C++0x é aprovado pelo comitê e framework qt já suporta

23 respostas
J

O novo subset do c++ que tornará a linguagem mais fácil de ser utilizada foi aprovada pelo comitê. A melhor parte é que não teremos que aguardar para aprender pois o GCC já suporta, e o qtcreator também. É possível usar c++0x com o framework qt. Na versão 4.8 do framework, qtcreator já suportará as macros do subset novo.

http://labs.qt.nokia.com/2011/05/26/cpp0x-in-qt/

23 Respostas

Adelar

Legal… tem até funções lambda :smiley:

ViniGodoy

Aleluia. By the way, o Visual 2010 também já implementava a parte mais concreta do standard:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd465215.aspx

Tomara que a MS libere um Service Pack com o resto.

paulofafism

Excelente notícia :slight_smile:

J

Esse subset vai quebrar um galho bem grande e agora já é iso. Demorou mais de 10 anos pra ser aprovado.

paulofafism

Pelo que eu vi, possui modificações bem legais, que irão facilitar é muito o desenvolvimento da linguagem.

ViniGodoy

Eu gostei muito da adição de lambda calculo e da inclusão dos smart pointers no pacote std.

Elizeu_Santos

pena que o mercado não vai mudar por causa disso.

J

É verdade. 90% dos jogos e aplicações desktop continuaram a ser desenvolvidas com c++.

inacio.ferrarini

De fato. Para quem vive de fazer CRUD, não deve mudar nada.

Elizeu_Santos

éhh… tenho direito de resposta?

bom, quando agente não entende oq ue alguem tenta dizer agente pergunta. assim a coisa anda e não dizendo “quem vive de fazer crud”. pra que tanta grosseria?

vou responder com outra pergunta…

90% dos jogos são desenvolvidos em c++, e destes 90% qual a porcentagem que é desenvolvida no Brasil?

será que ficou claro? não estou falando mal da linguagem, até por que estudo java mais amo C++, falei do mercado por que o MERCADO NACIONAL tem pouco espaço para a linguagem.

forte abraço pra vocês

quem vive de fazer crud… rsrs parece piada rsrs
kkk…

J

Elizeu_Santos:
éhh… tenho direito de resposta?

bom, quando agente não entende oq ue alguem tenta dizer agente pergunta. assim a coisa anda e não dizendo “quem vive de fazer crud”. pra que tanta grosseria?

vou responder com outra pergunta…

90% dos jogos são desenvolvidos em c++, e destes 90% qual a porcentagem que é desenvolvida no Brasil?

será que ficou claro? não estou falando mal da linguagem, até por que estudo java mais amo C++, falei do mercado por que o MERCADO NACIONAL tem pouco espaço para a linguagem.

forte abraço pra vocês

quem vive de fazer crud… rsrs parece piada rsrs
kkk…

Grosserias a parte, o mercado nacional tem espaço para uma gama de linguagens, incluindo c++. No espaço corporativo é comum você usar ferramentas que lhe dê a produtividade que precisa. Por isso java é amplamente utilizado, já que possui ferramentas muito boas e focadas para isso. Em contrapartida, c++ cobre o espaço das aplicações desktop, um nicho onde java não entra, e posso citar que a única aplicação desktop java que uso na minha máquina é o jdownloader(netbeans e ferramentas de desenvolvimento não são aplicativos). Aqui em santa rita do sapucaí tem muito espaço para c++ e linguagem c, assim como java.

Siemens, Nokia, Ericsson e a maioria das empresas de telefonia usam c++ até porque a maioria dos sistemas são escritos nessa linguagem.

Essa conversa de mercado não está muito correta.

Elizeu_Santos

isso depende de que tipo de aplicações desktop. estamos falando do que exatamente? aplicações sobre medida desenvolvidas para empresa X? ou estamos falando de aplicações globais como navegadores players e afins?
se for a primeira, ao menos no RJ o que cobre o mercado é o C# e LAMENTAVELMENTE vb6. se a opção for a segunda, certamente o que lidera é o C++, no entanto… quais as empresas nacionais desenvolvem navegadores, players e etc?

são poucas infelizmente, e foi isso que tentei dizer. apesar do avanço da linguagem, o mercado nacional se tratando de C/C++ ainda é muito pequeno. queria eu que isso mudasse, queria mesmo.

bom preciso ir para a academia, fico feliz por termos esclarecido o equivoco.
abraço

J

Elizeu_Santos:
isso depende de que tipo de aplicações desktop. estamos falando do que exatamente? aplicações sobre medida desenvolvidas para empresa X? ou estamos falando de aplicações globais como navegadores players e afins?
se for a primeira, ao menos no RJ o que cobre o mercado é o C# e LAMENTAVELMENTE vb6. se a opção for a segunda, certamente o que lidera é o C++, no entanto… quais as empresas nacionais desenvolvem navegadores, players e etc?

são poucas infelizmente, e foi isso que tentei dizer. apesar do avanço da linguagem, o mercado nacional se tratando de C/C++ ainda é muito pequeno. queria eu que isso mudasse, queria mesmo.

abraço

Aqui na minha cidade existem muitas empresas que utilizam c++, inclusive as outras citadas em projetos para ferramentas e outros aplicativos. Pode acreditar que existe muito campo aí, sem falar que um profissional com c++ no curriculum é muito bem visto e pago claro.

kicolobo

juliocbq:
Elizeu_Santos:

abraço

Aqui na minha cidade existem muitas empresas que utilizam c++, inclusive as outras citadas em projetos para ferramentas e outros aplicativos. Pode acreditar que existe muito campo aí, sem falar que um profissional com c++ no curriculum é muito bem visto e pago claro.

Oi Julio, vejo direto você citando o Qt aqui. Gosto muito do framework, mas só acompanho as coisas de muito longe.
Você tem visto crescimento da popularidade dele aqui no Brasil?

J

kicolobo:
juliocbq:
Elizeu_Santos:

abraço

Oi Julio, vejo direto você citando o Qt aqui. Gosto muito do framework, mas só acompanho as coisas de muito longe.
Você tem visto crescimento da popularidade dele aqui no Brasil?

Tenho sim, inclusive um forum sobre - http://forum.qtbrasil.com/

Tem muito brasileiro relacionado com o desenvolvimento do kde e do proprio framework qt. A parte de compartilhamento de pastas usando samba do kde 4.6 foi desenvolvida por um brasileiro.

Para o QT 5.0 pode esperar uma grande novidade.

http://www.h-online.com/open/news/item/Qt-5-to-arrive-in-2012-1240164.html

eduveks

E eu q pensava q o D um dia seria a aposta mundial para substituir o C++:cry:

Para quem não conhece:

http://www.digitalmars.com/d/

Pelo visto isto esta cada vez mais longe. :?

J

eduveks:

Para quem não conhece:

Cara, eu tenho a mesma opinião que a sua. Atualmente essa é uma senão a linguagem mais competente que já apareceu ultimamente. Andei estudando vala, que é um subset da linguagem c e está sendo amplamente utilizada nos sistemas unix. Já existem alguns ides para ela, e a promessa é que todo framework gtk seja adaptado para a mesma.

Vala é baseada no c# e também na linguagem D. (compila instruções nativas, assembly bem enxuto).
http://live.gnome.org/Vala

eduveks

juliocbq:
eduveks:

Para quem não conhece:

Cara, eu tenho a mesma opinião que a sua. Atualmente essa é uma senão a linguagem mais competente que já apareceu ultimamente. Andei estudando vala, que é um subset da linguagem c e está sendo amplamente utilizada nos sistemas unix. Já existem alguns ides para ela, e a promessa é que todo framework gtk seja adaptado para a mesma.

Vala é baseada no c# e também na linguagem D. (compila instruções nativas, assembly bem enxuto).

Ya! Vala é bem interessante! A tempos eu estudei um pouco, mas depois achei meio pé no sako ter q fazer wrappers, bindings, e muito limitada ao mundo gnome, e a ide muito fraca.

Mas pelo visto já evoluiu um pouco, parece q já tem para windows, e pelo q vc diz algumas IDEs decentes… a idéia é boa!

Só n sei se é um substituto a altura do C++… acho que é mais uma alternativa para alguns projetos, mas no fundo o C++ talvez nunca morra e o D nunca chege a reinar.

A tempos andei a investigar de integrar D com JNI, e vi q a trancos e barrancos dava, mas como a luta era considerável deixei de lado. E Vala e JNI rola bem!?

J

eduveks:
juliocbq:
eduveks:

Para quem não conhece:

Ya! Vala é bem interessante! A tempos eu estudei um pouco, mas depois achei meio pé no sako ter q fazer wrappers, bindings, e muito limitada ao mundo gnome, e a ide muito fraca.

Mas pelo visto já evoluiu um pouco, parece q já tem para windows, e pelo q vc diz algumas IDEs decentes… a idéia é boa!

Só n sei se é um substituto a altura do C++… acho que é mais uma alternativa para alguns projetos, mas no fundo o C++ talvez nunca morra e o D nunca chege a reinar.

A tempos andei a investigar de integrar D com JNI, e vi q a trancos e barrancos dava, mas como a luta era considerável deixei de lado. E Vala e JNI rola bem!?

Bom, em questão de wrappers e binds, toda a glibc(todo gtk e maioria das bibliotecas unix) já está mapeada para vala. O desenvolvimento do gnome não usa mais c.
A canonical está escrevendo o shell unity com vala também.

Vala vai compilar o seu código para c e posteriormente usar o gcc para gerar o assembly. No caso se o jni conseguir ler um assembly gerado por um compilador c você consegue mapeá-lo. Toda biblioteca escrita em c pode ser linkada com código vala. Isso quer dizer que praticamente todo sistema unix pode ser usado com vala e é possível até extender o kernel criando módulos nessa linguagem, além da vantagem de se usar uma com as características citadas acima.

Como Vala é assemblada por um compilador de c, existe pouco uso de recurso e dependências, menor mesmo que as de um compilador como o g++. Enquanto um executável vala atinge uns 10kb(sem precisar de nenhum runtime ou dependência), c++ atinge uns 100kb(linkada com iostream).

Enfim, ela pode ser uma boa carta na manga quando se trata de sistemas embarcados ou aplicativos para linux.

eduveks

Excelente, desconhecia a maioria das vantagens q citaste! Até modulo para kernel, brutal!

E q IDE vc recomenda!?

Eu quando fiz uns testes com isto usei o MonoDevelop, acho… n lembro ao certo, mas lembro q era meio crua.

O Go Language tb gera código C/C++, n sei bem ao certo, mas em testes de performance n rendia muito bem, e o principal obstáculo estava na performance… Vala pelo visto n tem este problema!? Até pela aposta forte q vc diz do pessoal do Gnome…

J

eduveks:
Excelente, desconhecia a maioria das vantagens q citaste! Até modulo para kernel, brutal!

E q IDE vc recomenda!?

Eu quando fiz uns testes com isto usei o MonoDevelop, acho… n lembro ao certo, mas lembro q era meio crua.

O Go Language tb gera código C/C++, n sei bem ao certo, mas em testes de performance n rendia muito bem, e o principal obstáculo estava na performance… Vala pelo visto n tem este problema!? Até pela aposta forte q vc diz do pessoal do Gnome…

Na minha casa eu uso vala toys for gedit. É um plugin para gedit que te dá controle de projetos e um autocomplete que acha todos os métodos das bibliotecas. É muito bom.

http://code.google.com/p/vtg/

Para interface gráfica use o glade:

http://glade.gnome.org/

J

em questão de desempenho da linguagem go, implica ser menor porque o desenvolvimento do compilador está no início e ele não deve otimizar muito bem o código gerado. Mas é uma questão de tempo até que ele atinja certa maturidade.

VonNaturAustreVe

Exatamente, a linguagem GO e muito nova, vai levar ainda um bom tempo para amadurecer.

[]'s

Criado 6 de junho de 2011
Ultima resposta 9 de jun. de 2011
Respostas 23
Participantes 9