Desabafo de um programador Java

63 respostas
wladyband

Voltei a ficar desempregado, porém com mais experiência de trabalho, mas ainda não é o suficiente para atender as expectativas de alguma empresas , porque eu sou nada mais e nada a menos que um programador júnior.

Quando vou buscar por vagas de emprego como programador Java na minha cidade, o argumento que é a maioria das empresas buscam por TALENTOS!!! Então o que seria um TALENTO?

Seria um tipo de candidato que tem PERFORMACE!!! em programar. Então o que seria um candidato que tem PERFORMACE?

É um candidato que ao trabalhar com desenvolvimento de sistemas ele tem um auto graus de desempenho, que envolve um código coeso, e pouco aglobado e feito em um pequeno espaço de tempo, ou um candidato que ao pegar numa linguagem que não tem muita pratica, ao estuda-la ele aprende rápido.

Ao ser informado dessas coisas eu descobrir que não sou um cara com PERFORMACE nem TALENTO, e agora?

O que fazer?

Mudar de profissão?

Mano, quando estava na faculdade eu ajudava colegas de classe em aprender algoritmo, e hoje em dia esses caras estão ganhando o suficiente para viagem para Europa uma vez por ano. Mas afinal aonde está o problema?

A trajetória de alguns foram entrar numa faculdade, conseguir vários estágios, e com os estágios conseguiram oportunidades de trabalho.

Eu fiz uma trajetória diferente dessas, e com isso sair prejudicado.
Mas e agora o que fazer?

Eu tive a ideia de pegar serviços e projetos para fazer, mas os clientes querem que sejam entregues cada projeto em media de duas semanas a 30 dias, eu descobri que sozinho não consigo dá conta, então tive a ideia de chamar uns antigos colegas de faculdade para me ajudar. Mas sabe qual foi o resultado?
Eles não deram a devida importância necessária que deveriam dá ao projeto, não podia me comprometer com os clientes e saber que existiria o risco de não entregar o projeto, e para agravar poderia me queimar com os outros futuros clientes.

A gente vive em plena crise financeira no Brasil, sendo que você vai se conformar com essa crise?

As emissoras de TV vivem dizendo que a minha profissão não está em crise, sim de fato, não está, o mercado está muito aquecido, mas somente tem oportunidade para quem tem PERFORMACE ou para programadores Pleno que estão aceitando salários de júnior.

Então qual seria a solução?

A gente deveria se unir através de fórum e sermos mesmo dedicados e comprometidos, e colocar na cabeça que a crise financeira ela somente existe se acreditamos nela.

Um pega um projeto com um cliente, posta aqui no fórum, e diz que está com um cliente para entregar o projeto, e a gente se juntava para ajudar a concluir o projeto do companheiro sem ter interesse de fins lucrativos, ai um outro posta pedindo ajuda para fazer um projeto e a gente faria a mesma coisa, e quando pensar que não, conseguimos a experiência que tanto desejamos para entrar no mercado de trabalho.

Mas como podemos fazer tudo isso se somos desunidos?

Eu não quero acredita que estou sobre a minoria, será que todos mundo que se forma nos cursos de tecnologia da informação estão conseguindo emprego?

Eu somente sei que tenho vários contatos de clientes, e de pessoas que necessitam de alguém para criar o projetos para elas, mas sozinho eu não tenho como dá conta.

A gente tem que ser mais humilde galera, cadê a vontade de vencer?

Eu tenho vontade de aprender, de crescer, de tudo, mas sozinho eu não posso fazer diferença.

Eu acredito que se a gente mudasse a forma de olhas as coisas realmente não existiria motivos para ter crise profissional para ninguém!!!

Aqui está meu currículo atualizado, clique Aqui.

63 Respostas

ThiagoMuralha

Claro amigo você está certo.

Esta questão de crise, é tudo uma questão de perspectiva, de visão do mercado.

Por exemplo, em minha cidade, agora que estão começando a saber que existem programadores aqui e que trabalham com isso: fazer sites, desenvolver sistemas e soluções que envolvam programação.

Sério, aqui é tipo um interiorzão. Trabalho com um colega da faculdade em um órgão do governo, e o cara me impressiona, pois tem uma visão de negócios impressionante. Mesmo que o mercado interessado nestas tecnologias seja muito pouco, ele consegue, digamos, “vender o peixe” dele muito bem e ganha muita grana, e ele tem minha idade (22 anos).

Também existem sites de empregos temporários somente para programadores, justo como você falou, onde tem clientes com projetos a serem desenvolvidos.

Acho que os profissionais de programação já são bastante unidos. Um grande exemplo é o github: milhares de soluções nas quais temos o acesso ao próprio código-fonte. StackOverflow, com os trechos de códigos que precisamos na hora do aperreio.

Mas essa união mais próxima na qual você fala, acredito que dependa dos contatos que obtemos ao longo da experiência de trabalho. Agora se falando por exemplo, de um grupo de amigos programadores nos quais você sabe que pode contar para desenvolver qualquer projeto, é como você falou: depende do comprometimento destes colegas, sendo que ao trabalhar com eles esta união profissional irá acontecer. Portanto, concordo contigo em grau e tamanho.

wladyband

você está trabalhando atualmente com desenvolvimento de sistemas em Java?

Daniel_Dias

Achei bacana seu desabafo , e concordo com o que você descreveu.

Atualmente não trabalho como Desenvolvedor,estou tentando entrar desde que entrei na faculdade,hoje tenho pós-graduação em Java e pensei que com uma pós ficaria mais fácil de entrar no mercado de Desenvolvimento,pois isso é diferencial para outros candidatos, pois estou constantemente estudando,me aperfeiçoando e estou correndo atras, mas isso não aconteceu como queria.
Assim como você , também ajudava meu colegas de Pós(alguns deles era programadores profissionais).
Depois de 1 ano parado , consegui um trabalho como Auxiliar de Processamento de Dados(Suporte), cogitei também a voltar para o supermercado e deixa a TI de lado, pois por mais que me esforça,buscava e tinha vontade aprender as empresas não estavam afim de investir nesse tipo de pessoa, procuram pessoas que tenham experiencia, etc.

Gostei da sua ideia que através do fórum , alguém que aparece com um projeto e precisa de ajudar para concluir, mas dificilmente vejo isso.

Atualmente estou aprendendo MongoDB com Java e criei no GitHub um repositório para mesmo contendo exemplo de insersão de dado por servlet e pelo Spring.

caso tiver interrese em aprender, :DanielDias-MongoDB , estou fazendo para o TCC da Pós, e tambem para agregrar mais valor ao currículo como diferencial, pois aqui no RJ quase ninguem pede conhecimento em NoSQL.

A

Também estou em situação parecida, buscando uma primeira oportunidade como desenvolvedor, porem tá complicado todos querem que o desenvolvedor júnior saiba jsf, jpa, spring, maven, cdi, ejb, saiba montar um servidor rest alem de css, html e javaScript, e se der bobeira ainda querem que você tenha conhecimento em dev pra android. Ai fica complicado, mas a “crise” não vai durar pra sempre, precisamos é de uma entidade que nos represente assim como outras profissões.

M

Vamos lá pessoal , bola pra frente !

É fato que informática é um setor estratégico para qualquer empresa.

Acredito que alguns recrutadores por maldade ou desconhecimento acabam exagerando nas

exigências de contratação e nos baixos salários porém cabe a nós saber NEGOCIAR um valor

justo antes de efetuarmos um acordo com o recrutador.

Acho legal aprender outro idioma e a especialização em alguma tecnologia mas isso não nos

impossibilitará de executar outras funções dentro de nossa área.

Por isso , não acho legal se vender como PROGRAMADOR XPTO , por exemplo.

Em entrevistas acho que é legal passarmos ao recrutador que com a formação que recebemos

estamos preparados para analisar e atender as necessidades do empregador com as

tecnologias adequadas pois não existe bala de prata !

Espero ter ajudado :slight_smile:

wladyband

você quer participar de algum projeto somente para ganhar experiencia?

A

Além de lamentar o ocorrido, recomendo fazer uma auto-análise sobre sua experiência: suas dificuldades, quais expectativas não correspondeu, assuntos para estudar, praticar, aprofundar, que conhecimentos deveria ter mais fluência, etc.
Nunca é demais lembrar que é recomendável ter foco e objetivos claros, não ficando alternando assuntos antes de alcançar minimamente um objetivo.
Boa sorte!

Título

Felipe_Miranda

wladyband boa tarde,

não fique assim meu amigo, nosso mercado é meiramente um pouco injusto com os conhecimentos e requisitos exigidos, nós sabemos o quão difícil e custoso é aprender tudo que exigem, mas é a nossa realidade, será que você está usando os meios certos para encontrar o emprego que procura?

tem portfólio?
seria interessante damos uma olhada no seu currículo, para indicarmos o que falta ou o que está bom, tenha calma, pense friamente, de um UP no seu curricúlo, use seu network e vai da tudo certo.

wladyband

aqui está meu curriculo atualizado, Clique Aqui

wladyband

já avaliei, além daqueles motivos levantando na minha postagem, perdi muitas oportunidade de trabalho pelo fato de somente conhecer JSF, fui chamado para fazer entrevistas que era para participar de projetos em Arquitetura RestFull, mas estou tentando corrigir isso estudando Spring MVC.

F

sim, [email removido]

pfk66

Você já tentou se unir com o seu cliente pra negociar um prazo mais viável ou considerou usar uma linguagem que ofereça mais produtividade?

wladyband

Quando você mantem contato com o cliente, geralmente ele tem pressa, quando é um cliente conhecido, ai eles são mais flexiveis, mas o problema é que nos projetos que fiz eu marcava com o cliente com um prazo tolerável de 30 dias para entrega ou até de 45 dias, e como o projeto era extenso e um pouco complexo e ficava tudo nas minhas costas, e os outros que disseram que iriam me ajuda não ajudavam e não se comprometiam.
Tive muito desgaste com cliente por causa dessas coisas, e já ouvir falar de colegas de faculdade que tem estavam tentando fazer as coisas da mesma forma que eu estava fazendo e terminaram falindo a empresa porque contaram com as pessoas que iriam fazer o projeto e não conseguiram entrega e tiveram que paga as multas porque estava escrito em contrato.

A forma de como estou fazendo hoje é, estou pegando os projetos mais simples e eu mesmo tentando concluir eles pelo menos 80%, o suficiente para está no cliente rodando, de maneira que ele fique satisfeito, e o resto que falta implementar vou deixar para as pessoas que estou chamando para me ajudar no projeto.
estou chamando pessoas que não tem experiencia, pois acredito de serem mais humildes, estarei passando pequenos serviços para estas pessoas de maneira que se eles não conseguirem entregar o que solicitei daria para eu mesmo implementar, com isso eu adiquirindo confiança eu iria delegar mais responsabilidade.

considerou usar uma linguagem que ofereça mais produtividade?

Estou trabalhando meus novos projetos com Spring Boot, pois vou ter mais flexibilidade no Frond-End do que em fazer projetos em JSF.

leofariasrj25

Olá wladyband, sobre o seu currículo eu aconselho a organizar melhor a seção de qualificações, divida em subseções: como linguagens, frameworks, metodologias, etc e adicione na primeira linha o perfil da sua qualificação: back-end, front-end, full-stack, etc. ou na área de objetivo coloque “Cargo como desenvolvedor de software, back-end” por exemplo. Desta forma você está contextualizando a “sopa de letrinhas” que vem em seguida

É interessante também deixar as suas experiências profissionais na primeira página e com relação aos freelas, ofereça modos de contactar os clientes que estejam satisfeitos com o seu trabalho e que possam lhe dar uma boa recomendação (obviamente converse com eles, clientes, para saber se isso é possível)

Pessoalmente eu criaria um perfil no linkedIn e adicionaria os amigos de faculdade que possuem perfil ativo por lá e colocaria o link no meu currículo, além de você estar aumentando sua visibilidade você está oferecendo mais uma forma do empregador confirmar a sua competência. E sobre competência, enquanto eu não acredito que o GitHub deva se tornar o seu currículo ele é uma ótima forma do seu empregador ver a qualidade do seu código, crie projetos, contribua, etc. e obviamente adicione o seu perfil no currículo.

E também vale lembrar que talento não existe, existem certos sortudos que nascem com uma afinidade para certas tarefas mas nada subistitui trabalho duro e no caso de todo desenvolvedor isso envolve programar muito, ler muito e não ter medo de sair da zona de conforto. A performance é o resultado de uma fundação sólida criada através das práticas acima.

wladyband

você poderia me disponibilizar um modelo de currículo ou ate mesmo enviar para mim um resumo do seu currículo? porque mesmo com a explicação que você deu, somente terei noções, isso podem aumentar o risco de eu errar gravemente a construção de modelo diferente de currículo.

leofariasrj25

Não vou passar um modelo pois acredito que as dicas são auto-explicativas, mas apenas para ilustrar vou dar um exemplo

Objetivo:
Cargo como desenvolvedor de software back-end.

Qualificações

• Linguagens
    Java (versões 7 e 8), Python 2.7+, Javascript

• Frameworks

• Persistência
      Hibernate e JPA

• Segurança
      Spring Security

• Controle de Versão e Deploy
    Git e Maven

etc

wladyband

Muito obrigado :slight_smile:

pfk66

Você precisa fazer parceria com (ou se tornar) um bom dev front-end se quer impressionar seus clientes. De uns tempos pra cá eles ficaram muito exigentes nessa área.

Se contar com você, são 2 programadores, acho que é suficiente pra criar um sistema simples.

wladyband

achei muito legal sua ideia.

B

Objetivo “Cargo de desenvolvedor de backend”.

Eu mudaria esse objetivo, pois nem sempre vamos trabalhar com back-end.

Em vez disso, colocaria apenas “apenas desenvolvedor”. Uma coisa que aprendi foi que, profissionais mais valorizados, são aqueles que aprendem rápido e que consegue trabalhar com as tecnologias que o projeto precisa, tanto front-end, quanto back-end.

Além disso, adicionaria uma apresentação dizendo quem você é, onde estudou e experiencias de trabalho que já teve.

Quando eu me apliquei para uma vaga de estágio a dois anos atrás, minha carta apresentação foi escrita em formato de linguagem C, junto com um currículo formal.

char *nome = Meu nome; int age = 21…
int main (){
texto…

Fui chamado pra estágio e estou lá até hoje como desenvolvedor intermediário(nem junior, nem senior).

edit:
Eu vi seu currículo aqui e gostaria de saber se você tem disponibilidade pra trabalhar em sp, se tiver vou indicar você aqui :slight_smile:

Abraços!

B

Bom dia.

Estou acompanhando esse tópico, está muito interessante. Carta de apresentação usando a linguagem C :relieved:, que legal.

Abraços.

leofariasrj25

Eu meio que descordo sobre a questão do objetivo

Já sobre toda a questão do “aprender rápido”, eu acredito que saber diferentes linguagens de programação especialmente as que possuem paradigma diferente da OO sinaliza bastante essa qualidade (e de preferência ter algo construído com elas) e conforme mais você sabe mais fica fácil pra aprender novas coisas já que conhecimento não existe dentro de uma caixinha fechada a vácuo no cérebro, quanto mais associações construímos mais fácil fica para entender novos conceitos.

btw, o currículo em C foi uma bela sacada!

wladyband

fico muito grato pelas orientações, eu vou pensar em algo criativo como o seu, e vou ver o que faço. Eu estava em São Paulo, mas hoje estou na cidade de Recife - Pernambuco, e não tenho como me mudar para São Paulo agora. O que você poderia fazer por mim é, tentar me indicar para trabalhar como Home Office e eu faria uma entrevista pelo skype ou esperar até o mês de Setembro e tentasse me indicar para trabalhar como Home Office, mas ai você deve está se perguntando, qual é a diferença de agora para o mês de setembro?

A diferença é que atualmente só domino criação de paginas com Manager Beans, e em Setembro conseguirei concluir os estudos de paginas feitas em arquiteturas RestFull como o Spring Boot, e tudo que sei fazer com JSF conseguirei fazer com Spring Boot.

Se de alguma forma não puder me ajuda eu já me sinto honrado pela suas dicas, e fique torcendo por mim, porque eu conseguirei chegar no meu objetivo, porque estou focado.

James_G_Ramos

Olá, amigo vou falar sobre os meus conhecimentos pra você e eu quero lhe dizer o seguinte: não existe algo como TALENTO, pode de fato existir disposição genética para certas questões físicas (ser alto, por exemplo, ter cabelo castanho), mas a ciência já explicou que pessoas que chegam a um nível “foda” dependem de coisas muito mais profundas e que pouco tem a ver com talento, existem pesquisas que comprovam isso, não vou procurar agora mas existe uma palaestra no ted que fala sobre aprender em 20 horas > segue o link :

Vendo isso, você já vai ter um monte de explicações, mas o que eu acho que você deveria notar é que, eles lhe disseram exatamente o que estão procurando, ou seja, você sabe oque eles querem e isso nada mais é do que experiência, conhecida também como trabalhar de forma eficiente/produtiva, você acha que precisa ser um gênio pra digitar algo rápido? Ou pra organizar isso que você digitou? Acho que você parece meio desesperado, infelizmente talvez você tenha de fato que estar assim, mas eu quero que você saiba que não existe limite pra você, um ótimo exemplo disso é que a maioria das pessoas que odeiam matemática a odeiam por que sua base é tão ruim que matemática as assustam. Treine o básico, digite código, crie e re-crie programas, leia programa dos outros ou seja treine e estude, o que significa treinar e estudar? Ganhar experiência, tornar-se mais eficiente, e eu acho que é exatamente isso que eles querem. Peço desculpa se você se sentir ofendido ou bravo com o que eu digitei, não é minha intenção, a minha intenção é lhe dizer que você pode conseguir o que você quiser, só que as vezes você vai precisar suar pra isso.

Deleon_Sousa

wladyband, como vc consegue esses freelas? São projetos complexos? Gostaria de saber, pois futuramente quero me aventurar nos freelas.

Cara eu lamento por vc, Ser casado e estar desempregado nessa crise não é fácil, MAS tenha fé colega pq com o tempo tudo se arruma. Quanto a sua pergunta: O que é performance na nossa área?
Infelizmente descobri da pior forma que performance é ENTREGAR o que foi pedido, não importando se o código está bonito, dentro dos padrões, performático e com testes unitários. Os gerentes e o cliente não querem saber de nada disso.
Para entrar nessa área, investi muuuuuitas noites de estudos para entender e aprender a lidar com os principais frameworks de mercado, para isso desenvolvi muuuitos sistemas para fixar o aprendizado e ficar de consulta. Isso me deu uma boa base. Mesmo assim, depois de 6 anos na área, ainda sou pleno e ainda sinto que tenho muuuuito a aprender. Não adianta amigo é uma eterna corrida.

ClaudioRafael

Muito triste isso, porem muito legal sua ideia, seria legal os programadores estivessem dispostos em pensar mais um pouco na comunidade ao invés de ser tanto em si próprio,como faz a comunidade hacker. .

josecarlos_SOA

Caro amigo,

Existe crise sim é uma crise ECONOMICA muito séria, alguns querem negar mas estão mentindo a si mesmos.
O negócio é tentar sobreviver como puder ou então fazer como meus amigos que já sairam do Brasil, 3 dos meus contatos já sairam.
Para trabalhar com Java é necessário ter empresas que te contratem, se as empresas estão quebradas ninguém vai te contratar.
Trabalhar pra o governo eu nao recomendo, um dia voce tem projeto no outro só deus sabe se o contrato nao vai ser cancelado e voce ficar na mão!
Agradeça a competencia do Lula e Dilma.

josecarlos_SOA

desculpe ai meu caro mas essa conversa mole de pensar em si proprio é o que faz o ser humano viver.

wladyband

é um ponto de vista, e eu respeito seu ponto de vista.

Felipe_Miranda

wladyband tudo bem? já encontrou um emprego CLT?
dei uma olhada no seu currículo vi que atualizou, ficou bem interessante.

wladyband

Conseguir o emprego sim, mas ainda continuo fazendo os projetos a noite.

Felipe_Miranda

Ok meu amigo boa sorte, se precisar de ajuda com os jobs só postar! abraços

wladyband

Eu consigo os projetos através de indicações, mas para começar a realizar os projetos é importante conseguir pessoas que sejam indicações para que consiga projeto para iniciar sem prazo de entrega, isso facilita para quem está começando, mas se não quiser começar assim você tem que enxergar a necessidade comercial da sua região, no meu caso, na minha região existe um carência muito grande de empresas que precisam de sistemas que façam controle de pesquisa imobiliária, exemplo;

clientes acessam a pagina, com isso eles querem saber a que horas foram visitadas, qual a idade das pessoas que acessaram a pagina, quais são as paginas que costumam visitar, e em base de outros critérios o próprio sistema retorna uma avaliação para o administrador da pagina.

toda essa pesquisa é feita sem fazer uma única pergunta para quem está visitando a pagina.

Isso só foi um exemplo.

hugophp

Caro amigo,
Essa dificuldade que tu encontra não é apenas restrita a tu que está digamos chegando ao mercado, estou no mercado há 13 anos tenho cursos, graduação e pós e com experiência e estudo está bem difícil, se caso tu desejar trocar experiências conte comigo, eu ainda penso se talvez permaneço nessa área ou migre para outra, apesar da crise o que vejo é que as empresas querem um perfil muito além do que podem pagar, quando encontram esse perfil o valor a ser pago é muito baixo e desmotivante, desejo tudo de bom para sí!

T

Este projeto ainda existe ? se existir gostaria de participar, [email removido]

wladyband

mandei um email para você lá, por favor verificar.

M

Cara, vc esta passndo pelo que já passei, agora fico longe desse pessoal, desunidos, meditos e muitos nem sabem o que é programar, tu já viu algum grupo de desenvolvedores aqui no Brasil funcionar…

J

Muita Calma aeh Progamador Java, A Caminhada é dura mas sempre os fortes continuam a caminhar, então fika tranquilo e vai em busca cada vez mas de conhecimento, busca mudar de estado ou cidade se joga no mundo homen.

R

No início da carreira como programador eu me deparei com este seu problema na procura de emprego… Na mudança de carreira, deixei um emprego e corri atrás do que eu realmente gostava.

Encontrei diversas empresas que procuravam “SUPER PROGRAMADORES” com salário de júnior e como eu não “cabia” nessas vagas, tive que aceitar uma proposta de experiência com uma remuneração inferior à de um estágiario. Hoje sou Analista de TI Júnior, mesmo não tendo uma linguagem de programação fixa ( programo tanto em Ruby on Rails, C#, Java), não tento achar dificuldade nos trabalhos, penso em procurar pela melhor solução possível mesmo levando um certo tempo maior e é disso que eu amo na profissão, “Solucionar problemas”.

wladyband

Você poderia tentar me ajuda a conseguir uma oportunidade de trabalho como programador?
me manda um email >>>>> [email removido]

pfk66

A menos que exista alguma maneira de provar conhecimento de desenvolvimento, considere qualquer “grupo de desenvolvedores” como um “grupo de pessoas que se interessam pelo assunto desenvolvimento, mas não necessariamente são capazes de desenvolver alguma coisa”.

wladyband

Saudação para todos, eu li atentamente a opinião de todo mundo,
atualmente estou trabalhando na área de infraestrutura, já passei pelo período de
experiência e já estou efetivo, mas meu foco ainda é trabalhar como programador
Java, o que estou fazendo é concluir os estudos desses tópicos de tecnologias;

• Spring MVC.
  • EJB, CDI
  • Dependency injection with spring
  • Hibernate
  • Spring AOP transaction
  • Commons Validator
  • Java Bean Validator
  • Spring Security
  • iReport
  • JavaMail
  • Junit
  • Log4J
  • JSON
  • Bopepo
  • Maven

Hoje não existem vagas de Traineer no estado
de Pernambuco, então pensei em fazer uma segunda graduação na área de
informática com o objetivo de conseguir um estágio como programador Java, como
estagiário acreditava que ficaria mais fácil de conseguir um emprego pelo fato
de já ter bom conhecimento em desenvolvimento de sistemas em Java. Com isso eu fiz uma pesquisa na internet em algumas agências de emprego como o Ceviu, Catho, InfoJobs, Vagas, Apinfo e Linkedin
e descobri que não existem vagas de estágio no estado de Pernambuco para programador
Java, conclusão, se hoje eu fosse procurar vagas de estágio como programador
Java não obteria sucesso.

Eu pensei em procurar emprego em outro estado como Curitiba, mas será que eles iriam me chama?

Será que alguém tem uma sugestão?

javaflex

Para empresas que podem fazer as primeiras entrevistas e prova à distância com certeza vale a pena você tentar ir para uma grande Cidade.

Parabéns por conseguir emprego mesmo que seja na área de infra. Nesse período de alto desemprego é importante ter algum emprego mais fácil de encontrar na sua região enquanto procura para sua área.

Felipe_Miranda

Tente olhar para outras agências de Recife-PE, como a ABRE, IEL, CIEE, o site estágios PE, grupos no facebook são importântes e la divulgam muitas vagas também, mas seria o start na sua carreira de programação, aceite trabalhar com qualquer linguagem que lhe for perguntado, mostre-se disposto a aprender e vontade e deixe o Java de lado caso seja preciso e mais na frente reencontre-o.

bruno.giannellam

Cara, concordo com você em alguns aspectos…

Em relação as vagas eu acredito que vai variar muito de cidade para cidade, por exemplo eu vivo em São Paulo e também trabalho aqui como Arquiteto de Software, na minha empresa tem mais de 100 vagas abertas, em sua grande maioria Java.

Concordo quando você diz que devemos nos unir em prol da comunidade de desenvolvimento Java. Acredito que mais que realizar projetos juntos. Poderíamos organizar coding-dojos por todo Brasil, cada grupo em sua cidade. Isso com toda certeza ajudaria quem esta começando a ganhar mais prática e também mais contatos.

Quem estiver interessado em organizar coding-dojos aqui em São Paulo pode enviar uma mensagem que eu me ofereço para organizar.

Abs.

j-menezes

O problema com certeza não esta’ em você e sim em como funciona ou não funciona o sistema em que vivemos.

De qualquer forma observei que você consegue através da escrita motivar agente a continuar lendo. Você parece ter potencial pra se tornar um bom escritor.

Se tiver algum projeto interessante que venha a precisar de mais programadores, pode me consultar.

R

Cara na boa, você já tem experiencia o suficiente.
Performance e Talento isso você já tem.
Desenvolva métodos para você ganhar dinheiro não precisa ser apenas com java, com programação da pra ganhar dinheiro com muitas coisas.
Não é só saber programar que conta, pois é só agora você se deu conta! Tem algo errado né? Nada melhor que o tempo para a gente começar a entender, nossa! - Os caras que eu ajudei na facu, vão uma vez por ano pra Europa! É realmente tem alguma coisa errada? - É as vezes precisamos colocar um pouco de foda-se na vida!
O que fazer agora, só posso te dizer uma coisa – Assumir mais responsabilidades!
Você tem que o cara que faz todo o projeto, você chama seus amigos apenas para dar a chance deles aprenderem um pouco com você, mais se eles não estão nem ai, o problema é deles você deu uma chance é os prazos são compridos com ou sem eles…
Esquece a crise, quem quer crise vai ter crise, o nosso foco é na solução.
Emissoras de TV no Brasil só falam mentiras, é assim que controlam a população… porque acreditamos que estão nos informando, porque achamos que o trabalho deles é verdadeiro assim como o nosso…

Dica: porque é trabalhar na empresa dos outros, vocês podem montar a própria empresa de vocês.

É realmente a galera é desunida, e isso em todas as áreas. O sistema foi projetado dessa forma! Faz o testa ai! É só envolver dinheiro que já acende uma luz vermelha (isso com todo mundo) – Ei sera que esse cara é de confiança, sera que ….? é mais infelizmente isso não vai mudar…

Fomos treinados desde pequenos á estudar para arrumar um bom emprego (Assim pensa a classe trabalhadora) uma pessoa que geralmente é rica ela quer a solução pronta, e pede prazo pra isso. E ai quando fica pronto? Preciso disso urgente! E etc!

Com a experiencia que você tem você já devia ser um gerente de projetos!

peczenyj

mano vc misturou muita coisa ai.

as vezes a empresa usa um criterio X pra aceitar ou nao um candidato mas não fala, inventa uma historinha, vai saber pra que.

vc tem que ser safo e descobrir o que esta por tras dos processos seletivos. arrume amigos programadores e de RH e descubra o que as empresas fazem.

wladyband

Não fique chateado com que vou falar;

O que acontece com muitas empresas, tanto em grandes como em pequenas empresas é que, o setor de RH não entende nada e não sabe fazer seleção de candidatos para o setor de TI, isso é fato. Eu penso dessa maneira devido a experiência de conhecer um cara que trabalha no setor de RH.

Eu não vou questionar os métodos burros de seleção do RH, até porque as empresas estão ai, tudo está funcionando a tudo a todo vapor, e dando certo apesar dos atropelos.

Com todos os conselhos que recebi já tenho a direção ao qual devo trilhar, e tudo isso devo agradecer a todos vocês que fizeram eu abrir a minha mente e saber como vou conduzir as coisas.

peczenyj

uma das coisas que me deixa impressionado com seleção de RH brasileiro não tecnico é que entre dois candidatos, eles acham que o candidato com maior pretenção salarial é o mais apto tecnicamente.

se o core-business da empresa não é tecnologia… fica dificil.

javaflex

Mas RH não precisa entender, podem ser centenas de áreas dentro de uma empresa. RH avalia o lado humano, requisitos genéricos e no máximo questões que são passadas a eles por alguém da área específica onde a pessoa vai trabalhar. Claro que por não entender, o nível da conversa não vai ser da melhor forma, o importante nessa hora é ter boa postura, ser político, demonstrar que tem valor e não ficar rebatendo questões. Isso faz parte do filtro quando não se entra por indicação, tendo que saber lidar com cada fase. Já quem entra por indicação pode não passar por isso, a entrevista costuma ser primeiro com a equipe que você vai trabalhar de fato, e caso positivo vai para RH já selecionado, tendo que resolver mais questões burocráticas e fechar salário. Mesmo quando por indicação o primeiro contato for RH, o peso é muito menor, apenas para cumprir tabela se o lado burocrático estiver tudo de acordo.

Fabio.Dutra

Bom já recrutei bastante na minha area (segurança privada) e acho que posso dar uma pequena analise de merda superficial a respeito. :slight_smile:

O RH não entendia nada de segurança mas sim de pessoas (como disse nosso colega acima) por isso a entrevista final era minha (supervisor na época), e uma coisa que eu percebia bastante era a falta de postura das pessoas, conversando com o pessoal do RH me lembrei de algo que aprendi quando servi nas forças armadas “atitude profissional e postura”

Mas tio Fábio o que seria isso?

Bom eu explico chovem!

Infelizmente o que conta muito na hora da entrevista é a postura da pessoa, passar confiança e acredito eu, que a galera de T.I por serem pessoas bem antenadas com conhecimentos superiores acima da média, acabam tendo uma ideologia bem formulada e consequentemente questionando (mesmo que sem querer) assuntos fundamentais nas entrevistas, ou tendem a ficar muito calados, com respostas curtas e que muita das vezes o profissional de RH não entenderá da melhor maneira possível e sim prejulga-lo erroneamente.

Creio eu de novo dentro da minha experiencia em liderar pessoas de todos os tipos que as vezes devemos deixar de lado certas coisas e sermos mais político mesmo, eu mesmo já me lasquei me prejudiquei expondo um comportamento que muitas pessoas não entenderiam.

Bom chega de enrolação e o negócio é o seguinte: Seja firme, tenha boa postura (seja educado um bom dia não mata ninguém), não seja tão acanhado, usem linguagens mais formais na hora das entrevistas, demonstre que você entende do assunto mas tentando ao máximo não parecer arrogante (isso aos olho do RH), lembre-se que a maioria das pessoas se sentem diminuídas (mesmo não sendo verdade) por pessoas com um conhecimento um pouco acima do delas, por favor não vá a entrevista como se tivesse indo a praia, usem uma roupa mais formal, passe uma imagem mais “contratável”. Eu sei que isso é um absurdo ainda acontecer, mas lhe garanto que 80% dos profissionais de RH se guiam por isso e realmente o sistema de recrutamento brasileiro é bem arcaico e antiquado.

Agradeço a paciência por lerem até aqui e mais uma vez é uma analise superficial baseado na minha experiencia liderando pessoas de todo o tipo de personalidade, ideologias e comportamento.

E tenham todos um excelente dia :smiley:

L

Realmente essas empresas e a mídia tiram a gente do sério, pois falam que sobram vagas, mas dai tu te candidata e eles nem te ligam, querem ingles, certificação saber programar em linguagens alienigenas, passar café e pagar R$2,500 sério isso é menos de dois meses de mensalidade na minha facul. Na real as empresas querem mesmo é contratar um cara senior e pagar por um pleno, elas não querem investir num cara júnior, não querem nem saber, e elas que tão errando, pois se a pessoa tem vontade e é auto didata , é muito mais barato investir num cara junior, mas eles não querem. Meu sonho é me formar logo e tirar um monte de certificação, ficar uma programadora bem especialista só para dizer NÃO para as empresas quando elas correrem atras de mim com a maior frieza e desprezo igual elas fazem com quem quer só uma oportunidade. Desejo sorte pra ti, uma hora nossa estrela vai brilhar bem forte e essas empresa aí vão correr atras de nos.

K

Bom dia eu gostaria de participar de um projeto apenas para ganhar experiencia.

wladyband

Bom dia,

Atualmente já estou participando de um projeto cobrando um valor simbólico, mas daqui há uns 30 dias vou precisar procurar novos projetos, e tenho sim interesse de participar de mais projeto para ganhar experiência.

T

eu ainda não sou um especialista, mas seria bem interessante participar de projetos com objetivo unicamente de me desenvolver, gosto de desafios…

Jaderson_Nascimento

Eu aceito trabalhar com você. Quero montar um portfólio para poder oferecer serviços. Caso queira conversar estou disposto.

wladyband

Oi Jaderson, prazer

Nesse momento que estou vivendo, não estou precisando, mas estou disponível para treinar ou a você ou qualquer pessoa que precise de ajuda.

Eu me especializei no FrameWorks Spring MVC, tem me dado muitos resultados depois que coloquei no meu currículo essa especialização.

todos que quiserem meu contato é só deixar o seu email aqui na postagem que entrarei em contato e terei todo o prazer de ajudar.

D

Boa Tarde, que bom que as coisas estão dando certo para você amigo.
Comecei a faculdade de Sistemas de Informação e estou atrás de um Estágio na Área de Programação, mas está difícil conseguir Estágio as empresas querem pagar um valor ridículo para Estágio e querem que um Estagiário já tenho experiência em diversas coisas que acredito que nem mesmo Sênior tenha, trabalho no TI de uma empresa onde não existe pespectiva nenhuma de crescimento, pois se trata de uma empresa pequena e por isso estou atras de um Estágio para buscar mais conhecimento e a gloriosa “Experiência” que as empresas tanto pedem.
Se você poder me ajudar dando algumas dicas de coisas para estudar meu e-mail é : [email removido]

Jaderson_Nascimento

meu e-mail [email removido]

Vou trabalhar Spring MVC na faculdade aplicando em um app. Então atualmente estou estudando. Adoraria ter ajuda e direcionamento.

R

Otima resposta…

Primeiramente desculpa escrever sem acentuacao, estou usando um teclado EN e nao consigo mudar isso, deve estar bugado kk…

Galera trabalho com JAVA a uns 7 anos, comecei com o simples servlet e jsp e sempre tentando me atualziar com os novos frameworks, conclusao, saber tudo e impossivel o que vc precisa e saber vender o seu peixe…Hoje trabalho na Irlanda em uma empresa de CLOUD como DevOps e as vezes eu coloco a mao no java, mas acredito que o segredo esta ai, senioridade nao significa saber tudo mas sim, saber se multar conforme necessario, conforme o mercado pede…

jonas.cant

Seria interessante você resumir sua trajetória até o momento que conseguiu um emprego na Irlanda. Por exemplo: quais cursos você fez, nível de escolaridade, como conseguiu fluência no inglês (acredito que inglês seja o requisito mínimo). Pode crer que muitos sonham em estar onde você está mas não sabem por onde começar.

W

Bom dia, estou começando com Spring e deixo aqui meu email para contato.
[email removido]

Criado 4 de maio de 2016
Ultima resposta 29 de mar. de 2017
Respostas 63
Participantes 35