Eclipse 3.3 lançado!

88 respostas
Paulo_Silveira

Apesar do lançamento oficial ser amanhã, o Eclipse 3.3 já pode ser encontrado em alguns mirrors pelo mundo:

http://mirrors.cat.pdx.edu/eclipse/eclipse/downloads/drops/R-3.3-200706251500/

São inúmeras as novidades, em especial relacionadas ao JDT. O Control+3 vem adicionar um grande benefício a IDE. Experiemnte fazer Control+3 e depois digite “GGAS”. Adeus teclas de atalho complicadas!

Vale a pena o upgrade. Vamos usar essa thread para saber a compatibilidade com os plugins mais usados.

Agradecimentos ao Guilherme Moreira e Diego Plentz

88 Respostas

Luca

Olá

Bem que eu te falei que a versão do dia 25 ia ser a final.

Para aqueles que como eu usam Windows, procurem pela linha:
eclipse-SDK-3.3-win32.zip 28-Jun-2007 12:56 147635936

[]s
luca

sergiolopes

Não sei a posição oficial do Eclipse mas a Fundação Mozilla, por exemplo, pede que não linkem para as coisas antes do lançamento oficial. Ano passado quando o Firefox 2 estava pra sair, eles pediram encarecidamente pra ninguém publicar links diretos a mirrors antes da divulgação e deram uma lista de razões pra isso:

http://weblogs.mozillazine.org/preed/2006/10/the_antirelease.html

Luiz_Aguiar

Uma das novidades em relação ao WTP por exemplo, é que ele não virá com suporte “nativo” à alguns AppServers, como WebLogic, sendo que na instalação de um server, tem uma opção para os servers não listados, que o leva a uma outra tela que verifica os outros servers disponíveis, e o suporte agora passa ser das empresas fornecedoras.

No caso do Weblogic em específico, até semana passada a BEA ainda não tinha disponibilizado seu “mirror” com o suporte, mas tinham agendado para a data de lançamento oficial, tenho que testar ainda.

O ctrl+3 ficou bacana mesmo, boa sacada.
:slight_smile:

ramilani12

Vou testar a compatibilidade com AspectJ , no site do AspectJ contém plugin para Eclipse 3.3 RC4

eric_jf

Ontem eu postei a noticia de contagem regressiva do Europa, não foi aceita e nem sei porque não foi.
Até criei um topico, mas niguem respondeu.
http://www.guj.com.br/posts/list/63441.java

lina

Perfeito!

Luca

Olá

eric_jf:
Ontem eu postei a noticia de contagem regressiva do Europa, não foi aceita e nem sei porque não foi.
Até criei um topico, mas niguem respondeu.
http://www.guj.com.br/posts/list/63441.java

Eu aceitei a notícia. Talvez pelo fato de estar em inglês, algum outro moderador pode ter tentado mover e acabou apagando.

[]s
Luca

Luiz_Aguiar

Alias, alguém já verificou se fizeram os ajustes necessários para compatibilizar o VE com o Eclipse 3.3 ? está disponível no Europa Update Center?

Luca

Olá

O Europa que inclui 21 projetos também já saiu.

[]s
Luca

R

Luca:
Olá

O Europa que inclui 21 projetos também já saiu.

[]s
Luca

Mais pratico e seguro eu acho
http://europa-mirror1.eclipse.org/eclipse/downloads/

ricardosoares

.

Eduardo_Bregaida

sergiousp:
Não sei a posição oficial do Eclipse mas a Fundação Mozilla, por exemplo, pede que não linkem para as coisas antes do lançamento oficial. Ano passado quando o Firefox 2 estava pra sair, eles pediram encarecidamente pra ninguém publicar links diretos a mirrors antes da divulgação e deram uma lista de razões pra isso:

Pega nda o lançamento vai ser amanhã msm ninguem arruma um sistema em 1 dia, n desse porte auahuhuahua :smiley:

F

Heero Yuy:
sergiousp:

Pega nda o lançamento vai ser amanhã msm ninguem arruma um sistema em 1 dia, n desse porte auahuhuahua :smiley:

Pelo que eu vi agora ja ta “oficial” o 3.3 no site principal.

]['s

marcelomartins

Legal… vou instalar a noite :slight_smile:

Luca

Olá

Eu insisto, baixem a partir do site do Europa e escolham a sua configuração ideal

O que eu gostei do Eclipse a partir do que tive saco para ler do News and Noteworthy

1. Quick access com CTRL+3

2. A new look com Novo comportamentoMinimize/Maximize e cor na Tab selecionada

3. Improved workspace switching - bom para mim que uso diversos workspaces

4. Open files with other editors

5. Show invisible whitespace characters

6. Rename refactoring in editor

7. Code clean up on save - usado com moderação porque detesto IDE que “pensa”

8. Novos content assist

Que depois alguém comente do Europa.

[]s
Luca

cado

Rename refactoring in editor

isto ja tem desde o Eclipse 3.1 8) :wink:

Luca

Olá

cado:
Rename refactoring in editor

isto ja tem desde o Eclipse 3.1

Repara bem como ficou mais fácil. Basta ver a figura para perceber.

[]s
luca

Z

Providencial! Já estava automático na minha cabeça e mãos apertar control+shift+f pra formatar o código e depois o control+s pra salvar.

Só não sou muito fã do Sort All Members ao salvar. Gosto de aplicá-lo somente quando termino o trabalho na classe, aí sim, ordeno os membros. Deve complicar um pouco editar um trecho, salvar e ter que procurar onde ele foi parar. (opinião de quem ainda não testou o treco, é claro!)

mchiareli

uma pergunta besta…como é o esquema de ponto-virgula inteligente do eclipse, que sempre ouvi falar mas nunca descobri como é… :shock:

Fabio_Kung

Window -&gt Preferences -&gt Digita "semicolon" no filtro que você acha.

ricardolecheta

não gostei do Ctrl + F11, antes isto rodava o último Runner…

agora simplesmente faz Run As no editor atual que está aberto… então se a classe que está aberta não possui um main, ou não é um midlet no meu caso da pau.

aqui é só abrir qualquer classe sem main e teclar Ctrl+F11 que da pau.

java.lang.UnsatisfiedLinkError: getProperty0
	at com.sun.midp.main.Configuration.getProperty0(Native Method)
	at com.sun.midp.main.Configuration.getProperty(Configuration.java:32)
	at com.sun.midp.lcdui.Resource.<clinit>(Resource.java:30)
	at com.sun.midp.main.Main.initSystemLabels(Main.java:694)
	at com.sun.midp.main.Main.main(Main.java:104)
Exception in thread "main"
Mauricio_Linhares

Bem, o que eu uso aqui e não deu pau (todos na versão mais recente):

• Scala Development Tools
  • Maven 2 Plugin
  • Spring IDE 2
  • Subclipse

O resto das coisas são as coisas lá do Eclipse mesmo, baixei o Eclipse + WTP + Mylyn + AJDT + DLT ( Ruby + TCL). E tá tudo funcionando perfeitamente :smiley:

_fs

Ricardo, procure pelo subtítulo “Launch selection vs. launch last” aqui:
http://europa-mirror1.eclipse.org/eclipse/downloads/drops/R-3.3-200706251500/whatsnew/eclipse-news-part1.html

ricardolecheta

LIPE:
Ricardo, procure pelo subtítulo “Launch selection vs. launch last” aqui:
http://europa-mirror1.eclipse.org/eclipse/downloads/drops/R-3.3-200706251500/whatsnew/eclipse-news-part1.html

valeu LIPE, salvou minha vida :wink:

o EclipseME está funcionando direitinho tb.

A

É impressão minha ou o eclipse realmente esta mais rápido?

Mantu

Lá no site do eclipse tem 4 versões básicas pra download:
[list]Eclipse IDE for Java Developers[/list]
[list]Eclipse IDE for C/C++ Developers[/list]
[list]Eclipse for RCP/Plug-in Developers[/list]
[list]Eclipse Classic[/list]
Alguém sabe me dizer se a opção “Eclipse for RCP/Plug-in Developers” inclui o que há na opção “Eclipse Classic”?

Luiz_Aguiar

Puxa vou ter que esperar mais um pouco pra testar aqui no trabalho, como os projetos são “engessados” no suporte ao WebLogic do WTP 1.5, e como o WTP 2.0 não tem mais suporte ao WebLogic, teria que fazer umas gambiarras aqui, depois quando tiver com uma folguinha eu faço… rs

erickcellani

exatamente oq comentamos aki onde eu trabalho!

X

Não posso crer!!! O eclipse novo está óptimo mas sem o Visual Editor não sei trabalhar. Será que ainda vai haver, existirá compatibilidade do VE versão anterior?

:cry: :cry:

Rodrigo_Carvalho_Aul

Essa versão tá conseguindo travar mais que a outra no linux… :frowning:

cado

Nao sei, meu amigo usa Windows e disse q as vezes da umas travadas tbm.

Fiz uns testes aqui e percebi q o Eclipse 3.3 consome 20MB a menos q a versao antiga, e esta muito mais rapida.

Z

Aqui tá mais lento, consumindo mais e travando bastante também. :?

maquiavelbona

Aqui no meu o code completion parou de funcionar, já ocorreu algo parecido com vocês?

Até!

T

Agora o “spell-checking” em comentários está ligado por default, mas o dicionário que vem com o Eclipse é apenas para inglês. Parece que não é difícil pôr o dicionário para português, mas estou meio sem paciência para testar isso).

esb

Aqui travou em todas as vezes que fui testar :expressionless:

W

Aqui travou em todas as vezes que fui testar
Que coisa o meu tá normal em alguns projetos antigos e, estou trabalhando normalmente, só não estou usando carga total em projetos JEE. Mais de resto esta aparentemente ok…

Ps. Tô usando Wndows XP SP2.
sds

Avelino

Idem aqui.
Simplesmente ele fechou várias vezes sozinho, não só na minha máquina (Windows XP).
Em casa, com o Ubuntu, até agora não apresentou nenhum erro.
Pode ser algo de ambiente, mas, este release ainda não me parece estável.
Vamos ver se aparecerão patches para estes problemas.

Abraços.

Avelino

WilliamSilva:
…só não estou usando carga total em projetos JEE. Mais de resto esta aparentemente ok…

Ps. Tô usando Wndows XP SP2.
sds

Com o WTP, algumas vezes caía do nada, sem aviso.
Baixei o Europa para Java Developers (só com o plugin JDT) e ele também apresentou problemas.

Minha máquina no serviço:

Nome do sistema operacional	Microsoft Windows XP Professional
Versão	5.1.2600 Service Pack 2 Compilação 2600
Fabricante do sistema operacional	Microsoft Corporation
Nome do sistema	DIGICON-012
Fabricante do sistema	P4M80P
Modelo do sistema	GBTUACPI
Tipo do sistema	PC baseado em X86
Processador	x86 Family 15 Model 6 Stepping 5 GenuineIntel ~3000 Mhz
Processador	x86 Family 15 Model 6 Stepping 5 GenuineIntel ~3000 Mhz
Versão/data do BIOS	Award Software International, Inc. F3, 11/4/2007
Versão do SMBIOS	2.3
Pasta do Windows	C:\WINDOWS
Pasta do sistema	C:\WINDOWS\system32
Dispositivo de inicialização	\Device\HarddiskVolume1
Localidade	Brasil
Hardware Abstraction Layer	Versão = "5.1.2600.2180 (xpsp_sp2_rtm.[telefone removido])"
Fuso horário	Hora oficial do Brasil
Memória física total	1.024,00 MB
Memória física disponível	622,98 MB
Memória virtual total	2,00 GB
Memória virtual disponível	1,96 GB
Espaço do arquivo de paginação	2,73 GB
Arquivo de paginação	C:\pagefile.sys
W

Olá Avelino,
Tô usando “eclipse-jee-europa-win32” de 29/06/2007, e para ser sincero usei todos os M.x com poucos plugins (SQLExplorer,SpringIDE,ArgoEclipse) pois gosto das IDEs. semi-nuas que é melhor para curtir,e não travou em nada.
Para vc. ter uma ideia ontem peguei uns exemplos do Struts 2.0.8 executei no NetBeans “netbeans-6.0-nightly-200707011200-full-windows” crie um .war e importei no Eclipse sem problemas.
Minha configuração no Eclipse .;

-showsplash org.eclipse.platform --launcher.XXMaxPermSize
128M
-vmargs
-Xms256m
-Xmx256m
-Dosgi.bundlefile.limit=100
-XX:PermSize=64m

Uso o Tomcat Apache Tomcat 6.0.13, quanto ao SO para desktop é Windows XP - SP2
sds.

Avelino

WilliamSilva:
Olá Avelino,
Tô usando “eclipse-jee-europa-win32” de 29/06/2007, e para ser sincero usei todos os M.x com poucos plugins (SQLExplorer,SpringIDE,ArgoEclipse) pois gosto das IDEs. semi-nuas que é melhor para curtir,e não travou em nada.
Para vc. ter uma ideia ontem peguei uns exemplos do Struts 2.0.8 executei no NetBeans “netbeans-6.0-nightly-200707011200-full-windows” crie um .war e importei no Eclipse sem problemas.
Minha configuração no Eclipse .;

-showsplash org.eclipse.platform --launcher.XXMaxPermSize
128M
-vmargs
-Xms256m
-Xmx256m
-Dosgi.bundlefile.limit=100
-XX:PermSize=64m

Uso o Tomcat Apache Tomcat 6.0.13, quanto ao SO para desktop é Windows XP - SP2
sds.

Muito curioso.
Com o Eclipse 3.2, tá uma beleza!
Com o Europa tá instável, e, como disse, na máquina do meu colega também está assim.
Tinhamos o Java 1.4, mudamos para o 1.5 mas deixamos o 1.4 na máquina, apenas mudando o path para apontar para o 1.5

Abraços.

W

Ps. Java 1.6.0 - b105.

Luiz_Aguiar

tentem usar o -clear pelo menos uma vez pra iniciar o eclipse.

Mantu

Como assim? :shock: :?:

mutano
Normalmente se utiliza após a instalação ou remoção de plugins. Esta opção limpa algumas informações que o Eclipse guarda em cache (e talvez outras coisas...).

Este post fala um pouco da instalação e remoção de plugins:
http://www.guj.com.br/posts/list/41176.java

Normalmente se utiliza após a instalação ou remoção de plugins. Esta opção limpa algumas informações que o Eclipse guarda em cache (e talvez outras coisas…).

Este post fala um pouco da instalação e remoção de plugins:
http://www.guj.com.br/posts/list/41176.java

RaulCarlin

E o meu que não estava nem abrindo?

Se eu clicasse no .exe, não funcionava, aí eu criei um .bat que chama o .exe, funciona…

Isso ocorre no PC do meu trampo, Win XP SP 2. Tentei o clean, não funcionou… resolvi usar o eclipsec.exe, não funcionou, só pelo DOS mesmo funcionou e não sei porque tive a brilhante idéia de tentar isso, mas…

Na minha casa, onde isto não ocorre, to com o Vista…

Mas esse problema tá com cara de ambiente, nada a ver com o build.

fabiel

Essa noticia eh maravilhosa !!! 8)

mchiareli

thks…

enfim achei… :oops:

eric_jf

Alguem sabe se tem algum jeito de adicionar as caracteristicas de um projeto web em um projeto comum já criado??

É que estou usando o maven para criar os projetos e queria poder usar alguns recursos que só aparecem no projeto web, como por exemplo o editor visual do faces-config.xml

alguem tem alguma ideia??

valeu!!!

_fs

Hm, na outra versão bastava botão direito no projeto > convert to dynamic web project.

eric_jf

valeu … vou procurar lá e ver se eu acho

J

Sou Programador e hj utilizo o access.

Gostaria de migrar para o Java e o Banco de Dados mySQL. Gostaria de usar o IDE eclipse ou Netbeans.

Comecei com o Netbeans e estou viajando.

Preciso aprender, pois, quero migrar um programa que já tenho para o Java e my SQL.

Alguém poderia me indicar um meio de eu aprender

Talvez umas aulas que podem ser a distância, pois, eu tenho o terminal service no meu computador e co skype podemos nos falar.

W

JorgeK,

Tem o projeto JEDI (Java Education and Development Initiative) de educação a distância.
http://www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp
Mais tenha em mente que vc. primeiro tem que aprender os conceitos da linguagem e etc., para depois pensar em portar seus projetos.

Ps. [color=darkblue]Seria legal se vc. abrisse um tópico especifico para esse assunto e suas dúvidas ok.
[/color]sds.

Fabio_Kung

Poxa eu sempre procurei isso e nunca achei. Outro dia tava eu e o Plentz batendo cabeça e chegamos à conclusão de que não tinha.

Certeza que tem?

ramilani12

Poxa eu sempre procurei isso e nunca achei. Outro dia tava eu e o Plentz batendo cabeça e chegamos à conclusão de que não tinha.

Certeza que tem?

Tbm procurei e não achei , coisa similar é converter o projeto para AOP

botao direito no projeto->AspectJ->convert to AspectJ Project

albertongai

instalei tudo e tá funcionando que é uma beleza…

única coisa esquisita é que o Ctrl + 3 funciona, mas não aparece ninguém lá… tem que configurar isso em algum lugar? Fucei e até agora não achei…rs

Rodrigo_Manhaes

Baixei o Eclipse e fui com toda a disposição procurar o suporte a EJB 3 e JEE 5 e cadê? Inicio um novo Enterprise Application Project e os facets a que tenho opção são 1.2, 1.3 e 1.5. Um EJB Project a mesma coisa, sem o 3.0. Alguém aí confirma se não há mesmo o suporte?

Do site do WTP

"Eclipse Web Tools Platform 2.0 is available for immediate download and can also be installed as part of Europa . This major update delivers its key goals of improved quality, adopter readiness, harmony with other Eclipse projects, and many new features for end users.

Eclipse developers will be particularly pleased with the debut of major features and/or specification updates to EJB3 JPA, JSP 2.0, JSF 1.2, Axis2 Web Services, Tomcat support, and source editing. This release also introduces Java EE 5 project support."

O que significa “introduzir o suporte a JEE 5”? Por via das dúvidas já estou baixando o NetBeans.

finotti

Pessoal, estou com dificuldades na instalação do Eclipse Europa no windows 2000.

Ontem fiz o download do eclipse wtp-all-in-one e instalei sem problemas no windows xp. As novas features (JSF, JPA, etc) já vieram todas habilitadas. Perfeito!

Hoje fiz o download do mesmo arquivo (wtp-all-in-one-sdk-R-2.0-200706260303-win32), mas o Eclipse está funcionando como se fosse o SDK puro, não o WTP.
Por exemplo, não consigo criar um "Dynamic web project", não encontro algumas perspectivas como JPA e Database, não consigo definir um novo servidor (a única opção que aparece é BASIC &gt HTTP SERVER)…

Alguém sabe se existe alguma incompatibilidade com o (argh!) windows 2000?
O que preciso fazer para habilitar as features do JEE5?

[]'s

W

Caro Rodrigo Manhães e finotti,

Veja o que diz o site no link do “Eclipse IDE for Java EE Developers”.:

"“The Eclipse IDE for Java EE Developers contains everything you need to build Java and Java Enterprise Edition (Java EE) applications. Considered by many to be the best Java development tool available, the Eclipse IDE for Java EE Developers provides superior Java editing with incremental compilation, Java EE 5 support, a graphical HTML/JSP/JSF editor, database management tools, and support for most popular application servers.”"
Vá com disposição em : File ==> new ==>other ==> EJB ==> etc. use um App Server JEE5 para isso.

Alguém sabe se existe alguma incompatibilidade com o (argh!) windows 2000?
O que preciso fazer para habilitar as features do JEE5?

Vide item acima.
sds.

W

única coisa esquisita é que o Ctrl + 3 funciona, mas não aparece ninguém lá… tem que configurar isso em algum lugar? Fucei e até agora não achei…rs
Com a janela aberta digite Ctrl + 3 outra vez.
sds

Rodrigo_Manhaes

Caro WilliamSilva,

obrigado pela atenção. Estou usando o Glassfish V1 e ainda assim não há opção para EJB 3, conforme figura em anexo. O mesmo ocorre com um Enterprise Application Project, onde não há opção para JEE 5.

albertongai

WilliamSilva:
Com a janela aberta digite Ctrl + 3 outra vez.
sds

ops…agora achei… :oops:

foi um descuido meu, obrigado mesmo assim 8)

W

Olá Rodrigo,
Não estou usando nenhum app server mais as opções aparecem normalmente estranho, baixe a versão que esta no link “eclipse-jee-europa-win32”.
sds

KiZe_FIL

Alguém poderia me indicar um plugin para o Microsoft Visual SourceSafe ?
A última versão do VSS Plugin for Eclipse data de 20 de Junho de 2005. :frowning:

No mais, estou mto satisfeito com essa nova versão. + rápida mesmo!

Abraço.

ramilani12

KiZe_FIL:
A última versão do VSS Plugin for Eclipse data de 20 de Junho de 2005. :frowning:

Abraço.

Prq não migre para SVN?

KiZe_FIL

ramilani12:
KiZe_FIL:

Abraço.

Prq não migre para SVN?

Pq aqui na empresa utilizamos o VSS como controlador de versão. :?
Alguma dica de plugin?

Abraço.

cado

Alguem ta conseguindo usar o Eclipse 3.3 em produção??

Comigo so trava esta bomba. :evil:

cassio

Travar ainda não travou, mas tá rolando umas coisinhas estranhas…

1. Não consigo instalar o Hibernate Tools nem ferrando… Já coloquei os plugins e os features em seus devidos lugares, já rodei com -clean e nada…
  2. A telinha splash que surge quando o eclipse está sendo carregado hora funciona certinho, hora abre usando a tela inteira, mas com o quadro roxo somente no canto superior esquerdo (o resto da janelinha fica branco)…

Fora isso estou achando o Eclipse 3.3 realmente mais rápido e leve.

A

Pessoal, ainda nao consegui fazer funcionar a nova feature: “position editor” que restaura a posicao do curso quando vc re-abrir o arquivo.

antonioni.rocha

Não usei ainda, porém… quantas reclamações :shock:

KiZe_FIL

cado:
Alguem ta conseguindo usar o Eclipse 3.3 em produção??

Comigo so trava esta bomba.

Estou utilizando aqui e não tive nenhum problema até agora! :slight_smile:

cassio:
Travar ainda não travou, mas tá rolando umas coisinhas estranhas…

1. Não consigo instalar o Hibernate Tools nem ferrando… Já coloquei os plugins e os features em seus devidos lugares, já rodei com -clean e nada…
  2. A telinha splash que surge quando o eclipse está sendo carregado hora funciona certinho, hora abre usando a tela inteira, mas com o quadro roxo somente no canto superior esquerdo (o resto da janelinha fica branco)…

Fora isso estou achando o Eclipse 3.3 realmente mais rápido e leve.

Aqui estou usando a versão JEE Europa e o HibernateTools funciona normalmente. Segue em anexo a estrutura que utilizei e o resultado.

Quanto a telinha splash, pode ser falta de memória, não? Quando tenho mtas aplicações rodando e fico alternando as janelas, costuma sumir essa tela por alguns segundos mas depois volta.

cassio

Opa,

Agora consegui instalar o Hibernate Tools, era falta de algums dependências dos plugins, baixei algumas coisas pelo update site do Europa e ai funcionou…
Só que agora estou com outro problema, quando vou realizar engenharia reversa dos metadados do banco para arquivos .java, recebo um NPE… :frowning:

KiZe_FIL

cassio:
Opa,

Agora consegui instalar o Hibernate Tools, era falta de algums dependências dos plugins, baixei algumas coisas pelo update site do Europa e ai funcionou…
Só que agora estou com outro problema, quando vou realizar engenharia reversa dos metadados do banco para arquivos .java, recebo um NPE… :frowning:

Campeão, ainda deve estar faltando alguma coisa… Ou deu algum conflito!
Testei aqui e ele fez a engenharia reversa, gerou meus .java com os annotations e deu tudo certo! :wink:

Vc está usando nessa estrutura que postei? (pasta ‘links’)

Mais alguém está tendo dificuldades com o HibernateTools?

Segue em anexo…

Abraço.

Rodrigo_Manhaes

Ao criar uma aplicação corporativa usando o Glassfish como servidor de aplicações, o Eclipse não permite que se selecione nem EJB 3.0 nem JSF 1.2. Alguém teve o mesmo problema?

É uma situação complicada: estamos prestes a implantar o primeiro sistema utilizando um app server e migramos do JBoss para o Glassfish devido à demora na implementação completa do JEE 5. Porém, o WTP, como dito acima, parece não funcionar bem com o Glassfish. A solução encontrada por nós, no momento, é utilizar o horroroso NetBeans. Alguém que utiliza o Glassfish teve o mesmo problema?

KiZe_FIL

Rodrigo Manhães:
Ao criar uma aplicação corporativa usando o Glassfish como servidor de aplicações, o Eclipse não permite que se selecione nem EJB 3.0 nem JSF 1.2. Alguém teve o mesmo problema?

É uma situação complicada: estamos prestes a implantar o primeiro sistema utilizando um app server e migramos do JBoss para o Glassfish devido à demora na implementação completa do JEE 5. Porém, o WTP, como dito acima, parece não funcionar bem com o Glassfish. A solução encontrada por nós, no momento, é utilizar o horroroso NetBeans. Alguém que utiliza o Glassfish teve o mesmo problema?

Rodrigo,
Adicionei o GlassFish a partir da opção Download additional server adapters em New > Server e apontei para o servidor da minha máquina.
Criei um projeto novo aqui como Dinamic Web Project, defini o GlassFish como AS e na tela seguinte pude escolher JSF 1.2 e, no caso de EJB 3, a persistência com JPA
Seria isso?

Segue em anexo as telas.
Espero ter ajudado…

Obs: Gostei do Faces Config Editor! :smiley:

(13h) Edit: Foi mal, só agora que vi seus outros posts…
Vc está usando a versão JEE?

Abraço.

ramilani12

Aproveitando segue um link legal dos novos recursos do Eclipse 3.3:

http://europa-mirror2.eclipse.org/eclipse/downloads/drops/R-3.3-200706251500/whatsnew/eclipse-news-all.html

B

As que eu achei mais significativas foram:

as que o Luca citou mais…

• Code clean up on save: com os Save Actions, por exemplo, os imports inúteis podem ser removidos automaticamente.

• Content assist for variable with unresolved type: quando é adicionado um objeto, o import é detectado automaticamente através do método específico que vc inseriu.

• Syntax coloring for brackets: cores nos operadores e em delimitadores como chaves e parenteses.

Não gostei:

- Class file editor shows disassembled code: pra mim ficou uma bagunça… prefiro só as assinaturas quando não acha o fonte.

robson_vs

KiZe_FIL:
Rodrigo Manhães:

[B]Rodrigo[/B],
Adicionei o GlassFish a partir da opção Download additional server adapters em New > Server e apontei para o servidor da minha máquina.
Criei um projeto novo aqui como Dinamic Web Project, defini o GlassFish como AS e na tela seguinte pude escolher JSF 1.2 e, no caso de EJB 3, a persistência com JPA
Seria isso?

Segue em anexo as telas.
Espero ter ajudado…

Obs: Gostei do Faces Config Editor! :smiley:

(13h) Edit: Foi mal, só agora que vi seus outros posts…
Vc está usando a versão JEE?

Abraço.

Baixei a versão eclipse-jee-europa e fui criar um projeto jsf mais ele ñ me permite dizendo q só é possível com a versão 2.5 do dynamic web project, onde eu a encontro para baixar e instalar pois procurei-a no site do eclipse mais ñ encontrei.

Se alguem puder me ajudar fico grato

W

Olá Robson,
De uma olhada no linlk desse tópico há alguns “Screencasts” que vão ajudar.
http://www.guj.com.br/posts/list/64444.java
Qualquer dúvida retorne o post e, de antemão observe que.:

dynamic web project, onde eu a encontro para baixar e instalar pois procurei-a no site do eclipse mais ñ encontrei.
O Web Tools Platform , vai acrescentar ao Eclipse SDK recursos para vc. criar aplicações WEB, com módulos “Dinamic Web project” ou “Static Web” vc. especifica se a sua aplicação é stand alone ou não.Outro item é observar que ao lado de “Dinamic Web project” vc. tem uns numeros experimente clicar com o mouse sobre ele que apareçerão outros numeros ou versões ok.
seria bom vc. procurar alguns Slides das palestras do EclipseCom pois é uma verdadeira aula.
sds.

robson_vs

WilliamSilva:
Olá Robson,
De uma olhada no linlk desse tópico há alguns “Screencasts” que vão ajudar.
http://www.guj.com.br/posts/list/64444.java
Qualquer dúvida retorne o post e, de antemão observe que.:

dynamic web project, onde eu a encontro para baixar e instalar pois procurei-a no site do eclipse mais ñ encontrei.
O Web Tools Platform , vai acrescentar ao Eclipse SDK recursos para vc. criar aplicações WEB, com módulos “Dinamic Web project” ou “Static Web” vc. especifica se a sua aplicação é stand alone ou não.Outro item é observar que ao lado de “Dinamic Web project” vc. tem uns numeros experimente clicar com o mouse sobre ele que apareçerão outros numeros ou versões ok.
seria bom vc. procurar alguns Slides das palestras do EclipseCom pois é uma verdadeira aula.
sds.

Então eu ja fiz isso só q o maximo q ele mostra é a versão 2.4 do dynamic web project e para usar faces precisa da 2.5 ñ entendo pq ja ñ veio com ela e ja vi este poste ñ tem nada lá q me ajude

W

Então eu ja fiz isso só q o maximo q ele mostra é a versão 2.4 do dynamic web project e para usar faces precisa da 2.5 ñ entendo pq ja ñ veio com ela e ja vi este poste ñ tem nada lá q me ajude
[MSN]
Olha vou vender o meu arquivo .zip do “EclipseEuropa.jee”, acho que fui premiado na versão.

Ps. Me envie seu e-mail em pvt que vou criar um arquivo.war e vc. importa no teu projeto ok…
somente farei isso no final da tarde.
sds.

robson_vs

[email removido]

valeu

gfronza

Instalei aqui em casa no Windows XP SP2 o eclipse 3.3 com WTP, muito bom, só que duas coisas parecem não estar funcionando:
1º - code completion
2º - refresh do projeto (só abrindo e fechando o projeto novamente)

vou instalar no meu ubuntu pra ver o que acontece…

_fs

gfronza, tive o mesmo problema e tive que mudar o local de meu workspace :expressionless:

W

Lipe[/quote]gfronza, tive o mesmo problema e tive que mudar o local de meu workspace[quote]Vc. usa o mesmo Workspace após istalar uma nova versão do Eclipse.??
Nunca fiz isso em nenhum projeto, instalo tudo novo e importo todos os projetos para o novo Workspace, será que é por isso que não tenho conflitos de versão.

W

Lipe

gfronza, tive o mesmo problema e tive que mudar o local de meu workspace
Vc. usa o mesmo Workspace após istalar uma nova versão do Eclipse.??
Nunca fiz isso em nenhum projeto, instalo tudo novo e importo todos os projetos para o novo Workspace, será que é por isso que não tenho conflitos de versão.

neohacker

Eu uso o mesmo WorkSpace e não há nenhum problema com o meu Eclipse.

gfronza

Ahan, mudando o workspace funcionou corretamente. Estranho, mas é melhor fazer o que vocês disseram, criar um novo workspace e importar os projetos necessários.

Valeu mesmo pela ajuda… esse é o GUJ né!! :wink:

thassiano

Olá,

Acabei de baixar o Eclipse WTP 2.0 e não estou conseguindo configurar o dicionário em português. Alguém já consegui? Como utiliza-lo?

[]'s

Criado 29 de junho de 2007
Ultima resposta 17 de jul. de 2007
Respostas 88
Participantes 44