Conexão Java 2007 será nessa sexta e sábado

67 respostas
sergiolopes

O evento anual das comunidades GUJ e Portal Java, o Conexão Java, será nessa sexta e sábado. O CJ2007 acontecerá na Universidade Anhembi-Morumbi da Vila Olímpia (Rua Casa do Ator , 275 ).

Teremos mini-cursos ao longo dos dois dias, com temas como JSF, Hibernate, JBoss, JPA, SCEA e Java ME.
Além disso teremos palestras sobre Java ME, Scrum, Desenvolvimento de Componentes, Performance em Java, Arquitetura, Agile e XP, Design Patterns e DSLs com Antlr.

O keynote será com Carlos Villela, nosso amigo aqui do GUJ que trabalha na Thoughtworks em Londres, sob o tema Ascensão e Queda do Arquiteto de uma nota só.

E, claro, teremos as discussões e debates da Oficia do Arquiteto, durante todo o evento e sob a coordenação do Phillip Calçado.

Acesse o site para obter mais informações e ver o conteúdo completo das palestras e mini-cursos: http://www.temporealeventos.com.br/?area=5

Não deixem de participar! As inscrições ainda estão abertas!

67 Respostas

_Renatu

Legal!

Minha inscrição já está feita. Estarei lá.

Gostei muito dos outros anos, e este os temas estão bem legais.

O povo do GUJ vai em peso?

Adolfo_Rodrigues

Eu também já paguei a minha inscrição e vou nos dois dias :smiley:

fpavao

Infelizmente não poderei ir na sexta, mas sábado estarei lá !!!

rodrigoy

Opa… finalmente consegui resolver as pendengas para conseguir ir no sábado. E levo o note pras minhas arquiteturas passarem na sabatina!

neofito

Eu vou no sábado!

Espero ver o rosto de muitos participantes do GUJ lá!

:wink:

Eduardo_Bregaida

Sabadão tô lá =) :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Luiz_Aguiar

puts ainda estou pra resolver uns trecos pra poder ir :frowning:

kissdemon

Idem…nos vemos no sábado!!

[]´s

Carlos

Eduardo_Bregaida

Idem…nos vemos no sábado!!

[]´s

Carlos

OPAAAAA blzzzz :smiley:
Vamos falar de Struts 1.X, Hibernate, EJB 2 e DWR rsss :lol:

R

Paguei a minha inscrição semana passada. Chega de deixar para a ultima hora :wink:

rodrigoallemand

O Keynote do CV e a Oficina do Shoes acontecerão nos dois dias?
Sabe-se o horário correto?
Qual a agenda correta desses eventos?

Sabe como é, né… aniversãrio da Dna. Patroa no sábado. Tenho que bater e voltar em SP… tomara que o caos dos aeroportos não me atrapalhe…

[edited]Melhor!!! Poderiamos ter um Streaming do evento?!? hehehe[/edited]

lorena.dourado

Eu vou…eu vou… pro Conexão Java agora eu vou… rs…
Sexta e Sabadão é nóis!
Só tá faltando um evento grande aki em Brasília também!!!

:wink:

leofernandesmo

Ano que vem pretendo tirar férias nesta época e conhecer Sampa, o evento e ver algumas caras conhecidas aqui da comunidade.
Bom Evento…

fmeyer

Eu estarei la palestrando. Sobre ANTLR, DSLs e vou falar um pouco do mvel e do drools

AvilaCS

Eu também vou (sexta e sábado)…
Nos vemos lá!!

Alessandro_Lazarotti

É Felipe, sua palestra é uma das que mais me chamou atenção. Presença obrigatória !!!

Como vai ser o formato da oficina do arquiteto? Discussões abertas?

Até sexta e sábado pessoal …

Proteu_Alcebidiano

Sábado estarei lá, sexta ainda estou a decidir.

Nos vemos por lá.

T+

fmeyer

É Felipe, sua palestra é uma das que mais me chamou atenção. Presença obrigatória !!!

Como vai ser o formato da oficina do arquiteto? Discussões abertas?

Até sexta e sábado pessoal …

Fernando :wink:

A

Se me deixarem entrar, eu vou amanhã :slight_smile:

mjunior11

Tem que ter um evento desse no Rio.
vlw!!

R

Acabei de sair da palestra de Scrum com Alexandre Magno, a palestra foi muito boa e o estabelecimento do evento é ótimo, pena eu não poder voltar depois do almoço, preciso trabalhar :x

Luiz_Aguiar

Puts, confirmado, não poderei ir mesmo amanhã, vou ter um workshop de fotografia na lapa, o dia todo :frowning:

M

Realmente a palestra de Scrum foi ótima, e do restante (local, coffe break, etc) estava tudo muito bom, e já estou ansioso pelas palestras de amanhão

[]s

Luca

Olá

Foi legal, encontrei vários amigos e fiz outros novos. Nota destoante do local foi a lanchonete não ter café de verdade e só servir Nescafé…argh…bleah…glurp…

Não vi a palestra de JME porque fiquei preso em engarrafamentos em todas as ruas que eu escolhia.

A palestra de SCRUM foi excelente, pena não ter tido mais uns 10 minutinhos para o Alexandre mostrar os últimos slides com mais calma.

A palestra de Performance de aplicações Java do Cláudio Miranda também foi excelente. Além dele ser ótimo palestrante e conhecer o asunto a fundo, tocou em um ponto muito importante ao abordar a questão dos cuidados que devemos ter ao tratar este assunto em meio ao pânico gerencial nestes tempos de SLA.

Assisti também a palestra de jBPM.

[]s
Luca

Fabio_Kung

fotografia x cj e vc ainda tem dúvidas? :smiley:

Gente, há boatos de que vai ter vestibular amanhã na Anhembi Morumbi. Fiquem espertos, que a coisa pode ficar caótica por lá.

Alessandro_Lazarotti

Não é boato não Fabio, vai ter mesmo.
Por isso pessoal, o negócio é chegar cedo para estacionar o carro (aquilo ali vai estar caótico).

_Renatu

Gostei muito do Conexao Java este ano.

Achei muito legal esta abordagem de palestrar sobre coisas menos técnicas, mais abstraídas.

A palestra do cv foi bem legal, gostei mto do conteúdo e dos slides. Ficou com cara de apresentação gringa mesmo ehehe…

É interessante perceber que alguns assuntos tratados lá, de gerência e agilidade, podem ser aplicados em outras áreas. Acabam sendo até uma lição de vida, de como trabalhar, como se relacionar com as pessoas.

Parabéns à todos os organizadores, palestrantes e colaboradores!

danilomunoz

Também gostei muito do Conexão Java …

Eu fui em 2005, depois em 2006 eu fui no Sun Tech Days … e esse ano no Conexão …

As palestras foram muito boas e os palestrantes também … Destaque para os assuntos sobre método ágeis de desenvolvimento.

Também conheci Luca … apenas conhecia ele do fórum … e ainda quase derrubei um copo daquele suco (não sei de qual sabor) nele …
Na próxima eu acerto heim !!! … brincadeira … descupas!!!

Conheci também outra galera aí e vi as palestras do shoes, cv, fmeyer, vinicius senger …

Vamos ver quando a galera da tempo real vai postar as fotos lá …
Se alguém postar foto em algum lugar … avisa aí!

Até breve!!!

ps: Por fim cheguei quase uma hora mais cedo no sábado pq eu tava de carro e estava com medo de ficar empacado com o vestibular, mas nem teve muito movimento. Pelo menos tava preparado … rs

Luca

Olá

Fala Danilo.

Pena que não chegou e me molhar com aquele suco desconhecido. Caso tivesse acontecido, a gente teria uma amostra para mandar analisar e tentar descobrir de que ele é feito. Sempre tive curiosidade de descobrir isto.

O evento foi bom. Gostei muito das palestras do CV e do Danilo apesar de achar que poderiam ter sido um tiquinho mais curtas. Já tinha assistido a palestra do Phillip cujo conteúdo é importante e sempre vale ver outra vez.

Para mim, além de assisti boas palestras e reencontrar velhos amigos, serviu para me despedir do Phillip. Ele é um cara com quem já aprendi muito e torço demais para que ele tenha sucesso nesta nova empreitada na Austrália.

[]s
Luca

fcmartins

Muito boas as palestras, abordou-se muito o desenvolvimento ágil. Uma das melhores partes foi a analogia do Luca, do EJB com uma jamanta.

boaglio

Como é essa analogia? :slight_smile:

Fabio_Kung

Com exceção dos clássicos problemas de infra-estrutura nos minicursos, o evento foi bem legal mesmo.

Luca

Olá

Já disse algumas vezes que na minha opinião, os EJBs anteriores ao 3.0, com exceção dos MDBs, foram a maior tolice que já vi ser inventada desde 1968 quando escrevi meu primeiro programa de computador.

Porque? Justamente por serem uma tecnologia com uma certa utilidade para ser usada em 1% dos problemas que a Sun empurrou goela abaixo da comunidade como se fosse a última Coca Cola do deserto, solução para todos os problema, inclusive CRUD. Lembrem ainda que quando a Sun inventou esta porcaria, as configurações de hardware e rede eram muito mais limitadas do que hoje e os “gênios” da Sun determinaram que os EJBs eram todos remotos.

A analogia é a seguinte:

• Ei, 02. Use esta jamanta para ir todo dia ao trabalho pela 23 de maio.
  • Mas chefe, não seria melhor ir de fusquinha?
  • Cala a boca 02. Com a jamanta você pode levar sua mobília, transportar toda sua família e ainda estará pronto para o dia em que precisar fazer a mudança dos seus vizinhos.
  • Chefe, não há nenhuma previsão de um dia eu precisar levar tudo isto para o escritório.
  • Você não entende nada 02. O que você precisa é de uma solução genérica que sirva para tudo.

Se a gente lembrar bem, se não fosse pelo esforço da comunidade que desenvolveu frameworks e soluções alternativas, o J2EE tal como a Sun concebeu foi quase sempre lotado de montruosidades. Mesmo atualmente na versão 5 ainda tem o JAX-WS para lembrar a gente de como a Sun gosta de complexidade.

[]s
Luca (que desconfia que a grande utilidade dos EJBs < 3.0 era vender o livro Core J2EE Patterns)

Emerson_Macedo

Muito boas as palestras, abordou-se muito o desenvolvimento ágil. Uma das melhores partes foi a analogia do Luca, do EJB com uma jamanta. [2] (Nessa hora eu ri foi é muito)

Cara conhecer o Luca foi muito legal. So o conhecia pelo GUJ, o cara super gente boa. Ele ficou surpreso ao ver minha esposa me acompanhando no evento heheheh.

Realmente as palestras foram excelentes.

A única coisa que ficou devento na minha opinião foi o coffee break.

R

Essa foi a minha primeira experiência com o Conexão Java. A palestra do Carlos Villela me pareceu bem humana, sem muitos artigos técnicos, demonstrando as experiência do Carlos Villela e como ele atua no mercado de trabalho, achei muito bom.

A palestra do Phillip foi muito boa tb, no inicio eu achei um pouco confuso o assunto de objetos distribuídos, mas os demais assuntos foram muito bem apresentados. A explicação sobre arquitetura de referencia é ótima, e sobre o BO LO VO muito boa tb.

O Daniel Sato esclareceu uma série de duvidas sobre métodos ágeis, o que são e como usar, e ainda explicou algumas coisas sobre Scrum.

A palestra do Vinicius Senger foi muito boa, explicando como funciona alguns Design-Patterns, porem foi realizado numa sala bem menor, e com um datashow bem fraquinho. Quando sai da sala o Phillip já estava fazendo o Networking, não sei quanto tempo eu perdi, em um lugar com muito vento, sem microfone. Na minha opinião esse foi o único momento falho.

A palestra do Fernando Meyer foi bem explicativa, eu entendi perfeitamente o que é DSL e as vantagens de se usar, um assunto bem técnico.

Muito bom o evento e ano que vem com certeza eu vou comparecer.

rodrigoy

O que achei mais legal foi conhecer a galera ao vivo (cv, shoes, luca) e rever outros amigos do fórum. Eu e o Shoes por exemplo “nos conhecemos” a alguns anos, mas nunca ao vivo (essas amizades via internet são muito esquisitas na minha opinião).

Pena que não pude ficar para a oficina, queria muito ficar, mas tinha compromissos. Os 5 minutos que fiquei alí foram muito bons!

As palestras também foram muito boas, parabéns cv, shoes e Danilo. O que achei legal é que falamos muito sobre arquitetura, mas mais especificamente sobre o “Papel do Arquiteto”, assunto que escreví na última MJ e assunto das palestras do cv e do shoes. É legal ver que temos pessoas na nossa comunidade que podem falar do assunto no mesmo nível que mestres como o Scott Ambler e Jon Kern.

Frentic

Realmente, foi muito bom o evento. Achei a administração do evento muito eficiente, com as palestras começando e terminando praticamente no tempo determinado.

Todas as palestras foram interessantes e achei que o melhor do evento foi a hora que sentamos todos nas cadeirinhas lá em cima pra discutir arquitetura e soluções, onde cada um pode dar a sua opinião e dizer o que anda implementando em seus projetos. Podíamos fazer mais eventos colaborativos como esse, provavelmente aos moldes do Dojo@SP que o Danilo Sato fundou.

Foi também muito legal conhecer a galera flame-war maníaca do GUJ hehe.

Abração,
Bruno Carvalho
http://www.brunocarvalho.com

Sami_Koivu

Fora das palestras do pessoal que eu conheço, que eu não consigo avaliar com muita objetividade, gostei muito da palestra de Scrum. Muito legal conhecer o pessoal uhm, pessoalmente. Ganhei um autografo do Carlos e aprendi 3 coisas novas a cada 15 segundos conversando com o Luca.

Parabéns à organização e a todos os palestrantes.

Adolfo_Rodrigues

Eu fui na sexta e no sábado. Gostei particularmente das palestras sobre Scrum do Alexandre Magno e de Segurança em aplicações WEB do Cláudio (ambas na sexta). No sábado gostei da palestra do CV sobre o Arquiteto de Uma Nota Só, do Phillip sobre Arquitetura, do Danilo Sato sobre Agilidade e do Vinícus Senger sobre Design Patterns. Também achei muito boa a metáfora da jamanta do Luca.

Reconheci muita gente aqui do GUJ mas, como disse o Phillip, sou um nerd tímido e não falei com ninguém.

Fiquei um pouco na oficina de arquitetura e vento do Phillip. Acho que essa experiência poderia ser mais explorada num próximo evento. Na minha opinião, um auditório (ou uma sala), uns microfones e umas 2:30 de discussão sobre as nossas experiências teriam um valor incalculável.

Só não gostei do cancelamento das palestras do Guilherme Silveira (que é sempre muito boa e didática) e do Eduardo Guerra. Elas foram anunciadas no começo da divulgação e depois, sem aviso, sumiram da pauta do evento.

Fui pra casa pensando na palestra do CV. Depois de muita auto-crítica vi que ainda sou muito de “uma nota só”, embora já esteja estudando demais e mudando isso há uns 3 meses. Espero que consiga novas notas o mais rápido possível, pois acho que a única coisa boa de “uma nota só” é o samba do Tom Jobim.

le-silva

Passei o sabadão inteiro no Conexão Java 2007…

Tinha um tempo que não participava deste evento, fui apenas ao primeiro, mas não por desinteresse, e sim por falta de tempo mesmo, conflito com outros compromissos, etc.

Achei o evento bem legal, uma boa estrutura e tudo mais. As palestras do CV, Shoes, Danilo e Vinícius foram muito boas.

Só tenho uma crítica (construtiva) a fazer. A palestra do Danilo e a do Vinícius se encaixaram muito bem ao tempo, foram bem completas. Mas a do CV e a do Shoes acho que faltou tempo pra eles se aprofundarem mais nos assuntos – ficou aquele lance de quero mais. Acho que esses caras ainda tinham muita coisa legal de experiências e conhecimentos pra compartilhar com a gente, mas lhes faltou tempo.

Entendo que um dos motivos deles não terem podido se aprofundar muito nos assunto é que havia uma grande variedade de níveis de conhecimento. Tinha iniciantes, experiêntes, intermediários. Isso é bom, mas em termos de palestras acho que acaba limitando um pouco o palestrante.

Ah! O oficina do arquiteto com o Shoes lá na “ventania” também foi bem legal…

No geral, acho que valeu a pela. Não perdi meu tempo!

Até 2008!

le-silva

Essa foi uma palestra que gerentes de tecnologia também deveriam ter assistido, pra ver se dão um pouco mais de liberdade aos seus arquitetos, desenvolvedores, etc. Porque o que acontece também é que tem arquitetos que até gostariam de usar mais notas, mas são impedidos por gerentes (líderes, ou como queira chamar) que nem mesmo conhecem a tecnologia a fundo. Muitas vezes palpitam e determinam apenas com experiências de terem ouvido falar.

rodrigoallemand

O pessoal que trabalhou nesse Conexão Java (cv, Shoes, Meyer, etc.) não poderia disponibilizar materias sobre as palestras?
Sei que é um afronto às pessoas que pagaram pela entrada, pagaram passagem, enfim… peço desculpas a todos até pelo pedido, mas infelizmente não foi possivel ir, como muitos outros amigos daqui.

Pra finalizar… é possivel?!?

L

rodrigoallemand:
O pessoal que trabalhou nesse Conexão Java (cv, Shoes, Meyer, etc.) não poderia disponibilizar materias sobre as palestras?
Sei que é um afronto às pessoas que pagaram pela entrada, pagaram passagem, enfim… peço desculpas a todos até pelo pedido, mas infelizmente não foi possivel ir, como muitos outros amigos daqui.

Pra finalizar… é possivel?!?

Eu não acho que pedir os slides seja um “afronto as pessoas que bla bla bla…”.

Acho que é o processo normal de todos os eventos, tanto aqui como em qlq lugar do mundo, e acho que seria uma atitude muito mané alguem q foi ficar ofendido pq liberaram os slides, e pior ainda se a própria organização não fizer isso por esse motivo.

Gostaria muito de ver os slides da apresentação do cv…

R

Não acho que vcs não vão se beneficiar muito com esses materiais, os slides pouco signicado possuem sem os palestrantes, principalmente o do CV que so possui imagens, e os slides do Phillip tem até imagens do bozo.

ramilani12

Gostei de todas as palestras com exceção sobre Design Patterns prq nao assisti 8)
Conhecer pessoalmente Luca , Shoes , Fmeyer é aprender milhares de coisas a cada 1 segundo …

Ps:Ah não esqueci de vc LIPE. :lol:

fmeyer

Slides e Demo.

http://fmeyer.org/archives/2007/11/12/antlr-lecture-at-conexao-java-2007/

L

ronildobraga:
lavh:

Gostaria muito de ver os slides da apresentação do cv…

Não acho que vcs não vão se beneficiar muito com esses materiais, os slides pouco signicado possuem sem os palestrantes, principalmente o do CV que so possui imagens, e os slides do Phillip tem até imagens do bozo.

Mas mesmo eu tendo assistido a apresentação do cv, gostaria de baixar os slides. Aquilo é uma obra de arte!

Fabio_Kung

Será que o Danilo é mesmo tão bonito?

(para quem não foi, os slides do cv estão cheios de ‘closes’ gigantes do Danilo Sato e do Phillip Calçado)

Frentic

Fabio Kung:

(para quem não foi, os slides do cv estão cheios de ‘closes’ gigantes do Danilo Sato e do Phillip Calçado)

Haha essa foi boa, ainda mais pelo fato de ter questionado somente a suposta beleza do Danilo. UHauhauhauhauha

É Phillip cuidado com esse cara ae ! hahahaha :stuck_out_tongue:

dtsato

Fabio Kung wrote:

Hmmm… espero que não queiram os slides por esse motivo… ha ha

Enfim, obrigado pelos comentários sobre minha palestra. Disponibilizei os slides no meu site também (acho que quem assistiu não vai ficar chateado pois não é a mesma coisa ler o conteúdo e assistir a palestra).

http://www.dtsato.com/resources/default/presentations/ConexaoJava2007.pdf

Abs!

MarcusGoncalves

Nao fui ao evento por estar um pouco longe. :slight_smile:
Nao eh a mesma coisa so ler o conteudo, mas deu pra ter uma ideia. O que ja eh muito bom.

Cheers, mates!

cv1

Tao aqui os slides:

http://www.lixo.org/cv_cj07.pdf

(nao sao so os slides com fotos do Danilo/Shoes, tem as notas com o transcrito da apresentacao, tambem :wink: )

Anderson_Leite

cv, danilo, shoes as palestras foram excelentes.

abraços a todos que encontrei por lá.

pcalcado

Os slides já stão no site da Caelum desde o Just Java, com comentários do Paulo:

Luiz_Aguiar

cv:
Tao aqui os slides:

http://www.lixo.org/cv_cj07.pdf

(nao sao so os slides com fotos do Danilo/Shoes, tem as notas com o transcrito da apresentacao, tambem :wink: )

o CV as fotos estão melhores que as minhas hein rsrs
:smiley:

cv1

Valeu! :smiley:

50mm f/1.4 rula :mrgreen:

Luiz_Aguiar

cv:
Valeu! :smiley:

50mm f/1.4 rula :mrgreen:

Haha… e como viu… 50tinha eh noiz! :mrgreen:

Mas não ta esses closes nos caras não que ai vc mata a beleza deles rsrs a 50tinha mostra rugas até de recém nascido rsrs

rodrigoy

Essa é a melhor foto do evento!

Pô, se soubesse que o cara sabe fotografar não teria reclamado! he he he…

(Até minha filha de 2 anos reclama dessa barba de desempregado)

Luiz_Aguiar

Será que o Luca em outra encarnação foi o papai smurf?
rsrs :slight_smile:

Luca, amigo, amigo, calma, amigo rsrs

Luca

Olá

Já entrei muitas vezes no blog do CV por causa das fotos. Não é de hoje que ele fotografa bem.

[]s
Luca

rodrigoallemand

Só conheço a galera por fotos, mas continuando a campanha “Separados ao nascer” começada pelo Luiz, segue minha contribuição! Tirando a cor do cabelo… auhauhahu
CV x Chester Bennington

sergiolopes

Acabei de colocar os materias dos cursos e palestras do pessoal da Caelum lá no nosso blog:

(materiais de Sérgio Lopes, Fabio Kung, Nico Steppat e Thadeu Russo)

fmeyer

rodrigoallemand:
Só conheço a galera por fotos, mas continuando a campanha “Separados ao nascer” começada pelo Luiz, segue minha contribuição! Tirando a cor do cabelo… auhauhahu
CV x Chester Bennington

Nha vcs nao sabem de nada, o cv eh a cara do boy george!!!

dimas.toj

wt-b!?!

Tinha menos pessoas nesse evento?! Final de ano parece mexer com a existência de brasileiros. Ou será que os projetos andam tão atrasados assim!?

Ótimo evento! E vento de despedidas soprou por ele…

Vão mas voltem! Não deixem os “hermanos” aqui na mão. Vamos socializar o primeiro mundo! =)

claudio4j

Coloquei minha palestra “Performance em Aplicações Java” para download (PDF) e on-line (flash)

Agradeço à organização do evento e ao pessoal que assistiu à palestra.

A

Excelente o evento. Eu postei minhas impressões aqui.

vance

Graças a um imprevisto eu não vou mais.

O evento será gravado? Se não( e não for ilegal ), bem que alguém poderia gravar pelo menos o áudio e disponibilizar como podcast, ou algo do tipo.

Criado 6 de novembro de 2007
Ultima resposta 8 de nov. de 2007
Respostas 67
Participantes 40