Australis: a barra de abas do Firefox redesenhada!

51 respostas
Erick_Ribeiro

Meses atrás, os desenvolvedores da Mozilla anunciaram o trabalho em curso no Australis, o tema padrão próximo para o Firefox.

Pouco depois, os desenvolvedores da Mozilla têm apontado as próximas datas para o lançamento do Australis, aproximando a sua chegada para o início do ano de 2013.

Australis foi finalmente desembarcado no Firefox (UX Nightly), alinhando o poderoso navegador web para um visual moderno com incríveis abas curvadas.

Um aspecto interessante de Australis definitivamente é a sua abordagem completa, ou seja, as abas curvadas são aplicadas a guias fixados, também (guias visualmente menores, que pode ser vista clicando em uma guia -> Afixar aba), gerando uma experiência consistente.

Australis no Firefox para Windows 7:

Australis no Firefox para Mac OS X:

Australis no Firefox para Ubuntu:

O Download no navegador, que é a versão de testes da Mozilla e atualmente está na versão 22.0, pode ser feito na página http://people.mozilla.org/~jwein/ux-nightly/
As especificações detalhadas do novo design do Firefox podem ser vistas nessa página: http://people.mozilla.com/~shorlander/files/australis-design-specs/australis-design-specs-windows7-aero.html

Fontes:

http://www.iloveubuntu.net/australis-landed-firefox-nightly-ux

51 Respostas

Rodrigo_Sasaki

Hmmm… Parece o… Chome 8)

Erick_Ribeiro

a primeira vista é bem similar mesmo, mas as abas do Firefox são mais arredondadas . Estou usando no Win XP aqui da empresa, é um tema bacana. :slight_smile:

Hebert_Coelho

Rodrigo Sasaki:
Hmmm… Parece o… Chome 8)
Criatividade né? -_-’’

Na moral, ao invés do povo gastar tempo para melhorar o firefox fazem esse incrível plugin que melhora a navegação e utilização… -_-’’

Erick_Ribeiro

Hebert Coelho:
Rodrigo Sasaki:
Hmmm… Parece o… Chome 8)
Criatividade né? -_-’’

Na moral, ao invés do povo gastar tempo para melhorar o firefox fazem esse incrível plugin que melhora a navegação e utilização… -_-’’

Mas o que a equipe mais faz é isso. Se você ver na página O que há de novo da versão 18 para a atual, verá que das 13 principais atualizações, 12 foram para correções de erros ou implementações de recursos, e apenas 1 de algo visual(o leitor de PDF). Lembrando também que agora o Firefox até trocou o motor JavaScript para IonMonkey na versão 18. E, na minha opinião, já estava na hora de mudar o visual, que sempre foi muito similar desde a versão 5. Eu gostei :slight_smile:

Hebert_Coelho

Erick Ribeiro:
Hebert Coelho:
Rodrigo Sasaki:
Hmmm… Parece o… Chome 8)
Criatividade né? -_-’’

Mas o que a equipe mais faz é isso. Se você ver na página O que há de novo da versão 18 para a atual, verá que das 13 principais atualizações, 12 foram para correções de erros ou implementações de recursos, e apenas 1 de algo visual(o leitor de PDF). Lembrando também que agora o Firefox até trocou o motor JavaScript para IonMonkey. E, na minha opinião, já estava na hora de mudar o visual, que sempre foi muito similar desde a versão 5. Eu gostei :)

Desculpe, mas para mim ainda tá ruim.

Eu uso o FF muito e ele é pesado, no linux dá muito pau com html5.

Na boa? isso para mim foi frufru que não tem ajudado em nada. Fazer o que né?

Erick_Ribeiro

Hebert Coelho:
Erick Ribeiro:
Hebert Coelho:
Rodrigo Sasaki:
Hmmm… Parece o… Chome 8)
Criatividade né? -_-’’

Mas o que a equipe mais faz é isso. Se você ver na página O que há de novo da versão 18 para a atual, verá que das 13 principais atualizações, 12 foram para correções de erros ou implementações de recursos, e apenas 1 de algo visual(o leitor de PDF). Lembrando também que agora o Firefox até trocou o motor JavaScript para IonMonkey. E, na minha opinião, já estava na hora de mudar o visual, que sempre foi muito similar desde a versão 5. Eu gostei :)

Desculpe, mas para mim ainda tá ruim.

Eu uso o FF muito e ele é pesado, no linux dá muito pau com html5.

Na boa? isso para mim foi frufru que não tem ajudado em nada. Fazer o que né?

Que tipo de pau que dá? Eu percebo que ele realmente é mais pesado que outros browsers, mas é um navegador bem estável. Mas consigo usá-lo no Linux sem problemas. Entretanto existem algumas configurações que podem ser mudadas cuidadosamente para melhorar a performance, como descritas na página: http://www.ghacks.net/2007/02/26/firefox-memory-tweaks/.
Se não me engano, o Chrome pinta a página na tela antes com um atraso bem menor que o Firefox, dando a impressão de que ela já foi renderizada. No Firefox o atraso é maior.

Hebert_Coelho

Erick Ribeiro:
Que tipo de pau que dá? Eu percebo que ele realmente é mais pesado que outros browsers, mas é um navegador bem estável. Mas consigo usá-lo no Linux sem problemas. Entretanto existem algumas configurações que podem ser mudadas cuidadosamente para melhorar a performance, como descritas na página: http://www.ghacks.net/2007/02/26/firefox-memory-tweaks/.
Se não me engano, o Chrome pinta a página na tela antes com um atraso bem menor que o Firefox, dando a impressão de que ela já foi renderizada. No Firefox o atraso é maior.
Fui abrir uma página um dia e simplesmente o site me cuspiu a msg: “seu browser não implementa html5…”

-_-’’

Rodrigo_Sasaki

Eu usei o firefox por um bom tempo, quando o Chrome saiu, mesmo sendo instável, eu optei por ele, voltei pro firefox algumas vezes, mas não teve jeito, na minha opinião o Chrome é melhor, mais rápido e mais bonito.

Pode ser frescura, mas o tema antigo do firefox foi um dos motivos pra eu mudar de browser, o chrome é muito mais leve no visual

Erick_Ribeiro

Rodrigo Sasaki:
Eu usei o firefox por um bom tempo, quando o Chrome saiu, mesmo sendo instável, eu optei por ele, voltei pro firefox algumas vezes, mas não teve jeito, na minha opinião o Chrome é melhor, mais rápido e mais bonito.

Pode ser frescura, mas o tema antigo do firefox foi um dos motivos pra eu mudar de browser, o chrome é muito mais leve no visual

As versões 3.6 e 4 eu também achava feias :lol:, mas de lá pra cá a Mozilla fez uma mudanças bem legais, dentre as principais: trocou a blank page por uma página com os sites mais visitados, remoção do botão avançar quando não for necessário, transição no swap na troca de abas, integração com o Facebook, leitor de PDF nativo, e na versão 20(que será a próxima), vamos ter uma nova experiência com o gerenciador de Downloads.

J

Hebert Coelho:
Erick Ribeiro:
Fui abrir uma página um dia e simplesmente o site me cuspiu a msg: “seu browser não implementa html5…”

-_-’’

Se for comparar suporte a html5 o chrome ganha em disparado de “quase(exceto maxton)” todos com 444 pontos, mas dizer que o firefox é pesado e “bugado” é um exagero, não acha?

Hebert_Coelho

juliocbq:
Se for comparar suporte a html5 o chrome ganha em disparado de “quase(exceto maxton)” todos com 444 pontos, mas dizer que o firefox é pesado e “bugado” é um exagero, não acha?
Falo pelo do linux. Não gosto muito dele não.

J

Minha máquina de trabalho que esta que estou postando(ubuntu gnome remix 12.10) possui 4 browsers(opera, chrome, firefox, e “o web(que é o navegador padrão do gnome 3.6 baseado no motor webkit”);

Em termos de peso nenhum deles peca. Claro que o web é “peso pena” e suporta bastante coisas para simplicidade dele.

No mais acho que ele ficou mais bonito desse jeito. É uma melhora apesar de ser perfumaria.

Hebert_Coelho

Minha máquina de trabalho que esta que estou postando(ubuntu gnome remix 12.10) possui 4 browsers(opera, chrome, firefox, e “o web(que é o navegador padrão do gnome 3.6 baseado no motor webkit”);

Em termos de peso nenhum deles peca. Claro que o web é “peso pena” e suporta bastante coisas para simplicidade dele.Uso ubuntu 12.4 com FF em casa e no trabalho. Agarra feio tem hora. -_-’’

J

Em termos de peso nenhum deles peca. Claro que o web é “peso pena” e suporta bastante coisas para simplicidade dele.Uso ubuntu 12.4 com FF em casa e no trabalho. Agarra feio tem hora. -_-’’

Olha, o hardware aqui é um dual core 1.24 com 4 gb de ram. As suas são o quê? Acho que é o shell que está usando, aquele unity que este sim é cheio de legs. Viu que a canonical vai descontinuá-lo e implementar tudo do zero usando qt?

Erick_Ribeiro

Uma coisa que eu gostei nessas novas abas, é que as abas inativas ficam com as bordas e fundo transparente.
Só lembrando que o Thunderbird 15+ já usa o tema Australis.

Hebert_Coelho

juliocbq:
Olha, o hardware aqui é um dual core 1.24 com 4 gb de ram. As suas são o quê? Acho que é o shell que está usando, aquele unity que este sim é cheio de legs. Viu que a canonical vai descontinuá-lo e implementar tudo do zero usando qt?
i5 8gb e i5 16gb. Sou bem leigo em linux ainda. ^^ Instalei e fui utilizando. Não configurei nada avançado não (e também não desconfigurei, não saio mexendo onde não entendo. :P)

J

Vou te dar uma idéia então, na minha casa uso o kubuntu 12.10 com o último kde(4.10) atualizado. Ele é bem leve e posso te dizer que arrebenta(em funcionalidades, porque beleza é relativo) qualquer DE(desktop tipo gnome, enlightment, xfce etc…). Tudo nele roda sem legs porque é muito otimizado. O unity, que é o shell da Canonical, e ele roda em cima do gnome 3.6 é um software que não foi bem desenvolvido. A canonical vai refazer tudo usando o qt, até porque precisa evitar a fragmentação do seu sistema que já está em dispositivos móveis como tablets, tvs(não é movel, rsrsrs) e celulares. Estes já usam qt e um novo servidor de vídeo chamado “mir”.

O kde já é todo feito no qt a séculos. É software bem maduro. Aconselho ele.

Hebert_Coelho

Vou te dar uma idéia então, na minha casa uso o kubuntu 12.10 com o último kde(4.10) atualizado. Ele é bem leve e posso te dizer que arrebenta(em funcionalidades, porque beleza é relativo) qualquer DE(desktop tipo gnome, enlightment, xfce etc…). Tudo nele roda sem legs porque é muito otimizado. O unity, que é o shell da Canonical, e ele roda em cima do gnome 3.6 é um software que não foi bem desenvolvido. A canonical vai refazer tudo usando o qt, até porque precisa evitar a fragmentação do seu sistema que já está em dispositivos móveis como tablets, tvs(não é movel, rsrsrs) e celulares. Estes já usam qt e um novo servidor de vídeo chamado “mir”.

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/canonical-announce-custom-display-server-mir-not-wayland-not-xLegal. Eu ainda tenho muito que aprender de linux. =/
Sou bastante usuário. Estou aprendendo ainda a copiar, colar, lista, ls, more, less, grep por comando. [=

Valeu pela dica.

Erick_Ribeiro

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/canonical-announce-custom-display-server-mir-not-wayland-not-x

O Mir já vai vir na versão 13.04 do Ubuntu?

J

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/canonical-announce-custom-display-server-mir-not-wayland-not-x

A versão 13.04 se bobear pode até ser esquecida pela canonical como um rolling release. Eles vão trocar tudo e provavelmente não querem perder tempo com essa mais. Eu vivia brigando aqui com alguns fans por dizer que a canonical fez uma grande cagada com unity.

Erick_Ribeiro

juliocbq:
Erick Ribeiro:

A versão 13.04 se bobear pode até ser esquecida pela canonical como um rolling release. Eles vão trocar tudo e provavelmente não querem perder tempo com essa mais. Eu vivia brigando aqui com alguns fans por dizer que a canonical fez uma grande cagada com unity.

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/ubuntu-13-04-still-on-course-for-april-release

Então vamos ter que ficar mais 6 meses com a versão 12.10

J

Erick Ribeiro:
juliocbq:
Erick Ribeiro:

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/ubuntu-13-04-still-on-course-for-april-release

Vão fazer a 13.04 mas estão discutindo se será uma rolling release. Se for não vão tratar ela como uma “lts”, que possui suporte a 4 anos. Numa boa, eu prefiro esperar 1 ano e usar um software bem planejado e sem legs. Não sei como o pessoal consegue usar o ubuntu com unity. O kernel é ótimo, mas esse shell é muito complicado.

J

wellington.nogueira:
juliocbq:
Erick Ribeiro:
juliocbq:
Erick Ribeiro:

Vão fazer a 13.04 mas estão discutindo se será uma rolling release. Se for não vão tratar ela como uma “lts”, que possui suporte a 4 anos. Numa boa, eu prefiro esperar 1 ano e usar um software bem planejado e sem legs. Não sei como o pessoal consegue usar o ubuntu com unity. O kernel é ótimo, mas esse shell é muito complicado.

Fiquei com uma dúvida agora… Não dá mais para trocar a interface (remove o Unity e bota um KDE ou Gnome, por exemplo)? Ou a discussão é sobre usuários que conhecem pouco de linux, acaba não gostando da UI e volta pro Windows?

1. Gnome é um desktop, Unity é um shell do gnome, KDE é um desktop e o shell dele é o kwin
  2. O unity é um plugin do compiz que funciona em cima do “gnome 3”.

Pode trocar e instalar até pareado também, mas vai manter o gnome instalado com todas as dependências? Se for retirar o gnome e instalar o kde daí o tempo que leva para fazer isso é maior que instalar o kubuntu do zero.

romarcio

Ta muito parecido. As abas e o canto direito do navegador é o Chrome escrito.

J

Copiaram o chrome para falar a verdade. rsrsrs

Erick_Ribeiro

Copiaram o chrome para falar a verdade. rsrsrs

Na verdade não copiaram. Pois alguns detalhes ainda são diferentes: cantos mais arredondados, abas inativas com fundo e borda transparente, botao Nova Aba continua sendo o [ + ], e o separador das abas inativas é uma linha reta.

fredferrao

/troll
alguem ainda usa o firefox?? :stuck_out_tongue:

T

Posso estar sendo chato. Mas que que o novo visual das abas do Firefox tem haver com o Java ou com programação para ser notícia na capa do GUJ?

Polverini

pena que está travando muito se já estaria utilizando ele. Achei show de bola e realmente parace mto o chrome.

davidbuzatto

Não li todas as respostas, mas provavelmente alguém já falou o que eu vou falar.
O Firefox é meu navegador padrão, mas acho que o pessoal da Mozilla devia focar em deixar o navegador mais leve e menos glutão ao invés de besteiras estéticas que todo mundo pode viver sem. Hoje em dia não sinto tanto, pois tenho uma baita de uma máquina, mas em PCs mais modestos o Firefox consome muita memória (não que não consuma na minha máquina).

[]'s

bobmatta

Concordo plenamente com o davidbuzatto, inclusive tenho usado cada vez menos o Firefox e mais o Chrome.
Quanto ao Australis, realmente ficou bem legal! :slight_smile:

J

davidbuzatto:
Não li todas as respostas, mas provavelmente alguém já falou o que eu vou falar.
O Firefox é meu navegador padrão, mas acho que o pessoal da Mozilla devia focar em deixar o navegador mais leve e menos glutão ao invés de besteiras estéticas que todo mundo pode viver sem. Hoje em dia não sinto tanto, pois tenho uma baita de uma máquina, mas em PCs mais modestos o Firefox consome muita memória (não que não consuma na minha máquina).

[]'s

A diferença que faz o chrome melhor é o v8. A mozilla já tem tempo que fala que vai implementar um motor de javascript usando o v8 de base há anos. Voltando a questão do chrome ser mais leve e firefox ser pesado isso depende muito da aplicação. Existem aplicações em que o chrome consome mais memória que o firefox, então não é verdade que o segundo é “pesado”.

Aqui tem um exemplo de aplicação que o firefox se sai melhor que o chrome:

O mozilla ganha em desempenho de consumo e processamento.

L

Já fui muito fã do Firefox, mas atualmente deixei de usa-lo por dois motivos: lentidão e travamentos. Creio que deveria focar nisto.

AUser

O fato é:

• Todo tema pro Windows tem cara de gambiarra.
  • Todo tema pro MacOS é bonito.
  • Todo tema pra Linux parece que foi feito para daltônicos.
anderson.bonavides

fredferrao:
/troll

[2]

doravan

anderson.bonavides:
fredferrao:
/troll

[2]

´

/troll 3

Comparar o Firefox com o Chrome é o mesmo que comparar um caminhão cegonha com uma ferrari. O mesmo comparativo vale para o IE.
Diante disto pergunto, ainda há algum ser humano em sua sã consciência que prefere outro navegador a despeito do Chrome?

J

doravan:
anderson.bonavides:
fredferrao:
/troll

[2]

´

/troll 3

Comparar o Firefox com o Chrome é o mesmo que comparar um caminhão cegonha com uma ferrari. O mesmo comparativo vale para o IE.
Diante disto pergunto, ainda há algum ser humano em sua sã consciência que prefere outro navegador a despeito do Chrome?

Se for mobile prefiro o opera. Possui muito mais infraestrutura, mais leve. O maior suporte html 5, etc…
O chrome mobile é um fail total. Para android o firefox coloca o chrome e o opera no bolso.

J

wellington.nogueira:
Alguns Internet Bankings ainda não são suportados pelo Chrome (devido a regras específicas de segurança). Um exemplo é o da Caixa, onde acabo usando o Firefox (mas espero antes de atualizar para “dar tempo” da Caixa atualizar suas ferramentas de segurança, se necessário).

Aliás, ainda dou preferência ao Firefox para todos os Internet Bankings que já precisei utilizar.

Para linux o motor de webgl do firefox funciona melhor que o do chrome usando uma aceleradora amd. O chrome não funciona corretamente com essa placa ainda.
Agora comparando o web developer do chrome é o melhor que existe. Ferramentas muito boas para testar frame rate, memória, cpu etc…

anderson.bonavides

juliocbq:
wellington.nogueira:
Alguns Internet Bankings ainda não são suportados pelo Chrome (devido a regras específicas de segurança). Um exemplo é o da Caixa, onde acabo usando o Firefox (mas espero antes de atualizar para “dar tempo” da Caixa atualizar suas ferramentas de segurança, se necessário).

Aliás, ainda dou preferência ao Firefox para todos os Internet Bankings que já precisei utilizar.

Para linux o motor de webgl do firefox funciona melhor que o do chrome usando uma aceleradora amd. O chrome não funciona corretamente com essa placa ainda.
Agora comparando o web developer do chrome é o melhor que existe. Ferramentas muito boas para testar frame rate, memória, cpu etc…

Não fale isso, eu utilizo em um IBM com Ubuntu 12.04 e utilizo em um Dell com o 12.10 e o chrome da lambuja no firefox.

fredferrao

wellington.nogueira:

O que?? Acesso minha conta da Caixa todo dia com o Chrome no Ubuntu!! Normal aqui!

fredferrao

juliocbq:
doravan:
anderson.bonavides:
fredferrao:
/troll

[2]

´

/troll 3

Se for mobile prefiro o opera. Possui muito mais infraestrutura, mais leve. O maior suporte html 5, etc…
O chrome mobile é um fail total. Para android o firefox coloca o chrome e o opera no bolso.

Tentei usar a ultima versao do firefox pra Android por alguns dias mas nao consegui, achei mais lento pra renderizar que o chrome, tive que voltar pro chrome mesmo. Alias depois do chrome no android nao consigo usar nenhum outro, antes usava o Dolphin.

J

anderson.bonavides:
juliocbq:
wellington.nogueira:

Não fale isso, eu utilizo em um IBM com Ubuntu 12.04 e utilizo em um Dell com o 12.10 e o chrome da lambuja no firefox.

Rapaz, a mozilla é uma organização sem fins lucrativos ao contrário da google.

Não, nenhum dos seus pcs utilizam uma amd senão voce veria que webgl do firefox funciona melhor que a do chrome por padrão(que não funciona). Consigo deixar o chrome melhor se eu configurar as flags e a gpu.

J

fredferrao:
juliocbq:
doravan:
anderson.bonavides:
fredferrao:
/troll

[2]

´

/troll 3

Tentei usar a ultima versao do firefox pra Android por alguns dias mas nao consegui, achei mais lento pra renderizar que o chrome, tive que voltar pro chrome mesmo. Alias depois do chrome no android nao consigo usar nenhum outro, antes usava o Dolphin.

O seu telefone deve ser um quadcore, porque no meu s2 o chrome derruba ele. Achei o pior brawser para dispositivos móveis. O firefox no meu s2 é muito rápido.

javaflex

Bonitinho, mas ainda ocupa “1 Tera” de RAM no final do dia?

fredferrao

juliocbq:
fredferrao:
juliocbq:
doravan:
anderson.bonavides:
fredferrao:
/troll

[2]

´

/troll 3

O seu telefone deve ser um quadcore, porque no meu s2 o chrome derruba ele. Achei o pior brawser para dispositivos móveis. O firefox no meu s2 é muito rápido.

Meu telefone É um SII, e não, o Chrome nunca derrubou ele.
E ultimamente tenho usado o Chrome beta, passível de bugs e mesmo assim roda tranquilo sem travacoes.

Depois vou cronometrar quem sabe fazer um vídeo pra ver qual tá mais rápido no meu telefone, quem sabe foi apenas impressão minha.

J

fredferrao:
juliocbq:
fredferrao:
juliocbq:
doravan:
anderson.bonavides:
fredferrao:
/troll

[2]

´

/troll 3

Meu telefone É um SII, e não, o Chrome nunca derrubou ele.
E ultimamente tenho usado o Chrome beta, passível de bugs e mesmo assim roda tranquilo sem travacoes.

Depois vou cronometrar quem sabe fazer um vídeo pra ver qual tá mais rápido no meu telefone, quem sabe foi apenas impressão minha.

Qual a versão do android? No meu roda o 4.1.2 rom oficial da samsung

Faz um bench com eles usando o sunspider.

Vou fazer com as versões para pc e posto aí.

http://www.webkit.org/perf/sunspider/sunspider.html

J

Segue o resultado do bench com sunspider:

1. Dartium27 - 188.7ms
  2. Chrome25 194.2ms
  3. Mozilla Firefox 19.02 - 209.7ms

Explicação dos resultados:

O seguinte benchmark é utilizado para testar motores baseado no webkit - http://www.webkit.org/perf/sunspider/sunspider.html (o mozilla possui o seu próprio)

1. Dartium é a mais nova aposta da google e é opensource. É o chrome que possui a dart vm. As webapps rodam nativas e são otimizadas por essa vm.

2. Chrome é proprietário e possui o v8 que também converte javascript para assembly. Não é tão robusto como a dart vm, mas mas é um bom ganho de desempenho tanto em memória como processamento.

3. Mozilla Firefox 19.02 possui seu próprio motor e está desenvolvendo uma alternativa baseada no v8 do chrome. A fundação mozilla não visa lucros e desenvolve seu browser livremente.

O firefox não faz feio comparando-se com esses dois outros motores, em que são investido milhões todo o ano em pesquisa para criar além de um navegador uma plataforma para aplicações. Eu tenho sempre usado e não sofro com esses problemas de memória e nem processamento. É um ótimo navegador.

WellingtonRamos

juliocbq:
Erick Ribeiro:
juliocbq:
Erick Ribeiro:

Fiquei com uma dúvida agora… Não dá mais para trocar a interface (remove o Unity e bota um KDE ou Gnome, por exemplo)? Ou a discussão é sobre usuários que conhecem pouco de linux, acaba não gostando da UI e volta pro Windows?

WellingtonRamos

Rodrigo Sasaki:
Hmmm… Parece o… Chome 8)
Essa de barra fixa eu até gostava de usar no chrome salvo que, quando dava pau, tinha que reconfigurar tudo. Aí larguei mão disso…
Então isso no FF acaba sendo firula também e acabarei não usando…

WellingtonRamos

WellingtonRamos

fredferrao:
wellington.nogueira:

O que?? Acesso minha conta da Caixa todo dia com o Chrome no Ubuntu!! Normal aqui!

Hmm… faz um tempo que não tento acesso, mas como ativei as “seguranças extras” da Caixa, pode ser que seja isso… Vou tentar depois para ver se mudou algo

Criado 6 de março de 2013
Ultima resposta 26 de abr. de 2013
Respostas 51
Participantes 16