de carregamento de uma página com FLex e eu lhe digo o mesmo efeito de uma com JQuery. A performance não depende do Flex e sim do que está por trás. Se você não sabe disso, não sou eu quem vai ensinar.
Mais alguém?

D

Mikhas:
djemacao:

Sockets … flash wins.

E não me venha con historia de WebSockets e requisições http que não rola.

Pra que serve mesmo sockets?
Próximo.

felipedamiani

djemacao:
felipedamiani:

djemacao:

Me diz vc o tempo de carregamento de uma página com FLex e eu lhe digo o mesmo efeito de uma com JQuery. A performance não depende do Flex e sim do que está por trás. Se você não sabe disso, não sou eu quem vai ensinar.
Mais alguém?

Primeiro eu falei da performance do componente datagrid, e não da página inteira, logicamente a primeira ves que é carregado vai demorar um pouco porque carrega o swf principal, mais isso ainda pode ser otimizado usando algumas tecnicas de caching: http://blog.areacriacoes.com.br/2008/4/5/flex-3-framework-caching,
segundo, não estou falando do que está por trás e sim no momento da renderização da grid, ex: tenho uma lista com 15 mil registros e quero lista-las num datagrid independete de onde essa lista vem, ela já está populada, e terceiro o comparativo é com HTML 5 seco, afinal, foi isso que você falou:

“Vamos gente, mandem ai o que vocês acham que não dá pra fazer com HTML”

ou estou errado??

veja você mesmo a performance:

http://luiztarabal.com.br/2010/03/18/integracao-flex-php-mysql-amfphp/#more-1

ahh, e mesmo com jquery, pode me mostrar ele listando uma lista deste tamanho mais rápido que o flex? tenha como base duas lista populadas.

Att

M

Alguém sabe se existe forma de se fazer teste unitário em javascript?

Luca

Olá

Alguém sabe como é possível um ser humano normal usar o site da Claro que tem uma droga de simulador feito em Flash?

Desculpem o desabafo. Só espero que o IMBECIL que fez este lixo não seja do GUJ.

[]s
Luca

Luca

Olá

Mudei de idéia…

Depois de apanhar um bocado do site Claro/Empresas em http://www.claro.com.br/portal/planoinside.do?method=showTodosPlanosEmpresas

Depois de entrar em outro site chato em Flash com aquela telinha ridícula que não cabe o texto todo e é preciso segurar com o mouse uma barrinha fininha para conseguir ler…

Depois de pensar como a Claro é imbecil porque em muitos celulares Flash não funciona…

Resolvi vir aqui e perguntar:

Qual o motivo de se usar Flash se não for para por uma figurinha girando como um frufruzinho no site?

Site interativo com Flash não tem sentido em 2010. É só para isto que o Flex serve?

Pegue seu iPhone e sorRIA, você caiu na pegadinha do Flash

[]s
Luca

D

felipedamiani:
djemacao:
felipedamiani:

djemacao:

Mais alguém?

Primeiro eu falei da performance do componente datagrid, e não da página inteira, logicamente a primeira ves que é carregado vai demorar um pouco porque carrega o swf principal, mais isso ainda pode ser otimizado usando algumas tecnicas de caching: http://blog.areacriacoes.com.br/2008/4/5/flex-3-framework-caching,
segundo, não estou falando do que está por trás e sim no momento da renderização da grid, ex: tenho uma lista com 15 mil registros e quero lista-las num datagrid independete de onde essa lista vem, ela já está populada, e terceiro o comparativo é com HTML 5 seco, afinal, foi isso que você falou:

ou estou errado??

ahh, e mesmo com jquery, pode me mostrar ele listando uma lista deste tamanho mais rápido que o flex? tenha como base duas lista populadas.

Att

Colega, aprende a ler, pelo amor de Deus. Olha o que escrevi, sem colocar partes:

Performance tido pelo Flex? Crianças, não fiquem acreditando em tudo que leem. 15000 registros dependem mais do que vem por trás do que tem na frente, por favor, não queira lições de desenvolvimento e performance.

D

Luca:
Olá

Mudei de idéia…

Depois de apanhar um bocado do site Claro/Empresas em http://www.claro.com.br/portal/planoinside.do?method=showTodosPlanosEmpresas

Depois de entrar em outro site chato em Flash com aquela telinha ridícula que não cabe o texto todo e é preciso segurar com o mouse uma barrinha fininha para conseguir ler…

Depois de pensar como a Claro é imbecil porque em muitos celulares Flash não funciona…

Qual o motivo de se usar Flash se não for para por uma figurinha girando como um frufruzinho no site?

Site interativo com Flash não tem sentido em 2010. É só para isto que o Flex serve?

[]s
Luca

Exato Luca, só pra isso. Não há absolutamente nada que falem aqui que justifique o Flex em aplicações. Nada, em absoluto. Estou esperando os “experts” aparecerem pra gente bater um papo. Cada um que pintou aqui na empresa com Flex, fui descartando. Ninguém provou pra mim que eu não consigo fazer em HTML e tecnologias (frameworks JavaScript antes que alguém distorça isso aqui). Alguns até justificam o lance da video conferencia, mas isso não se aplica nem a 0.0001% das situações, fora que mato tudo isso sem necessitar me esfolar com um Skype.
Aplicação mesmo, de verdade, Flex nenhum se justifica. Mesmo um mostrando que é bonitinho, que tem isso, aquilo e aqueloutro.
Pra mim, apoia Flex quem não sabe desenvolver em outra coisa. E, se esse for o caso, melhor mudar de ramo.

felipedamiani

djemacao:
felipedamiani:
djemacao:
felipedamiani:

djemacao:

Mais alguém?

ou estou errado??

Att

Colega, aprende a ler, pelo amor de Deus. Olha o que escrevi, sem colocar partes:

Performance tido pelo Flex? Crianças, não fiquem acreditando em tudo que leem. 15000 registros dependem mais do que vem por trás do que tem na frente, por favor, não queira lições de desenvolvimento e performance.

Exemplo??

marciosantri

djemacao:
Luca:
Olá

Mudei de idéia…

[]s
Luca

Exato Luca, só pra isso. Não há absolutamente nada que falem aqui que justifique o Flex em aplicações. Nada, em absoluto. Estou esperando os “experts” aparecerem pra gente bater um papo. Cada um que pintou aqui na empresa com Flex, fui descartando. Ninguém provou pra mim que eu não consigo fazer em HTML e tecnologias (frameworks JavaScript antes que alguém distorça isso aqui). Alguns até justificam o lance da video conferencia, mas isso não se aplica nem a 0.0001% das situações, fora que mato tudo isso sem necessitar me esfolar com um Skype.
Aplicação mesmo, de verdade, Flex nenhum se justifica. Mesmo um mostrando que é bonitinho, que tem isso, aquilo e aqueloutro.
Pra mim, apoia Flex quem não sabe desenvolver em outra coisa. E, se esse for o caso, melhor mudar de ramo.

Na verdade, não é que não seja possível fazer em outras tecnologias o que o Flex faz. Não é bem por aí. A diferença do Flex está no desenvolvimento de pequenas “aplicações”, algo próximo das aplicações desktops. Quando se pega os objetos do Flex e se tenta fazer em outra tecnologia baseada em HTML, o esforço é bem maior. Com pequenos testes você pode certificar o que eu digo. Não estou falando de videoconferência e estas outras coisas pouco utilizadas em aplicações. Não estou falando dos fru-frus do Flash. Não estou falando de sites como Submarino, Amazon e outros. Estou falando de aplicações, algo mais voltado para empresas e B2B.

Sobre a atitude da Apple em não colocar o Flash no iPhone, considero um tiro no pé, já que atualmente existe muito conteúdo que utiliza esta tecnologia. Não vejo vantagem nenhuma no fato deles fazerem isto.

Sobre seu último comentário, parece que você conhece bem sobre HTML + JavaScript. E sobre Flex? Você conhece? Só porque você consegue fazer em HTML o Flex é ruim? Eu, hein.

Inté.

Tchello

marciosantri:

Na verdade, não é que não seja possível fazer em outras tecnologias o que o Flex faz. Não é bem por aí. A diferença do Flex está no desenvolvimento de pequenas “aplicações”, algo próximo das aplicações desktops. Quando se pega os objetos do Flex e se tenta fazer em outra tecnologia baseada em HTML, o esforço é bem maior. Com pequenos testes você pode certificar o que eu digo. Não estou falando de videoconferência e estas outras coisas pouco utilizadas em aplicações. Não estou falando dos fru-frus do Flash. Não estou falando de sites como Submarino, Amazon e outros. Estou falando de aplicações, algo mais voltado para empresas e B2B.

Sobre a atitude da Apple em não colocar o Flash no iPhone, considero um tiro no pé, já que atualmente existe muito conteúdo que utiliza esta tecnologia. Não vejo vantagem nenhuma no fato deles fazerem isto.

Sobre seu último comentário, parece que você conhece bem sobre HTML + JavaScript. E sobre Flex? Você conhece? Só porque você consegue fazer em HTML o Flex é ruim? Eu, hein.

Inté.

Então, já ouviu falar em GWT?
É MUITO mais fácil do que programar em JSF e quase não se escreve html+js+css (se é que se escreve). É tão fácil de montar a GUI quanto em Flex, só não tem drag 'n drop, que acaba nem fazendo diferença.

Fica tão bonito quanto em Flex que é pesadíssimo (desculpe, mas o plugin do flash pro firefox é uma bela porcaria) e se você estiver usando um navegador decente (leia-se firefox, ou chrome, que é MUITO mais rápido que qualquer navegador) fica fantástico, rápido e tão bonito quanto flex, com uma produtividade diria até que bem maior, uma vez que ele não tem as deficiências que o Flex tem em separação de camadas, etc e tal.

Sério, dividir uma aplicação flex é um parto. Até existe aquele framework Cairngorn (alguma coisa assim) mas o que ele faz é tentar dar um jeito, ainda não é uma solução definitiva e as coisas acabam ficando misturadas no código da view e controler. Assim, tudo junto.

marciosantri

Luca:
Olá

Mudei de idéia…

[]s
Luca

Luca, eu sinceramente gostaria que o Java tivesse algo mais próximo da proposta Flex, pois apesar dele ter um visual para aplicações muito bom, tem seus defeitos (já até os citei em posts anteriores).
Esperava que a Sun na época desse uma resposta que fosse bem superior ao Flex. O HTML 5 ainda me parece imaturo, mas promete bastante. Logo, a gente briga com a ferramenta que julgamos ser melhor para determinada situação. Infelizmente, para camada de visualização de aplicações Webs, não vejo nada que vá muito além do Flex.

Inté.

marciosantri

Tchello:
Então, já ouviu falar em GWT?
É MUITO mais fácil do que programar em JSF e quase não se escreve html+js+css (se é que se escreve). É tão fácil de montar a GUI quanto em Flex, só não tem drag 'n drop, que acaba nem fazendo diferença.
Fica tão bonito quanto em Flex que é pesadíssimo (desculpe, mas o plugin do flash pro firefox é uma bela porcaria) e se você estiver usando um navegador decente (leia-se firefox, ou chrome, que é MUITO mais rápido que qualquer navegador) fica fantástico, rápido e tão bonito quanto flex, com uma produtividade diria até que bem maior, uma vez que ele não tem as deficiências que o Flex tem em separação de camadas, etc e tal.

Já ouvi falar, já fiz alguns testes mas não me aprofundei. Vi alguns exemplos bem bacanas, mas pelo que vi ainda considero o Flex mais produtivo e fácil de se obter uma aplicação mais amigável. Posso estar enganado, pois não sou especialista em GWT.

Concordo e assino embaixo.

Inté.

marciosantri

Aproveitando que você tocou no assunto do GWT, tem algum exemplo decente para me mostrar que não sejam as ferramentas do Google?
Porque o que a gente vê na Web são coisas tão toscas (simplórias) que nem dá para comparar/avaliar.

Inté.

Tchello

marciosantri:
Aproveitando que você tocou no assunto do GWT, tem algum exemplo decente para me mostrar que não sejam as ferramentas do Google?
Porque o que a gente vê na Web são coisas tão toscas (simplórias) que nem dá para comparar/avaliar.

Inté.

Tem sim cara, é show case do smart gwt:
http://www.smartclient.com/smartgwt/showcase/#featured_portal
Gostaria muito de te mostrar uma aplicação que temos aqui que me lembrou MUITO Flex quando a vi, com gráficos animados e o escambal, MUITO parecido mesmo com flex, mas é um sistema que roda somente na intranet de um cliente bem específico, postar código ou screem shot não seria adequado.
To procurando aqui exemplos dos gráficos, são muito bonitos.

Como eu disse, se tiver um navegador rápido como o Chrome, que tem um motor JS (o v8) muito bom mesmo, fica muito gostoso navegar no sistema.

Vale lembrar que a idéia da google é o keep it simple, desde o princípio. Nada de cores gritantes e cheio de frus frus na tela como vejo nas aplicações flex, mas isso já diz mais sobre o desenvolvedor/designer do que da tecnologia em sí.

R

Utilizo o Flex há um pouco mais de um 1 ano, foi a solução que me pareceu mais ideal para o desenvolvimento na Web.

Pois:

*Produtividade alta e curva de aprendizado baixa
*Facilidade para criar um visual bonito para as telas (na falta de um designer isso quebra um galho)
*Rodar dentro do Flash Player (não precisar ficar verificando se há quebras em navegadores diferentes)

Basicamente foi isso, mas também tenho que reconhecer que muitas vezes o Flex deixa a desejar.

*Perfomance, com muitas telas “carregadas”, começa a ficar pesado (com algumas correções fica bom, mas não o ideal)
*Outros detalhes que agora não lembro.

No geral, o Flex é útil por agilizar o desenvolvimento.

Eu gostaria que o pessoal que utiliza GWT, ExtJS, JQuery, entre outros
Postassem algumas aplicações grandes que conheçam que façam uso dessas tecnologias, para que possamos verificar as qualidade dessas demais tecnologias diante o Flex.

Obs: Não defendo que o Flex é melhor, nem que as demais são.Gosto de ouvir opiniões de outras tecnolgias ( quem sabe uma hora dessas não é mais vantajoso mudarmos de ares :D)

marciosantri

Tchello:
marciosantri:

Inté.

Tem sim cara, é show case do smart gwt:
http://www.smartclient.com/smartgwt/showcase/#featured_portal
Gostaria muito de te mostrar uma aplicação que temos aqui que me lembrou MUITO Flex quando a vi, com gráficos animados e o escambal, MUITO parecido mesmo com flex, mas é um sistema que roda somente na intranet de um cliente bem específico, postar código ou screem shot não seria adequado.
To procurando aqui exemplos dos gráficos, são muito bonitos.

Como eu disse, se tiver um navegador rápido como o Chrome, que tem um motor JS (o v8) muito bom mesmo, fica muito gostoso navegar no sistema.

Vale lembrar que a idéia da google é o keep it simple, desde o princípio. Nada de cores gritantes e cheio de frus frus na tela como vejo nas aplicações flex, mas isso já diz mais sobre o desenvolvedor/designer do que da tecnologia em sí.

Muito bom esse showcase. Melhor ainda seria se ele fosse nativo do GWT.

Inté.

D

marciosantri:
djemacao:
Luca:
Olá

Mudei de idéia…

[]s
Luca

Inté.

Não, alguns aqui estão colocando o Flex como algo super-hiper-maravilhoso. Não é super, não é hiper e muito menos maravilhoso. É algo razoável.
E novamente, não, posso fazer em uma biblioteca JavaScript o que o Flex faz. Tem o Ext, que faz muita coisa. Mas acho ele pesado como o Flex, logo, não gosto. Tem plugins mais simples, porém extremamente mais rápidos e eficientes de serem carregados, do JQuery. Se o sistema é B2B, nem me preocupo com Browser, pois a empresa fala a compatibilidade, aliás, ela dita. Logo, Flex tb não se justifica.
Conheço bem o Flex, estudei ele desde a versão 2. Conheço ActionScript antes mesmo dele ser baseado em ECMA. Se preferir, podem abrir um tópico, no lugar correto, que podemos discutir o que fazemos no Flex e o que fazemos com HTML e JavaScript. Posso mostrar cada um deles, só mandar o exemplo e eu mostro o mesmo em HTML + JavaScript, sem flu flus. E não gente, esqueçam o designer. O Ext mata da mesma forma a necessidade do Designer, por exemplo. Mas tem outros.
Agora, vocês sabiam que há uma tecnologia similar ao Flex que não fez sucesso devido ao marketing? Quem aqui é estudioso do RIA que sabe o nome? Uma dica, teve burburinhos sobre ele em 2005-2006.

marciosantri

Bom, vou te dar um exemplo: temos um módulo de cotação onde o fornecedor acessa com sua senha um programa via Web para responder diretamente ao nosso sistema os preços cotados. Como vou obrigar as grandes indústrias a instalarem nosso programa? Não é bem “ditado” e sim “facilitado”.
Agora, existe a mão inversa. Tem indústria que exige o pedido de compra no formato deles. Aí é diferente. Tudo tem um ponto de vista.

Inté.

marciosantri

Concordo. Flex não é super-hiper-maravilhoso. E é lamentável eu ainda não ter visto nada que corresponda à esta qualificação. Por isso entendo que, do que existe no mercado e é de meu conhecimento, é o mais apropriado. Mas confesso que estou ansioso para ver algo (bem) melhor.

Inté.

R

Concordo. Flex não é super-hiper-maravilhoso. E é lamentável eu ainda não ter visto nada que corresponda à esta qualificação. Por isso entendo que, do que existe no mercado e é de meu conhecimento, é o mais apropriado. Mas confesso que estou ansioso para ver algo (bem) melhor.

Inté.

²

benflodin

Porque nenhum dos principais sites da internet utiliza essa maravilha ?

R

Porque Flex é para sistemas e não sites.

pedroroxd

e não encaixa nas normas da w3c

benflodin

O que voce define como sistema ?

pedroroxd

Isso.
Ou Isso.

R

O que voce define como sistema ?

É dificil dizer com exatidão. (Não saberia explicar direito meu ponto de vista), mas vamos tentar…

Sistema considero onde há varias entradas de dados (por parte dos usuários) para controlar algo (empresa, finanças pessoais, …), normalmente o acesso acontece por usuários conhecidos ( definido um acesso, login e senha ).

Site considero como um local em que uma empresa, instituição ou pessoa utilize para que outras vejam conteúdo.Esses usuários não manipulam informações, na maioria dos casos apenas veem os dados (podem haver pequenas interações como comentários, cadastro no site, …).Ex: site da globo…

Porém, é complicado definir isso, pois pegando como exemplo o site da Globo, com certeza tem um SISTEMA por trás que faz essa inclusão de notícias.

Então seria um SITE do ponto de vista do usuário, com um SISTEMA para quem manipula as informações.
E esses conceitos estão cada vez mais próximos.

Se pegarmos por exemplo o assunto principal do tópico, usando o Flex e GWT os sistemas ficam com uma cara mais próxima do desktop, e com o uso de JQuery, ExsJS ou outra biblioteca o visual fica mais próximo da web… (as vezes tem o mesmo visual, e até se confundem com páginas)

OBS: Minha opinião

M

Porque cada um usa o que quer. Esse negócio de lidar com ferramenta como religião é coisa de programador, os tomadores de decisão olham o que é melhor para o negócio, independente de Richard Stallman, Bill Gates, Steve Jobs ou W3C.

Ficar brigando com alguém porque tem uma preferência diferente da sua só serve pra inflar os egos.

Grinvon

Se não me falhe a memória, márcio, foram a Laszlo e a Echo2, estou certo?

Testei ambas, o Laszlo criar também em flash, enquanto o Echo2 se parece muito com o GWT.

jcmartins

Para mim o flex/flash sempre vai ter sua fatia de mercado pois a Adobe possui um legião de fãns. Bem como uma serie de treinamento online ( pdf e videos) que facilitam em muito o aprendizao.

Já no HTML5 eu sinto falta de um bom framework de desenvolvimento para o HTML5 bem como para o Javascript. Realizar uma simples animação de uma bolinha pulando no flash é muito mas muito mais simples…

Na minha opnião o HTML5+Javascript tem tudo para ser utilizado em massa, mas para isso tem que ter um framework pratico e confiavél assim como hoje temos para outras tecnologias ex: Ruby+Rails, Phyton+Django, C#+Visual Studio, Java+Netbeans, etc… Isso irá facilitar o aprendizado da tecnologia e aumentar o numero de evangelizadores…

Talvez o GWT posso ser essa ferramenta para o HMTL5 mas ainda esta longe disso…

Sugiro abrirmos um tópico para falarmos somente em HTML5+Javascript do que ficar aqui comparando se um Corolla é melhor do que um Civic.

Abs,
João Martins

RafaFloripa

http://www.jsunit.net/

gbvbahia01

Bom, eu sei que to tentando fazer o Flex trabalhar com HTTPS e num funfa nem a pau…

Ja vi várias documentações da adobe e nada funfa…

[RPC Fault faultString="Send failed" faultCode="Client.Error.MessageSend" faultDetail="Channel.Connect.Failed error NetConnection.Call.BadVersion: : url: 'http://localhost:8443/totem/messagebroker/amf'"] at mx.rpc::AbstractInvoker/http://www.adobe.com/2006/flex/mx/internal::faultHandler()[C:\autobuild\3.5.0\frameworks\projects\rpc\src\mx\rpc\AbstractInvoker.as:290] at mx.rpc::Responder/fault()[C:\autobuild\3.5.0\frameworks\projects\rpc\src\mx\rpc\Responder.as:58] at mx.rpc::AsyncRequest/fault()[C:\autobuild\3.5.0\frameworks\projects\rpc\src\mx\rpc\AsyncRequest.as:103] at mx.messaging::ChannelSet/faultPendingSends()[C:\autobuild\3.5.0\frameworks\projects\rpc\src\mx\messaging\ChannelSet.as:1446] at mx.messaging::ChannelSet/channelFaultHandler()[C:\autobuild\3.5.0\frameworks\projects\rpc\src\mx\messaging\ChannelSet.as:1056] at flash.events::EventDispatcher/dispatchEventFunction() at flash.events::EventDispatcher/dispatchEvent() at mx.messaging::Channel/connectFailed()[C:\autobuild\3.5.0\frameworks\projects\rpc\src\mx\messaging\Channel.as:1069] at mx.messaging.channels::PollingChannel/connectFailed()[C:\autobuild\3.5.0\frameworks\projects\rpc\src\mx\messaging\channels\PollingChannel.as:388] at mx.messaging.channels::AMFChannel/statusHandler()[C:\autobuild\3.5.0\frameworks\projects\rpc\src\mx\messaging\channels\AMFChannel.as:411]

felipedamiani

Deve ser problema na configuração do blazeds.
Cola isso no browser e veja o que aparece: http://localhost:8443/totem/messagebroker/amf
Se tiver com algum problema na configuração irá mostrar o erro na tela, caso contrário irá mostrar uma tela em branco.

gbvbahia01

Felipe, valeu pela ajuda !!!

Eu colei http://localhost:8443/totem/messagebroker/amf e o firefox queria fazer download do amf… um binario
Depois colei: https://localhost:8443/totem/messagebroker/amf (Aqui com S no hhtp) e apareceu a tela em branco…

Criado 26 de março de 2010
Ultima resposta 9 de mai. de 2011
Respostas 64
Participantes 23