BM&FBovespa irá mudar seu sistema de negociação para Java + Linux

19 respostas
T

A BM&FBovespa ( http://www.bmfbovespa.com.br ) irá, devido a um acordo com o CME Group ( http://www.cmegroup.com ), mudar seu sistema de negociação para o Globex.

Esse sistema é desenvolvido em Java e algumas outras linguagens, e roda em servidores Linux e Solaris.

Leia mais sobre o acordo com o CME Group em:

BM&FBovespa: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/noticias/2010/100212NotA.aspx?tipoNoticia=1&idioma=pt-br

CME Group: http://cmegroup.mediaroom.com/index.php?s=43&item=2985

Para saber algo sobre o sistema Globex:

http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=59707

19 Respostas

fmeyer

Tenho uma amiga que trabalha na BM&FBovespa, ela ja havia comentado isso, e que logo irao surgir varias vagas.

T

idem, comentaram a mesma coisa comigo sobre a noticia e das vagas de emprego, um amigo que inclusive conhece o thingol.

M

Em qual linguagem é feita o sistema atual?

rod

Notícia bem interessante!
Agora é aguardar a divulgação das vagas. :slight_smile:

E

Segundo eu ouvi falar, em várias linguagens: C#, C++, etc. e muitas das coisas sob Windows.

(Há partes rodando em mainframe, por exemplo).

Algumas coisas eram em VB e Delphi (argh).

Na Bovespa há alguns sistemas rodando em Java sob Linux, mas alguns deles serão descontinuados (não devido a esse anúncio - já estavam com a morte marcada já.)

J

Segundo eu ouvi falar, em várias linguagens: C#, C++, etc. e muitas das coisas sob Windows.

Na Bovespa há alguns sistemas rodando em Java sob Linux, mas alguns deles serão descontinuados (não devido a esse anúncio - já estavam com a morte marcada já.)

Resumindo, o negócio era um colcha de retalhhos que o pessoal viu que não ia para frente e resolveram criar tudo de novo.

M

Resumindo, o negócio era um colcha de retalhhos que o pessoal viu que não ia para frente e resolveram criar tudo de novo.

Não porque foram usadas varias linguagens, isso é normal em grandes projetos. Vejo mais como uma migração da plataforma Windows/.NET para JVM/UNIX, e com isso novos projetos virão em seguida. Gostaria de saber que outras linguagens são essas que o thingol disse.

M

Tem uma empresa aqui da região chamada Cedro Finances que desenvolve sistemas pra BM&F e desenvolvem em Delphi e Java. O front-end pra buscar ações e o servidor de aplicação que gerencia a concorrência de 200 transações por segundo é em Delphi. O processamento pesado está nos servidores Java.

Como toda grande empresa, começaram vários programas menores e bancos distrubuídos e agora estão centralizando e integrando em um único ambiente robusto.

fabiofalci

o que!?!? o thingol é humano?

viniciusfaleiro

Um camarada que fez academia SAP Netweaver comigo recentemente entrou na BM&FBovespa para trabalhar nesse projeto. Ele trabalha com java faz algum tempo. Tem muita coisa de java envolvida nisso… Provavelmente surjam vagas para quem domina a linguagem. Inglês fluente + Linux + Oracle são essênciais.

T

o que!?!? o thingol é humano?

eu nao disse que ele era humano, :smiley:

Rafael_Nunes

Só rezar pra fazerem a coisa direito, e não contratar uma consultoria terceira só pra alocar mão de obra lá dentro.

E como ficará as corretoras, terão de refazer toda comunicação de seus Home-Brokers? Ou não faz o menor sentido o que to falando?

E

Boa pergunta; como o Brasil tem um monte de “jabuticabas” (coisas que só existem aqui) provavelmente muitas coisas terão de ser alteradas no Globex e provavelmente, devido ao papel das corretoras, muitas coisas não possam ser mudadas simplesmente.

Adelar

Mas a forma de comunicação entre a bolsa e as corretoras não é uma padrão para este tipo de aplicação? Fica por conta da bolsa esta escolha? :?:

suelengc

Notícia super legal, só é mais um indicativo que ferramentas open e free estão cada vez mais fortes entrando em grandes empresas!

Se alguém souber das vagas e puder, posta aqui no fórum do GUJ.

Abs.,

E

O protocolo usado pela CME para a difusão de sinal (“market data”) - ou seja, cotações e ofertas - é FAST (“FIX Adapted for Streaming”) rodando sob UDP. Que eu saiba, a BM&FBovespa irá adotar também esse protocolo também nos próximos meses. Ela já usa FIX para a difusão em alguns segmentos de mercado. Só que um software que obtém as cotações da CME não pode ser usado com casca e tudo para obter as cotações da BM&FBovespa porque o layout da mensagem é diferente (os dados são diferentes). Por exemplo, a BM&FBovespa fornece o book completo e a CME apenas as 5 (ou 10) melhores ofertas, e assim por diante.

leorbarbosa

Li alguns comentários sobre outras linguagens, colchas de retalhos e afins…

Na minha opinião todas as linguagens têm o seu valor. O que as distingue é o contexto na qual são utilizadas.

Sobre a decisão de se utilizar java, ninguém contesta. Me lembro das primeiras linguagens baseadas em Windows Forms. Foi uma revolução; da mesma forma que a internet revolucionou tudo.

Abraços.

Adelar

Então vai ter uma correria nas corretoras para se adaptar a esse protocolo (FAST). Só espero que não cause problemas uma mudança deste nível. :?

saoj

O problema da Bovespa / BM&F não é o protocolo mas o matching engine. Carta que enviei para o Diretor de Tecnologia há uns dois anos atrás mas nunca recebi resposta, mesmo confirmando o recebimento com a secretária dele. Acho que faltou Q.I. (quem indica) e um pouco de profissionalismo tb de quem recebeu para pelo menos responder com um “Não, obrigado!”.

Criado 12 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 22 de fev. de 2010
Respostas 19
Participantes 16