Apache: software proprietário está com os dias contados

116 respostas
LPJava

Os dias do modelo tradicional de venda de software estão contados, na medida em que o código aberto se torna um paradigma de escolha, afirmou Greg Stein, chairman da Apache Software Foundation, durante o evento EclipseCon 2006, na quarta-feira (22/03). O software está se tornando cada vez mais comoditizado - disse Stein, durante sua apresentação - e mais disponível e fácil de encontrar.
Ele citou o pacote OpenOffice como exemplo de substituto ao Microsoft Office.

Leia mais em: http://www.mundojava.com.br/NovoSite/noticia.jsp?id=21

[EDITADO: Colocar algum texto introdutório para as notícias é uma boa prática :slight_smile: - DQO]

116 Respostas

J

Piada, só pode ser.

Obs: O OpenOffice, com exceção de alguns casos, está longe de ser um subistituto para o Office.

Grinvon

O OpenOffice evoluiu bastante, hoje em dia sua versão está perto do pacote office da MS, falta evoluir a parte de sua planilha e do Press para se comparar ao excel e o PowerPoint da MS, mas de fato, em suma evoluiu muito.

Não sei para todas realidades e propositos, mas o Open Source irá dominar muitas áreas sim, não diria para todos os casos de aplição, mas muitos sim.

O

Para 95% das pessoas o OpenOffice substitui trânqüilamente o Micro$oft Office.

grprado

juzepeleteiro:
Piada, só pode ser.

Obs: O OpenOffice, com exceção de alguns casos, está longe de ser um subistituto para o Office.

Em quais casos? Minha visão é justamente o contrario, a minoria precisa.

Duvido que mais do que 5% ou 10% das pessoas que usam o office precisam das ferramentas que só ele tem.

Só para justificar meu ponto de vista: trabalho em uma empresa que tem mais de 100.000 funcionários, onde quase todas as estações tem MS-Office e ninguém utiliza mais do que os botões formatar texto e de justificar.

Além disso, em empresas de outros ramos, não vejo ninguém utilizar muito mais do que isso.

Grinvon

O Excel por exemplo tem funções pra kcet, tem muita coisa, que qualquer um aqui não saberia fazer se não chega-se e estuda-se com um livro, tutorial ou curso.

Não entanto quem utiliza esses recursos? Quase ninguém, a não ser o pessoal específico que precisa disso, e nem profissional de TI precisa.

Cocota

Na empresa onde eu estou estagiando o OpenOffice não substitue o MSOffice quando estamos falando de grandes palestrantes que utilizam o MS PowerPoint.

Eles levam ao máximo o poder do software da Microsoft. Entretanto, nos outros casos, o OpenOffice já pode ser considerado um substituto à altura e estamos trabalhando para que ele venha a substituir de vez.

Vai que Deus nos Livre eles lançam um Office Vista por aí, que seja objeto de desejo dos usuários, e a empresa queira comprar. É caro po!

Quando alguns deles ficam sabendo que existe um tal de OpenOffice que “faz-a-mesma-coisa” eles ficam boquiabertos. Juro, sou eu que instalo o office.

J

Esse negócio de que 95% 99,9999%, números sem base nenhuma em pesquisa alguma é muito estranho. Existe um termo para isso na psicologia, mas eu nao me lembro qual é. Quando alguém que dar enfase a uma mentira, ou então a sua opinião pessoal logo inventa um número, sempre acima dos 80% para enfatisar. Vamos parar com isso.

Bom, no ambiente em que eu vivo Excel, Word, Power Point e Outlook são utilizados com todas as funcionalidade possiveis e impossiveis. E o OpenOffice, embora muito bom para trabalhos escolares e necessidades básicas está longe de um Office.

No que o Office dá um banho no OpenOffice? Facilidade de uso, colaboração, vizualmente mais bonito e recursos em geral.

Qual é a funcionalidade e integração com ferramentas de BI do OpenOffice? Pivot table integrada com ferramentas de BI, existe isso?

O office é um software muito barato para a maioria das empresas, uma vez que ele se paga.

Não estou querendo desmerecer o OpenOffice não, ele é muito bom. Só é inferior ao Office. E esse negocio que tudo tem que ser software livre é meio infantil demais. Software caro, é o software que não se paga. E um software opensource pode ser muuuuito caro.

Eu não quero software de graça, eu quero software bom. Seja ele pago, de grátis, open source, closed source…

[]'s

J

Agora voltando ao assunto…

Por que empresas pagam milhões para uma IBM da vida, quando seria mais barato e até melhor uma outra solução, seja ela opensource, heim?

Dois fatores:
*) Pessoal de venda, com seu marketing.
*) Se o projeto/solução der merda, têm alguem grande para colocar a culpa e tirar o dele da reta (gerente ou qq coisa do projeto).

Enquanto, no Brasil por que la fora isso já ate é uma timida realidade, software opensource terá sua utilização um pouco limitada.

[]'s

MarcioTavares

Cocota:
Na empresa onde eu estou estagiando o OpenOffice não substitue o MSOffice quando estamos falando de grandes palestrantes que utilizam o MS PowerPoint.

Eles levam ao máximo o poder do software da Microsoft. Entretanto, nos outros casos, o OpenOffice já pode ser considerado um substituto à altura e estamos trabalhando para que ele venha a substituir de vez.

Agora eu fiquei curioso. Quais são as grandes funcionalidades do PowerPoint usadas pelos grandes palestrantes da sua empresa?

Eu sei a resposta, porque eu fiz parte do time de testes do Office XP PT-BR, antes mesmo dele ser chamado de XP, e antes mesmo de ele ser anunciado para o público. Isso lá pros idos de 2000/2001. Mas gostaria de saber de você o que é tão usado assim que não possa ser substituído pelo OpenOffice.

juzepeleteiro:
Esse negócio de que 95% 99,9999%, números sem base nenhuma em pesquisa alguma é muito estranho. Existe um termo para isso na psicologia, mas eu nao me lembro qual é. Quando alguém que dar enfase a uma mentira, ou então a sua opinião pessoal logo inventa um número, sempre acima dos 80% para enfatisar. Vamos parar com isso.
Zé, concordo com você, mas nesse caso do powerpoint, realmente isso se aplica. Afinal, é o programa mais usado por spammers do mundo inteiro. E para mandar spam não é necessário colaboração online, broadcast de apresentação… :lol:

M

Eu colocaria um 3, que é um dos que mais vejo.

*) Pessoal técnico capacitado apenas em uma ferramenta.

Po, não vou ser idiota e dizer que não existem cenários para por exemplo um Oracle ou DB2, mas o que vi (pesquisa por experiência) e comprarem um banco de dados por que as pessoas só sabem operar com aquele sistema.

Lógica de dados, SQL (nativo) e também o principal: o conhecimento específico de uma ferramenta para fazer rotinas de adminstração.

Tem coisas que as pessoas usam mais como marketing, para omitir que lhes falta conhecimento mais amplo, mais fazer o que, quem quer ficar desempregado?

Ae pessoal, fiquem com Deus.

Até.

danieldestro

Sinto nauseas e vontade de vomitar quando eu vejo o [Open / Star] Office.
Estão a anos luz do MS Office.

smota

Oloco, que revolta.

Eu resolvi fazer um teste no meu note novo, decidi ter e usar somente softwares legalizados, sejam eles pagos ou gratuitos.

Fiquei com o Windows pra não perder tempo com configurações em geral mas nas hora de desembolsar pra suite de escritório não teve santo que me convencesse que valia a pena o office.

Hoje sou um feliz usuário do openoffice, nunca deixei de fazer nada do que quis por alguma limitação e por via das dúvidas tenho os viewers da Microsoft pra ver os spams :wink:

mas sobre o tópico … tenho vários sftwares pagos aqui pq os gratuitos nao me atendiam.

benflodin

Ja utilizei bastante o Star/Open Office não encontrei nenhuma limitação comparado com o Microsoft Office

MarcioTavares

smota:
Hoje sou um feliz usuário do openoffice, nunca deixei de fazer nada do que quis por alguma limitação e por via das dúvidas tenho os viewers da Microsoft pra ver os spams :wink:
+1

Atualmente eu estou usando o Office 2000 aqui no trabalho. Esse sim me deixa bem infeliz, ainda mais pra quem se acostumou a usar do Office XP pra cima, onde houve uma significativa evolução na usabilidade (principalmente no Outlook).

kirkgo

Eu acho uma tremenda bobagem dizerem que o software proprietário está com os dias contados. Acho que virou moda falar isso. Posso até estar enganado, mas acredito piamente que isso NUNCA vai acontecer.

Sobre a questão do software livre, eu acredito que seja (notem as aspas) um modelo de negócio inviável. Já o modelo de negócios baseado em código aberto (open source) já está dando alguns frutos, ainda que sejam poucos e a tendência é crescer bastante.

Já usei muito o OpenOffice e concordo que ele está bem atrás do MS Office.

danieldestro

Tentem trabalhar com um PPT no Power Point e no similar do Open Office e vice-versa e entenderão o que eu digo.

Tenho problemas também com gráficos do Excel e no Open Office.

Luiz_Aguiar

O maior problema que vejo no software open source, é que principalmente aqui no Brasil não se tem suporte qualificado, por isso empresas grandes pagam fortunas por soluções fechadas. Uma empresa não pode se dar ao luxo de ao se deparar com problemas corriqueiros, ficar postando mensagem em foruns e procurando coisas nas documentações (que na grande maioria dos software open source isso é lenda né), por isso pagam por suportes 24x7 e aquele monte de tranqueiras.
Claro que em alguns casos pingados temos software open source de excelência qualidade, bem documentados e com suportes decentes, mas isso são exceções a regra.

Quanto ao OpenOffice, tem uma amigo economista que tentou fazer um de seus trabalhos no Calc, em com muita paciência dele tentar discobrir o uso das funções, onde estavam e tudo, depois de algumas tentativas ele desistiu, não conseguiu fazer mais que um única formulinha simples. Existem muitos usuários específicos para os recursos do pacote Office sim, e particularmente uso o OO desde antes da versão 1.0 e digo que o mesmo é muito pesado, feio, e emobra o esforço, ainda está algumas boas versão de ser o que o MS Office é hoje.

louds

Uso o OOO a quase um ano em casa, para mim só teve um caso que o Ofice fez falta, que foi quando tive de ler um documento no qual usaram recursos do Word que o OOO ainda não suporta.

De modo geral, para editoração de textos, planilhas e apresentações, não vejo grandes problemas e o OOO acho mais facil de usar que a nhaca do Office 2000.

Luca

Olá

Já usei muito o Open Office e pelo preço que paguei seu custo/benefício foi melhor do que o Office.

O Calc não pode ainda rivalizar com o Excel.

Quanto ao PowerPoint, eu preferia o OpenOffice pois me permitia converter a apresentação para PDF que com o PowerPoint eu não sabia fazer. Mas concordo que o PowerPoint faz apresentações um pouco mais bonitas e para apresentações comerciais é melhor mesmo do que o OpenOffice

Sobre esta discussão toda:

1. Nunca o mundo será Open Source

2. Cada dia que passa há mais coisas Open Source confirmando que realmente os tempos são outros mas ainda falta muito para tudo FOSS.

3. É perfeitamente possível não usar NADA pirata e sem pagar por nada. Fora ler cronogramas do Project, acho que todo o resto há boas opções free

4. Já vi aplicações OpenSource fecharem o código e deixarem de ser free

5. A adoção em massa do Open Office nas empresas é mais fácil nos altos escalões do que com o povão porque pobre gosta de usar coisas caras. Com software de graça o Zé Mané lá da contabilidade se sente desprestigiado.

[]s
Luca

Marcio_Morais

Faz muito tempo q não utilizo office da Microsoft, mas quando utilizava não havia uma opção exportar como PDF como há no OOO.

Acho q eles devem ter implementado!!!

Mas é isso, acho q existem alguns recursos no OOO q o ofice da MS não tem, como utilizar um BD qualquer com um drive JDBC, coisa q o access não faz.

Para minhas necessidades em relação a office o OOO consegui supri todas( são poucas ).

No meu ponto de vista, alguns pontos negativo:
pesado;
correção ortografica.

Gosto muito do Koffice, tbem uma exelente opção, e muito leve por sinal.

Em relação a aprecencia visual dele, antes da versão 2 tdo bem, mas a partir da versão 2 ele tá bem bonitinho.

[]'s

J

Gente, o OpenOffice não é de se jogar fora. Da para fazer muita coisa nele. Esse não é o ponto. E se você não for muito exigente te satifaz na boa.

Agora dizer que ele tá pau a pau com o Office, e que as funcionalidade que o Office têm e o OpenOffice não. ninguém usa é um engano.

Agora, eu pessoalmente não consigo usar o OO por que me faz falta todas aquelas funcionalidade, além do que eu gosto de usar um software bonito.

[]'s

danieldestro

É só instalar o CutePDF.

leomc

danieldestro:
É só instalar o CutePDF.

Então faz um teste pra mim aí no teu office, vai no excel e tenta subtrair horas…

5:00
7:00

tenta subratir 5h -7h e olha o que ele mostra, depois faz isso no openoffice…

Todo mundo que já tentou controlar suas horas trabalhadas no office já passou por isso.

J

leomc:
danieldestro:
É só instalar o CutePDF.

Então faz um teste pra mim aí no teu office, vai no excel e tenta subtrair horas…

5:00
7:00

tenta subratir 5h -7h e olha o que ele mostra, depois faz isso no openoffice…

Todo mundo que já tentou controlar suas horas trabalhadas no office já passou por isso.

Ótimo! Agora o OpenOffice é melhor que o office?

danieldestro

Existem horas negativas?

leomc

o openoffice não é melhor que o office, mas uma suite com 15 anos deveria suportar algo bobo com isto. Acho que os office assim como outros software dominados pela MS estão muito atrasados, depois de tanto tempo poderíamos ter planilhas e editores de textos de melhor qualidade…

E existe sim…
Se você precisa trabalhar 8 horas por dia e trabalhou 7? deve uma não? seu saldo é -1 hora

marcelomartins

OpenOffice com 2,5 anos de uso.

Fico com cara de bobo quando vejo alguem dizer que o MSOffice é melhor. É melhor? Não sei, nas ultima 2 empresas que trabalhei só dá OpenOffice, e nunca deixei de fazer nada. Porque alguem paga pra usar o MSOffice? deve ter seus motivos, e como eu não entendo fico com minha cara de bobo.

Mas pior mesmo é a cara de tacho que eu fico quando vejo alguem dizer que não dá pra usar o OpenOffice. Eu me sinto um ET, e fico pensando se essas centenas de pessoas que usam o OpenOffice comigo aqui onde trabalho existem de verdade. E mais, eu penso se essa empresa que fatura quase 2 bilhoes por ano existe mesmo, usando o OpenOffice! :slight_smile:

leomc

marcelo, só complementando… fiz minha monografia da faculdade em 2002 usando openoffice e o word não fez falta NENHUMA! mas mesmo assim acho que essas ferramentas podiam ser bem melhores, digo mais fáceil de usar. tando o word como write do office fazem raivas às vezes, tem coisa que poderiam ser mais simples (nos dois), só pra não deixar vago, tente criar um documento no oowrite e colocar a páginação começando da página 6 (exibição) e começando do número 3 por exemplo. Dá um trabalho danado e isso é algo bem banal.

kirkgo

Só lembrando, Open Source não é Software Livre. Existe uma diferença entre os dois e isso confunde muita gente.

Creio que o software open source vai passar a ser considerado com mais seriedade pelas empresas. Principalmente aquelas que não desejam confiar suas informações estratégicas à uma solução totalmente fechada.

A

Estou fazendo uma experiência com OpenSource com um cliente. Isso faz algum tempo já. Quando eu disse que após o término do desenvolvimento o código do projeto ia ser dele, pra ele, e que se ele quisesse confiar a outro cara/empresa, era um poder dele, simplesmente vi seus olhos brilhando. Não sabia que isso ia dar tanta empolgação, mas deu. Acho que hoje ele é meu cliente mais fiel.

Atenção: isso pode não acontecer com você. É risco seu. :stuck_out_tongue:

[]s.

A

O que eu espero de ferramentas xOffice:

1. Escrever um texto com algumas opções de negrito/sublinhado/itálico, cores, parágrafo, aninhamento e colocar algumas imagens. Se eu usasse Word, não aproveitaria nem 20% de seus recursos.

2. Particularmente, não espero nada de um Excel/Calc da vida.

3. Impress/PP da vida? Esse é o que eu mais espero, tem que ser enxuto e ter todos os recursos para uma boa apresentação.

4. Não pagar por elas. Deus me livre de ter que mexer no meu bolso pra isso (o que já exclui MSOffice). Argh!

Raramente uso ferramentas xOffice. Quando preciso editar algum texto que não seja Post (GUJ ou Blog), uso o ThinkFree (geralmente requisitos):

http://www.thinkfree.com/ :stuck_out_tongue:

Quando preciso fazer uma apresentação? Impress, sem dúvidas. Mas isso é tão raríssimo pra mim, que ele já está enferrujado.

[]s.

leomc

kirkgo:
Só lembrando, Open Source não é Software Livre. Existe uma diferença entre os dois e isso confunde muita gente.

Creio que o software open source vai passar a ser considerado com mais seriedade pelas empresas. Principalmente aquelas que não desejam confiar suas informações estratégicas à uma solução totalmente fechada.

Confundiu até você… open source é o mesmo que software livre, a grosso modo é um software que seu código fonte está disponível, o que é outra coisa é freeware que é um software que você não paga nada por ele mas não significa que terá acesso ao código fonte

Z

Eu acho o corretor ortográfico do Writer, do OpenOffice, é uma merda, o do Word é muuuuito melhor. E isso faz toda a diferença pra mim.

Analisando as duas ferramentas apenas como software, deixando de lado ideologias, custo etc., o pacote da Microsoft é bem melhor, na minha opinião.

Marcio_Morais

juzepeleteiro:
Gente, o OpenOffice não é de se jogar fora. Da para fazer muita coisa nele. Esse não é o ponto. E se você não for muito exigente te satifaz na boa.

Agora dizer que ele tá pau a pau com o Office, e que as funcionalidade que o Office têm e o OpenOffice não. ninguém usa é um engano.

Agora, eu pessoalmente não consigo usar o OO por que me faz falta todas aquelas funcionalidade, além do que eu gosto de usar um software bonito.

[]'s

Vc me desculpa, mas vc tá que nem um cliente meu, mudei o icone do botão salvar de disquete para um disco zip( por questão de licenças ), ele encrencou, achava o disquete mais bonitinho e botou mil dificuldades.

Agora fala serio, o q tem de feio no OOO:
http://br.geocities.com/otherpan/

Isso é costume, lembro q alguns anos qdo comecei trabalhar com linux, me sentia desconfortavel na frente do pinguin, e logo caia na tentação de ir para o Window.

Hj já é o contrario, me sinto desconfortavel utilizando um pc com windows, é costume.

Logico que existem situações q o office da MS talvez seja insubstituivel, como eu disse existem coisas no office muito superior como correção ortografica e concordancia nominal.

Mas a prova maior que o principal problema é uma questão cultural, é o fato de que até agora esses recursos que o office da MS tem a mais, quase não foram citados.

E sim coisas como “O ooo causa nauseas”.

Agora eu gosto de salvar meus documentos em PDF e não gosto de ficar utilizando outros aplicativos para isso :wink:

[]'s

danieldestro

Tem o lance do hábito/costume.
Mas o MS Office é bem mais completo, amigável, resumindo: MELHOR!
O Open Office deixa a desejar (para mim) na qualidade dos gráficos e recursos, facilidade de uso e na interoperabilidade.

Luca

Olá

Um questão ainda não discutida: você usam word, write e coisas assim tão antigas para escrever documentos?

Eu desde 2001 dou preferência total a escrever em html que se pode ler com facilidade em qualquer máquina. Não me conformo em ter que abrir um programa pesadão para ler uma ou duas páginas. Só uso word (ou similar) para abrir documentos de terceiros ou quando o cliente pede para usar mesmo depois de eu insistir com html.

[]s
Luca

danieldestro

Luca:
Olá

Um questão ainda não discutida: você usam word, write e coisas assim tão antigas para escrever documentos?

Acho que faz tempo que você não faz um TCC, trabalhos de curso e outros documentos, né?

Meu CV é em HTML. Mas tem coisas que não dá pra fazer em HTML.

Luca

Olá

Hahaha, me deram 1 estrela por só escrever em HTML. Estou nesta briga há mais de 6 anos e ainda não me convenceram de que documento no word é melhor do que em HTML.

Realmente há casos difíceis de usar HTML. Um deles é quando a gente precisa compartilhar o documento pois ainda não são muitas as pessoas que sabem escrever HTML com margem necessária para imprimir corretamente. Cito como exemplo onde não deu para usar HTML um termo de compromisso que recebi de um advogado e precisei modificar.

[]s
Luca

Marcio_Morais

danieldestro:
Tem o lance do hábito/costume.
Mas o MS Office é bem mais completo, amigável, resumindo: MELHOR!
O Open Office deixa a desejar (para mim) na qualidade dos gráficos e recursos, facilidade de uso e na interoperabilidade.

É dificil analizar assim, é questão do costume mesmo.

qualidade dos gráficos: ?? qual o problema com a qualidade grafica do OOO;

Recursos: quais???

Facilidade de uso: puro costume;

interoperabilidade: ??? OLE ??? o OOO tem interoperabilidade até com o office da MS

Uns dizem que o Office da MS é uma M* mas não dizem pq, outros elogiam os recurso da office da MS mas não diz quais são.

Outros falam q o OOO é feio, qual o problema com sua aparencia?
http://br.geocities.com/otherpan/

Na minha opinião se compara-lo com o office 2003 ele tá bem enxuto, suave sem aquele visual carregado.

O corretor ortografico é inferior, não tem concordancia nominal e é mais pesado, taí os pontos negativos q encontrei no OOO, eu acho ele um pouco inferior em relação ao office da MS, mas não uma merda.

Um detalhe importante, minha esposa passou a utilizar o OOO e não tem reclamado, e olha que ela não é programadora, trabalha na area de saúde.

A monografia dela foi feita com o OOO e ela não reclamou ;-).

[]'s

danieldestro

DOC trabalha com documentos (A4, Letter …), páginas.
HTML não trabalha assim.
Ta aí uma diferença boa.

danieldestro

Eu faria meus trabalhos no WordPad que vem com o Windows. É só me habituar. Mas o MS Office, pra mim, está a anos luz na frente.

Marcio_Morais

Hehehehe… paixão não se discute!!!

Z

Motivo: um bom corretor ortográfico de português. E também é mais fácil e rápido formatar um documento (parágrafos etc.) usando o Word do que em html.

danieldestro

Alguem aqui chegou a usar o WordStar e Lotus 123?

lucao

Eu uso o OOO por não ter dinheiro para comprar o MS Office, mas para TCCs e afins, uso LaTeX mesmo. Porque formatar um TCC em qualquer um dos dois é horrível.

Luca

Olá

Eu fui quase fera no Lotus. Ganhei uns bons troquinhos fazendo planos de negócio.

O wordstar usei muito. Mas depois que surgiu o word 3.0, fui abandonando aos poucos. Outro que usei MUITO foi o ChiWriter. Escrevi vários manuais de software científico com ele. Era fantástico para escrever fórmulas. Detalhe: o criador do ChiWriter escreveu o livro Core Java. :lol:

O FrontPage, por exemplo, também tem corretor ortográfico. Quanto às outras facilidades acho que depende da formatação. Se for para fazer coisas muito complexas então o word não serve. Trabalhei para editora e lá eles usavam coisas mais sofisticadas (na época). Para o feijão com arroz o FrontPage formata tudo como preciso.

[]s
Luca

Z

Se eu só posso usar o FrontPage pra editar html com um corretor ortográfico é melhor ficar com o Word mesmo, já que todo lugar que tem FrontPage tem Word. E também FrontPage é o que há de mais retrô em edição de html. Hehehe.

Se a preocupação é que o documento possa ser aberto em lugar sem (MS|Open)Office, é só gerar um PDF. Visualizador de PDF é tão onipresente quanto navegador. E também entregar trabalho de faculdade ou relatório pra diretoria em HTML é pedir pra ter dor de cabeça…

danieldestro

Você que pensa!

C

ola
li no forum do ubuntu que se o java JRE for desabilitado o OpenOffice fica bem mais rápido pra abrir, e foi isso que aconteceu, e ainda é muito difícil que alguem precisa do java habilitado pra abrir um documento, entao deveria ser desabilitado por padrao
flw

Luca

Olá

ZehOliveira:
Se eu só posso usar o FrontPage pra editar html com um corretor ortográfico é melhor ficar com o Word mesmo, já que todo lugar que tem FrontPage tem Word. E também FrontPage é o que há de mais retrô em edição de html. Hehehe.

Se a preocupação é que o documento possa ser aberto em lugar sem (MS|Open)Office, é só gerar um PDF. Visualizador de PDF é tão onipresente quanto navegador. E também entregar trabalho de faculdade ou relatório pra diretoria em HTML é pedir pra ter dor de cabeça…

Há outros editores HTML, inclusive free. Citei o FrontPage porque foi dito que há gente que precisa de corretor ortográfico. Acredito que isto deve ser verdade pelo número de erros de ortografia que a gente lê aqui no GUJ. E depois que você escreve seu documento em HTML formatadinho e tudo o mais, alterar o conteúdo só com o notepad do cliente é bico. Duro é perceber que lá não tem a mesma versão do seu Word.

Há reações ao html devido à dificuldades com impressão. Mas isto pode ser contornado criando um modelo onde tudo que você escreve fica dentro da coluna do meio de uma tabela de 3 colunas com larguras respectivamente 5%, 90% e 5%. Pode experimentar que imprime direitinho.

[]s
Luca

Z

Você que pensa!
É, tá certo, forcei um pouco a barra.

Mas um outro problema de mandar HTML invés de DOC/PDF é que html não possui “páginas”. Aí poderia se dizer “tem link, o que é melhor ainda!”, mas isso poderia deixar alguém confuso e fica bem ruim de imprimir - o que vai sair impresso depende muito do browser.

E também há o entrave de outra pessoa querer alterar o documento, ela vai ter que saber html ou pelo menos usar alguma ferramenta que altere. Enquanto que no word é só abrir e alterar, o que é muito mais acessível. Mas se for pdf, ela não altera. :smiley:

Z

Hummm. Legal. Vou testar aqui.

marcelomartins

Eu usei o wordstar, e incrivel que eu achava uma maravilha! :slight_smile:

Sobre os Offices: O MS-Office é melhor que o OpenOffce.org? Eu não tenho dúvida que para 90% das pessoas SIM. A minha dúvida é se, para a 90% dos usuários, a parte melhor do MS-Office vale o preço! :slight_smile:

Pra mim os principais problemas do MS-Office é não rodar em linux e não ser compativel com o formato ODF. Só isso faz o OpenOffice ser o melhor produto inquestionavelmente. :slight_smile:

danieldestro

ODF? Eu nem sei pra que serve isso. Então isso não faz o OOO ser melhor “INQUESTIONAVELMENTE”.

Luca

Olá

Deus me livre. Para quem nunca usou, o pangéico Wordstar data da era pré WYSIWYG

Para mim tanto o Open Office como o Office pecam pelo fato de funcionar isolados. Um dia teremos um editor de textos ou uma planilha de uso confortável em que poderemos armazenar os documentos em repositórios comuns e compartilhar documentos pela web com SEGURANÇA. Acho que ainda não chegamos lá porque o principal fornecedor deste tipo de solução ainda não arranjou um jeito de cobrar pelos serviços. Mas que eles não duvidem da capacidade do google de fazer isto grátis.

[]s
Luca

Z

O Writely, do Google, já faz isso (editar textos). Ele é bonzinho, mas eu ainda não me sinto confortável usando ele e não tem corretor ortográfico (sempre ele… hehehe). Acho que seja costume mesmo.

Luca

Olá

Infelizmente está fechado. Mas cadastrei meu email para receber notícias quando abrir.

Aqui no GUJ todo mundo sabe da minha ojeriza por softwares que funcionam isolados em uma caverna pré-histórica. Com softwares do tipo deste que você me deu a dica o trabalho em casa ou dentro do cliente fica muito mais fácil. Mas além de conforto, é necessário também muita segurança.

[]s
Luca

marcelomartins

Faz sim, como eu disse no outro post, faz o OpenOffice.org melhor inquestionavelmente pra mim.

Minhas escolhas são baseadas nas minhas necessidades, e não no senso comum.

Luca

Olá

Faltou colocar pelo menos um linkzinho: formato ODF na wikipedia

[]s
Luca

kuchma

Se o cara usa Linux, faz sim, afinal o MS Office nao eh uma opcao. Creio que foi isso que o Marcelo quis dizer. Interoperabilidade (existe essa palavra oficialmente?).

E realmente ele tem razao. Nao estou nem ai pro MS Office, OpenOffice, ou o que quer que seja. Mas acho um peh no saco voce receber um arquivo em formato proprietario que te obrigue a visualiza-lo APENAS em um programa que roda em APENAS um SO. Cada um pode ter sua opiniao sobre qual pacote eh “melhor” (muito relativo isso), agora acho que ninguem vai negar que o padrao dos documentos do MS Office (DOC, PPT, etc) sao ridiculamente forcados para dar pau entre versoes diferentes e dificultados para engenharia reversa (pra ser sincero, pelo menos era assim na decada passada quando fui usuario do MS Office).

Quem sabe com essa pressao pela adocao de um formato padronizado e disponivel para todos (o tal do ODF Daniel), a vida fique mais facil pra quem nao quer ou nao pode desembolsar uma grana pra ter uma copia do MS Office.

Cada um que use o que quiser, mas pelo amor de Deus, usem e estimulem o uso de formatos interoperaveis (nao precisar ser FOSS).

Marcio Kuchma

_fs

ZehOliveira,
http://spellbound.sourceforge.net
:smiley:

boaglio

Na minha opinião o Ms Word é o melhor produto da Microsoft, sempre inovando a cada versão.

Eu uso o Open Office desde a versão 4 (era Star Office na época), e acredito que apenas depois da versão 2.0 que ele se tornou um produto pra tentar competir com o Ms Word. Antes disso ele tinha pouquíssimos recursos, teclas de atalho diferentes, opções demais e não muito organizadas, sem falar na lentidão e na não muito boa compatibilidade. A primeira impressão dele já causava ódio à primeira vista, principalmente quando vc tentava mostrar pra alguém sugerindo que tirasse o MsWord pirata de sua máquina.

Atualmente o projeto BrOffice é uma excelente alternativa para nós , pois inclui o OO2 e o dicionário pra português já instalado e configurado. E nessa versão as teclas de atalho e ícones estão mais parecidos com os do Office, o que facilita muito.

Eu já me acostumei a montar apresentações no OO, mas eu sinto falta dos milhares de templates que o Ms Powerpoint tem, e dos suporte a comentários no MsWord.

danieldestro

Affff gente, quanto xiitismo.
Cuidado pra não levar a ideologia tão cegamente.
Esse papo de “Odeio MS” é muito criancisse, birra de moleque manhento.

kuchma

OK - tecnicamente isso nao eh verdade. :slight_smile:

Marcio Kuchma

Marcio_Morais

danieldestro:

Você q é criancinha, não argumentou nada, não soube defender suas ideias, e agora quer ofender.

Cada um tem uma opção até agora todos estão tentando argumentar e ponto.

O fato de uma pessoa querer ser independente de plataforma e fornecedor não faz dela criancinha.

Se eu uso java é pelo motivo de ser multiplataforma, e se ela cresceu tbem é por esse motivo.

Se o profissional quer utilizar Visual Studio, Delphi é direito e tem de ser respeitado, se quer discutir sobre suas escolhas tem que estar ciente que suas opiniões não representam uma verdade absoluta para todos, e que muitas opiniões contrarias vão ser emitidas…

Tá na hora de rever seus paradgmas.

Então pq vc não responde as perguntas que fiz a vc no post anterior, seja objetivo e reveja essas opiniões formadas.

[]'s

danieldestro

Eu não falei mal dos que buscam independência de plataforma ou uso de SW OpenSource. To criticando os que falando “MS é um lixo, sou SW Livre até os ossos”. Porque isso é birra de moleque manhento sim.

Como eu disse, prefiro o MS Office por ele ser mais amigável e fácil de usar. Os recursos estão mais a mão e a qualidade gráfica durante o uso é mais agradável. Correto ortográfico é satisfatório.

Tente abrir um documento do Word e PowerPoint no Open Office e verá a lama que ele vira.

Eu mesmo parei de usar OpenOffice na empresa por ser tão ruim que eu não conseguia produzir com ele. Criar apresentações PPT nele eram um desespero só. Além de ser muito lento, era ruim de produzir com ele.

Entendeu ou quer que eu desenhe?

[editado]só não me peça pra desenhar no OpenOffice porque ele é muito ruim[/editado]

Marcio_Morais

Como eu disse, prefiro o MS Office por ele ser mais amigável e fácil de usar.

Isso é apenas costume.

Essa questão de ser agradavel tbem é costume.

Em relação ao Impress realmente tem muito o que melhorar em relação ao Power Point, acho que é isso q vc quer dizer em relação a qualidade grafica?
Na minha opinião para quem utiliza muito esse soft(q não é meu caso) o OOO não se adeque as necessidades, mas ele tem melhorado muito na minha opinião.

Como disse anteriormente o MS Office leva vantagem, mas não tão gritante a ponto de de tratar o OOO como m* e nauzeas.

Outro detalhe é saber criticar, critique as falhas, de preferencia com o desenvolvedor, a utilização de termos pejorativos como m* é um desrepeito com os desenvolvedores, incluindo a MS.

[]'s

danieldestro

E quem usou?

marcelomartins

Luca:
Olá

Faltou colocar pelo menos um linkzinho: formato ODF na wikipedia

[]s
Luca

Não faltou. O padrão ODF é noticia semanalmente. Certamente quem se interessar vai procurar no google né??

danieldestro:

Bem, eu disse umas 3 vezes já que o Word é melhor certo? então não to fazendo birra de moleque certo? Um vectra é melhor que um celta certo?

danieldestro:

Tente abrir um documento do Word e PowerPoint no Open Office e verá a lama que ele vira.

Tente abrir um documento do OpenOffice no Word e PowerPoint e você não verá lama nenhuma. Porque não dá!!! hehe :twisted: :twisted: :twisted:

Eu concordo. E na verdade isso também é um problema pra própria MS.

Me lembro de a muito anos atraz, quando a Creative lançou a SoundBlaster 16, ela vendeu muito e depois teve problemas de vender novos produtos como a SoundBlaster 16. A SoundBlaster 16 era capaz de reproduzir musica com qualidade de CD. Então ninguem precisaria teoricamente nada melhor, ela já era “perfeita”.

Com o word, eu aposto que o danieldestro não usa nada que não tenha no Office 97 ou no Office 2000. Então a microsoft descontinua o suporte aos tipos de arquivo entre outras coisas para que as pessoas se obriguem a comprar a nova versão. Outra tecnica também é vender “o mesmo produto” com um visual completamente diferente. Vide Windows 2000/XP e Office 2000/XP.

Dica: sempre que quizerem que o usuário tenha a impressão de estar usando uma versão nova de um programa: pegue uma versão velha e mude completamente a interface do programa. Não precisa fazer nada demais, e o usuário vai ficar super feliz. Não precisa nem ser uma interface mais bonita.

Luca

Olá

Aqui a gente desenvolve software e gosta de receber pelo que fez. Lembrando dos tempos em que trabalhei dentro da IBM e não podia usar nada pirata, pergunto: quem aqui pode ter a consciência tranqüila de que em nenhuma das suas máquinas está instalada uma versão do MS Office SI?

Que estes levantem o dedo em frente ao espelho mas por favor não apontem para lugar nenhum. :lol:

[]s
Luca

danieldestro

Eu não me referi a ninguem especificamente. Eu não sei porque você se feriu… hehehehehehe…

O Word não se propõe a abrir outros arquivos, já o OpenOffice se propõe e faz mal.

Nada mais natural. O negócio da MS é ganhar dinheiro vendendo seus produtos. Outras empresas ganham dinheiro em treinamento, serviços e etc. É só entender isso.

Marcio_Morais

E quem usou?
Não disse que foi vc.
Mas caso tenha o trabalho de ler msgs anteriores( não acredito nisso ) acabara descobrindo.

[]'s

marcelomartins

Eu entendo.

Z

Deve ter sido quando eu disse que o corretor ortográfico do OpenOffice é uma merda. É que eu não encontrei outro jeito de descrever algo tão ruim…

Marcio_Morais

Faz mal não, pelo menos consigo abrir quase tdo aqui, cerca de 95% dos documento do office.

Acho que não compensa argumentar, vc esta igual aquele programador de delphi ou VB que diz que:

Java é lento;

Java é para nerd louco que tem tempo;

Java não presta pq não tem goto;

Java não presta pq não tem properities

Ou seja vc não conhece o OOO para criticar a fundo!!! Eu me lembro que ue fiz um curso de World, Excel… :lol: nossa o tempo passa…

[]'s

Marcio_Morais

danieldestro

Amigão, você não lê o que os outros escrevem?
Eu usava OpenOffice no trabalho e tive que desistir e usar MS Office, senão ia me aposentar com 26 anos, de tantos problemas e dores de cabeça que aquela porcaria me criou.

Marcio_Morais

Amigão, você não lê o que os outros escrevem?
Eu usava OpenOffice no trabalho e tive que desistir e usar MS Office, senão ia me aposentar com 26 anos, de tantos problemas e dores de cabeça que aquela porcaria me criou.

Uauuu… dramatico não. :shock:

Isso vindo de um programador é no minimo chocante.

Acho que vou dar um premio para minha esposa de genia.

Ela como uma profissional da area de saúde fazer tantos relatorios no OOO é algo impressionante, se um programador/analista não deu conta.
:roll:

danieldestro

Moçada, o Marcio Morais é o cara, heim! Ele é o espertão. Ainda tem a cara-de-pau de falar que outros aqui no GUJ atacam pessoalmente os outros. Tenha modos, né!
Talvez sua esposa seria feliz somente com o WordPad. Não sei o que ela faz e você não sabe o que eu faço.
Então comporte-se aí na sua pequeneza.

Seria o mesmo que eu dizer que um ‘programador’ é um topeira por não saber usar o Photoshop.

peczenyj

Como o alborghetti ja dizia, o mundo é cão…

Marcio_Morais

danieldestro:
Moçada, o Marcio Morais é o cara, heim! Ele é o espertão. Ainda tem a cara-de-pau de falar que outros aqui no GUJ atacam pessoalmente os outros. Tenha modos, né!
Talvez sua esposa seria feliz somente com o WordPad. Não sei o que ela faz e você não sabe o que eu faço.
Então comporte-se aí na sua pequeneza.

O maximo que você pode fazer é me banir, pq deve ter contato com os moderadores.

Vc não chamou de porcaria o OOO, pois é, fica dificil o respeito, a gente acaba sendo ironico.

Agora esse seu jeito de querer jogar todo mundo contra mim tbem é lamentavel.

Vc quer ver o que é pequeno, bate com o carro a 120Km, vc vai v o quanto é pequeno.

danieldestro

Desculpe-me, mas sou moderador/coordenador do GUJ.

Porém não tenho atos tão medíocres de banir ou censurar alguém por expôr suas opiniões, nem tampouco fico ofendendo pessoalmente. Procuro sempre debater.

Ou você mesmo fez o OpenOffice ou se inclui na lista dos xiitas que eu mencionei lá atrás, para se ferir tanto com minha ojeriza pelo OOO.

renatosilva

Concordo. Extremismo é coisa de Bin Laden ou George Bush…

danieldestro:

By the power of love, isso é culpa dos cretinos da Microsoft!

Você é um programador Java e não se importa se a M$ não está nem aí para interoperabilidade aberta?

Daniel, em vez de ficar aqui dizendo que você é bobão porque não usa OOo, eu tenho uma idéia melhor. Se você ainda se lembrar, poderia dizer especificamente alguma dificuldade que você teve? Dou suporte às duas ferramentas na empresa onde trabalho. Eu posso dar uma olhada no que poderia ser feito.

EDIT: não que eu queira te convencer, mas acho melhor discutir coisas concertas do que ficar avoando que nem tão fazendo…

Por exemplo, o próprio professor de um curso de OOo que fiz falava mal do troço, uma hora ele tava falando do botão de cor, que não tem a setinha pra você selecionar aquela caixinha de cores, você tem que manter pressionado o mouse até ela aparecer. Mas isso é frescura, é questão de costume. Muito atendimento que eu fiz é frescura.

Outra coisa, você já usou a vesão 2.0???

renatosilva

Daniel, OOo é uma suíte office, todo mundo usa uma vez ou outra :smiley:

Marcio Morais:

Vc quer ver o que é pequeno, bate com o carro a 120Km, vc vai v o quanto é pequeno.

Não entendi??? :smiley:

Marcio_Morais

danieldestro:
Desculpe-me, mas sou moderador/coordenador do GUJ.

Porém não tenho atos tão medíocres de banir ou censurar alguém por expôr suas opiniões, nem tampouco fico ofendendo pessoalmente. Procuro sempre debater.

Ou você mesmo fez o OpenOffice ou se inclui na lista dos xiitas que eu mencionei lá atrás, para se ferir tanto com minha ojeriza pelo OOO.

No maximo fui ironico não utilizei termos pejorativos como porcaria;

Em nenhum momento disse q o OOO fosse melhor q o MS Office, e sim disse ser uma alternativa;

Em nenhum momento não chamei ninguem de Xiita como vc fez;

Em nenhum momento chamei ninguem de criança assim como vc fez;

Em nenhum momento disse q a MS ou o seu Office fosse uma porcaria;

Em nenhum momento coloquei meus pensamentos como uma verdade absoluta, pelo contrario, apontei erros do OOO;

Em momento nehum vc debateu, imposição de ideia não é debate, afirma que o uso do OOO é coisa de Xiiita crianção não é debate.

Chamar alguem de pessoa pequena tbem não é debate.

O dia que aprender a debater, ou lembrar como é feito talvez podemos debater.

O motivo disso tdo foi o inicio de seu insulto, quando chamou alguns de “Xiitas criancinhas”.

E por ultimo, não sou o cara, apenas respondi sua arrogancia no mesmo nivel.

[]'s

Marcio_Morais

renato3110:
Marcio Morais:

Não entendi??? :D

Ele me chamou de criatura pequena, ou seja menosprezavel, insignificante.

Só quis dizer que toda essa arrogancia um dia acaba, seja vc um presidente ou um mendigo, então o que fica são suas atitudes.

Por favor, a quem me repreende, leia o inicio de tudo, vam ver que não estou aqui tirando onda ou procurando encrenca. Apenas um debate de ideias que o nosso colega, que tem prestigio junto a comunidade, levou pelo lado pessoal ao utilizar termo como criancinhas Xiitas , depois porcaria e por ultimo pessoa ingnificante( tradução ).

[]'s

danieldestro

A compreensão é mais importante do que a leitura de um texto.

Eu disse que ser xiita é ser criança birrenta. E continuo afirmando!
Eu não disse que quem usa OOO é xiita.
Eu não impus nada, mesmo porque não tenho poder para impor nada.

renatosilva

Não Marcio. O que não entendi foi o carro a 120km/h!

peron

Minha opinião pessoal:

MS Office é mais bonito, mais intuitivo, tem mais funcionalidades.
OpenOffice atende todas as minhas necessidades.

Acho que a chave disso tudo é, se você não pudesse ter mais software pirata em sua maquina (não deveria, mas se consegue), valeria a pena pagar os $$ (quanto custa um office hoje?) ?

Agora, convenhamos, cursos (Abrangentes) é MS Office, Windows.
É difícil para as pessoas se acostumarem com algo diferente.

Eu também entrei nessa de só usar software original, e uso WinXP Pro porque veio junto com o notebook que eu comprei, mas mesmo achando o MS Office melhor, uso o Open Office e sou feliz.

Na verdade, o melhor pra mim pode não ser o melhor pra todos os outros aqui. envolve $$, costume, cursos, forma que aprendeu, etc…

Portanto, é inútil querer obrigar o mundo que estou certo. Para mim é melhor, pra outro pode não ser…

e a vida continua…

danieldestro

Como eu disse, renato3110.

Não lembro direito a versão, mas foi este ano. O OOO era lento, travava e não era nada compatível com a exibição no PP do MS Office. Meu cliente queria o PPT pra MS Office.

Fora questões de edição de texto e visual, que me deixavam emputecido.

E não misturem as coisas.

Eu sou profissional especialista em Java. Não sou o senhor-vamos-fazer-um-mundo-mais-bonito-livre-e-interoperável.

Meu ponto foi: Pra mim MS Office está anos luz a frente do OOO. Assim como Windows é bem mais amigável para uso pessoal.

Se feriu o sentimento de alguém, paciência.

Marcio_Morais

Vou ser um pouco mais claro.

editado pelo moderador: [color=red]sem ofensas pessoais[/color]

danieldestro

Isso mesmo.

lucao

melhor fazer uma revisão no carro Daniel.

danieldestro

Infelizmente, acabei descendo ao nível dele.

Marcio_Morais

danieldestro:
Isso mesmo.

Realmente, minha esposa usa muitissimo bem o OOO. Não só ela como muita gente aqui no meu trabalho.

Finalizando.

Esse é meu ultimo post neste topico, a coisa fugiu de controle, e boa parte por minha culpa.

Peço desculpa ao sr. Daniel Destro, sei que ele a muito contribui com a comunidade. Ele acabou sendo um pouco intolerante, e eu tbem.

E quero parabeniza-lo pelo apoio que tem dados a todos os participante, algumas duvidas minha sobre java foram esclarecidas em topicos que ele participou, obrigado.

Bom se alguem tiver paciência para tirar conclusões é só ler os topicos anteriores .

[]'s

MarcioTavares

Caraca, fiquei meia-hora sem ver o fórum e já quebrou o pau aqui… sinistro!

Deixa eu dar o meu pitaco antes que tranquem o tópico:

“danieldestro”:

O Word não se propõe a abrir outros arquivos, já o OpenOffice se propõe e faz mal.
Daniel, acho que isso é proposital por parte da MS, da mesma forma que alguns sites que são feitos especificamente para IE não abrem direito no FF. Aí nesse caso não dá pra chamar o FF de porcaria, assim como não dá pra chamar o OO de porcaria por isso, correto?

“danieldestro”:
Seria o mesmo que eu dizer que um ‘programador’ é um topeira por não saber usar o Photoshop.
Então eu sou uma topeira! :lol:

MarcioTavares

“marcelomartins”:
Com o word, eu aposto que o danieldestro não usa nada que não tenha no Office 97 ou no Office 2000. Então a microsoft descontinua o suporte aos tipos de arquivo entre outras coisas para que as pessoas se obriguem a comprar a nova versão. Outra tecnica também é vender “o mesmo produto” com um visual completamente diferente. Vide Windows 2000/XP e Office 2000/XP.
Na verdade, a grande mudança visual no caso do Office foi do XP pro 2003. De qualquer forma, a maior mudança significativa em termos estruturais no Office foi do 97 pro 2000, ainda que no XP também houve muita coisa mudada.

Eu sei dessas coisas porque trabalhei com Engenharia de Localização de Software por mais de 3 anos, numa empresa que fazia localização pra PT-BR (e outras línguas) da maioria dos produtos da Microsoft como o Windows, Office entre tantos outros, e então tínhamos algumas informações privilegiadas. Nessa época existia uma instrução de que para a maioria dos projetos a versão do Office recomendada era o 97, já que praticamente tudo o que é traduzível nos produtos MS vão para a tradução em formato RTF, quando eram usadas ferramentas de terceiros (como Trados), ou em DOC (ou outros formatos internos, desconhecidos do público) quando eram usadas ferramentas próprias da MS, e o Office 97 era o que oferecia uma maior confiabilidade em termos de compatibilidade, já que a partir do 2000 foram adicionadas tantas coisas novas que a própria MS não tinha certeza de que tudo aquilo iria funcionar bem.

• Até bem pouco tempo atrás ainda tinham algumas pessoas lá nessa empresa que ainda usavam o Office 97. A maioria dessas pessoas usam mais de uma máquina (comigo era assim também), então uma delas ficava com todas as versões de compatibilidade e a outra era festa.
A

Desculpa o pessoal ai, defensor da MS, não tenho nada contra também, mas o OpenOffice.org, está perto de substituir o MS Office sim.
Eu uso diariamente, mesmo como desenvolvedor Java, trabalho muito com planilhas (desenvolvo ERPs que geram planilhas), e isso me trouxe a conhecer funções que nem eu imaginava que existiam e entender como funcionam. Faltam coisas, isso eu posso afirmar, mas não está longe de ficar pau-a-pau com o da MS Office.
Creio que os maiores defensores de MS Office tb são do Windows. Desculpe-me, não sou contra o Windows, mas tenho bronca desse sistema, principalmente quando vc precisa dele e ele trava. Windows XP, nem se fala, até memória quando vc troca ele dá tela azul. MS Office, com muitas planilhas com muitos dados, trava muito.
A Microsoft mudou um pouco isso no 2003, mas não a ponto de acabar com muitas deficiências, que ficam escondidas quando não se usa muito.
Mas acho que essa briga do pessoal não faz sentido, pq somos defensores de IDE’s como NetBeans e Eclipse e na hora de trabalhar com OS (Windows) e pacote Office (MS Office)?
Creio que antes de criticar, precisa trabalhar mais com a ferramenta e colocar aqui deficiências e ajudar a comunidade a melhorar seu desempenho.

Valeu a todos que defenderam a cultura livre.

om1

Acho o MS Office de uma forma geral melhor que o OO.o , mas ainda assim uso OO.o exclusivamente há uns 2 anos sem grandes problemas, inclusive utilizando-o para uma tese de mestrado, mas se alguém me disser que o OO.o não atende a alguma necessidade específica, eu acredito…

Enfim, existem outras cores além do branco e do preto…

kirkgo

Acho que o OO.o melhorou bastante a partir da versão 2.0. Atualmente eu uso o Office porque tenho a licença dele. Mas se não tivesse a grana pra comprar a licença eu mudaria para o OO.o.

Usei também o Linux por muito tempo. Gosto do pinguim (gosto mais do FreeBSD), mas recentemente voltei para o Windows. Motivo? Estou aprendendo C# e tá muito fácil por sinal.
:smiley:

E eu acho que, pela Microsoft ter muita grana para investir em P&D, os softwares dela deveriam ser um pouco melhores. (Falando assim é fácil, mas vai saber as dificuldades que os caras enfrentam lá dentro).

Só uma curisidade: a Microsoft vai investir U$900,00 milhões em estratégias de vendas e marketing para o lançamento do Windows Vista, o Office 2007 e o XBox. O dono da agência de publicidade deve estar rindo atoa numa hora dessas. :smiley:

sunshine

O OpenOffice na versão 2 evoluiu muito, porém falta trabalhar com alguns recursos avançados do excel como Planilhas Dinâmicas.

Por isso ainda não larguei de vez o Excel.

renatosilva

danieldestro:
Como eu disse, renato3110.

Não lembro direito a versão, mas foi este ano. O OOO era lento, travava e não era nada compatível com a exibição no PP do MS Office. Meu cliente queria o PPT pra MS Office.

Fora questões de edição de texto e visual, que me deixavam emputecido.

E não misturem as coisas.

Eu sou profissional especialista em Java. Não sou o senhor-vamos-fazer-um-mundo-mais-bonito-livre-e-interoperável.

Meu ponto foi: Pra mim MS Office está anos luz a frente do OOO. Assim como Windows é bem mais amigável para uso pessoal.

Se feriu o sentimento de alguém, paciência.

O meu não :stuck_out_tongue: Mas interoperabilidade não é algo apenas bonito, é algo útil. Seria muito útil se os arquivos do M$ Office fossem abertos. Mas não, fechando o formato é mais um incentivo pra fazer as empresas e governos a comprarem o produto, usando como base o monopólio do Windows. Lucro acima de qualquer custo, isso que eu acho feio. Mas o mundo inteiro é assim…

Pra mim M$ Office não está tão à frente assim do OOo, e muitos dos recursos que ele possui pra mim “pulam a cerca”, tipo, os usuários acabam montando verdadeios “sistemas” em cima de planilhas e bancos de dados, o que fica muito horrível…

Cara, acredito que você deva ter usado a versão 1.0.3, que está BEM defasada. Ela dava erros doidos mesmos. O lance é que a cada nova versão o bichinho melhora. Dá uma olhada na versão 2.0…

Só pra não dizer que eu sou xiita, uma coisa que o OOo ainda não tem e que eu acho ridículo é a escolha livre de cores. Você só tem opções pré-definidas e para colocar uma cor diferente você tem que cadastá-la. Engraçado que o diálogo gradiente existe, apenas tem que ser desse jeito.

Ah, e eles colocaram a setinha agora no botão heheheheheheh…

danieldestro

Agora então você é socialista e prega a política do Fidel? hehehehehe…

Se eu tiver uma empresa vou querer fazer um modelo de negócio onde eu possa lucrar quanto mais eu puder.

renatosilva

Cruzer Daniel! Mesmo que o lucro venha da miséria dos outros? :stuck_out_tongue:

danieldestro

Lucro que venha da miséria???
Você está falando de escravatura ou o que?

Z

[ironico]Acho que ele está falando dos milhões de executivos que estão passando fome por que pagaram pelas licenças do Oracle, Windows 2003 Server ou WebSphere.

Realmente, empresa de software vive da miséria dos outros.[/ironico]

E

A discussão foi para o lado OOO X MSOffice, mas a notícia é mais ampla… uma coisa é fato: hoje quem não quer utilizar TODOS (alguns não tem nem similar) os softwares proprietários, tem-se a opção…

E como foi evidenciado na discussão o office é um caso, que apesar das opiniões adversas, vem sendo usado com sucesso em muitas empresas.

O artigo em si pode ser polêmico, mas é uma visão do autor que devemos considerar, se compararmos o que temos hoje com o que tínhamos em termos de software a bem pouco tempo atrás.

danieldestro

Ai ai ai…

O OOO denovo ferrou com meu trabalinho de pós. Mandei pro meu amigo completar e ele usou o OOO em vez do Word. Claro que estou apanhando pra arrumar o layout e está impossível. Terei de refazer o documento. Haja paciência.

Luca

Olá

E torcer para que São Jorge dos Backups não o fulmine com um raio pelo descuido. :stuck_out_tongue:

[]s
Luca

renatosilva

danieldestro:
Ai ai ai…

O OOO denovo ferrou com meu trabalinho de pós. Mandei pro meu amigo completar e ele usou o OOO em vez do Word. Claro que estou apanhando pra arrumar o layout e está impossível. Terei de refazer o documento. Haja paciência.

Ué, o M$ Office uma vez estragou COMPLETAMENTE um trabalho de escola meu. Isso é sério mesmo, eu fiquei muito puto…

Essa confusão aí é CULPA DA MICROSOF, não do OOO. Não sei se seu colega tá usando uma versão nova, mas outra sugestão seria vocês usarem RTF…

danieldestro

Hahahaha…

Tem uma historinha legal. Pra quem assistiu Forrest Gump.

“Filinho, tá vendo todas aquelas crianças na rua? Então, Deus não foi generoso com elas. Se Deus quisesse fazê-las todas perfeitas, elas estariam usando cadeira de rodas, como você, filho.”

Outra história, mas real.

Um cara da minha sala um dia disse: “Que sala quente demais, vocês não acham?”. E todo mundo respondeu: “Não, está normal”. E ele retrucou: “Vocês cinco devem estar com problema.”

É isso ai.

Luca

Olá

São Jorge dos Backups, por favor tenha pena deste menino pois ele não sabia o que estava fazendo. Bem aventurados sejam os que não sabem o que fazem pois o emprego deles será o nosso reino…

[]s
Luca

farribeiro

Essa de trabalho de escolha foi duro, hein?

Teria que fazer em alguma coisa segura e flexível como
:arrow: LaTeX

Aliás, algumas instituições já estão cobrando esta ferramenta como item obrigatório na elaboração de projetos em geral!

Fica aqui esta dica :wink: :smiley:

I

Por favor não va testar em hehehehe…

A questão do carro a 120km, é q se vc bater vai ficar muito pequeno. Como o daniel disse q pra ele ficasse na pequenesa (acho q foi isso) dele chamando o assim de pessoa pequena, despresivel ou algo do tipo tbm.

Acho q foi isso.

I

danieldestro:
Isso mesmo.
Mesmo porque gênio de verdade, só a esposa dele, que domina o pacote OpenOffice.

Cara tipo, eu não tenho nada haver com a briga gerada aqui… Mais seria melhor vc parar de acessar o GUJ hoje pq vc ta começando a baixar o nivel para mais baixo q ele ja ta.

Antes q vc fale não to defendendo ninguem, não te conheço e nem o marcio. Mais vc por ser moderador/coordenador deveria ter colocando um ponto final a muito tempo antes q chegasse a esta como esta.

att,

I

E as coisas voltam a paz =)…

Esses topicos assim geram polemicas boas, mais essa não terminou muito bem…

Flws senhores,
Amanha tudo volta ao normal e nem precisa lembrar né
AMANHA É SEXTAAAAAAAAAAAA

Criado 26 de julho de 2006
Ultima resposta 27 de jul. de 2006
Respostas 116
Participantes 34