Bom dia.
Pessoal, desculpem minha demora em atualizar o post, tive alguns contratempos. Estou com a revista em mãos e vou relatar alguns pontos que me levaram a concluir que a matéria ?EJB3 vs Spring? é tendenciosa.
Antes de começar quero deixar claro que concordo com algumas conclusões dos autores, principalmente no que se refere AOP.
Por que tendencioso?
Numa comparação imparcial feita sobre concorrentes o avaliador não deve deixar claro até o fim da comparação qual é a sua preferência e sim, na conclusão do artigo expressar, segundos os fatos levantados, qual foi a sua conclusão.
Nesse artigo percebe-se em vários pontos a preferência do(s) autore(s) através de declarações e expressões como ?oferece um container poderoso?, ?canivete suíço?, etc. Isso faz com que o leitor tenda a concluir precipitadamente qual é a melhor opção, sem antes mesmo ter chagado a conclusão do artigo.
Injeção de dependência
Tanto o EJB 3 quanto o Spring 2.x oferecem meios injeção de dependência, para os que preferem utilizar XML para deixar mais clara a relação de dependência dos beans realmente a injeção proposta pelo Spring tende a ser melhor, no entanto, para aqueles que não gostam de ter que escrever linhas e linhas de XML utilizar uma anotação para injetar uma dependência no seu bean se torna mais intuitivo e, quando feito direto sobre o atributo, elimina a necessidade de criar setters desnecessáriamente.
Controle Transacional
Controle transacional aplicasse apenas a EJBs, e qual é o problema?
Transações somente leitura o ganho disso é tão pequeno que numa comparação de nem será sentido.
O mais surpreendente foi a conclusão que diz que uma solução utilizando EJB 3 só é viável em cenários simples, isso realmente foi o cúmulo. Tenta fazer um controle transacional envolvendo vários beans numa única transação no Spring, fatalmente o desenvolvedor terá que implementar na mão o controle transacional para isso, enquanto no EJB 3 basta injetar o EntityManager e utiliza-lo.
São muitos os pontos no artigo que ou não são claros ou tendem a conduzir a opinião do leitor, não disponho de tempo para enumerar todos, ?está na hora de ir para o trabalho…rsrs?, mas convido todos que tiverem a oportunidade a lerem o artigo e chegarem a sua própria conclusão.