Eclipse 4 agora é a plataforma oficial!

42 respostas
Ataxexe

Em 2010 foi disponibilizado o Early Adopter da versão 4 do Eclipse. Quando a versão 4 saiu, ela era mantida em paralelo com a versão 3.

Como todo final do mês de junho tem atualização do Eclipse, nesta semana foi anunciado que a versão 4.2 agora será a oficial da plataforma. Isso significa que a versão 3 será descontinuada (está prevista apenas a atualização 3.8, depois dessa não haverá mais para a versão 3).

Dentre as principais mudanças, destaco a injeção de dependências, a separação entre View e Model (assim você pode trabalhar nessas camadas de forma independente) e o suporte a estilos nos componentes definidos em arquivos semelhantes ao CSS.

Acredito que a plataforma está atingindo um excelente nível de maturidade. Apesar de só agora termos conceitos relativamente antigos (como a injeção de dependências) acredito que a plataforma está caminhando muito bem. Agora está tudo mais baseado em Annotations (chega de herdar uma cambada de classes que só acoplavam mais as coisas) e a separação entre o modelo e a apresentação possibilitará renderizadores diversos (SWT, JavaFX e por aí vai).

Outra boa notícia é a presença de uma camada de compatibilidade para facilitar o uso dos plugins pra versões antigas.

Além do tradicional link para a nova versão deixo também um excelente tutorial do Lars Vogel para quem desejar conhecer mais a plataforma. Vale a pena a leitura (e o download também)!

42 Respostas

Mr_Arthur

downloading… :slight_smile:

marlonfa

Usando o JBoss Tools para JSF 2.0 nao deu mto certo não, qdo abro um arquivo web.xml e o faces-config.xml da erro de diagram.

Espero que o JBoss Tools seja rápido para fazer uma versão para o novo Eclipse.

G

Baixei a versão Linux x64 e rodou tudo bem. Migrei uma workspace do 3.6 e foi tudo tranquilo e certinho.

O layout padrão da workspace JEE é um pouco bagunçada, ícones desnecessário como debug estão lá. Apenas tive que fazer um Customize Perspective e está agora bem legal. O JBoss tools está perfeito também, com conectores funcionando para o AS 7 e o JBoss EAP.

Tirando a splash screen não notei diferença alguma no layout, nem novas features. Será que estou ficando cego?

Ataxexe

garcia-jj:
Baixei a versão Linux x64 e rodou tudo bem. Migrei uma workspace do 3.6 e foi tudo tranquilo e certinho.

O layout padrão da workspace JEE é um pouco bagunçada, ícones desnecessário como debug estão lá. Apenas tive que fazer um Customize Perspective e está agora bem legal. O JBoss tools está perfeito também, com conectores funcionando para o AS 7 e o JBoss EAP.

Tirando a splash screen não notei diferença alguma no layout, nem novas features. Será que estou ficando cego?

Muda o tema pro GTK que o layout vai ficar bem diferente, se deixar no Classic fica a mesma coisa mesmo (eu deixei no Classic porque meu tema é escuro e o Eclipse não se dá muito bem com temas de desktopescuros). Quanto as features, dá uma olhada aqui.

esdras_63

Baixei aqui alguns dias atrás e estou gostando bastante. Eu encontrei um bug chato pra caramba aqui, não sei se vocês também. Acontece que depois de usar um pouco o eclipse, os Ctrl + C / Ctrl + V param de funcionar e as vezes até mesmo os Ctrl + Setinha param, o que prejudica na produtividade (não sei programar sem o ctrl hehe), mas basta reiniciar o eclipse que volta de boa. O visual ficou interessante também, achei bem legal os efeitos de maximize das janelas, embora só tenha durado alguns minutos, pois depois de um tempo, do nada ele parou de funcionar heheh, mas isso não tem nada a ver com o poder da IDE.

esdras_63

hahah!! Eu fuçando nas preferences do eclipse, encontrei a opção de voltar os efeitos das janelas na hora de maximizar. Caso o de alguém também pare, basta ir em Window -> Preferences, depois em General -> Appearance e marcar a cachinha Enable animations.

marlonfa

Alguém mais teve problemas com o JBoss Tools + JSF?

Vlw

PVJavaTech

Ainda encontro alguns problemas na versão Linux.
Mas são dificuldades do próprio Linux…

marlonfa

PVJavaTech:

Quais por exemplo?

M

Alguém já usou o SDK do Android com esa nova versão do Eclipse para saber se houve alguma melhoria específica?

Ataxexe

Mobzim:
Alguém já usou o SDK do Android com esa nova versão do Eclipse para saber se houve alguma melhoria específica?

Como o ADT não faz parte dos plugins do ecossistema de releases do Eclipse ele terá as mesmas funcionalidades do plugin das versões 3.x (a não ser que já fizeram o port pra nova versão). Eu instalei via update site mas não mexi tanto a ponto de notar algo de diferente que não fosse o suporte ao SDK versão 20.

M

irei atualizar e dar uma olhada em casa, mas obrigado pela resposta, :slight_smile:

Marky.Vasconcelos

Já estou utilizando ele com o ADT para Android funcionando sem problemas.

zanellidrummer

Vou baixar ele pra testar, na faculdade sempre usei o NetBeans, vamos se me saio bem com o Eclipse!

Valeu por disponibilizar o link e um resumo sobre as novas funcionalidades!!!

Marky.Vasconcelos

O unico “bug” que vi é ao Maximizar/Minimar windows (Ctrl + M) ele da uma piscada estranha.

Marky.Vasconcelos

Eh… o Maximizar/Minimizar está meio bugado, e eu tenho costume de fazer isso bastante com o console =/

Ataxexe

Eu não consigo mudar as cores das View Parts em Colors And Fonts. Não queria escrever um plugin com um arquivo css só pra mudar de branco pra preto (porque uso um tema escuro no meu desktop).

N

Se maturidade é resistência a mudança acredito que a plataforma está bastante madura. 2 anos pra liberarem a versão final? :shock:

Elizeu_Santos

Não vi muita graça na nova interface… ícones desnecessários apenas.
alguém poderia postar uma img da mesma no linux? quero ver se algo melhorou.
abraço

Elizeu_Santos

kkkk pode crer.
atualmente estou utilizando o JDeveloper em um projeto aqui… sem problemas.

Ataxexe

Não foram dois anos para liberarem a versão final (note que está na 4.2, ou seja, já foram lançadas as versões 4.1 e 4.0), a notícia trata da oficialização da versão 4 em detrimento da versão 3. Dois anos trás eles liberaram um Early Adopter pra facilitar as migrações dos plugins e de aplicações ricas.

Elizeu_Santos:
abraço

Eu confesso que também não vi muita diferença nela. Mas por baixo dos panos ficou muito melhor com o desacoplamento e suporte a folha de estilos. A interface no Linux é semelhante, só muda a quantidade de temas (no Windows tem mais).

O que mais mudou nessa versão do Eclipse foi a arquitetura da plataforma, o visual foi um mero detalhe.

Elizeu_Santos

Não foram dois anos para liberarem a versão final (note que está na 4.2, ou seja, já foram lançadas as versões 4.1 e 4.0), a notícia trata da oficialização da versão 4 em detrimento da versão 3. Dois anos trás eles liberaram um Early Adopter pra facilitar as migrações dos plugins e de aplicações ricas.

Elizeu_Santos:
abraço

Eu confesso que também não vi muita diferença nela. Mas por baixo dos panos ficou muito melhor com o desacoplamento e suporte a folha de estilos. A interface no Linux é semelhante, só muda a quantidade de temas (no Windows tem mais).

O que mais mudou nessa versão do Eclipse foi a arquitetura da plataforma, o visual foi um mero detalhe.

gostei do suporte a BPEL, vou ver como ficou

luxu

num tem eclipse market? jah fikei com um pé atrás…

vinicius_roc

Estou com um problema nesse eclipse. Depois de um tempo usando e vou fazer uma alteração que abre aquela janela de espera dos outros processos, apararece varios “JPA Java change event handler” e “JPA Project change event handler”.

Alguém sabe oque é isso e como desativar?

Muito Obrigado

asandrob

Eu estava utilizando o Helios 3.6, e migrei ontem para a 4.2.
Ainda não utilizei no desenvolvimento, vamos ver hoje.

Polverini

Ja estou usando muito bom

M

Marky, uma coisa que não consegui fazer funcionar é o editor gráfico de XMl de layouts, os componentes não aparecem na coluna “Pallets” para eu poder arrastá-los
pra dentro da view, sabe o que pode ser?

Marky.Vasconcelos

Não sei não, nem tinha olhado para ver se isso funciona.

Eu voltei pro eclipse antigo, o bug de maximizar/minimizar faz com que o eclipse trave as vezes, e fica meio dificil.

G

PVJavaTech:

Olha baixei também, só que cara, tá muito feio esse layout em conjunto com Ubuntu 12, talvez no windows tenha ficado legal, no ubuntu nem mudando os estilos ele fica algo agradável como era a versão anterior.
Ainda estou avaliando.

marlonfa

gustavo_l_walker:
PVJavaTech:

Olha baixei também, só que cara, tá muito feio esse layout em conjunto com Ubuntu 12, talvez no windows tenha ficado legal, no ubuntu nem mudando os estilos ele fica algo agradável como era a versão anterior.
Ainda estou avaliando.

Kra, eu mudei o tema do meu ubuntu e melhorou mto

Ataxexe

marlonfa:
gustavo_l_walker:
PVJavaTech:

Ainda estou avaliando.

Kra, eu mudei o tema do meu ubuntu e melhorou mto

Lembrando que, para quem não foi muito com a cara do tema novo, existe a opção de utilizar o tema clássico do Eclipse. O problema é que é necessário reiniciar o Eclipse, mas ele não avisa. Aí muita gente acaba não vendo diferenças entre o tema novo e o clássico. (Já foi aberta uma demanda pra corrigir isso.)

Eu estou usando o clássico, não me acostumei com o tema novo ainda.

M

Ainda estou avaliando.

Eu uso no Windows, aparentemente não percebi esse bug de maximizar a tela. Faz até um efeito hehe

Meu único problema foi com o plugin do android mesmo de não conseguir arrastar os componentes para a tela,
mesmo fazendo via XML, só consigo ver o resultado rodando no emulador ou no device.

leandrokjava

Aqui estamos usando o eclipse 4.2 e a ferramenta está muito boa…\o/ Melhorou muito mesmo.
Eu recomendo migrarem.

anderson.bonavides

Estou utilizando e estou gostando muito, ele está perfeito para JEE, mas ainda não testei alguns plugins como por exemplo para Maven o qual faz tempo que não uso, subeclipse entre outros.

Sobre este problema ele não ocorreu comigo.

ramilani12

Pena que os plugins do Weblogic/Oracle ainda não funcionam…

Elizeu_Santos

Galera me perdoem reabrir… alguem esta tendo problemas entre a versão 4 e o glassfish?
da exceção quando tento adicionar o suporte.
:frowning:

alias

amigos baixei o eclipse e instalei alguns plugins, mas nem testei nada, só vi que ficou bonitao :lol: . Me ocorreu uma coisa, como disse nem testei a IDE, mas instalei alguns plugins da versão indigo, nao há problemas de compatibilidade?

Ataxexe

Existe uma camada que provê uma certa compatibilidade para que os pugins funcionem, mas não é garantido que tudo vá funcionar.

W

Foi lançada a primeira a atualização de manutenção SR1 do Eclipse 4.2. No entanto, ele ainda permanece com seus problemas de performance.

Veja mais em http://java-bytecode.blogspot.com.br/2012/10/eclipse-42-sr1-e-lancado-silenciosamente.html

UpTheIrons

Por este motivo (performance x Ubuntu 12.04), continuo com o Indigo.

Tchello

Não me surpreende que o google esteja se movimentando, mesmo que de forma tão singela, para colaborar com a melhora do Eclipse.
http://www.revolucaodigital.net/2012/09/11/google-doa-dinheiro-para-o-desenvolvimento-do-eclipse/

Singelo demais, creio.
Mas que outra forma vocês vêem que o google poderia colaborar, de modo não intrusivo, com o desenvolvimento da IDE?

J

Tchello:
Não me surpreende que o google esteja se movimentando, mesmo que de forma tão singela, para colaborar com a melhora do Eclipse.
http://www.revolucaodigital.net/2012/09/11/google-doa-dinheiro-para-o-desenvolvimento-do-eclipse/

Singelo demais, creio.
Mas que outra forma vocês vêem que o google poderia colaborar, de modo não intrusivo, com o desenvolvimento da IDE?

O eclipse tem ficado confuso já tem um tempo. É uma pena porque é a melhor plataforma para desenvolvimento de ides que existe hoje. Imagino que o projeto se perdeu na quantidade de plugins e na qualidade deles. O eclipse “sem nenhum plugin” funciona perfeitamente. Em conjunto com algumas ferramentas como jb tools eu passei a perceber problemas como alocação de memória, etc… Motivo pelo qual aqui mudamos para o intelli j idea.

Criado 30 de junho de 2012
Ultima resposta 29 de dez. de 2012
Respostas 42
Participantes 24