Android SDK

64 respostas
Bani

Saiu hoje o SDK para o Android, novo sistema operacional do Google para ser usado em dispositivos móveis.

http://code.google.com/android

E junto com ele o Android Developer Challenge

64 Respostas

wmitsuda

Dei uma primeira olhada por cima e fiquei impressionado. O desenvolvimento de aplicações p/ ele é exclusivamente em Java (não encontrei informações sobre possíveis bindings p/ outras plataformas). E eles procuraram não se limitar ao Java ME (na verdade parece que não tem nada de ME lá).

Suporta a sintaxe do Java 5 e um subset da API + APIs próprias do Android.

É, e ao contrário da maioria desses concursos, parece que dessa vez não tem nenhuma restrição à participação de brasileiros.

louds

Caramba, que roubada o Android. Se trata de uma plataforma completamente proprietária disfarçada de Java. Aquilo não é Java, não é aberta e usa uma API atrasada pacas.

Todos programas rodam num treco chamado Dalvik VM, criada pelo google, que é fechado por todos os lados. Nenhuma spec, nenhum fonte, nenhuma palavra a respeito. Tenha medo.

Dizer que é uma plataforma aberta é um engodo, usa linux como kernel, mas de resto é tudo medonhamente fechado. Não é possivel implementar um produto que execute programas do Android sem fazem engenharia reversa final nos binários.

wmitsuda

Louds, acho que não. Quando comecei a ler também pensei nisso, mas achei essa página aqui:

Pelo que entendi, eles vão liberar os componentes aos poucos sob ASL 2.0.

louds

wmitsuda:
Louds, acho que não. Quando comecei a ler também pensei nisso, mas achei essa página aqui:

Pelo que entendi, eles vão liberar os componentes aos poucos sob ASL 2.0.

Ou seja, por enquanto é puro vapor.

J

Eu acredito que o lançamento da Google tem uma boa oportunidade de dar certo e se tornar um padrão para o mercado de telefonia. :wink: É claro que o sucesso nesse mercado depende de uma conjunção enorme de fatores (técnicos, políticos, publicitários, oportunistas, etc.) que vão além dos requisitos técnicos da plataforma ou da forma de distribuição dos fontes.

Entretanto, mesmo sendo uma plataforma ‘fechada’, se o Android for melhor eu não terei pudor algum de dar minha contribuição e jogar uma pá de terra na sepultura do J2ME. 8) Por falar nisso, AINDA BEM que não tem nada de J2ME lá mesmo! :lol: Ficaria muito decepcionado se tivesse …

A Google tem hoje o grupo mais invejável de profissionais de TI do Vale do Silício, e há tempos vinha discretamente contratando vários desenvolvedores Java de nível mundial como Cedric Beust, por exemplo, para trabalhar nesse projeto do Android. Agora trata-se de uma questão de saber mover as peças no tabuleiro de forma rápida e eficaz.

Ironlynx

Opa, vou ver se depois arrumo um tempo para testar…

Creio que o google deve abrir internamente o código para todos os componentes do projeto.Não o faz agora por óbvia estratégia de mercado para evitar que a MS veja, copie(ou embargue com algum processo dizendo quehá uma patente pendente…) e lance algo semelhante ao mesmo tempo! :lol:

fmeyer

Eu tava testando o android aqui, minhas impressoes …

Arquitetura interessante, e tendo linux como base fica facil portar ele pra qualquer celular existente decente.

Essas otimizacoes que eles fizeram na jvm, podem nao agradar alguns, mas foram necessarios pra ter um celular sem midp e com performance decente ( vide OpenGL no emulador )

O que eu detestei foi o modo que ele usa pra montar interfaces, eles conseguiram ser mais ruins do que o pessoal do javaFX e eu achei que isso nao seria possivel.

A proposito eu e um colega da australia vamos desenvolver algo pra tentar ganhar o premio de 250K vamos ver no que da.

louds

Linux sofre muito nesse ponto, já que tem muito fornecedor de hardware que não permite implementação open source de drivers para seus produtos. Vide o drama do OpenMoko com wireless.

Por que?

Luiz_Aguiar

Sério ??? puts eu tava achando que eles iam “inovar” pelo menos nisso rs

saoj

Muito bom! Isso vai forçar a Apple a considerar seriamente suportar Java no Iphone. Nem que um novo framework de interface gráfica (swing, awt, swt, javafx, quantos teremos?) tenha que ser feito pra isso…

Se bem que olhando de novo, não é isso que o Android faz? Usa a sintaxe e a API do Java, mas fornece seu próprio framework gráfico: http://code.google.com/android/intro/hello-android.html

Resta saber se ficou legal e quando vai sair o livro da O’Reilly sobre isso… E quantos celulares vão rodar esse sistema operacional…

L

Dei uma olhada no Android e gostei pra caramba. Me parece que é uma arquitetura mais aberta do que existe hoje na concorrência. Apesar de não ter o apelo do fechadíssimo iPhone, espero que seja um sucesso.

Eu vi que pra fazer as telas tem que escrever um xml baseado em DTD, se não estou enganado. Parece meio escroto, mas não achei tão ruim não. Aliás não acho nem a sintaxe do JavaFX ruim, pois ele tem propriedades com suporte a coleções, coisa que Java não tem.

Eu tô até pensando em participar desse concurso.

saoj

Onde vamos testar os aplicativos? Num emulador? E como fazer ligações por exemplo?

Bom, vamos ver… O Iphone foi uma revolução, mas fechado ao mundo Mac e seus malucos de Objective C.

Vamos ver como será a interface e o user experience desse Android. Parece que suporta touch screen também… É ficar atento para ver aonde isso vai dar e como a Apple vai reagir…

j-menezes

Pelo Fato da Google fazer um sistema operacional com suporte a Java, acho isso
excelente, pra todos como Eu que gostam de java.

Vejo Java, como sendo um porta aberta de possibilidades , que antes do java era
tudo mais dificil , se bem que os tempos sao outros, mais java revolucionou conceitos.

Poder programar Smart Cards, TV Digital, Celulares, Robotica, Desktop , Internet,
Api 3D bem feita, Games e por ai vai …,
E’ algo maravilhoso.

Isso tudo , eu usando um Pentium com Linux, e’ a realizacao de um sonho.

Parabens a Google !!!

saoj

Alguém conseguiu fazer o HelloWorld imprimir alguma coisa via Log.i() ou System.out?

Parece que tem que dar a volta ao mundo para fazer isso… Usar o tal do DDMS via socket com port scan.

Espero que o Android não seja uma coisa super-poderosa que só meia duzia de pessoas vão ter tempo para aprender e dominar…

louds

O Android não roda Java, não sei se esqueceram de avisar todo mundo disso. Aquilo não é Java, ponto. Aquilo é uma plataforma fechada e, até segunda ordem, proprietaria. O Android executar binarios próprios para sua plataforma, os tais dex, não class ou jar.

Que plataforma maravilhosa é essa que não permite concorrência e é fechada? Não entendo isso.

S

não consegui fazer esse holloWord funfa tbm, se alguem conseguir …

já me encheu esse Android…

djony.rsl

Louds, referente ao Android, na página inicial do projeto é:

Já, lendo sobre o android, não me recordo de ter visto que ele fosse Open Source, ele apenas permite a programação de aplicativos em Java, o que é documentado na página novamente aonde diz

Maiores informações sobre o android você pode encontrar em http://code.google.com/android/index.html ou no grupo de discussão brasileiro http://groups.google.com/group/androidbrasil (Link encontrado no grupo de discussão oficial do Android http://groups.google.com/group/android-developers (em Inglês).

saoj

Isso me parece ser um problema recorrente da galera que trabalha com tecnologia. Se preocupam mais em fazer uma coisa poderosa e toda “bonita” do que uma coisa simples de se usar e entender.

Se os caras do Google acham que eu vou perder meu precioso tempo (o tempo de todo mundo é precioso, certo?) para programar para essa plataforma onde eu mal consigo fazer um hello world sem me enrolar, eles estão enganados.

Era melhor pegar os 10 milhões de dólares e contratar mais 30 profissionais muito bem pagos para fazer isso e/ou simplificar esse framework maluco aí!

Pode ser que a coisa melhore nas próximas versões, mais por enquanto não sei não…

L

louds:
O Android não roda Java, não sei se esqueceram de avisar todo mundo disso. Aquilo não é Java, ponto. Aquilo é uma plataforma fechada e, até segunda ordem, proprietaria. O Android executar binarios próprios para sua plataforma, os tais dex, não class ou jar.

Que plataforma maravilhosa é essa que não permite concorrência e é fechada? Não entendo isso.

Não sei o que você quis dizer com não roda Java. De fato, o que ocorre é que rodado um aplicativo de extensão dex, gerado a partir de um ponto class, feito a partir de um código com sintaxe Java. É uma abordagem radical em relação à Sun, concordo. Mas daí a dizer que aquilo não é Java, mas um Microsoft disfarçado, é muita forçação de barra.

A minha opinião é:

1. A plataforma é aberta, não no sentido de código livre, mas no sentido de que vai ser possível os desenvolvedores terem liberdade de acesso aos recursos do dispositivo como nunca tiveram antes.
  2. A plataforma, por enquanto, é proprietária. Mas como o Google falou que iria abrir mais cedo ou mais tarde, não seria de bom tom mudar de idéia. Aliás, a Sun fez a mesmíssima coisa com o Java SE.
  3. Considerando que a Microsoft tentou fazer uma VM e foi processada pela Sun, e que a Apache fez uma VM, mas não consegue o TCK da Sun, não seria uma boa idéia fazer uma VM que buscasse ser igual ao padrão pelos métodos oficiais. Melhor mesmo é fazer uma outra e dar um pé-na-bunda no VM da Sun.
T

Uma VM que usa Java como linguagem de alto nível mas que não usa o mesmo formato (.class, .jar), ou não implementa alguma especificação da Sun - isso lembra o SuperWaba.

L

saoj:

já me encheu esse Android…

Isso me parece ser um problema recorrente da galera que trabalha com tecnologia. Se preocupam mais em fazer uma coisa poderosa e toda “bonita” do que uma coisa simples de se usar e entender.

É exatamente o que a Microsoft faz, e todo mundo desce a lenha nela. :smiley:

wmitsuda

Leonardo3001:
louds:

Não sei o que você quis dizer com não roda Java.

Juridicamente falando, aquilo não poderia ser chamado de Java. Você programa na *** linguagem *** Java, mas usa um subset das APIs Java misturadas com outras do android, e roda tudo isso numa VM que roda esse tal de .dex que é um .class processado.

Curioso é que normalmente a essa hora já deveria ter um batalhão de advogados da Sun batendo na porta do Google. Mas como é O Google, levou um elogio do presidente da Sun: http://blogs.sun.com/jonathan/entry/congratulations_google . Engraçado né?

wmitsuda

thingol:
Uma VM que usa Java como linguagem de alto nível mas que não usa o mesmo formato (.class, .jar), ou não implementa alguma especificação da Sun - isso lembra o SuperWaba.

Thingol, faz muito tempo que não mexo c/ Superwaba, mas lembro que o Guilherme Hazan estava mudando a VM dele p/ desvincular de vez c/ qualquer coisa que tivesse a ver c/ Java. Parece que ele ia implementar outro tipo de bytecode, outra VM, e semelhante a esse tal de Dalvik, você ia ter que usar um compilador próprio p/ converter os .class nesse novo formato.

E um dos motivos p/ essa mudança (além de razões técnicas) era p/ evitar eventuais problemas legais c/ a Sun.

T

É interessante porque a VM Dalvik é orientada a registradores, e a JVM é orientada a pilha.
Isso quer dizer que a tradução .class -> .dex não é trivial, já que você precisa na verdade "descompilar" parcialmente o programa original (para poder pegar a intenção dos opcodes gerados que lidam com a pilha) e recompilar para outros bytecodes, que trabalham com registradores.
Talvez ele deve fazer alguma análise de fluxo também, para poder efetuar algumas otimizações (sabe como é, o javac gera intencionalmente código muito desotimizado, para facilitar o trabalho do JIT Compiler, que pode dessa maneira pegar a "intenção" original do programa.)

T

A Microsoft teve “alguns” problemas porque ela quis mexer na linguagem em si (delegates, J/Direct); o Google não mexeu na linguagem (é Java 5.0 normal, com generics etc.).

O engenheiro da Microsoft (Anders Hejlsberg) já tinha um histórico “ruim” - ele tinha mexido no C++, incluindo uma construção especial no Borland C++ para poder atender a mensagens do Windows, e ele criou o Delphi a partir do Object Pascal. Se ele não mexesse na sintaxe não se chamaria Anders Hejslberg.

Não sei se ela não tivesse feito essa mexida toda teríamos o .NET tal como o conhecemos. Talvez a Microsoft tivesse simplesmente comprado a Sun e não teríamos essas guerras religiosas Microsoft X Java; só a guerra Microsoft X Open Source.

louds

thingol:
É interessante porque a VM Dalvik é orientada a registradores, e a JVM é orientada a pilha.
Isso quer dizer que a tradução .class -> .dex não é trivial, já que você precisa na verdade "descompilar" parcialmente o programa original (para poder pegar a intenção dos opcodes gerados que lidam com a pilha) e recompilar para outros bytecodes, que trabalham com registradores.
Talvez ele deve fazer alguma análise de fluxo também, para poder efetuar algumas otimizações (sabe como é, o javac gera intencionalmente código muito desotimizado, para facilitar o trabalho do JIT Compiler, que pode dessa maneira pegar a "intenção" original do programa.)

Descompilar não é o termo para isso thingol, tradução ou retargeting servem muito bem. Converter uma máquina de pilha em uma de registradores é razoavelmente simples, veja a parrot para ter uma idéia.

Máquinas Virtuals de registradores não é uma coisa nova e tão pouco um grande avanço em relação ao modelo de pilha. Existem uma série de problemas relacionados:

:arrow: Dificil implementar PCC em um TAS.
:arrow: Sem um arquivo infinito de registradores é PCC é ainda mais dificil
:arrow: Na presença de otimizações pode ser impraticavel.

Algumas otimizações de alto nível exigem que a prova seja anotada IL e verificar isso pode ser bem complexo. Algumas podem exigir instruções adicionais. A otimização mais importante que o compilador faz é a alocação de registradores e isso depende do alvo real, logo esse DEX não seria um formato portavel, como é no caso dos bytecodes Java ou CLR.

PCC - Proof Carrying Code
TAS - Types Assembly System

Leonardo3001, existem muitos celulares que já permitem acesso completo a plataforma, aqui em casa tenho 2: um Nokia que roda symbian, que possui uma API enorme; e um Neo 1973, que é, de fato, o único que suporta uma interface aberta e padronizada: ansi C e posix. Java nem mesmo é padronizada (ISO, ECMA, etc), mas sim um documento criado pela entidade pelega da Sun - o JCP.

Sinceramente, o Android promete ser uma plataforma incrivel para se criar trojan horses. Ou mesmo frustrar usuários quanto tentarem pegar código java (de verdade) e tentar usar no desenvolvimento p/ o dispositivo.

Kenobi

Sérgio, andei olhando o helloworld e não achei nada de tão absurdo de complexo… Será que pegou algo que não vi ? Particularmente achei normal, component based …

L

Pessoal, sinceramente? É muito xiitismo pro meu gosto!

O wmitsuda disse que “juridicamente falando” não se pode dizer que é Java. Como assim? Houve um contrato jurídico entre a Sun e a comunidade dizendo que não se pode considerar Java os programas cujo “target” não sejam .class? Se tem, me mostra que eu não conheço. E ainda fala que a Sun deveria processar a Google, mas processar pelo que, especificamente? A VM do Google não é a mesma VM da Sun, não dá pra processar por plágio.

E louds, você disse que tem dois celulares com acesso completo, né? Um é um Nokia que roda um Symbian, cujas bibliotecas são proprietárias e que não há a menor possibilidade de abertura e um outro que possui suporte completo através de ansi-C e posix. Tá, pode até ter um acesso completo, mas eu ainda fico do lado do Andrioid pois tem dois apelos a mais: roda em Java e possui a promessa de estar em vários dispositivos.

E com relação a ser plataforma para trojan horses, admita que isso é mais especulação (ou seria desejo?) do que realidade. E eu não entendi essa parte de frustração de usuários por tentar rodar “código java de verdade”. Que eu saiba, o usuário final está cagando pra plataforma utilizada, contanto que a aplicação satisfaça seus desejos. Se você estiver falando de um usuário-desenvolvedor, o fato do .class ser intermediário no processo impede que haja código Java que não seja gerado na VM Dalvik (a menos que haja uma dependência para a classe Servlet, mas isso nem no J2ME é possível).

O que mais me espanta nas opiniões das pessoas, tanto nesse fórum quanto em outros lugares, é a capacidade de ir contra uma nova VM apenas porque não é 100% Java, ou porque é diferente daquilo que já estão acostumados. E isso com uma plataforma que foi publicada a apenas dois dias!

E olha o mais incrível: as mesmas pessoas que reclamam da falta de abetura da plataforma do Google são as mesmas que reclamam da abertura do código Java para outro propósito que não seja a geração de arquivos class. Gente javeira! É preciso aceitar uma abertura mais radical, e irem se acostumando quando alguém criar um compilador que transforme arquivos class para executáveis nativos, para uma VM qualquer ou para o interpretador do framework .NET.

saoj

Parece simples mas tenta imprimir algo com System.out ou o tal do Log. Tem que usar um debug maluco via socket! E aquele bando de hello world que aparece na tela? Aquilo esta vindo da onde?

louds

Leonardo3001:
Pessoal, sinceramente? É muito xiitismo pro meu gosto!

O wmitsuda disse que “juridicamente falando” não se pode dizer que é Java. Como assim? Houve um contrato jurídico entre a Sun e a comunidade dizendo que não se pode considerar Java os programas cujo “target” não sejam .class? Se tem, me mostra que eu não conheço. E ainda fala que a Sun deveria processar a Google, mas processar pelo que, especificamente? A VM do Google não é a mesma VM da Sun, não dá pra processar por plágio.

Quem falou em plágio? A questão é que o Google não pode dizer que aquilo roda Java pois é um trademark da Sun. A Sun cobra muito caro para certificar uma implementação como Java e esta deve aderir aos padrões do JCP. O Google simplesmente não quis sofrer anos de briga política dentro do JCP ou então ter que subornar a Sun para licensiar o TCK de maneira diferente. O TCK do JSE não permite que o resultado execute em dispositivos moveis - que é algo que a Apache vem brigando a muito tempo e agora sabemos porque.

Symbian dá na mesma que o Android hoje, fechado e proprietário.

A parte da frustração é por parte do desenvolvedor, do usuário do framework. Uma vez que o Android possui apenas partes das APIs do Java e que elas não passam pelos mesmos testes que VMs JSE (Isso legalmente não tem como acontecer), quanta vai ser a frustração do desenvolvedor quando achar buracos e bugs.

Já na questão da segurança, a Dalvik é uma máquina de registradores, que é muito mais complexo de suportar e implementar PCC. Sem PCC é muito facil ter vulnerabilidades (vide programas escritos em C).

Não é questão de ser xiita, mas se a Dalvik não suporta bytecodes Java, oque acontece com a montanha de ferramentas que se valem de engenharia de bytecodes para funcionar? Diga adeus a todas elas.

wmitsuda

Leonardo3001:

Ei, eu não sou xiita não! :wink:

O que quiz dizer foi que a Sun sempre procurou proteger a marca “Java”, não permitindo que qualquer um que apareça por aí falando que tal coisa é Java sem estar certificado como tal.

O thingol citou como exemplo o rolo que teve c/ a microsoft, em que ela enfiou outras coisas na linguagem e saiu falando que era java. Tomou um belo processo.

Quando o louds fala que isso não é Java, é justamente por isso: o android não se enquadra em nenhuma categoria (ME, SE, EE) do que a Sun chama de Java. Implementa alguns pedaços do SE 5.0, junto c/ APIs próprias do aparelho (não passou pelo JCP? isso é heresia p/ a Sun), e roda numa VM que usa um bytecode cuja especificação ainda ninguém viu, mas não é o bytecode Java.

Não estou julgando a qualidade técnica da plataforma (até porque os fontes ainda não sairam e os aparelhos ainda não existem). Chamei atenção apenas p/ essa situação curiosa em que normalmente a Sun estaria esperneando, mas está fazendo o contrário.

L

E aí é que tá. Se o Google diz que não roda em Java, a Sun pode processá-lo pelo que?

Eu acho uma pena o Google manter parte do Android fechado, mas o fato desta empresa dizer que um dia vai abri-lo já dá alguma ligeira diferença entre os dois sistemas.

louds:
A parte da frustração é por parte do desenvolvedor, do usuário do framework. Uma vez que o Android possui apenas partes das APIs do Java e que elas não passam pelos mesmos testes que VMs JSE (Isso legalmente não tem como acontecer), quanta vai ser a frustração do desenvolvedor quando achar buracos e bugs.

Já na questão da segurança, a Dalvik é uma máquina de registradores, que é muito mais complexo de suportar e implementar PCC. Sem PCC é muito facil ter vulnerabilidades (vide programas escritos em C).

Não é questão de ser xiita, mas se a Dalvik não suporta bytecodes Java, oque acontece com a montanha de ferramentas que se valem de engenharia de bytecodes para funcionar? Diga adeus a todas elas.

Legalmente, salvo raras exceções, nenhuma empresa de software é obrigada é fazer testes dos sistemas que produz, é claro que isso acarretará sérios problemas financeiros para quem fizer tal coisa. O Dalvik possivelmente não terá os mesmos testes da VM da Sun, porém isso não implica que os testes do Dalvik serão ruins, ao mesmo tempo que também não implica que não se encontrarão bugs nas primeiras versões do Dalvik. Simplesmente não temos como saber.

Quanto a questão de segurança, me parece que, por pura retórica, você está se agarrando a um tema que outras pessoas não entendem para fazer uma afirmação aparentemente convincente, apostando na minha falta de conhecimento nesse tema para ganhar a argumentação.
Bom, como você citou programas escritos em C, vou me agarrar a isso: um sistema Linux possui várias bibliotecas escritas em C, e ao mesmo tempo existe a afirmação de que o SO é seguro, como pode acontecer isso?

wmitsuda:
O que quiz dizer foi que a Sun sempre procurou proteger a marca “Java”, não permitindo que qualquer um que apareça por aí falando que tal coisa é Java sem estar certificado como tal.

O thingol citou como exemplo o rolo que teve c/ a microsoft, em que ela enfiou outras coisas na linguagem e saiu falando que era java. Tomou um belo processo.

Quando o louds fala que isso não é Java, é justamente por isso: o android não se enquadra em nenhuma categoria (ME, SE, EE) do que a Sun chama de Java. Implementa alguns pedaços do SE 5.0, junto c/ APIs próprias do aparelho (não passou pelo JCP? isso é heresia p/ a Sun), e roda numa VM que usa um bytecode cuja especificação ainda ninguém viu, mas não é o bytecode Java.

Não estou julgando a qualidade técnica da plataforma (até porque os fontes ainda não sairam e os aparelhos ainda não existem). Chamei atenção apenas p/ essa situação curiosa em que normalmente a Sun estaria esperneando, mas está fazendo o contrário.

Eu acho que seria uma situação curiosa se ocorresse o contrário: a Sun esperneando por causa da VM do Google. Afinal, o que que tem a ver uma empresa que defende código aberto querer abrir um processo contra patentes? São duas coisas completamente contraditórias. E afinal, tem tanta coisa que nunca chegou a passar pelo JCP, exemplo: os n frameworks que existem por aí, que até duvido se isso é realmente necessário ou um problema.

louds

Retórica é você tentar argumentar quanto não se tem a mínima idéia do que está falando. Eu estudo e trabalho com isso, então talvez tenha alguma idéia do assunto.

Se o linux é seguro, isso se deve a anos e anos de reviews e testes. A glibc possui mais de duas décadas de existencia, o kernel está com 16, e boa parte dos outros componentes datam da primeira metade da década passada. Segurança real exige que o código seja provado ao longo dos anos. Usar modelos simples e provados também ajuda, o que não é o caso da Dalvik.

marciocamurati

Só para informar em diversos reply falaram que não rodava Java que não podiam falar que era Java em lugar nenhum mas oque dizer do primeiro paragráfo na página do Android ?

http://code.google.com/android/what-is-android.html

:wink:

Mrwin

Alguém tem projeto pra desenvolver com este cara?

Marcelo_Yukio_Magari

Esse “Android” seria uma plataforma de desenvolvimento para mobiles? :?: o que é esse desafio? Tem algum limite máximo de integrantes de cada grupo?

Obrigado! :stuck_out_tongue:

M

marciocamurati:
Só para informar em diversos reply falaram que não rodava Java que não podiam falar que era Java em lugar nenhum mas oque dizer do primeiro paragráfo na página do Android ?

http://code.google.com/android/what-is-android.html

:wink:

tb vi os videos de apresentação no youtube e ele fala q roda somente java. pelo que eu entendi eles só pegaram a jvm do java e otimizaram para uso em aparelhos moveis. Os pacotes básicos do java são suportados, isso quer dizer que você consegue sim portar codigos java “normal” para ele. E além dessa possibilidade ele oferece tb uma biblioteca própria.

Bani

Informações sobre participação no Developer Challenge aqui: http://guj.com.br/posts/list/74602.java

Andre_Brito

Eu apoio o Android. Até mesmo porque eu nunca presenciei alguma aposta grande da Google que desse errado (essa pode ser a primeira).

antraceno

É, só pra dar um complemento, o google tem até perdido várias de suas super-estrelas para mais um primo do orkut: o Facebox (que agora virou Netlog). Alguns funcionários subiram de cargo e até recebram propostas de salários maiores, porém um de seus engenheiros disse que não está lá por dinheiro, e que quer estar na empresa que estiver em maior evidência no momento. É MOLE?

Andre_Brito

Hehehe. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, tem gente que gosta de trabalhar e ganhar pouco (ou as vezes nada, como é o caso de software livre… as vezes ganham alguma coisa)…

Eu ficaria na Google também. De boa.
E, acho que é só uma correção, mas não seria Facebook? Da Microsoft?

Abraço galera.

antraceno

Opa, desculpa! =D É Facebook mesmo. Confundi. Obrigado

Um abraço

ricardosoares

Essa discussão vai longe… e, pelo que eu entendi, há um grande mal entendido a respeito.

Pelo o que eu já vi, esse SDK não vem com o propósito de ser uma VM Java. Até que porque, sua licença não pode. Ou é SE, ou é ME. E o SE não permite dispositivo móvel.

O Android SDK vai ser apenas uma opção de se ter acesso à todos os recursos possíveis do Linux. Principalmente o OpenGL. Acesso, devo lembrar, de alto nível. Pois, a programação em C permite também, e de maneira mais completa e eficiente.

O OperaMini mostra o quão poderosa é a plataforma ME. Quem desenvolve em Java e quer portabilidade, vai adotar o Android SDK só em último caso.

Minha dúvida é:

O Java ME vai estar disponível também ?

otaviofcs

Eu já dei uma boa olhada no android e achei ele bem legal. Fiz esse artigo sobre ele:

http://blog.riopro.com.br/2007/11/20/o-android-na-ilha-de-java/

O problema vai ser ver até que ponto os fabricantes de celular vão implementar ele “as is”. Porque como a licença é apache, podem mudar tudo se quiserem, e aí o desenvolvedor vai se quebrar. Se adotarem como está, acho mais simples que o JME (principalmente no acesso de dados de outras aplicações).

cezarsignori

Concordo com as palavras j-menezes e tem mais:

Foi lançado esta semana o Android Pro um ponto de encontro para a comunidade Android lusófona (que fala português, não importando a nacionalidade). Contando com fórum para discussão, disponibiliza espaço para artigos, tutoriais, ajuda aos iniciantes, suporte a programadores experientes e divulgação de vagas para trabalho profissional.

Venham participar da comunidade e compartilhar conhecimento! =)

Luca

Olá

Saiu a versão m3-rc37a

Improvements:

* The new default skin for the emulator is HVGA, portrait mode. That's the one you should focus on for your submissions for the Android Developer Challenge.
* We've added the ability to inject SMS messages into the emulator, which will allow you to more easily test IntentReceivers for incoming SMS messages.
* The choppy audio problem in the emulator on Windows should now be solved.
* There's a new emulator control panel that you can use to control network events like radio state changes and incoming calls.
* The Eclipse plugin now does color syntax highlighting on the XML files, such as AndroidManifest.xml.
* Some of the more annoying bugs in the Eclipse plugin have been fixed; for instance, the application launcher retries if the first try times out while waiting for the emulator to start, and "R.java" files are no longer flagged as read-only.

Fonte:

[]s
Luca

cezarsignori

Legal não é mesmo?

A comunidade de desenvolvimento Android já vinha solicitando e perguntando algumas coisas que foram atendidas e respondidas com esta release.

Publicamos no Android Pro esta notícia a cerca de 1 hora atrás. ( http://forum.android.pro.br/forums/4/topics/38 ) E nos atrasamos :stuck_out_tongue: pois foi liberado ontem xD

louds

Ainda é software proprietário?

cezarsignori

O Android nunca foi proprietário xD

É Open Source :smiley:

Link: http://forum.android.pro.br/forums/4/topics/11

louds

cezarsignori:
O Android nunca foi proprietário xD

É Open Source :smiley:

Link: http://forum.android.pro.br/forums/4/topics/11

Chamar o Android de OpenSource é uma piada, no mínimo. Qual a URL para TODOS os fontes da plataforma? Até a última vez que eu lí, o SDK era distribuido sobre uma licensa incrivelmente draconiana, na qual o Google se dava o direito a simplesmente matar o produto se ele não der mais lucro e proibia qualuqer forma de implementação alternativa.

Cara, uma coisa é dizer que um dia, quem sabe, talvez, pode ser que venha a ser open source, outra coisa é ser open source definitivamente.

cezarsignori

Aí está o link: http://code.google.com/p/android/downloads/list :slight_smile:

Nele você pode baixar os fontes:

1. Android Emulator
  2. Android Development Tools
  3. Webkit 522
  4. Linux 2.6.23 Android
louds

cezarsignori:
Aí está o link: http://code.google.com/p/android/downloads/list :slight_smile:

Nele você pode baixar os fontes:

1. Android Emulator
  2. Android Development Tools
  3. Webkit 522
  4. Linux 2.6.23 Android

Vejamos, alí só tem os fontes daquilo que o Google tem obrigação legal de distribuir ou então são de pouco valor para a comunidade:

:arrow: 1 é QEMU modificado que eles usam. O QEMU é GPL e eles são obrigados a publicá-las
:arrow: Os plugins temp pouco valor se forem para uma plataforma fechada.
:arrow: O compilador de .class -> .dex é proprietario, o plugin é apenas uma casca em volta dele.
:arrow: Ok, o Webkit usa uma licensa BSD, pontos para o google. Mas pq não fizeram upstream das modificações deles?
:arrow: Isso é kernel modificado que eles usam, que tem licensa GPL.

Moral da história, o google publicou basicamente ZERO do código fonte do android como código livre. Tudo que fez foi publicar aquilo que ele tinha obrigação e aquilo que era conveniente.

Cade os fontes das aplicações de userland do android? Cade os fontes da VM? Cade os fontes da class lib? Ok, a classlib é derivada da Apache Harmony, mas até onde eu ví, eles devolveram zero de código ao projeto. Moral da história, se hoje um celular com Android fosse lançado, ele seria quase tão open source quanto os CDMA que rodan brew.

cezarsignori

Ok, o Android não é 100% Open Source, mas como você mesmo disse, boa parte dele é. Ou seja, se não é correto dizer que é Open Source, também não é correto dizer que é proprietário :slight_smile:

Não estou aqui para defender o Google, nem para criticá-lo. Não sabemos quais são as verdadeiras intenções da empresa. Sabemos apenas o que temos e o que ela promete para a comunidade.

Quanto a importância para a comunidade, com o código disponível já se pode realizar muitas tarefas de modificação do Android, e isto é claramente visível na comunidade oficial de desenvolvimento (http://groups.google.com/group/android-developers?hl=en).

Talvez você possa encontrar algumas respostas para as suas perguntas quanto as licenças neste artigo http://arstechnica.com/news.ars/post/20071106-why-google-chose-the-apache-software-license-over-gplv2.html. Ou ainda lendo a licença distribuída junto com o SDK.

Vamos ver o que acontecerá com o Android e até aonde ele chegará (ou até aonde nós o levaremos) =)

Y

:slight_smile:

louds

Como não? Todo sos fontes que o Google liberou ou são de projetos OSS já existentes ou são para coisas que não compoem o Android propriamente dito. É a mesma coisa que se a MS abrir os fontes do notepad e chamar o Office de OSS. A importancia de uma plataforma ser OSS, ou ter pelo menos abertura a ponto de permitir tal é perfeitamente óbvio, dive toda celeuma que Java causou por mais de uma década.

Jaison

uma coisa é certa, o android é uma realidade e a Sun num ta nada contente!!!

o JME vai perde muito espaço (pra não dizer todo).

Andre_Brito

O Android tá mais pra software grátis do que pra open-source.
Ou 0.5 open-source e 0.5 free. :expressionless:

Ou não?

cmilfont

Jaison:
uma coisa é certa, o android é uma realidade e a Sun num ta nada contente!!!

o JME vai perde muito espaço (pra não dizer todo).

Que realidade é essa? quais os modelos de aparelhos que estão no mercado?

JME nunca foi lider de nada no mundo móvel, nem no nicho de jogos que é o unico praticamente que o JME participa profissionalmente, ele lidera.

Nesse mercado quem manda é Symbian e WMobile, agora seguido de IPhone.
Google pode ser a dona da web mas vai comecar lá na rasteira nesse nicho, para quem não entende de mundo mobile pode se impressionar com o dinheiro do Google, mas as MS (tem mais dinheiro) que comecou logo atrás da Palm levou anos para dominar (e mais porque ficou com o mercado da PALM depois que essa morre, abocanhando o market share dos PDAs) e ser uma plataforma usável.

Android será um fiasco, alias, é um fiasco. Grande Vaporware do Google.

Jaison

Nenhum, (ainda) mais deixa entrar UM pra você ver o acontece!!!

Confesso que aplicativos usando CLDC NUNCA foi nada e NUNCA VAI SER!

Mais em Jogos JME ocupa um lugar de Destaque nesse quesito!

Qual??? mercado de Jogos??? :wink:

iPhone??? o que essa po**a me proporciona!!! NÃO DA PRA INSTALAR NADA EM JAVA nessa m****!!!

ÓBIVO que a MS tem mais dinheiro, afinal é MUITO mais antiga que o Google!!! :lol:
MAAAASSS, o Google é a empresa de T.I que mais cresceu nos últimos anos :smiley: (num ritmo acelerado e progressivo!!!)
Tudo que o Google cria (de forma gênial) faz sucesso. Porque então não acreditar no Android???!!! 8)

o Google pensou nisso também. E pra evitar esse “problema” que a Microsoft teve, criou a Open Handset Alliance!!! 8)

Pq acha isso? É vidente?

O que as outras plataformas tem que o Android não tem?

Cara, instalei o SDK e vi uma plataforma MUITO poderosa. Primeiro pq tem uma interfece “parecida” com a do iPhone - fato esse que atrai usuários. To cansado de ouvir as pessoas falarem “o iPhone é bunitinho” (risos). Segundo, ele (Android) da MUITO suporte para o desenvolvimento de aplicações ricas (fato esse que me interessa).

Do que mais eu preciso??? 8)

Na minha opnião: O GOOGLE FEZ O QUE NENHUMA OUTRA EMPRESA TEVE A GENIALIDADE DE FAZER!!!

Até mais :wink:

cmilfont

Nenhum, (ainda) mais deixa entrar UM pra você ver o acontece!!!

O que as outras plataformas tem que o Android não tem?

ou seja, você diz que é uma realidade mas não existe nenhum aparelho ainda, e respondendo sua pergunta, as outras tem aparelhos e o Android não tem, somente essa besteirinha :slight_smile:

marcelomartins

Olhem só.

Eu acompanho o mercado mobile a uns 5 anos. E nenhuma grande empresa está muito preocupada com o Android.

Primeiro porque ele não existe. Segundo, porque como ele, todo ano aparecem alternativas livres de SO para dispositivos móveis.

O Java ta muito bem, apesar de não ter se difundido como se imaginava, é talvez a única solução para aplicações que funcionem em diversos celulares.

O Android talvez tenha alguma chance de aparecer nas estatísticas, mas não vai ser em 2008.

A grande diferença entre o Android e outras alternativas do tipo, é o Google. E nem tudo que o Google faz da certo, então somente isso não quer dizer nada.

O que vai estabelecer a boa utilização do SO é a quantidade de aplicações disponíveis. E então o Android vai levar uns 3 anos pra chegar perto do Symbian.

Ah, espero que todos vocês que já estão apaixonados pelo Android saibam o que significa o Symbian hoje no mundo mobile.

Luca

Olá

Imagens e demos do Android

Achei marromeno, nada para fazer wau.

[]s
Luca

Luiz_Aguiar

Eu vi ontem os videos… gostei até… nada de outro mundo, mas bem bacana.

I

A Google tem hoje o grupo mais invejável de profissionais de TI do Vale do Silício, e há tempos vinha discretamente contratando vários desenvolvedores Java de nível mundial como Cedric Beust, por exemplo, para trabalhar nesse projeto do Android. Agora trata-se de uma questão de saber mover as peças no tabuleiro de forma rápida e eficaz.

:lol: Brincadeira …acho que você parou no tempo e so nasceu quando a google estava no auge da fama kkkkkk…Acorda irmão esse négocio de melhores programadores e técnicos em Ti não existo só na google não . Existe muitas outras empresas de grande porte por aí e com bons profissionais .
Só pela fato da google ela ser uma grande empresa atualmente e ter a marca mais valiosa do mercado não é tudo não esquece que tudo passa se nao for se renovando . Aí a google vai e lança uma produto novo aí fica todo aquele falatório !!!
Apesar de que eu gostaria de trabalhar lá :slight_smile: kkkkk…Mas não ousaria diser que lá é tudo e sempre será !!!

Criado 12 de novembro de 2007
Ultima resposta 13 de nov. de 2007
Respostas 64
Participantes 30