Android 4.0 - Ice Cream Sandwich

43 respostas
Marky.Vasconcelos

Foi lançado hoje a versão 4.0 do Android sob o nome: Ice Cream Sandwich, que foi criado para tablets e smartphones.

Confira o que tem de novo nessa versão:
http://developer.android.com/sdk/android-4.0-highlights.html

O Android Platform para o 4.0 também está disponivel para download:
http://developer.android.com/sdk/android-4.0.html

No evento de lançamento, junto com a Samsumg, foi anunciado também o mais novo smartphone do projeto Nexus, o Galaxy Nexus Prime: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/tudo-sobre-o-ice-cream-sandwich-o-novo-android-para-smartphones-e-tablets/

43 Respostas

zoren

Legal, as novas telas ficaram bem legais.

K

Mas e o Java da Oracle não vai avançar no mobile?

Quindin

Espero que liberem logo, quero comprar um Galaxy S II mas quero que venha com a 4.0 se não, eu já quero atualizar ele :stuck_out_tongue:

Marky.Vasconcelos

Eu também, mas quero comprar esse novo Galaxy Nexus

Voce quis dizer o JME? Eu acredito que ele está morto. Para programar para Android é Java também.

Tchello

Putz, bacana!
Quando será que sai pro Galaxy S2, eu quero =(

Quindin

Eu também, mas quero comprar esse novo Galaxy Nexus

Ele tá irado… mas deve ta uma fortuna… se chegar ate 2mil dá pra pegar mas se passar disso eu vou pensar 2 vezes kkkk

L

gostei dessa novidade

Reconhecimento facial

thiagocg

Ótima noticia, estava pensando em iniciar os estudos em android ou fx, mas agora com a disponibilidade da versão 4 acho q vou de android mesmo.

Sera que o Galaxy SII pode ser atualizado para esta nova versão?

[]'s

gabbardo

Está muito bom essa nova versão do Android.
Já estou usando e fazendo alguns testes e vale a pena.

Quindin

gabbardo:
Está muito bom essa nova versão do Android.
Já estou usando e fazendo alguns testes e vale a pena.

Vixe… Cara onde você conseguil pegar a versão 4.0?
E qual o seu aparelho que você instalou?

gabbardo

Quindin:
Vixe… Cara onde você conseguil pegar a versão 4.0?
E qual o seu aparelho que você instalou?

http://developer.android.com/sdk/index.html

Tem emulador, não preciso de aparelho. E oq estou fazendo é olhando o código.
Não to criando aplicação ainda.

M

lokit"s:
gostei dessa novidade

Reconhecimento facial

Detalhe que isso não funcionou na apresentação :smiley:

JxtaNode

Bom dia,

Com a NFC (Near Field Communication), a funcionalidade do sistema operacional Android Beam pode compartilhar instantaneamente páginas da web, vídeos do YouTube, fotos e aplicações, colocando dois aparelhos lado a lado. A tecnologia de reconhecimento facial "Face Unlock " é usado para desbloquear o telefone.

Navegação através dos contactos foi melhorada em Android 4.0 com o novo aplicativo dedicado “People”, que combina fotos de alta resolução com informações de contacto do usuário, incluindo as últimas atualizações em Google+.

Apresentando uma interface melhorada, o browser fornece a capacidade de sincronizar marcadores (bookmark) com Google Chrome.

O Galaxy Nexus Prime estará disponível nos EUA, Canadá, Europa e Ásia a partir de novembro, e os smartphones Android Gingerbread, tablets Android Honeycomb serão compatíveis com Ice Cream Sandwich.

Google Mobile blog :

fredferrao

Eu assisti ao vivo ontem(aqui era ontem) o ICS(Ice Cream Sandwinch) esta simplesmente fodástico!!

SDK ja esta disponivel, então sim, ja podemos programar e ve-lo rodando no emulador!

A mesma pergunta qeu faço, quero a atualizaçao no Galaxy SII, comprei o meu tem 2 semanas. Em questões de hardware o SGSII não perde em quase nada, a tela do Galaxy Nexus é melhor e maior, processador e memoria são as mesmas, e o NFC que ainda é uma lenda se o SGSII tem ou nao tem!! Em suma, requisitos de hardware não seria desculpa para o SGSII não receber o ICS.

Detalhe, o aparelho que anunciaram ontem foi o Galaxy Nexus, não tem nada de prime, prime eram os boatos de nomes que corriam antes do lançamento: http://www.google.com/nexus/

Mas ainda sobre o Android 4, eu achei muito bom, como alguns estão dizendo, parece que realizaram varios pedidos da comunidade:

• Melhoraram a app da camera, agora com foto panoramica, edição das fotos com varias opçoes, sem lentidao entre tirar uma foto e outra;
  • gmail foi melhorado a transição entre emails, um movimento de slide lateral alterna entre os emails, tambem disseram que vai manter 30 dias de emails no modo offline
  • organizacao das home`s com agrupamento de atalhos ficou demais,
  • controle de trafego de dados esta fastastico, com grafico de consumo, possibilidade de bloqueio apos atingir certa quantidade(dizem que matou o app 3g watchdog)
  • Alem do Android Beam, Voive Typing, Reconhecimento facial para desbloqueio de tela e etc.
    A apresentação pode ser vista aqui: youtube.com/android, um video de 50 e poucos minutos!
Adelar

Demais… só espero que a emulação não fique tão pesada

Marky.Vasconcelos

Eu estou bem animado com o NFC, não apenas com o Android Beam que faz parte do OS. É possivel fazer muitas coisas legais com essa tecnologia.

fredferrao

Realmente é bacana, unico problema é que tem poucos aparelhos ainda que tem suporte! Mas acho que o futuro vai ter muito integração com NFC

Tchello

O bacana do NFC não é só a integração transparente com outros smartphones, mas com qualquer tipo de dispositivo.
Imagine-se em um ponto de ônibus checando os horários dos veículos e clima através de um painel de informações. Quer leva-lo junto quando o ônibus chegar? Aproxime seu aparelho e pimba! (onomatopeia desnecessária mas proposital).

Campanha: Android ICS no Galaxy coração (S2) já!

J

Uoahh, mt boom… Dps vou ver a apresentação. Concerteza essa versão 4.0 vai sair para o Galaxy II, e tbm para outros smarts top de linha. Não gosto de smarts que tenham a tela maior q 3.7", por isso acabei optando por comprar o Xperia Neo, e também pelo preçoo, 999$ na submarino, hoho…

Agora, essa new feature do face unlock parece ser mt legal !! So falta funcionar… Hahaha !!

robsonsm

Bacana tbm q esse Galaxy Nexus vem com Android puro, sem customizações da Samsung.

L

marcio_gs:
lokit"s:
gostei dessa novidade

Reconhecimento facial

Detalhe que isso não funcionou na apresentação :D

essa parte eu não sabia eheheheheh

Adelar

lokit"s:
marcio_gs:
lokit"s:
gostei dessa novidade

Reconhecimento facial

Detalhe que isso não funcionou na apresentação :D

essa parte eu não sabia eheheheheh

kkkkk não vi a apresentação ainda… mas o que vale é a tentativa ashuashuashu

V

Espero que sim, não quero essa porcaria de NFC que ninguém usa, só queria receber o ICS no meu atual aparelho, é meu direito. Se isso não acontecer em tempo hábil Android já era pra mim.

fredferrao

Espero que sim, não quero essa porcaria de NFC que ninguém usa, só queria receber o ICS no meu atual aparelho, é meu direito. Se isso não acontecer em tempo hábil Android já era pra mim.

Neste caso o problema não é o Android e sim a montadora do aparelho(Samsung, Motorola, HTC, Sony, etc), a Motorola mesmo é péssima no quesito atualização. Eu mesmo não compro mais(quem sabe quando a compra pelo google se concretizar), ja a Samgung esta bem melhor, atualizando seus aparelhos sempre que possivel!

Se quer estar sempre up-to-date, tem que comprar um google phone, neste o Galaxy Nexus é o mais recente.

Porem a partir do ICS o google fez um acordo com as companhias para ter updates por no minimo 18 meses. Vamos ver como vai ficar isto!

V

Neste caso o problema não é o Android e sim a montadora do aparelho(Samsung, Motorola, HTC, Sony, etc), a Motorola mesmo é péssima no quesito atualização. Eu mesmo não compro mais(quem sabe quando a compra pelo google se concretizar), ja a Samgung esta bem melhor, atualizando seus aparelhos sempre que possivel!

Se quer estar sempre up-to-date, tem que comprar um google phone, neste o Galaxy Nexus é o mais recente.

Porem a partir do ICS o google fez um acordo com as companhias para ter updates por no minimo 18 meses. Vamos ver como vai ficar isto!

No máximo 18 meses, né???

A

Eles lançaram um update do SDK Tools e do ADT (plugin de Eclipse) também. O ADT melhorou bastante a perfomance, com builds incrementais, otimização na hora de compilar os library projects, cache dos “crunched PNGs”, ao invés de sempre processá-los. Consertaram os bugs do LogCat, do DDMS também, além de dar algumas melhoradas. Como a adoção do 4.0 nos devices em geral deve demorar, do ponto de vista do desenvolvimento essas foram as grandes vantagens.

ricardolecheta

Olá pessoal

Aproveitando a notícia está para ser lançado o livro Google Android para Tablets.

O objetivo do livro é criar uma aplicação passo a passo, com todas as dicas e truques, de forma que fique compatível desde os smartphones com Android 1.6/2.x até os novos tablets com Android 3.x, e inclusive o novo Android 4.x - Ice Cream Sandwich.

Para a leitura é recomendado conhecimentos de Android, pois o negócio já começa com os dois pés no peito :slight_smile:

Nestes links tem mais detalhes:

O livro está em revisão e o lançamento está previsto para Dez se der tempo, ou no máximo Jan.

abraços

thiagobaptista

Cara, sanduíche de sorvete (ice cream sandwich) é um doce MUITO gostoso, que eu comi uma vez aqui no Rio e nunca mais achei pra vender…

namor

Como eu pego o android e compilo pra fazer testes? Ou só operadoras podem fazer isso?

antonioni.rocha

Estou estudando programação pra Android, é uma plataforma espetacular. Pelo visto o JME está sepultado já.

M

A ideia da Oracle é portar o próprio jdk pros smartphones, já que hoje os processadores estão mais poderosos. E o JME com suporte a HTML5 vai ficar pra dump phones, microcontroladores, relógios, televisões e dispositivos com menor poder computacional.

Marky.Vasconcelos

Voce quer fazer o que? Compilar o OS? Ou apenas desenvolver algo para plataforma?

fredferrao

Voce quer fazer o que? Compilar o OS? Ou apenas desenvolver algo para plataforma?

Se voce quer fazer seu próprio Android Customizado, o caminho é aqui: http://source.android.com/source/initializing.html
Mas tem que manjar muito de linux, kernel, drivers, etc pra fazer isto.

Como o Marky perguntou, será que voce não quer apenas desenvolver apps para o Android? Neste caso o caminho é aqui: http://developer.android.com/index.html

V

Quem te falou isso deve estar fumando crack.

namor

Pretendo compilar o OS!

Comprei um FriendlyARM tiny6410, instalei aindroi 2.3 que vem no site deles (www.minidevs.com) porém este vem sem permissão de escrita para o APN (xml), não consigo fazer root do 2.3 e as imagens do 2.2 e 2.1 do site deles está corrompida, estou realmente precisando do APN.

Marky.Vasconcelos

O codigo fonte do Android 4.0 foi liberado

Almeidaah

E os samsungs já existentes, como o Mini, o 5, o ace e a Família “S”, terão suporte À atualização?

Marky.Vasconcelos

Provavelmente não, esses celulares são antigos já.

Para rodar ICS o smartphone precisa ter no minimo 256MB de RAM e uma GPU (aceleração grafica obrigatoria)

J

A ideia da Oracle é portar o próprio jdk pros smartphones, já que hoje os processadores estão mais poderosos. E o JME com suporte a HTML5 vai ficar pra dump phones, microcontroladores, relógios, televisões e dispositivos com menor poder computacional.

É aí que o jfx entra em ação. Se eles embarcarem a jvm em um linux vão ter uma camada de aplicação multimedia para fazer frente ao android. Mas para isso precisa do jfx.

Tchello

Marky.Vasconcelos:
Provavelmente não, esses celulares são antigos já.

Para rodar ICS o smartphone precisa ter no minimo 256MB de RAM e uma GPU (aceleração grafica obrigatoria)

A família S tem BEM mais que isso.
Já o galaxy 5 duvido muito que receba (talvez algum cyogen da vida).

Marky.Vasconcelos

Verdade, a familia S aguenta sim.

O S2 já foi confirmado que recebera ICS.

M

vargas:
marcosalex:

Quem te falou isso deve estar fumando crack.

Bom, não tenho conhecimento sobre esses produtos, mas isso foi dito na JavaOne, então prefiro acreditar nele do que em você. hehehehe

V

Como pode um aparelho de 2010 ser antigo?

Criado 19 de outubro de 2011
Ultima resposta 25 de nov. de 2011
Respostas 43
Participantes 23