Entrevista polêmica com James Gosling

70 respostas
Paulo_Silveira

James Gosling há algum tempo tem feito bastante barulho em dizer suas opiniões sem muita restrição. Em uma conversa com um jug, ele lança mais frases polêmicas em relação a Apache, Google, eventos, Oracle, JSF e muito mais. Há também a menção ao conhecido projeto piloto do sistema de saúde brasiliero, vencedor de vários projetos. A conversa passa também por Donald Knuth, John Bentley da conhecida série Programming Perls e o futuro do java e da tecnologia.

Vale a pena ver e tirar suas próprias conclusões.

70 Respostas

vhmolinar

Sobre o JSF, acho que quem tinha que sofrer de verdade mesmo com isso já sofreu com as antigas versões.
Em teoria, do 2 pra frente tudo tende a melhorar de verdade.
Não descarto uso de JSF em aplicações Web que não dependam muito de layout, SEO, COMET , etc.

Eduardo_Bregaida

JSF está ainda em evolução, o problema é que vendem JSF como se fosse a salvação, cabe um bom Arquiteto ver onde serve ele ou não, o que acontece é o cara saber 1 ou 2 frameworks, pegar e usar o mais fácil desde um sistema de locadora até um gigatesco portal na web.
Como estava conversando com o pessoal no Twitter, JSF não é o melhor nem o pior, isso depende do projeto e quem deveria escolher o framework no caso um arquiteto este deveria saber mais a fundo antes de colocar qualquer coisa em desenvolvimento.
O Wicket é um ótimo framework, só que infelizmente no Brasil não é bem difundido.

gilliard_santos

vhmolinar:
Sobre o JSF, acho que quem tinha que sofrer de verdade mesmo com isso já sofreu com as antigas versões.
Em teoria, do 2 pra frente tudo tende a melhorar de verdade.
Não descarto uso de JSF em aplicações Web que não dependam muito de layout, SEO, COMET , etc.

O problema do JSF que eu mais presenciei é o povo que usa sem entender/escolher e sim porque é uma spec. Aí nessa nóia de spec o cara usa puro. E cá entre nós, JSF 1.x puro não dá. Não tem nem como criar um combo a partir de uma lista de entidades. Por isso sempre usei com facelets e no mínimo alguém que tivesse um t:saveState ou a4j:keepAlive, além é claro de um componente de selectItems que permitisse listar entidades. Agora se o cara vai usar JSF 1 mas não está disposto a “sujar” com outras coisas então não usa que vai passar raiva.

Já a versão 2 melhorou pra caramba, mas muito também graças ao JEE6 com EL mais flexível.

gilliard_santos

Estou hoje em dia mexendo com um projeto em Grails aqui do JUGMS e tenho gostado muito, mas a abstração que o JSF permite a gente trabalhar em alguns casos faz falta. Mas é obvio que eu consigo fazer de uma forma tão boa/fácil quanto em JSF com Grails, mas fica mais visível o fato de estarmos trabalhando com Web. É diferente, nem melhor nem pior.

No final das contas eu vejo a muito das discussões rolam em cima de gostar ou não do JSF abstrair boa parte da Web (mas deixar muitos furos, principalmente na versão 1). Para mim é indiferente. Mas quem se incomoda com isso não vai nunca gostar de JSF. Eu uso JSF e gosto e uso Grails e gosto também.

esmiralha

É impressão ou o velho hippie confundiu JSF com JSP? “Fizemos JSF como um clone de ASF”…?? Ele queria dizer JSP e ASP! Drugs are bad, Jimmy!

Rubem_Azenha

Não, ele quis dizer que JSF é um clone de ASP.net

kicolobo

Por que ele não fazia este tipo de crítica antes de sair da Sun/Oracle? (pelo menos eu não me lembro disto)

chun

Pelo mesmo motivo que o Monty mete o pau no mySQL… agora eles não estão mais dentro das empresas , venderam e ainda achavam que dariao PITACO…

kicolobo

Sinceramente, no caso do Gosling to achando ser uma questão muito mais de birra do que de qualquer outra coisa. É comum este tipo de postura quando se sai da zona de conforto, não é mesmo? (mas quem sou eu pra fazer qualquer teoria a respeito da vida deste cara? só um pitaqueiro metido a besta :smiley: )
Bom, mas mesmo sendo um pitaqueiro, continuo achando a postura dele no mínimo idiota. Este tipo de postura que está tendo AGORA, ele devia ter tido na época anterior à aparição da Oracle.

(aliás, as reclamações que ele faz da Oracle são típicas de funcionário mimado)

Mas voltando ao tópico, acho as críticas que ele fez ao JSF válidas. Eu me lembro do meu primeiro contato com JSF. Simplesmente AMEI. No entanto, ao conhecer Grails, vi o quão chato era de se trabalhar.
Realmente, o primeiro JSF, apesar de ter sido um sucesso no quesito adoção, foi um fracasso no resto.

• A promessa de se escrever aplicações desktop ou mobile com JSF não vingou
  • A criação de componentes com ele não é tão linda quanto disseram no início (muito pelo contrário, é uma merda)
  • Criação de interfaces usando arrastar e soltar NUNCA pegou (lembram do Web Developer da Sun? alguém aqui já usou as ferramentas visuais do Netbeans?)
  • Os arquivos XML de configuração, conforme a aplicação ia crescendo, iam se tornando infernais.

Na segunda versão, a impressão que eu tive é que os caras cairam na real. O foco é apenas na parte web e, de fato, o framework melhorou bastante. Tanto que voltei a gostar dele.

reinaldob

Acho que poderíamos expandir um pouco a discussão também, em relação a component based e action based frameworks… Acho que isso pode justificar um pouco do problema que vejo no JSF.
Hoje em dia não vejo aplicabilidade para frameworks component based, não vejo aquela vantagem vendida em relação a abastração da Web, facilidade de desenvolvimento para os desenvolvedores, essa abstração só traz desvantagens…
Sempre que um novo recurso surge, comets, cache, etc… o component based dificulta nossa vida, pois temos que fazer vários desvios para poder aplicar, fazendo com que ele atrapalhe mais do que ajude.
Quando montamos o design de uma aplicação, tentamos deixar a construção do nosso domínio o mais parecido com o modelo real certo ?? O tal DDD ? Isso é feito para evitarmos manutenção, pois quanto mais próximo da realidade, a probabilidade de mudanças, serão somente quando a "realidade"mudar…
Agora pq não pensamos assim com frameworks ??? Afinal a web é request/response, não adianta abstrairmos de uma maneira diferente tentando esconder essa natureza.
Eu uso Wicket todo dia… acho uma MERDA ( sorry Bregaida rs… )
Tive todos os problemas possíveis e imagináveis com o fw, desde performance até TODOs dentro do código do Wicket onde teria que ter uma implementação :shock: :shock:
Não existem componentes no mercado, tivemos que fazer até um DatePicker, nem algo tão simples como esse componente não conseguirmos utilizar um pronto.
O gerenciamento de recursos dele (imagens, js, etc…) ele simplesmente consegue driblar meu browser para não fazer cache, ele vai exatamente ao contrário de tudo que tentamos fazer pra melhoria de performance em aplicações web…
Bom, torço pro java, mas JSF, EJB, sinceramente prefiro às alternativas :slight_smile:

rael_gc

Até agora assisti até os 33 minutos (não chegou nessa parte do JSF), e ele foi muito equilibrado nos comments (tirando uma ou outra brincadeira).
Recomendo que vejam o vídeo antes de descerem a lenha. Tem muitas questões legais (no sentido de “cool”, não no sentido jurídico), como por exemplo “o que vc acha de hardwares baseados em Java?” (e a resposta dele é uma aula), fala sobre a dificuldade que seria fazer um possível fork do Java, perguntam se a Sun tinha intenção de processar a Google, dentre outras perguntas legais.

Sobre o motivo dele falar isso agora que saiu da Sun/Oracle, é o óbvio: ninguém pode tecer opiniões pessoais sobre assuntos que interessam diretamente à empresa. Agora que ele não tem mais vínculo, pode falar o que pensa.

E ao contrário dos que acima disseram que ele tá agindo igual o fundador da MySQL, ele não tá dizendo que o Java tá uma bosta, que a Oracle vai destruir, nem nada.

Novamente, sugiro assistirem.

bronx

30m22s: "Of course when we described this to the folks at Oracle, you know, their reactions was: ‘You’re fuckin’ idiots!’."
Kkkkkkkkk
Esse James Gosling é um fanfarrão! kkkkk

benflodin

IMHO,

JSF complica demais, você tem que aprender uma pseudo linguagem para escrever HTML e até mesmo JavaScript affe, parece que o pessoal não ve que no final tudo não passa de uma transformação para texto PURO, é realmente não vejo nenhuma vantagem em utiliza-lo.

M

Eu tentei gostar do JSF, mas sempre tive problemas com frameworks baseados em componentes, isto é, os que geram html e javascript automaticamente, eles quando precisam ser customizados começa a complicar mais do que ajudar…exemplo jsf e asp.net webforms.

O engraçado que o asp.net começou com um framework baseado em componentes, o WebForms, mas o mercado esta direcionando cada vez mais para o ASP.MVC (lembra muito o vraptor 3) o java por outro lado começou com os frameworks baseados em ação e agora pelo menos o framework padrão tende a ir para baseado em componentes no caso o JSF, parece que um busca o que o outro não tem :stuck_out_tongue:

M

Eu já prefiro os frameworks baseados em componentes: mais produtivos, flexíveis e com um código mais intuitivo pra dar manutenção, além de enxuto e claro.

Claro, que é minha opinião e conheço muita gente que prefere action base pelos mesmos motivos exatamente. :lol: :lol:

Hoje usamos o JSF 1.2, com o problema que o colega citou: como a empresa ainda não definiu os componentes padrões que deveremos usar, tem hora que ficamos presos nos componentes default, que são limitados.

M

exatamente cada um tem seu gosto, bom que temos as opções para escolher :slight_smile:

esmiralha

Sinto muito, mas ele não quis dizer isso, não! Ele estava criticando scriptlets: “(…) Microsoft had this thing called ASF (???) which is angle brackets and percent signs (…)”. Isso é scriptlet. O que JSF tem a ver com scriptlets? Nada.

Ele confundiu JSF com JSP.

saoj

Dizer que JSF é um lixo é o mesmo que dizer que Struts 1.0 tinha vários problemas. Só está atrasado uns 6 anos.

Victor_Neves

Eu acho o JSF um lixo… pra ser sincero não sei como isso está sendo tão utilizado nas empresas!
Ele gera códigos escondidos do programador, códigos html que voce não sabe de onde vem. Voce tá fazendo tudo certo, ai passa a dar erro e voce não sabe o porque… depois tem que ficar procurando debaixo do tapete pra saber o que o JSF ta fazendo! :evil:
Onde eu trabalho, o ÚNICO framework que está sendo definido como padrão é o Hibernate, por que framework bom e útil de verdade na camada view nós lá ainda não conhecemos rsrs

rael_gc

Vi a entrevista até o fim, e realmente quando ele falou JSF ele quis dizer JSP, e quando disse ASF quis dizer ASP.

Como a maioria aqui está postando apenas para opinar sobre JSF, e não sobre a entrevista em si, acredito que estamos fugindo bastante do tópico, não?

lenonrf

Palavras de uma cara como o Gosling sempre terão peso, e é inevitavel pois ele sabe o quanto ele pode atingir a nivel de comunidade java através de alguma o manifestação contraria ou polemica a toda a mudança que esta ocorrendo.

O fato é que muita gente da comunidade (e faço meia culpa aqui) sequer sabe o rumo em o java esta indo, ou oque pensa os grandes tomadores de decisão sobre as estragias adotadas para o crescimento da linguagem e todas suas tecnologias. Ficam querendo comparar como em uma dircursão de fla-flu sobre oque é melhor ou não, quem esta certo ou não.

Jesuino_Master

rael_gc:
Vi a entrevista até o fim, e realmente quando ele falou JSF ele quis dizer JSP, e quando disse ASF quis dizer ASP.

Como a maioria aqui está postando apenas para opinar sobre JSF, e não sobre a entrevista em si, acredito que estamos fugindo bastante do tópico, não?

É verdade. O pessoal está falando que framework X é bom e JSF sux… Eu ainda não vi o vídeo, mas verei hoje a tarde.Gostaria de ver mais comentários sobre a opinião do James :roll:

peczenyj

Quando eu penso que usar coisas como template toolkit e haml/sass é divertido e lembro desses frameworks eu penso que posso estar ficando velho.

Luiz_Aguiar

Como disse ontem no twitter quando o pessoal começou comentar sobre esse assunto… EU só iniciaria um projeto Java hoje, que eu pudesse definir a arquitetura, com VRaptor + css + jquery, e ponto final.
O único que tenho vontade de olhar com mais carinho é o PlayFramework.
Não consigo ver nada tecnicamente e em termos de produtividade pra pensar em qualquer outro framework para projetos Java.

[]s

leonardoMachado

Só aqui neste tópico, encontrei alguns concorrentes a menos no mercado de JSF… :slight_smile:

esmiralha

O James Gosling falou uma bobagem, pronto. Vale a pena ficar discutindo uma bobagem, só porque ele falou?

esmiralha

Der Meister:
Eu acho o JSF um lixo… pra ser sincero não sei como isso está sendo tão utilizado nas empresas!
Ele gera códigos escondidos do programador, códigos html que voce não sabe de onde vem. Voce tá fazendo tudo certo, ai passa a dar erro e voce não sabe o porque… depois tem que ficar procurando debaixo do tapete pra saber o que o JSF ta fazendo! :evil:
Onde eu trabalho, o ÚNICO framework que está sendo definido como padrão é o Hibernate, por que framework bom e útil de verdade na camada view nós lá ainda não conhecemos rsrs

“Eu acho o Hibernate um lixo… pra ser sincero não sei como isso está sendo tão utilizado nas empresas! Ele gera códigos escondidos do programador, códigos SQL que voce não sabe de onde vem. Voce tá fazendo tudo certo, ai passa a dar erro e voce não sabe o porque… depois tem que ficar procurando debaixo do tapete pra saber o que o Hibernate ta fazendo.”

“Eu acho o compilador Java um lixo… pra ser sincero não sei como isso está sendo tão utilizado nas empresas! Ele gera códigos escondidos do programador, códigos bytecode que voce não sabe de onde vem. Voce tá fazendo tudo certo, ai passa a dar erro e voce não sabe o porque… depois tem que ficar procurando debaixo do tapete pra saber o que o compilador Java ta fazendo.”

Jesuino_Master

Luiz Aguiar:
Como disse ontem no twitter quando o pessoal começou comentar sobre esse assunto… EU só iniciaria um projeto Java hoje, que eu pudesse definir a arquitetura, com VRaptor + css + jquery, e ponto final.
O único que tenho vontade de olhar com mais carinho é o PlayFramework.
Não consigo ver nada tecnicamente e em termos de produtividade pra pensar em qualquer outro framework para projetos Java.

[]s

Gosto muito do PlayFramework pela quebra de paradigmas e padrões e, principalmente, a simplicidade. Pensar de forma simples é algo perdido com o tempo, o play resgata isso para o mundo Java :slight_smile:

chun

Sei lá…
Já está um saco de achar profissionais no mercado… imagina achar um cara que desenvolve em “play”…

Continuo preferindo a pilha Java EE 6 + PrimeFaces…

Resolve 95% dos meus problemas…

E é relativamente facil de achar profissionais.

Eduardo_Bregaida

Isso é fato, nunca foi escondido essa informação, o problema é pq qdo ele estava lá dentro, ele n opinou, brigou e tentou fazer algo melhor?
Falar depois que sai do lugar e meter o pau é osso.

Não vou defender JSF, sei que existem milhares de problemas, mas quando vc vai fazer um projeto vc n escolhe o primeiro que vê e coloca pra fazer.
Esqueçamos os problemas do framework, o arquiteto definiu ele e falhou na escolha a culpa é do framework?
Não seria o msm q vivemos discutindo em trilhas de Agile um cara que não sabe por exemplo o que é SCRUM, decide usar, faz tudo errado, o projeto atrasa todo e ele simplesmente diz que a metodologia não presta?
O problema é que tem muito cara ruim no mercado, ouve alguem dizer que aquilo é bom e etc e sai usando em tudo como se TODOS seus problemas fossem resolvidos, falha e a culpa é da ferramenta.

O senhor James deveria ter falado tudo isso lá dentro quando ainda era SUN e ele tinha voz ativa…

Bom é minha opinião, não sou dono da verdade então posso não estar certo. 8)

rael_gc

Isso é fato, nunca foi escondido essa informação, o problema é pq qdo ele estava lá dentro, ele n opinou, brigou e tentou fazer algo melhor?

Não vou defender JSF, sei que existem milhares de problemas, mas quando vc vai fazer um projeto vc n escolhe o primeiro que vê e coloca pra fazer.
Esqueçamos os problemas do framework, o arquiteto definiu ele e falhou na escolha a culpa é do framework?
Não seria o msm q vivemos discutindo em trilhas de Agile um cara que não sabe por exemplo o que é SCRUM, decide usar, faz tudo errado, o projeto atrasa todo e ele simplesmente diz que a metodologia não presta?
O problema é que tem muito cara ruim no mercado, ouve alguem dizer que aquilo é bom e etc e sai usando em tudo como se TODOS seus problemas fossem resolvidos, falha e a culpa é da ferramenta.

O senhor James deveria ter falado tudo isso lá dentro quando ainda era SUN e ele tinha voz ativa…

Ele falou de scriplets, pra quem realmente VIU o vídeo, fica claro que ele se referia a JSP.

E poxa, sério, essa thread virou mais uma série interminável sobre discussão de frameworks.

Um PUTA vídeo legal desse, e vira a mesma ladainha de sempre!

Eduardo_Bregaida

Ele falou de scriplets, pra quem realmente VIU o vídeo, fica claro que ele se referia a JSP.

E poxa, sério, essa thread virou mais uma série interminável sobre discussão de frameworks.

Acho que você não entendeu meu ponto de vista, eu disse que JSF foi cópia sim do ASP.NET, fato, idependente do que o James quis dizer.

Mas o que eu também quis dizer foi: O povo pegou apenas um trecho para sentar o pau no JSF, na verdade deveriam sentar o pau no arquiteto deles.

Também acho que para o James criticar algo agora é muito mimimi, ele poderia ter falado isso quando tinha total voz ativa dentro da SUN (Hoje Oracle).

Idependente se JSF é ruim, Struts 1 ou qq outro framework, se não gostam desses há diversos outros, Java é um universo de framework… fato…

Acho que a thread está focando apenas em algo insignificante como esse papo de JSF é bom ou não, deveríamos conversar mais sobre as outras pautas citadas.

:smiley:

C

Acho que você não entendeu meu ponto de vista, eu disse que JSF foi cópia sim do ASP.NET, fato, idependente do que o James quis dizer.

Mas o que eu também quis dizer foi: O povo pegou apenas um trecho para sentar o pau no JSF, na verdade deveriam sentar o pau no arquiteto deles.

Também acho que para o James criticar algo agora é muito mimimi, ele poderia ter falado isso quando tinha total voz ativa dentro da SUN (Hoje Oracle).

Idependente se JSF é ruim, Struts 1 ou qq outro framework, se não gostam desses há diversos outros, Java é um universo de framework… fato…

Acho que a thread está focando apenas em algo insignificante como esse papo de JSF é bom ou não, deveríamos conversar mais sobre as outras pautas citadas.

Um arquiteto por definição nao toma decisoes de design. Se for um time agile é a responsabilidade é da equipe.

E eu prefiro VRaptor + css + jquery, seguindo o conceito…Keep It Simple, Stupid

Eduardo_Bregaida

Um arquiteto por definição nao toma decisoes de design. Se for um time agile é a responsabilidade é da equipe.

E eu prefiro VRaptor + css + jquery, seguindo o conceito…Keep It Simple, Stupid

kkkk certo, mas a maioria dos culpados tiram o corpo fora.

Concordo, VRaptor + CSS +JQuery salvam
Apesar que olho Wicket com carinho tbm :stuck_out_tongue:

chun

Acho que Facelets + PrimeFaces + jQuery são mais do que suficientes :slight_smile:

Luiz_Aguiar

É a mesma “desculpa” das fábricas de software que ainda usam Struts 1 =)

[]s

Eduardo_Bregaida

[]s

Antes de mudar de equipe e sair do Struts 1.0.2 a desculpa era: Pra que aprender outro framework, essa versão do Struts é estavel e posso escrever Java no JSP… ainda não sei como não matei os 2 caras na época kkkkkkk :wink:

chun

[]s

Desculpa mais do que fundamentada…

peerless

[]s

Eu prefiro valorizar aspectos fundamentais como conhecimento da plataforma, funcionamento de servidores de aplicação, padrões de projeto, OO, AOP, testes, integração continua, arquitetura de camadas, orm, do que fazer “java framework driven recruitment”. O bom profissional é uma metamorfose ambulante. Dispenso programadores Struts 1 que não servem para aprender um play da vida. Pragmatismo.

chun

[]s

Eu prefiro valorizar aspectos fundamentais como conhecimento da plataforma, funcionamento de servidores de aplicação, padrões de projeto, OO, AOP, testes, integração continua, arquitetura de camadas, orm, do que fazer “java framework driven recruitment”. O bom profissional é uma metamorfose ambulante. Dispenso programadores Struts 1 que não servem para aprender um play da vida. Pragmatismo.

O mercado está tão ruim , que se vc puder encaminhar estes profissionais que voce dispensa… eu estou contratando :slight_smile:

Eduardo_Bregaida

[]s

O mercado está tão ruim , que se vc puder encaminhar estes profissionais que voce dispensa… eu estou contratando :)

O mercado está aquecido por falta de bons profissionais, a maioria dos caras que falam que aprenderam Java, viram isso na faculdade, com um professor que normalmente não sabe muito e acham que não precisam ler livros e fazer cursos, caras assim achamos de monte no mercado, ruim é achar um cara bom quem manja mesmo do assunto.
Mas estamos de novo fugindo da Thread sobre a entrevista… :smiley:

benflodin

IMHO, VRaptor tem todo seu valor, mas novamente, IMHO, Play Framework está absurdamente a frente de qualquer outro Framework Java atual.

Se for pela cobertura de testes e qualidade de Codigo fico com VRaptor.
Se for pela simplicidade e pragmatismo fico com Play.

Sem essa de formadores de opnião coisa e tal, acho tambem que seguir cegamente o que o mercado dita é simplemente sofisma :cool, se Einstein seguisse os formadores de opnião de sua epoca o que seria de nos hoje ?
[Flush]

Independente se o James estiver errado ou não, mesmo assim fico do lado dele, sou mais Geek do que um capitalista salvagem.

esmiralha

benflodin:

Independente se o James estiver errado ou não, mesmo assim fico do lado dele, sou mais Geek do que um capitalista salvagem.

Isso é uma atitude irracional. Aconselho você a aplicar o conselho de sua tagline.

dizanorton

reinaldob:

Eu uso Wicket todo dia… acho uma MERDA ( sorry Bregaida rs…)

Cara até fico meio triste agora que comecei a adorar o witcket…
Esclareça-me só uma dúvida: tu achas o wicket uma merda então pork é k utilizas ele todo o dia???

Luiz_Aguiar

Pessoal, vamos pegar leve com alguns termos usados, ok?!

[]s

Diabo_Loiro

Poxa gente, o pessoal só metendo o pau… mais tem varias coisas boas no jsf, como a facilidade, se tiver dificuldade é so criar um componente customizado e para depois reutilizar,mais é raro pois com o ice faces,prime faces e rich ja tem quase tudo pronto.
integração com ejbs e o resto da plataforma jee etc…

agora usar JSF porcamente é o caso nas grandes empresas acredito que é mais usado pelo simples motivo que qualquer idiota(geralmente estagiário)… em 2 dias sai criando telas com jsf sem saber o que ta fazendo, dai no final da merda, mais ninguém liga.

benflodin

esmiralha:
benflodin:

Isso é uma atitude irracional. Aconselho você a aplicar o conselho de sua tagline.

Qual seria essa atitude racional ?

leo.luz

Até que enfim virou para pagina 4 da thread. James Gosling falou de tantas coisas polemicas e interessantes e a galera fica discutindo framework web… :?

Bom, vou tentar contribuir um pouco e voltar ao tópico proposto pelo Paulo.

Nos 51:20 do vídeo alguém pergunta a ele qual é o projeto java que ele considera ser o mais legal de todos os tempos. Sabem o que ele respondeu? Que o projeto java que ele acha mais legal é o projeto de saúde do governo brasileiro! Em sua declaração Gosling não comentou absolutamente nada em relação aos frameworks adotados nesse projeto e sim em como esse sistema contribuiu para tornar a administração de equipamentos e exames mais eficazes integrando as informações entre os estados do Brasil. Ele comenta também que esse é um dos únicos sistemas de saúde do mundo onde o nome e o endereço dos pacientes são campos opcionais. Em linhas gerais ele elogia bastante esse projeto e conclui dizendo que os sistemas que ele admira são os que não são estúpidos, deixando no ar a ideia de que a maioria dos sistemas são.

Fiquei meio espantado quando ele falou isso e confesso que não conheço tal sistema. Dei uma pesquisada rápida e achei esse link do infoQ de 2006. Tem alguém que participou desse projeto que poderia falar um pouco mais sobre ele? Essa declaração dele confere ou é mais uma gafe como a do JSF-JSP? 8)

De qualquer forma achei bem legal essa declaração dele que mostra um pouco da notoriedade que o desenvolvimento de software no Brasil tem em algumas comunidades internacionais.

Abraços!

Eduardo_Bregaida

leo.luz:
Até que enfim virou para pagina 4 da thread. James Gosling falou de tantas coisas polemicas e interessantes e a galera fica discutindo framework web… :?

Bom, vou tentar contribuir um pouco e voltar ao tópico proposto pelo Paulo.

Nos 51:20 do vídeo alguém pergunta a ele qual é o projeto java que ele considera ser o mais legal de todos os tempos? Sabem o que ele respondeu? Que o projeto java que ele acha mais legal é o projeto de saúde do governo brasileiro! Em sua declaração Gosling não comentou absolutamente nada em relação aos frameworks adotados nesse projeto e sim em como esse sistema contribuiu para tornar a administração de equipamentos e exames mais eficazes integrando as informações entre os estados do Brasil. Ele comenta também que esse é um dos únicos sistemas de saúde do mundo onde o nome e o endereço dos pacientes são campos opcionais. Em linhas gerais ele elogia bastante esse projeto e conclui dizendo que os sistemas que ele admira são os que não são estúpidos, deixando no ar a ideia de que a maioria dos sistemas são.

Fiquei meio espantado quando ele falou isso e confesso que não conheço tal sistema. Dei uma pesquisada rápida e achei esse link do infoQ de 2006. Tem alguém que participou desse projeto que poderia falar um pouco mais sobre ele? Essa declaração dele confere ou é mais uma gafe como a do JSF-JSP? 8)

De qualquer forma achei bem legal essa declaração dele que mostra um pouco da notoriedade que o desenvolvimento de software no Brasil tem em algumas comunidades internacionais.

Abraços!

Não sei de qual projeto ele falou de saúde, mas em 2005/2006 trabalhei no JSaude e no JHosp eram 2 sistemas de Gestão Hospitalar, o JSaude rolava no SUS de Amparo e Guarulhos e o JHosp era para hospitais particulares.
JSaude - Struts 1.x e Hibernate 2.x
JHosp - JSF 1.1 e Hibernate 2.x

Foi bem legal esses sistemas, trabalhei nos 2 :smiley:

chun

benflodin:
IMHO, VRaptor tem todo seu valor, mas novamente, IMHO, Play Framework está absurdamente a frente de qualquer outro Framework Java atual.

Sem essa de formadores de opnião coisa e tal, acho tambem que seguir cegamente o que o mercado dita é simplemente sofisma :cool, se Einstein seguisse os formadores de opnião de sua epoca o que seria de nos hoje ?
[Flush]

Eu quero ver quanto sofisma vai existir quando você trabalhar em uma equipe e precisar de profissionais para trabalhar com “play”…

Ae o sofisma vai pegar pesado !

Grinvon

Infelizmente ainda não vi o vídeo (estou no trabalho), mas já que os comentários são sobre JSF e frameworks web…

• A questão que o JSF é produtivo quando se tem uma boa estrutura criada, fora que a componentização é muito boa para sistemas (talvez não para sites) isso o torna muitas vezes mais adequado para criação de aplicações web do que outros frameworks que não se baseiam em componentização. Porém é claro, para isso se tem um preço, não espere uma customização 100% de tais recursos e componentes, ainda se leva um pouco do conceito de “caixa preta” com ele, que pode torná-lo difícil de trabalhar se quiser sugar leite de pedra. Mas enfim, alguém que esteja trabalhando com ele deveria estar ciente disso.

• Achei o Play fantástico, fácil de instalar, configurar e começar a desenvolver. Bem interessante, e acho que é um dos frameworks mais promissores que teremos.

leo.luz

Eduardo Bregaida:

Não sei de qual projeto ele falou de saúde, mas em 2005/2006 trabalhei no JSaude e no JHosp eram 2 sistemas de Gestão Hospitalar, o JSaude rolava no SUS de Amparo e Guarulhos e o JHosp era para hospitais particulares.

Não tenho certeza mas se for esse que eu achei no infoQ, o nome do projeto seria Siga Saude.

Eduardo_Bregaida

leo.luz:
Eduardo Bregaida:

Não tenho certeza mas se for esse que eu achei no infoQ, o nome do projeto seria Siga Saude.

Não deve ser, mas é legal pessoas investirem nessas coisas q hoje em dia são por demais úteis, por causa do papel, tinha gente q se registrava em 2 hospitais do SUS e acabava por formar filas imensas…
Com o sistema, se o cara tentasse fazer isso bateria q ele já tinha feito o cadastro em outro hospital, ou ele cancelava ou voltava pra casa, a maioria marcava 2x e não desmarcava a mais demorada =/

esmiralha

Eduardo Bregaida:
leo.luz:
Eduardo Bregaida:

Não deve ser, mas é legal pessoas investirem nessas coisas q hoje em dia são por demais úteis, por causa do papel, tinha gente q se registrava em 2 hospitais do SUS e acabava por formar filas imensas…
Com o sistema, se o cara tentasse fazer isso bateria q ele já tinha feito o cadastro em outro hospital, ou ele cancelava ou voltava pra casa, a maioria marcava 2x e não desmarcava a mais demorada =/

É que a mais “rápida” normalmente já é marcada para daqui a uns 5 meses.
Muito útil mesmo esse sistema. Deviam dar uma carteirinha de idoso para o Gosling e mandar ele vir se tratar aqui no Brasil.

Uma senhora que eu conheço, cardíaca, fez um cateterismo há dois meses e até hoje não tem o resultado porque eles não gravaram o CD com o exame, porque não tem CD, o rapaz que grava não foi hoje, o gravador quebrou. Ou seja, ela fez um exame com o nosso dinheiro e esse dinheiro foi pro ralo. A saúde no Estado do RJ é um LIXO nojento.
fantomas

Ser for o projeto que estou pensando acredito que tive contato com alguns profissionais da equipe que desenvolveu este sistema, inclusive com a lider do projeto que foi PREMIADA pessoalmente pelo Mr. James Gosling.

Na época a premiação saiu em uma revista, como faz um tempo não me lembro de muitos detalhes, mesmo porque não participei do projeto.

flws

benflodin

chun:
benflodin:

[Flush]

Eu quero ver quanto sofisma vai existir quando você trabalhar em uma equipe e precisar de profissionais para trabalhar com “play”…

Ae o sofisma vai pegar pesado !

Pior que vai mesmo, com mente fechada assim so vai dar os “sofismeiros” no projeto, o que logo em seguida sera migrado para Struts 2 para assim favorecer a zona de conforto dos mesmos.

M

Bom, o MEC está desenvolvendo um sistema hospitalar pra unificar a gestão dos hospitais universitários, chama AGHU ( http://aghu.mec.gov.br/ )e é feito em Java. Talvez seja ele. Se for, está sendo desenvolvido em parceria com o hospital público de Porto Alegre, o HCPA, que é considerado o melhor hospital público do país.

Não sei e é ele, mas como trabalho em um hospital público, sei o motivo de não obrigar nome e endereço: muita gente chega ao Hospital desacordada trazida pela polícia ou pelos bombeiros. E ninguém vai querer esperar o cara acordar pra fazer a ficha dele e só assim encaminhar.

Claro, quando ele acorda, a ficha é preenchida com o restante das informações. Caso ele faleça ou não acorde ou não consiga lembrar, mesmo assim fica registrado o atendimento.

Outra situação é pra indigentes, que tem nome mas não tem endereço por não ter lugar fixo onde morar.

O

marcosalex:
Bom, o MEC está desenvolvendo um sistema hospitalar pra unificar a gestão dos hospitais universitários, chama AGHU ( http://aghu.mec.gov.br/ )e é feito em Java. Talvez seja ele. Se for, está sendo desenvolvido em parceria com o hospital público de Porto Alegre, o HCPA, que é considerado o melhor hospital público do país.

Não sei e é ele, mas como trabalho em um hospital público, sei o motivo de não obrigar nome e endereço: muita gente chega ao Hospital desacordada trazida pela polícia ou pelos bombeiros. E ninguém vai querer esperar o cara acordar pra fazer a ficha dele e só assim encaminhar.

Claro, quando ele acorda, a ficha é preenchida com o restante das informações. Caso ele faleça ou não acorde ou não consiga lembrar, mesmo assim fica registrado o atendimento.

Outra situação é pra indigentes, que tem nome mas não tem endereço por não ter lugar fixo onde morar.

Naum deve ser … esse foi feito com SEAM, ou seja JSF … heheh

Tambem acho JSF bem produtivo, e desculpe por voltar na conversa de JSF de novo … :roll:

rael_gc

Sei pouco do projeto que ele citou na entrevista (do sistema de saúde público brasileiro), mas sei que é o projeto que já foi premiado em algum Java One e já foi citado na Java Magazine. Ele falou que os sistemas de saúde americanos são extremamente ruins e disse que qualquer programa que a gente fizer é melhor do que existe lá hoje.

Ele falou também que sua segunda linguagem preferida é Scala, e elogiou BASTANTE a linguagem. Disse que é uma pena que falte aos programadores um pouco de background de programação funcional, porque aí acabam usando a linguagem somente de forma estruturada/imperativa.

Disse várias vezes que odeia C/C++, pois trabalhou 20 anos com isso, e metade desse tempo procurando estouros de memória. Também não falou bem de Objective C, já que é uma linguagem que foi boa pra sua época.

Comentou sobre a Apple abandonar a JVM, e disse que quando a Apple “ressurgiu” ela precisava desesperadamente atrair novos desenvolvedores, e naquela época Java era a linguagem do momento, então fizeram um trabalho fantástico com a linguagem. Hoje, segundo ele, a Apple se resume a controlar toda sua plataforma, e não-interoperabilidade é o que mais a interessa.

Ele também citou que participou, nos últimos 6 meses, de um projeto bem legal na Volkswagen, relacionado (óbvio) a sistema automotivo.

Citou que não acredita num fork do Java, porque é um projeto brutal, impossível de ser mantido mesmo por dezenas de pessoas, já que existem centenas ou milhares de pessoas pagas, e é um projeto ultra complexo.

Falou sobre não achar vantagem alguma existir hardware específico pra Java, pois na visão dele é muito mais fácil fazer a JVM transformar o bytecode em instruções pro processador, e com o tempo isso é otimizado e acaba a vantagem do hardware específico.

Falou sobre a fragmentação do JavaME, que se hoje pudesse, teria feito de forma diferente, já que acha que a Sun deu muita liberdade pras fabricantes (por exemplo, elas faziam suas VMs do jeito que queriam).

Citou alguns livros que acha importantes na área de programação.

E provavelmente muito mais coisa que esqueci pra dizer agora.

le-silva

leo.luz:
Eduardo Bregaida:

O projeto a que ele se refere foi liderado pela Faiana Nardon, figura mega conhecida do mundo Java:

http://www.tridedalo.com.br/fabiane

In 2003, I was invited to assemble a team and architect a Public Healthcare Information System for the city of São Paulo, the largest in Latin America, with 14 million inhabitants. The resulting software had 2.5 million of lines of code and it was created, from specification to production, in only 10 months. At the time, the software was considered the largest J2EE application in the world and was featured in several articles, as this one. As a result, we won the Duke’s Choice Award in 2005 during JavaOne, the largest development conference in the world. At the time, Sun Microsystems make a short documentary about our work.

Diabo_Loiro

Ela esta sempre nos eventos de java, e não poderia faltar no javaone.

http://www.oracle.com/br/javaonedevelop/javaone-committee-br-179729-ptb.html

o interesante para quem quiser falar com ela no javaOne vai ter uma sala de network para poder conversar com os javachampions ^^

http://www.oracle.com/br/javaonedevelop/javaone-network-br-164828-ptb.html

G

Acho o PrimeFaces (JSF2) muito bom e fácil. Não tem lógica alguem falar que ele é um lixo.

fantomas

Se for este o projeto, então realmente conheci algumas pessoas da equipe.

Conheci a Fabiane Nardon. Participei de algumas reuniões a respeito de alguns projetos. É uma excelente pessoa, mesmo com a notoriedade no mundo java ela era tranquila e sem traços de arrogancia. Sempre pronta a ouvir as pessoas, independente de quem fosse.

Como trabalhavamos na mesma empresa, nosso contato se deu por conta da necessidade da troca de ideias em busca de melhores soluções. Talvez quem trabalhou / trabalha com ela tenha um opinião diferente. Na época ela era bem elogiada pelas pessoas próximas. O comentario mais recorrente era que ela era bastante (dentro do normal) exigente com a qualidade do trabalho; o comprometimento do profissional tambem era muito bem visto por ela.

Ela não era a única no projeto citado, haviam mais 2 ou três pessoas bastante competente que formavam o “core” da equipe. Tive contato com um deles apenas por uns 10 minutos, como faz muito tempo infelizmente não lembro o nome dele.

O projeto é enorme, quando havia comentários relacionados a parte técnica geralmente ouvia-se: “Se fosse começar tudo hoje, fariamos de forma diferente.”, considero isto normal. Me parece que o projeto era/é suportado por vários frameworks inclusive um construido pelo “core” da equipe, na época acho que o JDO + EJB2 foram utilizados para os acessos a dados, estavam querendo trocar pelo hibernate ou Toplink.

Para acelerar o processo de produção e garantir a padronização dos codigos foi gerado um mecanismo que geravam / gera os códigos rotineiros que ocorre nas camadas. Isso impactou positivamente no início, mas depois percebeu-se que a quantidade de código resultante no projeto como um todo éra enorme e a reusabilidade foi tambem foi questionada.

Pra resumir…na minha opinião é um projeto normal com os problemas normais que existem nos projetos que começaram na mesma época e estão aí no nosso mercado. Mas certamente o tamanho dele é o ponto que mais chama a atenção. Talvez se vc conhecer o projeto hoje provavelmente ira discordar da premiação.

Mas como já foi dito, temos que ver as referencias que haviam no nosso mercado naquela época e principalmente as referencias que as pessoas que deram o premio tinham tambem.

flws

leo.luz

Se for este o projeto, então realmente conheci algumas pessoas da equipe.

Conheci a Fabiane Nardon. Participei de algumas reuniões a respeito de alguns projetos. É uma excelente pessoa, mesmo com a notoriedade no mundo java ela era tranquila e sem traços de arrogancia. Sempre pronta a ouvir as pessoas, independente de quem fosse.

Como trabalhavamos na mesma empresa, nosso contato se deu por conta da necessidade da troca de ideias em busca de melhores soluções. Talvez quem trabalhou / trabalha com ela tenha um opinião diferente. Na época ela era bem elogiada pelas pessoas próximas. O comentario mais recorrente era que ela era bastante (dentro do normal) exigente com a qualidade do trabalho; o comprometimento do profissional tambem era muito bem visto por ela.

Ela não era a única no projeto citado, haviam mais 2 ou três pessoas bastante competente que formavam o “core” da equipe. Tive contato com um deles apenas por uns 10 minutos, como faz muito tempo infelizmente não lembro o nome dele.

O projeto é enorme, quando havia comentários relacionados a parte técnica geralmente ouvia-se: “Se fosse começar tudo hoje, fariamos de forma diferente.”, considero isto normal. Me parece que o projeto era/é suportado por vários frameworks inclusive um construido pelo “core” da equipe, na época acho que o JDO + EJB2 foram utilizados para os acessos a dados, estavam querendo trocar pelo hibernate ou Toplink.

Para acelerar o processo de produção e garantir a padronização dos codigos foi gerado um mecanismo que geravam / gera os códigos rotineiros que ocorre nas camadas. Isso impactou positivamente no início, mas depois percebeu-se que a quantidade de código resultante no projeto como um todo éra enorme e a reusabilidade foi tambem foi questionada.

Pra resumir…na minha opinião é um projeto normal com os problemas normais que existem nos projetos que começaram na mesma época e estão aí no nosso mercado. Mas certamente o tamanho dele é o ponto que mais chama a atenção. Talvez se vc conhecer o projeto hoje provavelmente ira discordar da premiação.

Mas como já foi dito, temos que ver as referencias que haviam no nosso mercado naquela época e principalmente as referencias que as pessoas que deram o premio tinham tambem.

flws

Legal seu “review” e também concordo com suas opiniões e pontos de vista.
Muito bom.

Abraços!

maxmustang

Diabo Loiro:
Ela esta sempre nos eventos de java, e não poderia faltar no javaone.

http://www.oracle.com/br/javaonedevelop/javaone-committee-br-179729-ptb.html

o interesante para quem quiser falar com ela no javaOne vai ter uma sala de network para poder conversar com os javachampions ^^

http://www.oracle.com/br/javaonedevelop/javaone-network-br-164828-ptb.html

haha
o paulo ta barbudao na foto :smiley:

andrealmar

O projeto a que o James Gosling se refere é esse aqui:

Agora…o engração é que a saúde do Brasil é uma das coisas mais sucateadas que existem…um lixo total…cadê esse sistema a nivel nacional?
Está sendo usado ainda hoje pelo menos em São Paulo?

M

andrealmar:

Agora…o engração é que a saúde do Brasil é uma das coisas mais sucateadas que existem…um lixo total…cadê esse sistema a nivel nacional?
Está sendo usado ainda hoje pelo menos em São Paulo?

O problema do país é que a saúde pública passou por dois momentos: o PSDB queria privatizar a saúde, você investiria em um carro que pretende vender logo? Então eles ficaram oito anos praticamente sem construir nenhum hospital público, trocar equipamentos e sequer concertar os que estragavam. Nem contratar médicos pro lugar dos que aposentavam, eles abriam concurso. No lugar disso, investiram pra outro lado: conscientização da população com bons hábitos, modernizar a legislação, tentaram regulamentar os preços de remédios e os planos de saúde.

Quando entrou o PT, apostou por outro lado, está investindo nos hospitais públicos, modernizando, ampliando e criando novos. E investindo na gestão dos hospitais, modernizando e padronizando a administração.

Sem querer entrar na política, os dois lados tem pontos positivos e negativos. Minha opinião é que teria de escolher um projeto pro país, não pro partido, porque a cada troca de governo desmancham o que o outro começou e tentam da sua visão, daí não fica nem uma coisa, nem outra.

boaglio

:arrow: Achei interessante a crítica dele, que criou o Java para ser algo simples, e o Generics meio que foi na contra-mão disso, apesar dos benefícios.

:arrow: parece que ele gosta de Scala

:arrow: parece que ele tem a mesma opinião que eu em relação ao JSF :slight_smile:

:arrow: engraçado ele se arrepender de ter feito os operadores de bitwise, coisa que todo mundo xinga quando precisa estudar isso para tirar a certificação :smiley:

Ele deu várias gaguejadas… putz… :shock:

arthurgon

Eu acho que tudo depende da necessidade do projeto. O arquiteto quem analisa e decide por qual framework trabalhar em cima.

arthurgon

Eu gosto de JSF. Ainda não trabalhei com a versão 2, mas tudo é evolução.
Quanto ao Gosling…na boa gente…apesar de estar visivelmente levando para o lado pessoal…ele merece sim o nosso respeito.
Uma coisa é concordar com ele…outra coisa é discordar e achar que ele é só um mané falando de tecnologia. Não é por aí…

Criado 1 de dezembro de 2010
Ultima resposta 15 de dez. de 2010
Respostas 70
Participantes 35